Geral
Unesc Summit conecta alunosde todo Brasil em sua 4ª edição
A quarta edição do Unesc Summit, evento exclusivo da Unesc Digital com a UOL Edtech, trouxe uma experiência inovadora e disruptiva para alunos de todo o Brasil. Com o tema central “Inteligência Artificial nas áreas da saúde e negócios”, o encontro reuniu estudantes em um evento presencial, que, além de fechar com chave de ouro a última disciplina do curso, proporcionou uma imersão profunda em temas que moldarão o futuro do mercado de trabalho. O evento ocorreu neste sábado (19/10) no Resort Il Campanário em Florianópolis.
Além das palestras, os estudantes participaram de talks direcionados, sessões de networking e um workshop prático de Inteligência Artificial, no qual puderam aplicar seus conhecimentos em pitches ao final.
Luiz Neto, fundador e CEO da Innovation Intelligence, trouxe reflexões em sua palestra destacando o papel que os novos profissionais terão nesse cenário. “Estamos em uma fase de transição. São anos de jornada para chegar neste tipo de IA. Existem empresas sérias trabalhando nisso para trazer ética e governança a esses modelos de inteligência artificial para a saúde. Quem tomar a iniciativa vai se destacar”, pontuou Neto, inspirando os participantes a se posicionarem na vanguarda do movimento.
A psicanalista Suzana Zanatto, veio de Praia Grande, São Paulo, para viver a experiência do Unesc Summit. “Está sendo uma oportunidade incrível porque podemos levar pra casa muito conhecimento, principalmente nessa área de inovação e tecnologia, muito importante nesse futuro que a gente está vivendo”, comentou a estudante que já está em sua segunda pós-graduação com a Unesc Digital. “Minha primeira pós foi eu Neurociências e Comportamento e agora estou concluindo Terapia Cognitiva e Comportamental. Com certeza, farei outras especializações”, finalizou.
Em sua fala, Rafael Ostermann, médico cirurgião e empreendedor na área abordou a temática “A IA em inovação e empreendedorismo na saúde”. Segundo ele, a sociedade está apenas no começo de uma era revolucionária. “A gente acha que já está surfando a onda, mas, na verdade, estamos só no começo dessa era da Inteligência Artificial. IA não é só ChatGPT, há uma infinidade de empresas e aplicativos disponíveis para profissionais em diversas áreas, inclusive na saúde”, comentou Ostermann, reafirmando o potencial transformador da tecnologia.
A Unesc tem se consolidado como referência nacional em educação digital, ultrapassando as barreiras geográficas e promovendo networking entre alunos e especialistas de diversas áreas. Para a gerente de inovação da Universidade, Elenice Engel, o evento foi muito mais do que palestras, foi uma oportunidade única de vivenciar na prática o que se discute nos mais avançados centros de pesquisa e inovação.
“Nesta quarta edição, levamos a IA para a área da saúde, com alunos de todo o Brasil. Isso demonstra que a Unesc, em parceria com a UOL Edtech, está ultrapassando os seus muros e levando conhecimento a todo o país”, destacou Engel.
O Unesc Summit já é um marco no calendário acadêmico e no desenvolvimento profissional dos alunos da Unesc Digital, fortalecendo suas redes de contato e proporcionando um olhar atualizado sobre o futuro da IA no Brasil e no mundo.
Geral
Tsunami meteorológico assusta e deixa estragos em praias de Jaguaruna
Na madrugada desta segunda-feira ,02, moradores da região de Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, presenciaram um raro e inesperado fenômeno natural: um tsunami meteorológico. Por volta da 1h da manhã, o mar avançou de forma súbita e percorreu uma longa extensão em direção ao continente.
De acordo com a Central de Monitoramento da Defesa Civil, a estação maregráfica de Balneário Rincão registrou um aumento de 1 metro no nível do mar em poucos minutos. O evento ocorreu em condições incomuns, já que os modelos meteorológicos não indicavam maré alta ou agitação marítima.
Os meteorologistas da Defesa Civil explicam que o fenômeno foi causado por uma intensa Linha de Instabilidade presente na região naquele momento. Essas linhas, formadas por tempestades alinhadas, geram alterações bruscas na pressão atmosférica e ventos fortes. Esse conjunto de fatores cria pulsos de pressão que se propagam no oceano, amplificando as ondas à medida que se aproximam da costa.
“Quando há uma ressonância quase perfeita entre a velocidade da linha de instabilidade e das ondas no oceano, o efeito é intensificado, causando um avanço súbito do mar”, explicou o meteorologista Caio Guerra.
Apesar da raridade, outros tsunamis meteorológicos já foram registrados no Litoral Sul de Santa Catarina, especialmente na primavera. O mais recente ocorreu em novembro do ano passado, no município de Laguna.
Felizmente, o evento desta madrugada não causou danos significativos nem deixou feridos. As autoridades reforçam a importância do monitoramento constante das condições meteorológicas e da conscientização da população sobre como agir em situações semelhantes.
Geral
Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76,4 anos, diz IBGE
A expectativa de vida do brasileiro aumentou para 76,4 anos para os nascidos em 2023, superando os 75,5 anos para quem nasceu em 2022.
Para a população masculina, a esperança de vida passou de 72,1 anos, para 73,1 anos . Já para as mulheres, o ganho foi um pouco menor: passando de 78,8 anos para 79,7 anos, na mesma comparação.
A pesquisa Tábuas da Mortalidade 2023, divulgada nesta sexta-feira, 29, pelo IBGE, traz as expectativas de vida nas idades até 90 anos para o Brasil. E o importante… o resultado é usado como um dos parâmetros para calcular o valor das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.
A gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Izabel Marri, explica que a recuperação desse indicador, a partir de 2022, reflete a redução do excesso de mortes causado pela pandemia de covid-19, para ambos os sexos.
Marri destacou que, na comparação com o ano de 1940, quando a expectativa de vida para ambos os sexos era de 45,5 anos, houve um aumento de 30,9 anos.
Sobre a mortalidade infantil, em 2023, a probabilidade de um recém-nascido não completar o primeiro ano de vida, era de 12,5 óbitos para cada mil nascimentos. Em 1940, a taxa de mortalidade infantil era de 146,6 óbitos para cada mil nascimentos. Houve uma redução de 91,5%.
Outra informação que merece destaque, é que, em 2023, os homens, de 20 a 24 anos de idade, tinham quatro vezes mais chances de morrer do que uma mulher do mesmo grupo de idade.
O estudo também mostra que a expectativa de vida dos idosos aumentou em 9,3 anos, de 1940 a 2023.
Geral
Tempo melhora amanhã e chuva retorna na sexta-feira
A primeira semana de dezembro começa com céu nublado e risco de chuva no Sul de Santa Catarina. A informação é do Meteorologista Márcio Sonego. Segundo ele a semana também terá temperaturas mais agradáveis. “Tempo instável hoje, com melhor já a partir de amanhã. Temperaturas ficam mais amenas na terça e na quarta-feira. Quinta já volta a esquentar com termômetros marcando 30 graus de máxima”, adianta.
O dia mais quente da semana será a sexta-feira. As máximas devem bater nos 36 graus; um calorão que serve de aviso para a passagem de uma nova frente fria. “Ainda na quinta-feira o tempo muda com riscos de algum temporal para a região. Fim de semana será marcado por tempo fechado e com chuva na região”.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades