Conecte-se conosco

Economia

Plano de Desenvolvimento Socioeconômico é entregue aos municípios da Amrec

Publicado

em

Já está nas mãos dos 12 prefeitos dos municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico com foco nos próximos dez anos. O material é resultado do trabalho desenvolvido a centenas de mãos ao longo dos últimos meses pela Unesc e pelo Unibave a partir de solicitação da Associação. A entrega do resultado foi realizada nesta sexta-feira (5/2) em cerimônia transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV.

Restrito a convidados e seguindo todos os protocolos de biossegurança, o evento contou com a participação de prefeitos do mandato atual e da última gestão, na qual foi iniciado o processo de elaboração do Plano, além de lideranças regionais e das equipes do Unibave e da Unesc envolvidas no processo.

A data, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, marca a finalização de uma importante etapa, concluída graças aos esforços incansáveis dos envolvidos e da articulação iniciada há meses por lideranças interessadas em deixar um grande legado à região. “Este momento é de extremo significado para toda a região. É preciso cumprimentar e agradecer a Amrec e a cada um dos prefeitos envolvidos pela corajosa e desafiadora missão de contratar nossas instituições de ensino para liderar a formulação do Plano e agora envolver suas equipes e parceiros para fortalecer sua execução”, destacou.

O próximo passo, de acordo com Luciane, será mais uma vez dado em conjunto. “Acredito que agora iniciaremos a mais desafiadora das etapas do plano: a execução. Nós não seremos aqueles que participarão da permanência da gaveta deste documento, muito pelo contrário. Não digo que estamos à disposição dos municípios. Digo, sim, que estamos juntos para agregar novas parcerias e colocar em prática cada um destes projetos descritos”, salientou.

O orgulho em fazer parte de um projeto de tamanha magnitude e impacto à sociedade foi o sentimento compartilhado não só por Luciane, mas também pelo reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza. “É com grande satisfação que nos fazemos presentes neste excelente projeto feito a várias mãos. Foram mais de 100 profissionais trabalhando tanto nas questões metodológicas quanto científicas em prol de um resultado em comum. Enquanto instituições comunitárias estamos cumprindo nossas missões que prezam pelo desenvolvimento regional. Quem ganha com isso é o todo”, pontuou.

Em nome dos prefeitos, o presidente da Amrec e prefeito de Orleans, Jorge Koch, recebeu dos reitores Luciane e Guilherme o primeiro exemplar do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec. “Sabemos o que esse investimento significa para os nossos municípios e posso lembrar claramente do dia em que estivemos juntos para traçar as primeiras conversas sobre esse projeto. Somos nós, prefeitos, que temos agora a responsabilidade de fazer acontecer, mesmo em meio a tantos desafios que nos envolvem todos os dias”, disse Koch.

Hora de executar

A palavra de ordem no encontro, além da realização, foi “execução”. A importância de colocar os encaminhamentos em prática e, de fato, tirar as ideias do papel esteve entre as mensagens deixadas pelo presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostim Acic.

“Para nós é uma satisfação muito grande saber que na nossa região temos a capacidade de elaborar grandes planos como esse. No entanto, sabemos também da preocupação para que este documento, elaborado com tantas horas de dedicação, não fique nas gavetas. Prefeitos, convoquem suas equipes, secretários e cidadãos para que possamos implementá-lo. É nossa a responsabilidade de construirmos juntos o desenvolvimento socioeconômico da região que tanto falamos e que agora temos o direcionamento para isso”, declarou Moacir.

Da mesma forma, para o deputado José Milton Scheffer, representante dos deputados do Sul, o Plano materializada a esperança e faz parte também do compromisso da classe política. “Esse plano nos enche de esperança na construção de um futuro cada vez melhor. Esse é um compromisso nosso a partir de hoje”, garantiu.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agronegócio

Safra de arroz em SC chega a 60% da colheita sob forte pressão econômica

Publicado

em

A colheita de arroz da safra 2025/26 avança em Santa Catarina com bons índices de produtividade, mas em um cenário de incerteza financeira. Segundo a Epagri, cerca de 60% dos 143 mil hectares já foram colhidos. A estimativa é de uma produção de 1,2 milhão de toneladas, volume 6,1% menor que o recorde da safra passada, mas ainda entre as maiores médias dos últimos três anos.

Apesar do bom desempenho técnico das sementes, como a SCSBRS126 Dueto, o setor enfrenta uma “tempestade perfeita”: preços em queda no mercado e custos de produção elevados (combustíveis, fertilizantes e defensivos).

Rentabilidade Ameaçada O presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli, alerta que o valor de venda atual não compensa o alto investimento feito pelo agricultor. “Vemos dificuldades para o produtor, mas trabalhamos para fortalecer a cadeia. O agricultor forte é essencial para a indústria e para o consumidor”, enfatiza.

Alerta para a Safra 26/27 O desânimo financeiro já impacta o planejamento do próximo ciclo. Produtores relatam um “desafio psicológico” ao ver o preço do grão derreter enquanto o custo dos insumos sobe.

  • Risco de Descapitalização: Especialistas da Epagri alertam que a baixa rentabilidade atual pode tirar o fôlego financeiro para o plantio da safra 26/27.
  • Redução de Investimento: Há o receio de que, sem capital, o produtor diminua o uso de tecnologia e adubação no próximo ano, comprometendo o volume de produção futuro.

“Estamos contentes pelas médias alcançadas, mas preocupados com o que faremos na próxima safra”, resume o agricultor e engenheiro agrônomo Samuel Silveira Zanoni.

Continue Lendo

Economia

Nova Veneza conquista Selo Ouro de Alfabetização do MEC pelo segundo ano consecutivo

Publicado

em

Nova Veneza consolidou sua posição como referência educacional ao receber o Selo Ouro Criança Alfabetizada, premiação máxima do Ministério da Educação (MEC). A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira, dia 23, em Brasília, e reconheceu os municípios que atingiram as metas do Indicador Criança Alfabetizada (ICA).

Este é o segundo ano que a cidade conquista a categoria ouro, o que demonstra a continuidade e a qualidade das políticas públicas de ensino. “O reconhecimento fortalece a credibilidade da nossa rede e mostra que estamos entre os municípios com melhor desempenho no país”, destacou a prefeita Ângela Ghislandi.

Destaque na Região e no Estado Os números colocam Nova Veneza em um patamar de excelência no mapa catarinense:

  • 1º Lugar na AMREC: O município detém o melhor índice de alfabetização entre as cidades da Região Carbonífera.
  • 12º Lugar em Santa Catarina: Entre os 295 municípios do estado, Nova Veneza figura no “Top 15”.

Trabalho Coletivo A secretária de Educação, Renata Nuernberg, que recebeu o prêmio na capital federal ao lado da coordenadora Ariane Suzin Zanoni, enfatizou que o mérito é de toda a rede. “Este selo reconhece o trabalho coletivo da equipe pedagógica e, principalmente, dos professores alfabetizadores que atuam diretamente com nossas crianças”, ressaltou.

O Selo Ouro faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa que visa garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Continue Lendo

Economia

Movimento regional de empreendedorismo e inovação tem data anunciada pela ACII

Publicado

em

Içara terá três dias de inspirações com empresários e especialistas de diferentes temas neste ano. O mais tradicional encontro empreendedor da cidade acontecerá de 19 a 21 de agosto com impacto que vai além do município. A oitava edição do SEI, evento de sinergia, empreendedorismo e inovação, vai ter atividades em duas noites no Rhóis Centro de Eventos e um dia de visitas técnicas em empresas de referência da região. A data foi apresentada pela Associação Empresarial de Içara (ACII) durante o evento Integra Sul e Extremo Sul, promovido em Tubarão pela Facisc, nesta quinta-feira, dia 19.

Conforme apresentado no encontro regional, a programação contará com trilhas de conhecimento, espaços para geração de negócios e também áreas destinadas à comercialização de produtos. A realização ocorre em parceria com instituições de ensino, entidades econômicas, cooperativas e empresas com atuação em Içara e na região. “É uma construção coletiva que fortalece o ambiente de negócios na região. A cada edição, buscamos ampliar conexões, gerar oportunidades e posicionar a cidade como referência que é em empreendedorismo e inovação em Santa Catarina”, indica o presidente da Acii, Reginaldo Borges Fernandes.

Com mais de 8 mil espectadores, o evento já se consolidou como um dos principais movimentos da região voltados ao desenvolvimento socioeconômico. Conforme Reginaldo, a proposta é fortalecer cada vez mais o ecossistema empreendedor, estimular a inovação e ampliar a integração de diferentes movimentos. Pelo palco do SEI já passaram nomes como Thedy Corrêa (Nenhum de Nós), Porã Bernardes (Pretinho Básico), Hortência Marcari (jogadora de basquete), Lázaro do Carmo Júnior (Jequiti), Edilson Doubrawa (Beto Carrero), Antônio Carlos Perpétuo (Supera), Kananda Segala (iFood) e Emilin Schmitz (Creator), Pedro Reis (Eskimó Sorvetes), além de grandes marcas da região.

Como resultado de cada evento, diferentes projetos também foram desenvolvidos nas últimas edições. A partir do SEI, Içara teve a primeira turma de robótica para jovens; escolas receberam meliponários educativos e a cidade ganhou um guia com a história, gastronomia e principais eventos. Em 2025, o projeto Curta Içara, com o desenvolvimento de sacolas personalizadas com elementos da cidade, produtos com identidade sensorial, incluindo aromas característicos do município, e ainda de flyers turísticos, foi premiado pela Facisc como destaque estadual de comunicação e marketing.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos