Geral
Agricultura fumacense inicia cadastro de produtores de gado para distribuição de vacinas
O Governo de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Agricultura, inicia nesta quarta-feira, 29 de outubro, o cadastro dos produtores de gado de leite e de corte que tenham interesse em receber gratuitamente vacinas contra raiva bovina e carbúnculo para imunizar o rebanho. O cadastramento estará aberto até 4 de novembro ou até que todas as doses disponíveis sejam distribuídas. A entrega das doses ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro. A medida tem como objetivo reforçar a sanidade do gado e oferecer apoio direto aos produtores rurais do município e foi instituída pela Lei nº 2.496/2025, de 24 de outubro de 2025, de autoria do Executivo Municipal.
A coordenadora geral de Agricultura, Patrícia Coral, explica que a campanha é resultado da análise constante das necessidades do meio rural, bem como do diálogo constante com os produtores e tem foco na prevenção e no bem-estar animal. “Sabemos dos desafios que o produtor enfrenta no dia a dia, por isso buscamos alternativas que tragam benefícios reais. Com essa ação, garantimos mais segurança sanitária, reduzimos custos e incentivamos a adoção de boas práticas na pecuária. É um trabalho conjunto, que mostra o comprometimento da gestão com quem vive e produz no meio rural”, enfatiza.
Segundo o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, a ação é mais um passo importante no fortalecimento do setor rural e na valorização do trabalho dos pecuaristas fumacenses. “Nosso compromisso é garantir que o produtor rural tenha condições de continuar crescendo com segurança e qualidade. A distribuição gratuita das vacinas demonstra, na prática, o apoio da administração municipal a quem trabalha todos os dias para movimentar a economia e colocar alimento na mesa das famílias”, destaca o prefeito.
Para ter acesso às vacinas, o produtor deve possuir inscrição do bloco de notas rural ativo e o inventário de animais registrados na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Serão distribuídos imunizantes para até 20 animais por propriedade rural. Mais informações pelo telefone (48)3434.2356 ou diretamente no Departamento de Agricultura de Morro da Fumaça, na Sede Administrativa II, localizada na Avenida Inocente Pagnan, n. 21, Ed. San Valentín.

Geral
Criciúma sedia CRIO Conecta Summit Internacional de Ecossistemas de Inovação
Evento coordenado pela Unesc será realizado entre os dias 4 e 5 de novembro
Criciúma será o epicentro da inovação na próxima semana. Nos dias 4 e 5 de novembro, o Centro de Inovação Criciúma (CRIO) será palco do CRIO Conecta Summit Internacional de Ecossistemas de Inovação. O evento reunirá pesquisadores, gestores públicos, startups e empreendedores do Brasil, América Latina e Europa em uma imersão sobre as ideias que moldam o futuro do desenvolvimento tecnológico.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online (link no texto original).
Programação de Nível Global e Foco em Internacionalização
O Summit contará com palestras, painéis e debates sobre políticas públicas, desenvolvimento de talentos e modelos globais de ecossistemas inovadores. A proposta é fortalecer a conexão da região com o cenário mundial de tecnologia.
Destaques da Programação:
| Data | Tema Principal | Participantes Internacionais |
| Terça (4/11) | Políticas Públicas e Estratégias de Internacionalização de Empresas. | Especialistas do International Tech Hub. |
| Quarta (5/11) | Empreendedorismo com Propósito e Desenvolvimento de Talentos. | Hugo Kantis (Argentina), do Grupo Latino-Americano de Ecossistemas Inteligentes (GEIAL); Liliana Costa (Portugal), da TICE.PT – Digital Innovation Hub. |
A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, ressalta o significado do evento: “Realizar uma iniciativa dessa dimensão é reunir mentes criativas e lideranças que acreditam no poder da inovação como ferramenta de transformação social e econômica. É uma oportunidade de fortalecer conexões”.
O evento é uma iniciativa do CRIO em parceria com a Unesc e conta com o apoio da Fapesc, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e da Prefeitura de Criciúma.

Geral
Alunos de Siderópolis passam por avaliação da prova do SAEB
Mais de 200 estudantes, do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Siderópolis estão passando por provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os primeiros foram os alunos da Escola Miguel Lazzarin, que estão realizando as provas nesta quinta-feira, dia 30. Na próxima semana será a vez dos estudantes das escolas Dep. Sílvio Ferraro, Jorge Bif e Aurora Peterle.
O SAEB, conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Siderópolis, Denise Nunes, é uma avaliação, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), para diagnosticar a qualidade da educação básica brasileira. Os resultados são usados para subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais e calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Geral
Balneário Arroio do Silva adota Nota Fiscal Eletrônica a partir de dezembro
A partir de 1º de dezembro, torna-se obrigatória, em Balneário Arroio do Silva, a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) por meio do Emissor Nacional de padrão nacional, disponível no Portal Nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. A obrigatoriedade envolve todas as pessoas físicas ou jurídicas prestadoras de serviços sujeitas ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) no município, conforme prevê o Decreto nº 146/2025.
“Não serão mais emitidas notas pelo sistema municipal. As empresas que utilizam sistemas próprios ou integrados para emissão de notas fiscais deverão adequá-los ao Emissor Nacional, em tempo hábil para atender ao prazo definido”, explica o assessor jurídico da dívida ativa, Gustavo Amboni.
A medida integra o processo de unificação nacional que será obrigatório em todos os municípios até 2026. O novo modelo marca um importante avanço na modernização tributária de Balneário Arroio do Silva. “Com essa iniciativa, o município passa a acompanhar as melhorias já adotadas em todo o país. O novo sistema, de uso gratuito, oferece mais praticidade aos contribuintes, que poderão emitir suas notas fiscais em um único portal”, completa.
A adesão ao emissor nacional também trará benefícios como a padronização de processos, maior integração entre órgãos federativos, simplificação no preenchimento de notas fiscais, redução de custos operacionais e otimização da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS).
A unificação da NFS-e representa um avanço significativo no atendimento ao contribuinte. Experiências de outros municípios que já implementaram o modelo demonstram ganhos em agilidade, transparência e segurança, além de possibilitar a integração a uma base nacional unificada de informações fiscais.

-



Geral5 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política4 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens8 anos atrásCidades


















