Conecte-se conosco

Economia

Plano de Desenvolvimento Socioeconômico é entregue aos municípios da Amrec

Publicado

em

Já está nas mãos dos 12 prefeitos dos municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico com foco nos próximos dez anos. O material é resultado do trabalho desenvolvido a centenas de mãos ao longo dos últimos meses pela Unesc e pelo Unibave a partir de solicitação da Associação. A entrega do resultado foi realizada nesta sexta-feira (5/2) em cerimônia transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV.

Restrito a convidados e seguindo todos os protocolos de biossegurança, o evento contou com a participação de prefeitos do mandato atual e da última gestão, na qual foi iniciado o processo de elaboração do Plano, além de lideranças regionais e das equipes do Unibave e da Unesc envolvidas no processo.

A data, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, marca a finalização de uma importante etapa, concluída graças aos esforços incansáveis dos envolvidos e da articulação iniciada há meses por lideranças interessadas em deixar um grande legado à região. “Este momento é de extremo significado para toda a região. É preciso cumprimentar e agradecer a Amrec e a cada um dos prefeitos envolvidos pela corajosa e desafiadora missão de contratar nossas instituições de ensino para liderar a formulação do Plano e agora envolver suas equipes e parceiros para fortalecer sua execução”, destacou.

O próximo passo, de acordo com Luciane, será mais uma vez dado em conjunto. “Acredito que agora iniciaremos a mais desafiadora das etapas do plano: a execução. Nós não seremos aqueles que participarão da permanência da gaveta deste documento, muito pelo contrário. Não digo que estamos à disposição dos municípios. Digo, sim, que estamos juntos para agregar novas parcerias e colocar em prática cada um destes projetos descritos”, salientou.

O orgulho em fazer parte de um projeto de tamanha magnitude e impacto à sociedade foi o sentimento compartilhado não só por Luciane, mas também pelo reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza. “É com grande satisfação que nos fazemos presentes neste excelente projeto feito a várias mãos. Foram mais de 100 profissionais trabalhando tanto nas questões metodológicas quanto científicas em prol de um resultado em comum. Enquanto instituições comunitárias estamos cumprindo nossas missões que prezam pelo desenvolvimento regional. Quem ganha com isso é o todo”, pontuou.

Em nome dos prefeitos, o presidente da Amrec e prefeito de Orleans, Jorge Koch, recebeu dos reitores Luciane e Guilherme o primeiro exemplar do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec. “Sabemos o que esse investimento significa para os nossos municípios e posso lembrar claramente do dia em que estivemos juntos para traçar as primeiras conversas sobre esse projeto. Somos nós, prefeitos, que temos agora a responsabilidade de fazer acontecer, mesmo em meio a tantos desafios que nos envolvem todos os dias”, disse Koch.

Hora de executar

A palavra de ordem no encontro, além da realização, foi “execução”. A importância de colocar os encaminhamentos em prática e, de fato, tirar as ideias do papel esteve entre as mensagens deixadas pelo presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostim Acic.

“Para nós é uma satisfação muito grande saber que na nossa região temos a capacidade de elaborar grandes planos como esse. No entanto, sabemos também da preocupação para que este documento, elaborado com tantas horas de dedicação, não fique nas gavetas. Prefeitos, convoquem suas equipes, secretários e cidadãos para que possamos implementá-lo. É nossa a responsabilidade de construirmos juntos o desenvolvimento socioeconômico da região que tanto falamos e que agora temos o direcionamento para isso”, declarou Moacir.

Da mesma forma, para o deputado José Milton Scheffer, representante dos deputados do Sul, o Plano materializada a esperança e faz parte também do compromisso da classe política. “Esse plano nos enche de esperança na construção de um futuro cada vez melhor. Esse é um compromisso nosso a partir de hoje”, garantiu.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Liderança positiva pauta evento do Núcleo da Mulher Empresária da Acic

Publicado

em

Executiva e pedagoga especializada em comportamento humano dentro de organizações, com mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo, Erika Linhares é a convidada do Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) para a palestra master que ocorrerá no dia 21 de maio, às 19h30, na sede da entidade empresarial.

“Sempre procuramos trazer palestras diferenciadas, com novos nomes que ainda não estiveram na cidade, em eventos que fomentem o empreendedorismo. Erika trabalha como líder há muitos anos e teve muito sucesso em seu trabalho. Na palestra, será trabalhada a liderança positiva, como fazer com que sua empresa cresça com um ambiente saudável, começando pelo líder”, explica Silvana Preve de Souza, coordenadora do Núcleo.

“Ela vai mostrar como melhorar a liderança para melhorar o engajamento com os liderados. É um assunto bem abrangente e está alinhado ao líder que busca crescer e fazer a diferença no seu negócio”, acrescenta.

O evento é aberto ao público e há a possibilidade de adquirir o combo de dez ingressos a preço promocional. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do Instagram do Núcleo: @mulherempresariacriciuma.

Investimento nas pessoas

Após liderar mais de 15 mil colaboradores e contabilizar mais de 600 parcerias ao longo da carreira, Erika afirma que investir nas pessoas é o investimento básico para o sucesso das organizações.

“Pessoas com competências comportamentais bem desenvolvidas pelos seus líderes e pessoas que sabem exatamente o que têm que fazer e como fazer refletem numa série de resultados positivos. Há um maior engajamento, menor quantidade de erro, maior resultado e melhora muito o poder de inovação das pessoas. A consequência disso tudo é o aumento da produtividade e da entrega”, ressalta.

“Para capacitar as pessoas, o líder tem que estar capacitado. Quanto mais conhecimento, mais segurança, maior resultado e mais felicidade. E nós sabemos que gente feliz não enche o saco”, completa a profissional, citando o título de seu livro e da palestra que irá proferir na Acic. “Esse título é para dar impacto, bem ao estilo da Erika”, comenta Silvana.

Continue Lendo

Economia

Produção sustentável de jeans é apresentada na reunião da diretoria da ACIC

Diretor da entidade, o gerente de multimarcas B2B da Damyller, Gabriel Damiani, detalhou o uso da tecnologia para um processo produtivo de menor impacto ambiental

Publicado

em

Durante a reunião de diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) da última semana, os diretores conheceram o processo de produção da Damyller, apresentado pelo gerente de multimarcas B2B da empresa, Gabriel Damiani, também diretor da entidade. No encontro, o executivo detalhou ações que levaram a companhia à fabricação sustentável de calças jeans.

Uma das principais inovações destacadas foi o uso de tecnologia espanhola que permite a fabricação do jeans com um impacto ambiental significativamente reduzido. “Com essa tecnologia, conseguimos produzir uma calça jeans utilizando uma quantidade mínima de água”, explicou Damiani.  

“Enquanto normalmente são necessários em média 80 litros de água, agora conseguimos alcançar o mesmo resultado com apenas uma borrifada, graças à lavagem com ozônio. Esse processo não apenas reduz drasticamente o consumo de água, mas também confere à peça o efeito de lavanderia desejado”, acrescentou.

Essa preocupação com a sustentabilidade não é recente para a Damyller, que desde sua fundação, em 1979, em Criciúma, assumiu um compromisso com o uso responsável dos recursos naturais.

“Desde o início, a empresa demonstrou sua preocupação com a sustentabilidade, como evidenciado pela construção de uma estação de tratamento de água durante sua mudança para Nova Veneza, em 1985, garantindo que a água utilizada no processo de fabricação fosse devolvida ao rio em condições adequadas”, ressaltou Damiani.

Prêmios ligados à sustentabilidade


Além da redução no uso de recursos naturais, a Damyller foi reconhecida com diversos prêmios ligados à sustentabilidade, fruto de suas iniciativas em economia de eletricidade, produção de energia limpa e reaproveitamento de materiais.

A empresa também se destaca por levar a sustentabilidade a suas lojas, onde elementos como papel reciclável, tecidos reaproveitados e iluminação LED são incorporados para promover uma experiência de compra mais consciente.

O compromisso da Damyller com a inovação não se limita à produção, estendendo-se também ao setor de vendas. “A pandemia acelerou nossa jornada de inovação tecnológica, permitindo uma integração mais eficiente entre o site e as lojas físicas, resultando em redução de custos e tempo de entrega, fortalecendo assim nosso e-commerce”, relatou Damiani.

Sobre a empresa

Completando 45 anos em 2024, a Damyller é uma referência nacional no segmento de jeans, com duas unidades fabris, cerca de 120 lojas próprias em 70 municípios brasileiros, e uma visão de expansão tanto no comércio eletrônico quanto no canal de atacado multimarcas B2B. “Estamos focados em expandir nosso alcance, especialmente na região Sudeste, e acreditamos que podemos chegar a 200 lojas próprias no Brasil”, concluiu o executivo.

Continue Lendo

Economia

Sessão de Negócios vai reunir empresas de diferentes portes

Publicado

em

Empresas de diferentes portes vão se encontrar na Sessão de Negócios, evento promovido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) em parceria com o Sebrae. O encontro ocorrerá nesta quinta-feira, 9, a partir das 15h30, na sede da entidade empresarial e os interessados em participar podem se inscrever pelo site www.acicri.com.br ou pelo WhatsApp (48) 9 9949-0135.

A Sessão será aberta à participação de não associados, mas associados da Acic contam com condições diferenciadas. “A realização de rodadas de negócios geralmente é uma das demandas apresentadas quando nos reunimos no Café com Associados, que acolhemos com muita satisfação, pois entendemos a importância dessa iniciativa. Contamos com a parceria do Sebrae, pela expertise e metodologia própria”, ressalta o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Os participantes terão a oportunidade de se apresentar e de conhecer novos clientes, fornecedores e parceiros, estabelecendo novas conexões. Conforme a metodologia do Sebrae, eles serão divididos em sete mesas. Em cada rodada, cada participante terá um minuto para fazer sua apresentação e/ou entregar materiais. Após o final de cada rodada, os participantes irão trocar de mesa, possibilitando assim que todos se conheçam.

Além dos participantes que estarão alternando durante as rodadas, uma empresa ficará fixa em cada mesa, sendo elas: Damyller, Destak Logística e Transportes, Farben Tintas, Gabriella Revestimentos Cerâmicos, Plascin Soluções em Plásticos, Plasson do Brasil e Empresas Rio Deserto.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com