Conecte-se conosco

Geral

Criciúma sediará 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais em 2019

Publicado

em

O município de Criciúma será sede do 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais em 2019. A confirmação veio na última sexta-feira (20) durante a realização da 3ª edição do congresso, em Lages. O evento é promovido pela Rede Cidade Digital que premia iniciativas inovadoras da área tecnológica desenvolvidas na gestão pública dos municípios. A data para a realização em Criciúma ainda será definida.

Segundo o diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), Tiago Pavan, as edições anteriores ocorreram em Florianópolis, Bombinhas e Lages. “Vamos nos programar para receber os convidados tão bem quanto fomos recepcionados em Lages. Não existe concorrência, é uma troca de experiências, uma oportunidade de ter uma perspectiva maior do mercado profissional, impulsionar uns aos outros com as soluções tecnológicas e inovadoras em cada gestão”, explica.

De acordo com o diretor, o primeiro convite para sediar o evento foi feito em novembro de 2017. “Conversamos com o diretor da Rede Cidade Digital durante o 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, em São José dos Pinhais, e colocamos o nosso interesse em receber o evento. Esse ano pudemos mostrar o potencial do sul do estado, a conversa evoluiu e fomos anunciados como os próximos anfitriões do evento”, lembra Tiago.

Diretoria de TI de Criciúma premiada

Durante a realização do 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em Lages, nos dias 19 e 20 de abril, a Diretoria de TI de Criciúma recebeu o certificado Projeto Inovador 2018. O reconhecimento foi pela iniciativa de informatização e modernização dos processos executados nos órgãos da Secretaria de Saúde do município.

Diversos setores já estão utilizando os processos desenvolvidos pela TI a partir de 2017. O prontuário eletrônico do paciente, solicitações de alvará online pela Vigilância Sanitária, integração com o E-SUS e informatização do laboratório municipal. Além disso, os agentes de saúde já trabalham com tablets e o sistema de informatização será implantado também nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

“Já temos projetos em desenvolvimento que serão apresentados no ano que vem. Pretendemos ser igualmente reconhecidos, dessa vez em casa. Temos a consciência de que estamos cumprindo uma obrigação, mas receber esse certificado serve como exemplo e podemos mostrar ao cidadão que existe toda uma equipe trabalhando pelo bem da gestão pública, e consequentemente, pelo seu bem”, conclui Pavan.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Revitalização avança em avenida de ligação com a SC-108 em Cocal do Sul

Publicado

em

A Avenida Valdemar Kleinubing, em Cocal do Sul, passa por uma revitalização completa, após 25 anos, em um dos principais acessos de ligação com a SC-108. A obra contempla um trecho de aproximadamente 900 metros, utilizado diariamente por motoristas que circulam entre a rodovia e a área industrial I.

Os trabalhos começaram com a retirada total do asfalto antigo, já comprometido pelo tempo e pelo aumento do fluxo de veículos. Nesta etapa, é realizada a remoção de toda a camada deteriorada da pista.

O prefeito Ademir Magagnin acompanhou o andamento da obra e explicou a necessidade da intervenção.

“Estamos fazendo a recuperação completa dessa avenida, começando pela remoção do asfalto antigo, que já tem cerca de 25 anos. É uma estrutura que não comporta mais o volume de tráfego atual, então precisava de uma intervenção definitiva”, afirma.

Após a retirada do material, a base é preparada para receber uma nova camada asfáltica com cerca de cinco centímetros de espessura, garantindo mais resistência e durabilidade.

“É um trabalho que resolve o problema de forma definitiva e traz mais segurança para quem passa por aqui todos os dias”, explica o prefeito.

A Avenida Valdemar Kleinubing é considerada estratégica por conectar a SC-108 a área industrial I e principalmente ao bairro Jardim Elizabeth.

“É uma via importante para o deslocamento interno e precisava dessa recuperação completa. Com o novo asfalto, vamos garantir melhores condições de tráfego por muitos anos”, completa.

Continue Lendo

Geral

Motolâncias completam um mês de operação em Criciúma

Publicado

em

As motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Criciúma completam um mês de operação nesta quarta-feira (1º de abril). Nesse período, o serviço atendeu 66 ocorrências com tempo médio de chegada de até 10 minutos por chamada, o que proporcionou muito mais agilidade ao atendimento pré-hospitalar (APH) em áreas urbanas congestionadas e de difícil acesso.

“As motolâncias representam mais agilidade, mais eficiência e, principalmente, mais vidas salvas. O tempo de resposta que pode fazer toda a diferença em uma situação de emergência”, destaca o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Equipadas com desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos de suporte básico de vida e outros suprimentos essenciais, as motocicletas possibilitam que técnicos de Enfermagem cheguem rapidamente aos locais das ocorrências. Para cada chamado, duas motolâncias são deslocadas simultaneamente com equipamentos e medicamentos complementares, o que garante uma resposta inicial ágil e completa até a chegada da ambulância convencional.

Diferente do modelo tradicional, que enfrenta tráfego intenso nas vias urbanas, as motocicletas oferecem maior mobilidade sem perder eficiência e qualidade no atendimento inicial, elevando a eficácia em situações críticas. O modelo já é adotado em outros municípios catarinenses, como Itapema, Itajaí e Balneário Camboriú, em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Conforme o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas Floriano, o impacto positivo foi imediato: a população entendeu a importância do serviço e contribui diariamente abrindo caminho no trânsito. “O tempo médio de chegada das motolâncias é de 10 minutos, permitindo o pré-atendimento inicial até a ambulância assumir os cuidados e o transporte do paciente, quando necessário”, afirma ele.

Entre as ocorrências que podem ser atendidas pelas motocicletas do Samu estão acidentes de trânsito, paradas cardíacas, convulsões e até mesmo quedas domiciliares.

A iniciativa reforça o compromisso do município com a saúde pública, demonstrando resultados concretos em velocidade e eficiência logo no primeiro mês de uso.

Continue Lendo

Geral

Colônia de Pescadores Z33 recebe equipamentos e promove encontro sobre financiamento para a categoria

Publicado

em

A Colônia de Pescadores Z33, de Balneário Rincão, reuniu nesta terça-feira (31/03) mais de 200 coloniados em reunião com a Epagri e a cooperativa de crédito Cresol para tratar das oportunidades de financiamento voltadas à categoria. No encontro, foram realizadas as entregas dos kits multimídia, fruto da emenda parlamentar do deputado federal Pedro Uczai, no valor de R$ 360mil, que atenderá todas Colônias de Pescadores de Santa Catarina.

No ato foram feitas as entregas para destinados às colônias de pesca de Balneário Rincão (Z33), Arroio do Silva (Z24), Balneário Gaivota (Z20) e Araranguá (Z16). Cada colônia recebeu um conjunto composto por smartphone, impressora, notebook, computador com monitor, teclado e mouse, além de uma smart TV.

A ação contou com a presença do presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc), Ivo da Silva, e do superintendente da Pesca em Santa Catarina, Jean Ricardo Antunes, que oficializaram a entrega dos equipamentos.

Conforme Jean Antunes, os equipamentos devem contribuir para a organização administrativa, a comunicação e a qualificação dos serviços prestados pelas entidades.

Financiamento para pescadores

Na sequência, os coloniados receberam orientação sobre políticas de financiamento para pescadores, com a Epagri e a Cresol, que apresentaram possibilidades de crédito para renovação e compra de equipamentos voltados ao desenvolvimento do trabalho.

Conforme a presidente da Colônia Z33, Maria Aparecida Luciano, a Cida, com o reconhecimento da região como “maretório” regulamentado de 118,9 hectares dentro do município do Balneário Rincão, os pescadores passam a contar com condições diferenciadas de financiamento, permitindo acesso a linhas de crédito com custos reduzidos e até mesmo com custo zero.

A presidente avaliou ainda que a participação foi expressiva e gerou encaminhamentos concretos. “Valeu muito a pena. As instituições foram bastante procuradas, houve troca de contatos e esclarecimento de regras. Isso impacta diretamente na qualidade de vida dos pescadores”, destacou.

Ela enfatizou que o processo é contínuo. “É uma caminhada. A Epagri atende no município alguns dias por semana e a Cresol tem se esforçado para dar suporte. O pescador vai poder melhorar seu freezer, sua rede, comercializar melhor o pescado e investir na sua casa”, afirmou.

A Epagri atende às terças e quartas no Balneário Rincão. Já a Cresol todos os dias. Conforme a presidente, a Colônia de Pesca fica à disposição para auxiliar os pescadores a organizar toda a documentação, para facilitar o processo de acesso ao crédito.–

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos