Geral
Abril Azul: APAE Cocal do Sul promove conscientização sobre autismo neste sábado
O diagnóstico precoce é fundamental para a qualidade de vida da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, orientar acerca do tema e conscientizar a comunidade sobre a condição e os direitos da população autista é um dos objetivos da APAE Cocal do Sul. E neste sábado, dia 6 de abril, a instituição estará promovendo um evento especial em prol ao tema.
O evento terá início às 8h30 na Praça ao lado da Igreja Matriz de Cocal do Sul e se estenderá até às 11h. Durante esse período, os participantes são encorajados a vestir-se de azul em apoio à causa e participar das atividades preparadas pela APAE. Haverá distribuição de pipoca, brinquedos infláveis e, principalmente, atendimento especializado para dúvidas e orientações com os profissionais da instituição.
Além disso, a programação inclui uma Carreata Silenciosa a partir das 11h, com partida também ao lado da Igreja Matriz. Os participantes são convidados a decorar seus carros com a cor azul, em respeito à temática do evento. É importante ressaltar que durante a carreata é proibido buzinar. A ação percorrerá diversos bairros da cidade e terminará no Posto Cocal.
O objetivo do evento é não apenas promover a conscientização sobre o autismo, mas também fornecer apoio e informação às famílias e comunidade em geral. “A APAE Cocal do Sul está empenhada em promover a inclusão e o bem-estar das pessoas com autismo, e este evento é mais uma iniciativa nesse sentido. Portanto, fica o convite a toda a comunidade de Cocal do Sul e região para participar desse importante evento de conscientização e apoio à causa. Juntos, podemos fazer a diferença”, destaca a Coordenadora Pedagógica da APAE e organizadora da ação, Morgana Moro Kieslark.
O Dia Mundial de Conscientização ao Autismo é celebrado nesta terça-feira, dia 2, mas como forma de estender o debate e orientações sobre o tema, o mês de abril ganha a cor azul e é dedicado ao assunto.
O evento conta com o apoio de Medzel, Fontanella Transportes, Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Cocal do Sul.
Geral
HSJosé promove reunião para tratar do “Plano de Emergência para Situações Críticas”
O Hospital São José de Criciúma recebeu representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar do município, para uma importante reunião de encaminhamento do “Plano de Emergência para Situações Críticas”. A reunião que contou com a participação também da direção e colaboradores da instituição de saúde, visa preparar o HSJosé para responder de maneira eficaz e coordenada eventos inesperados ou catastróficos que possam interromper suas operações, afetar a segurança de pessoas, causar danos a infraestrutura, ou comprometer a continuidade dos serviços essenciais. Além disso, alinhar as ações à atuação dos serviços de emergência da região.
“Levando em consideração que circulam na instituição uma média de 1500 pessoas por dia, a iniciativa visa principalmente a segurança da população. Nossa proposta é ser a força propulsora para o desenvolvimento de um plano de contingência regional, envolvendo outras instituições de saúde e facilitando as ações durante uma situação de crise. Essa ação certamente nos garantirá ampliar as medidas preventivas já existentes”, explica a gerente de Qualidade do HSJosé, Márcia Campos.
A intenção, após a reunião com as lideranças, é realizar no dia 27 de novembro, um simulado de emergência para a situação de incêndio no HSJosé.
“Ainda em outubro, nos reuniremos para discussão e validação do plano de emergência do hospital e definição de um cenário favorável para o simulado. Esse simulado que será realizado no próximo mês, envolverá também os órgãos externos relacionados”, finaliza Márcia.
Geral
Encontro técnico marca início das tratativas para rever taxa de água e esgoto em Criciúma
O primeiro encontro técnico para analisar a possibilidade de reduzir o valor da taxa de água e esgoto cobrados em Criciúma aconteceu nesta quinta-feira (3). O gestor do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsab), Mauro Sônego, esteve na sede da Agência Reguladora do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Cisam-Sul), em Orleans, para apresentar os levantamentos internos para a contratar um estudo para avaliação de custos, que será realizado pela agência reguladora.
Participaram da reunião os diretores da Cisam-Sul, Vilmar Tadeu Bonetti e Antônio Willemann, e técnicos da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan). A partir do encontro, foi formalizado o pedido para o início do estudo, que definirá o percentual e os prazos para a possível redução da tarifa.
Na última terça-feira (1°) o prefeito em exercício, Ricardo Fabris, juntamente do gestor do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsab), Mauro Sônego, estiveram na sede da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), em Florianópolis, para tratar sobre a revisão dos valores cobrados em Criciúma. Durante a reunião, esteve presente o presidente da Casan, Edson Moritz, acompanhado de uma equipe técnica.
Atualmente, a taxa de esgoto é 100% o valor da tarifa de água. Ou seja, a cada R$ 1,00 de água, é pago R$ 1,00 da taxa de esgoto.
Geral
Prefeito em exercício recebe empresário criciumense que deu volta ao mundo de helicóptero
André Borges de Freitas e o piloto britânico, Peter Wilson, foram recebidos no Paço Municipal
Na tarde desta quinta-feira (03) o prefeito em exercício, Ricardo Fabris, recebeu o empresário criciumense André Borges de Freitas e o piloto britânico Peter Wilson, na sala de Atos do Paço Municipal Marcos Rovaris. Os dois retornam a Santa Catarina depois de darem a volta ao mundo a bordo de um helicóptero. “É gratificante e inspirador ver um criciumense realizando um feito inédito. O André e o Peter estão de parabéns. Ficamos felizes em recebê-los”, comenta o prefeito em exercício, Ricardo Fabris.
O empresário é o primeiro brasileiro a realizar uma volta ao mundo a bordo de um helicóptero. A viagem começou no dia 18 de junho, com a decolagem do aeroporto regional de Jaguaruna, onde também foi realizado o pouso na última terça-feira (1º). Foram 106 dias a bordo de um helicóptero R66 Turbine, passando por 35 países, toda a documentação será encaminhada para Guinness Book, para registrar o recorde de volta mais rápida ao mundo de helicóptero. A expedição também deve render um livro e as imagens registradas durante a viagem serão transformadas em um documentário.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades