Entretenimento
Programação natalina de Morro da Fumaça terá chegada do Expresso de Natal
A cidade de Morro da Fumaça se prepara para viver um dos períodos mais encantadores do ano com a abertura oficial da Programação de Natal 2025, repleta de luz, cultura, emoção e espírito comunitário. A festa começa no domingo, 23 de novembro, a partir das 18h30, com a tão aguardada chegada do Expresso de Natal, trazendo o Papai Noel de trem, no que promete ser um dos momentos mais simbólicos e emocionantes do calendário promovido pelo Governo Municipal, por meio do Departamento de Cultura e Turismo.
No dia 23/11, a concentração será na Praça da Igreja Matriz São Roque, de onde o público seguirá em caminhada até a Vila Natalina, que será oficialmente iluminada com o acendimento das luzes de Natal e o espetáculo de neve. A noite de abertura contará com apresentação do Projeto Música nas Escolas, desfile de Natal e pocket show com Ludicoz, show pirotécnico, apresentação do Coral da Unesc, distribuição de doces e a tradicional entrega da chave da Casa do Papai Noel.
De acordo com o coordenador de Cultura e Turismo do município, Paulo Vitor Cechinel, a chegada do Papai Noel de trem já é um dos momentos mais esperados do Natal fumacense, um símbolo que resgata a história e a identidade da cidade. “O trem faz parte da memória afetiva de Morro da Fumaça e, por isso, o Expresso de Natal tem um significado muito especial. Ver o Papai Noel chegando sobre os trilhos será um momento mágico, que une tradição, emoção e o encantamento das famílias. Queremos que cada morador e visitante sinta essa energia e viva intensamente o espírito natalino”.
O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, reforça que a programação foi pensada para fortalecer o sentimento de união e valorizar a cultura local. “O Natal é tempo de fé, amor e esperança e por isso preparamos uma programação que contempla todas as idades, com atividades culturais, religiosas, musicais e recreativas, tudo de forma gratuita. Queremos proporcionar momentos de alegria e convivência, celebrando juntos o Natal em Morro da Fumaça”, afirmou o prefeito.
Durante novembro e dezembro, o espírito natalino vai estar em destaque em Morro da Fumaça, com apresentações escolares, cantatas, shows musicais, atrações itinerantes, passeios gratuitos com o Trenzinho da Alegria, brinquedos infláveis e distribuição de doces para as crianças. A programação de Natal, que tem apoio da CDL de Morro da Fumaça, e integra o calendário do VivaMF também busca movimentar o comércio local e fortalecer o turismo natalino, contribuindo para que o período seja também de prosperidade para os empreendedores fumacenses.
O encerramento do período natalino em Morro da Fumaça e do calendário 2025 do Viva MF será no dia 21 de dezembro, com o Samba na Praça, fechando a programação que promete ter atrações para todas as idades. Confira a programação completa abaixo:
Programação de Natal 2025 – Morro Da Fumaça
DOMINGO, 23/11 – VILA NATALINA (A partir das 18h30)
Chegada do Expresso de Natal e Acendimento das Luzes;
Concentração na Praça da Igreja Matriz São Roque e caminhada até a Vila Natalina;
Apresentação do Projeto Música nas Escolas (Prof. Djalma Santos);
Desfile de Natal e Pocket Show com Ludicoz;
Chegada do Papai Noel à Vila Natalina;
Entrega da chave da Casa do Papai Noel;
Show pirotécnico e espetáculo com neve;
Apresentação do Coral Unesc;
Distribuição de balas e pirulitos.
SEXTA, 28/11 – NATAL CERMOFUL (a partir das 19h)
Sorteio ao vivo do Natal Cermoful;
Chegada do Papai Noel;
Distribuição de bolas e balas para as crianças;
Atrações musicais.
DOMINGO, 30/11 – VILA NATALINA (A partir das 19h)
Apresentações das escolas: Zuleima Búrigo Guglielmi, Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco, Centro Educacional Davi e Colégio Interação;
Passeios gratuitos com o Trenzinho da Alegria;
Brinquedos infláveis e distribuição de doces;
Sorteio de brindes.
SEXTA, 05/12 – VILA NATALINA (A partir das 19h)
Show com a orquestra Camerata di Venezia;
Apresentações das escolas: APAE, Agenor Bortolatto, Pietro Maccari e Vicente Guollo;
Brinquedos infláveis, distribuição de doces e sorteio de brindes.
SÁBADO, 06/12 – NATAL LINHA TORRENS (a partir das 19h)
Cantata de Natal com corais convidados – Coral Monte Carmelo (anfitrião) e Corais de Cocal do sul, Forquilhinha, Sombrio, Nova Veneza e Morro da Fumaça ;
Banda do Papai Noel e chegada do bom velhinho;
Confraternização no salão da igreja de Linha Torrens.
DOMINGO, 07/12 – NATAL NO DISTRITO DE ESTAÇÃO COCAL (a partir das 16h)
Abertura de Natal no Distrito de Estação Cocal;
Chegada do Papai Noel;
Apresentações das escolas: CEIs Luiz Casagrande e Estação Criança e Escolas Biázio Maragno e Vitório Búrigo;
Espetáculos do Studio Gabriela Morais e do Projeto Música nas Escolas;
Passeio com o Trenzinho da Alegria e brinquedos infláveis;
Distribuição de doces e sorteio de brindes.
SEXTA, 12/12 – VILA NATALINA (A partir das 19h)
Apresentações dos CEIs Narciso Maccari, Honorata Pavei Maccari e Vanolda Gregório Espíndola Pagnan;
Espetáculo “O Pequeno Príncipe” – Studio Gabriela Moraes;
Atividades infantis, distribuição de doces e sorteio de brindes.
DOMINGO, 14/12 – VILA NATALINA – (A partir das 16h)
Noite de Louvor com Igrejas Evangélicas do Município;
Atrações culturais e musicais;
Brinquedos, doces e sorteio de brindes.
SEXTA, 19/12 – Ginásio Jorge Silva (a partir das 20h)
Final do Campeonato de Futsal da FJF 2025;
Premiação dos atletas e festa de encerramento.
DOMINGO, 21/12 – VILA NATALINA
Samba na Praça – Encerramento do calendário VivaMF 2025 e da programação de Natal;
Brinquedos infláveis, distribuição de doces e sorteio de brindes.

Entretenimento
Segunda edição do Luau da Família no Parque dos Imigrantes acontecerá neste sábado
Neste sábado (28), acontecerá a segunda edição do Luau da Família no Parque dos Imigrantes, no Distrito de Rio Maina. A programação iniciará às 18 horas e seguirá até as 23 horas, com atrações voltadas para todas as idades. A iniciativa é gratuita e aberta ao público, sendo permitido que cada família leve suas cadeiras, cooler e churrasqueiras para aproveitar a noite.
O evento contará com espaços de recreação, música e diversão. Entre as atrações, estão as apresentações do Grupo Trem de Ferro e da banda MR. Rugga. A iniciativa terá Food Trucks para alimentação e um espaço kids, com brinquedos infláveis acompanhados por monitores. O gerente do Parque dos Imigrantes, Claison Olivo, reforça o convite para que a população participe do Luau.
“Buscamos reunir famílias e amigos, proporcionando momentos leves e agradáveis que, com certeza, ficarão na memória de todos. A iniciativa já provou ser um fortalecedor de laços, reforçando o compromisso em promover momentos de lazer para todas as idades”, destaca Olivo.

Entretenimento
Cocal do Sul terá Sábado Especial de Páscoa
O clima de Páscoa já tomou conta de Cocal do Sul. A Praça Coberta Mariza Terezinha Búrigo Pagnan está toda decorada, antecipando a data e criando um ambiente especial para quem passa pelo centro da cidade.
A programação continua no próximo dia 4 de abril, com o “Sábado Especial de Páscoa”, que será realizado das 9h às 13h, reunindo atrações para toda a família.
Durante a manhã, o público poderá aproveitar apresentações de dança com o Espaço de Dança Aline da Silveira e o Gabriela Moraes Studio Ballet, além de ações de saúde, atividades esportivas, brinquedos e o comércio com horário estendido.
Um dos momentos mais aguardados será a presença do coelhinho da Páscoa, que estará na praça por volta das 10h30 até o meio-dia, interagindo com as crianças e participando das atividades.
O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, destaca que a iniciativa busca fortalecer o comércio e promover momentos de convivência. “A proposta é proporcionar um dia diferente para a população, valorizando o comércio local e criando um ambiente de integração para as famílias. A cidade já está no clima de Páscoa e queremos que as pessoas aproveitem esse momento”, deseja.
A presidente da CDL de Cocal do Sul, Cristine Ceron Possamai, convida a comunidade para participar.
“Nós da CDL queremos convidar você e toda a família para prestigiar esse sábado especial na praça. Tudo foi preparado com muito carinho. O comércio também estará com horário estendido, então é um dia para aproveitar, passear, comprar e viver esse momento”
O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Juarez Fogaça, reforça o cuidado com a ambientação e a proposta do evento.“A praça está toda decorada com motivos de Páscoa, criando um ambiente acolhedor para quem passa pelo centro. É um espaço pensado para crianças, famílias e idosos, trazendo esse clima especial que antecede a data”, ressalta.

Entretenimento
Criciúma promoverá ação em celebração ao Dia Mundial da Água, na Praça Nereu Ramos
A Prefeitura de Criciúma promoverá, neste sábado (21), das 9h às 11h30, na Praça Nereu Ramos, no Centro, uma série de ações em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A iniciativa ‘Criciúma cuida da água’ contará com o plantio simbólico da Árvore da Água, uma cápsula do tempo, a presença do mascote ‘Bosco’ da Diretoria Municipal de Meio Ambiente (Dmacri), doação de mudas em incentivo a arborização urbana, além de informações sobre conscientização ambiental e estímulo ao uso responsável da água.
“Será um dia para destacar o compromisso de Criciúma com a preservação ambiental e com o futuro das próximas gerações. Vamos criar um marco histórico e reforçar o movimento de consciência e preservação ambiental. Convidamos a população a estar conosco neste dia em celebração ao Dia Mundial da Água, que destaca esse recurso natural tão importante e necessário para todos”, explica a diretora do Meio Ambiente de Criciúma, Morgana Kjelin Mariot.
Durante a ação haverá distribuição de mudas nativas frutíferas e de plantas ornamentais. O evento também contará com a participação de parceiros, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Criciúma, representantes do programa Trato por Criciúma e Racli Limpeza Urbana.

-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades


















