Conecte-se conosco

Geral

A vida dos imigrantes brasileiros na Europa e nos EUA em 2017

Publicado

em

Desde a posse de Donald Trump nos Estados Unidos os imigrantes no país vivem dias mais tensos. Uma visita à corte local pode determinar uma deportação, pois os oficiais de imigração nos EUA agora adotam a tática, amplamente noticiada por toda a imprensa de lá, de esperar os indocumentados no dia em que se apresentam para resolver uma questão de trânsito, como dirigir sem carteira do estado onde residem.

Na realidade, conforme números oficiais, os EUA deportaram muito mais no governo do democrata Obama do que no governo do republicano Bush. E a escalada deve aumentar devido ao posicionamento radical de Trump já nos tempos da campanha: “se são ilegais, aqui não deveriam estar”, é a posição defendida por sua base eleitoral e pelo próprio mandatário.

Na Europa a onda anti-imigrante se materializou no Brexit, que busca fechar o Reino Unido ao resto da Europa, e nos discursos da candidata perdedora na França, Marine Le Pen. Os tempos são outros. Os imigrantes brasileiros têm que entender que se antes eram mão de obra necessária e desejada, agora ter documentos em dia é questão de permanência e sobrevivência tanto nos EUA quanto na Europa.

Leis que antes eram deixadas de lado, em nome de uma necessidade de mercado, agora são aplicadas, e mesmo desafiadas em cortes superiores por advogados de imigração estão sendo mantidas. A proibição da entrada de muçulmanos nos EUA ganhou destaque internacional como “travel ban”, inicialmente feriu direitos de portadores de green card e, depois foi reeditada, o governo Trump lutou nos tribunais inferiores estaduais para mantê-la, perdeu em alguns, mas ao chegar à Suprema Corte essa semana teve a garantia de que é valida, embora não possa tirar direitos de que têm laços com o país.

O julgamento do mérito ficou para outubro, porém o governo fica com gosto de vitória com a Suprema com maioria republicana (5 a 4). O membro mais recente a tomar posse na Suprema, o juiz Neil Gorsuch, foi indicado pelo próprio Presidente Trump e assumiu em abril passado.
A esperança dos cidadãos brasileiros com passaporte italiano no Reino Unido depende das negociações do Brexit. A atual primeira-ministra Theresa May tem acenado com garantias para estes, mas os demais membros da União Europeia não parecem convencidos. O Brexit deverá se efetuar em 2019, até lá o passaporte italiano vai garantir a entrada e a residência no Reino Unido, mas e depois?
André Abreu
Professor de Língua Inglesa (Certificado de Proficiência pela Universidade de Michigan) e Língua Portuguesa, Estudante de Pós-Graduação em Relações Internacionais.
Tradutor/intérprete de inglês.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Revitalização avança em avenida de ligação com a SC-108 em Cocal do Sul

Publicado

em

A Avenida Valdemar Kleinubing, em Cocal do Sul, passa por uma revitalização completa, após 25 anos, em um dos principais acessos de ligação com a SC-108. A obra contempla um trecho de aproximadamente 900 metros, utilizado diariamente por motoristas que circulam entre a rodovia e a área industrial I.

Os trabalhos começaram com a retirada total do asfalto antigo, já comprometido pelo tempo e pelo aumento do fluxo de veículos. Nesta etapa, é realizada a remoção de toda a camada deteriorada da pista.

O prefeito Ademir Magagnin acompanhou o andamento da obra e explicou a necessidade da intervenção.

“Estamos fazendo a recuperação completa dessa avenida, começando pela remoção do asfalto antigo, que já tem cerca de 25 anos. É uma estrutura que não comporta mais o volume de tráfego atual, então precisava de uma intervenção definitiva”, afirma.

Após a retirada do material, a base é preparada para receber uma nova camada asfáltica com cerca de cinco centímetros de espessura, garantindo mais resistência e durabilidade.

“É um trabalho que resolve o problema de forma definitiva e traz mais segurança para quem passa por aqui todos os dias”, explica o prefeito.

A Avenida Valdemar Kleinubing é considerada estratégica por conectar a SC-108 a área industrial I e principalmente ao bairro Jardim Elizabeth.

“É uma via importante para o deslocamento interno e precisava dessa recuperação completa. Com o novo asfalto, vamos garantir melhores condições de tráfego por muitos anos”, completa.

Continue Lendo

Geral

Motolâncias completam um mês de operação em Criciúma

Publicado

em

As motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Criciúma completam um mês de operação nesta quarta-feira (1º de abril). Nesse período, o serviço atendeu 66 ocorrências com tempo médio de chegada de até 10 minutos por chamada, o que proporcionou muito mais agilidade ao atendimento pré-hospitalar (APH) em áreas urbanas congestionadas e de difícil acesso.

“As motolâncias representam mais agilidade, mais eficiência e, principalmente, mais vidas salvas. O tempo de resposta que pode fazer toda a diferença em uma situação de emergência”, destaca o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Equipadas com desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos de suporte básico de vida e outros suprimentos essenciais, as motocicletas possibilitam que técnicos de Enfermagem cheguem rapidamente aos locais das ocorrências. Para cada chamado, duas motolâncias são deslocadas simultaneamente com equipamentos e medicamentos complementares, o que garante uma resposta inicial ágil e completa até a chegada da ambulância convencional.

Diferente do modelo tradicional, que enfrenta tráfego intenso nas vias urbanas, as motocicletas oferecem maior mobilidade sem perder eficiência e qualidade no atendimento inicial, elevando a eficácia em situações críticas. O modelo já é adotado em outros municípios catarinenses, como Itapema, Itajaí e Balneário Camboriú, em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Conforme o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas Floriano, o impacto positivo foi imediato: a população entendeu a importância do serviço e contribui diariamente abrindo caminho no trânsito. “O tempo médio de chegada das motolâncias é de 10 minutos, permitindo o pré-atendimento inicial até a ambulância assumir os cuidados e o transporte do paciente, quando necessário”, afirma ele.

Entre as ocorrências que podem ser atendidas pelas motocicletas do Samu estão acidentes de trânsito, paradas cardíacas, convulsões e até mesmo quedas domiciliares.

A iniciativa reforça o compromisso do município com a saúde pública, demonstrando resultados concretos em velocidade e eficiência logo no primeiro mês de uso.

Continue Lendo

Geral

Colônia de Pescadores Z33 recebe equipamentos e promove encontro sobre financiamento para a categoria

Publicado

em

A Colônia de Pescadores Z33, de Balneário Rincão, reuniu nesta terça-feira (31/03) mais de 200 coloniados em reunião com a Epagri e a cooperativa de crédito Cresol para tratar das oportunidades de financiamento voltadas à categoria. No encontro, foram realizadas as entregas dos kits multimídia, fruto da emenda parlamentar do deputado federal Pedro Uczai, no valor de R$ 360mil, que atenderá todas Colônias de Pescadores de Santa Catarina.

No ato foram feitas as entregas para destinados às colônias de pesca de Balneário Rincão (Z33), Arroio do Silva (Z24), Balneário Gaivota (Z20) e Araranguá (Z16). Cada colônia recebeu um conjunto composto por smartphone, impressora, notebook, computador com monitor, teclado e mouse, além de uma smart TV.

A ação contou com a presença do presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc), Ivo da Silva, e do superintendente da Pesca em Santa Catarina, Jean Ricardo Antunes, que oficializaram a entrega dos equipamentos.

Conforme Jean Antunes, os equipamentos devem contribuir para a organização administrativa, a comunicação e a qualificação dos serviços prestados pelas entidades.

Financiamento para pescadores

Na sequência, os coloniados receberam orientação sobre políticas de financiamento para pescadores, com a Epagri e a Cresol, que apresentaram possibilidades de crédito para renovação e compra de equipamentos voltados ao desenvolvimento do trabalho.

Conforme a presidente da Colônia Z33, Maria Aparecida Luciano, a Cida, com o reconhecimento da região como “maretório” regulamentado de 118,9 hectares dentro do município do Balneário Rincão, os pescadores passam a contar com condições diferenciadas de financiamento, permitindo acesso a linhas de crédito com custos reduzidos e até mesmo com custo zero.

A presidente avaliou ainda que a participação foi expressiva e gerou encaminhamentos concretos. “Valeu muito a pena. As instituições foram bastante procuradas, houve troca de contatos e esclarecimento de regras. Isso impacta diretamente na qualidade de vida dos pescadores”, destacou.

Ela enfatizou que o processo é contínuo. “É uma caminhada. A Epagri atende no município alguns dias por semana e a Cresol tem se esforçado para dar suporte. O pescador vai poder melhorar seu freezer, sua rede, comercializar melhor o pescado e investir na sua casa”, afirmou.

A Epagri atende às terças e quartas no Balneário Rincão. Já a Cresol todos os dias. Conforme a presidente, a Colônia de Pesca fica à disposição para auxiliar os pescadores a organizar toda a documentação, para facilitar o processo de acesso ao crédito.–

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos