Conecte-se conosco

Geral

Unesc lança programa de financiamento para estudantes em decorrência da pandemia da Covid-19

Publicado

em

Criciúma

A permanência do estudante na universidade é uma das preocupações da atual gestão da Unesc e, por isso, a instituição lançou, nesta quarta-feira (6/5), mais um programa de auxílio aos estudantes, o Unesc Financia Covid-19. O programa, que irá permitir o financiamento de até 50% das mensalidades até dezembro de 2020, foi apresentado a representantes estudantis em videoconferência. 

Com a chegada da pandemia da Covid-19, a instituição vem tomando diversas medidas que auxiliam o estudante a continuar os estudos, como a flexibilização de pagamentos e descontos nas mensalidades e agora o programa de financiamento. “Somos uma universidade comunitária, mas não somos pública estatal, logo, a sustentabilidade da universidade se dá por meio dos seus estudantes. Estamos muito dedicados a encontrar soluções para a superação dos tantos desafios impostos pela pandemia, bem como os impactos financeiros sobre a vida de nossos estudantes,  e faremos o que estiver ao nosso alcance para garantir a permanência dos nossos alunos, sobretudo neste momento de crise”, comenta a reitora da universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

Programa permitirá financiamento de até 50% das mensalidades

Planejado e estruturado para os estudantes mais carentes, o Unesc Financia Covid-19 funcionará por meio de seleção de perfil socioeconômico, levando em consideração a renda per capita. O estudante que optar pelo financiamento deverá entrar no Minha Unesc, fazer a solicitação e preencher todos os requisitos. O prazo de inscrição é de 7 a 17 de maio. Serão 228 vagas, e entre os pré-requisitos, o estudante precisa estar matriculado regularmente. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 23 de maio. 

De acordo com a pró-reitora de planejamento e desenvolvimento institucional, Gisele Coelho Lopes, o programa é mais uma ação para garantir a permanência do estudante na universidade. “Desde a chegada da pandemia e os impactos econômicos, a Unesc tem se preocupado com a permanência dos estudantes na universidade. Sabemos o quanto essa ajuda pode fazer a diferença na realidade econômica dos nossos acadêmicos”, revela. 

O programa permite ao estudante financiar até 50% das mensalidades, mas não é acumulativo a outros benefícios, como bolsas e descontos. Outros estudantes que tiverem 20%, por exemplo, poderão financiar ainda 30% da mensalidade. 

Estudantes recebem a notícia com reconhecimento aos esforços da universidade 

A reunião online contou com a participação do DCE e representantes de Centros Acadêmicos da universidade. A estudante Alice Coelho recebeu a notícia com empatia. “É um período diferente para todos nós. Sinto muito orgulho por ter escolhido a Unesc, pois está sendo feito tudo que está ao alcance”, comenta.

Para o vice-presidente do DCE, Guilherme Strelow o Unesc Financia vem em boa hora para o acadêmico. “Eu possuo o fies e não me encaixo em muitas modalidades de bolsa, então sinto na pele o quanto o financiamento estudantil pode nos auxiliar, em momento esse que muitos sentiram os impactos da Covid-19, muito bom ver essa mobilização da nossa Unesc”, declara.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Centro de Inovação Criciúma ganha cores pelas mãos de artistas locais

Publicado

em

Na semana da inauguração do Centro de Inovação Criciúma (Crio), a ação A Arte de Criar levou cor às letras que identificam o ambiente. Na tarde desse domingo (21/04), cada letra foi instalada em um parque ou praça da cidade e passou pela intervenção de um artista. Amanda Milanez, Laerttes, Bruno Alvares e Gui Quadra colocaram talentos e estilos na identificação do novo equipamento de inovação da cidade. A inauguração do Crio está marcada para sexta, dia 26 de abril, às 10h.

A partir da inauguração do Crio, a Região Carbonífera ganhará mais um espaço de coesão, encontros de negócios, apoio aos empreendedores e estímulo ao desenvolvimento. A gestão dele estará sob responsabilidade da Unesc. O Centro de Inovação de Criciúma ocupa um prédio cedido pela Universidade e a implantação dele contou com recursos da própria Universidade, do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e da Prefeitura de Criciúma.

O Crio será um espaço de desenvolvimento de novas ideias, aceleração de negócios, networking, atração de talentos e criatividade. O equipamento de inovação terá pré-incubadora, incubadora, aceleradora, startups, empresas e organizações de apoio ao empreendedorismo.

O Centro de Inovação está localizado na Rua Henrique Lage, 666, próximo ao Supermercado Angeloni.

Continue Lendo

Geral

Governo autoriza 3,5 milhões em obras de infraestrutura em Criciúma

Publicado

em

Com o objetivo de garantir a mobilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, implantará acessibilidade em ruas de três bairros da cidade. As comunidades contempladas serão: São Defende, Metropol e Quarta Linha. A assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das melhorias aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), na Sala de Atos, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

“A Administração Municipal tem o compromisso de garantir acessibilidade e qualidade de vida para todos os cidadãos, independente da idade, estrutura física, limitações de mobilidade ou percepções. Esse não é um simples investimento em ruas da cidade, mas em oportunidade para que todos possam se deslocar com segurança e dignidade, sem impedimentos”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

As obras serão executadas nos seguintes pontos: ruas Lucas Peruchi, Manoel João Machado e Rodovia Luiz Rosso. Em toda a extensão das vias, serão implantadas calçadas acessíveis com piso tátil, responsável por orientar e guiar, principalmente, pessoas com deficiência visual ou baixa visão, rampas de acesso, essenciais para pessoas com dificuldade de locomoção e que dependem de cadeira de rodas, além de ciclofaixas. O investimento para a execução dos serviços é de mais de R$ 3,5 milhões, proveniente de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Geovania de Sá.

“Criciúma terá um projeto de acessibilidade referência para os municípios. Me sinto feliz em poder contribuir para o desenvolvimento das comunidades criciumenses”, comentou a deputada federal. O prazo de execução das obras é de 180 dias.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jóri Ramos Pereira, a empresa contratada terá seis meses para executar os serviços, que contemplam a execução de terraplanagem, base e sub-base, aterro, pavimentação asfáltica, drenagem, meio-fio e calçadas com paver e lajotas. “Com a implantação dessas melhorias, estamos construindo uma cidade mais inclusiva e acessível para todos os moradores. Contamos com a compreensão de todos durante o período de execução dos serviços”, reforçou Pereira.

Continue Lendo

Geral

Professores da Rede Estadual iniciam greve nesta terça-feira

Publicado

em

Nesta quinta-feira (4), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE) realizará uma assembleia estadual para discutir as demandas prioritárias da categoria. Entre os pontos em destaque estão a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.

A expectativa do Conselho Deliberativo do SINTE-SC é que aproximadamente 5 mil trabalhadores da educação estejam presentes para fortalecer o apelo coletivo. O evento será aberto ao público e terá início às 14 horas na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis. O objetivo é decidir se a categoria seguirá em negociações ou iniciará uma greve.

Segundo o coordenador do SINTE, Evandro Accadrolli, para intensificar essa iniciativa, os membros do sindicato visitaram mais de 400 escolas em todas as regiões do estado, convidando os trabalhadores/as da educação a participarem da assembleia.

“Estamos extremamente motivados e percebemos um alto nível de união entre os membros, o que nos leva a afirmar, sem hesitação, que estamos mais coesos e fortes do que nunca”, avalia. “Consideramos o ano de 2024 como o ano da carreira e a nossa agenda prioritária reflete as necessidades essenciais da nossa categoria”, conclui.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com