Conecte-se conosco

Geral

Alagamentos, desabrigados e um desaparecido no Vale do Araranguá

Publicado

em

Ouça esta matéria

Praia Grande e Araranguá passam o sábado contando os estragos provocados pelas intensas chuvas que assolam a região. Várias comunidades em Praia Grande encontram-se ilhadas, enquanto a água invade a rodovia estadual, isolando também a cidade gaúcha de Mampituba. Estragos significativos foram registrados em diversas estradas locais.

O impacto das chuvas resultou em 90 pessoas desalojadas, 20 desabrigadas e a preocupante notícia do desaparecimento de um homem, cuja casa foi arrastada pelas fortes correntezas.

Em Araranguá, equipes da Defesa Civil estão nas ruas para prestar auxílio aos moradores afetados. O órgão faz um apelo por atenção redobrada dos motoristas, uma vez que vários buracos se abriram nas estradas, representando um risco iminente para a travessia.

A situação demanda a mobilização de recursos e esforços para enfrentar os desafios causados pela natureza, e as autoridades locais estão em ação para lidar com as consequências das chuvas intensas que têm impactado a vida das comunidades.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Previsão indica a volta da chuva já na quarta-feira

Publicado

em

Ouça esta matéria

Após uma semana dominada por um clima carrancudo, a tão aguardada segunda-feira de sol trouxe ânimo para muitos, mas a alegria vai ser passageira. O meteorologista Piter Scheuer alerta que o período de tempo firme será curto, com mais chuva chegando já na quarta-feira.

De acordo com Scheuer, uma nova frente fria está prevista para avançar pela região. Enquanto a terça-feira promete ser um dia ensolarado, marcado pelo calor intenso, com máxima atingindo os 35 graus, a quarta-feira sinaliza um retorno das precipitações, levando à possibilidade de transtornos na região Sul do Estado.

“Vamos ter calor intenso na terça=feira e ai na quarta a chuva já volta e não dá para descartar totalmente novos temporais e risco de alguns danos pelo Sul do Estado. É importante lembrar que o solo está saturado. Por conta disso qualquer chuva é sempre motivo de alerta”, ressalta.

Continue Lendo

Geral

Chegada do Papai Noel abre programação de natal de Nova Veneza

Publicado

em

Ouça esta matéria

Nova Veneza está às vésperas do início de mais uma programação de natal. A abertura oficial, chegada do Papai Noel e acendimento das luzes estão marcados para o próximo domingo (26), a partir das 20 horas. O domingo será repleto de atrações culturais em meio às tradicionais decorações e iluminação desta época do ano, na Praça Humberto Bortoluzzi. Este ano, ainda terá o grande desfile natalino nas ruas centrais do município.

Na mesma noite, a dupla sertaneja Brenno e Edu, vai animar o centro da cidade. “Quem vem à Nova Veneza já pode observar a iluminação sendo montada, os lojistas entrando no clima e a data mais aguardada do ano ganhando forma através das luzes, decoração que deixam a nossa cidade ainda mais bela”, comenta a secretária de Cultura, Carolina Ghislandi.

O ponto alto da programação será no dia 2 de outubro, quando as ruas centrais da cidade serão tomadas por um grande desfile. Serão mais de 500 participantes que vão estar caracterizados, distribuindo doces e muita alegria entre a rua dos Imigrantes e a Praça Humberto Bortoluzzi.

 Ainda, nos dias 10 e 17 de dezembro, será realizada na rua coberta uma feira inteiramente com artigos natalinos. E no dia 22, apresentação do Coral Pequenos Peregrinos e show com a dupla Luana e Gabriel.

“Nova Veneza é uma cidade que encanta por si só. E esse momento do desfile vai ser mágico, nossas equipes de colaboradores e voluntários estão trabalhando para deixar tudo perfeito para o grande desfile de natal. Por isso, convite para toda a região virem a nossa cidade viver esse momento conosco”, pontua Carolina.

Confira a programação completa:

26/11

20h – Abertura do Natal na Praça Humberto Bortoluzzi

Apresentações culturais

Show Brenno e Edu

02/12

20h – Desfile de Natal, com início na rua dos Imigrantes

10/12 e 17/12

Das 12h às 19h – Mercatini Di Natale, na rua coberta

22/12

20h – Apresentação do Coral Pequenos Peregrinos

Dupla Luana e Gabriel, na rua dos Imigrantes.

Continue Lendo

Geral

Cermoful inaugura nova subestação com energia garantida para mais 30 anos

Publicado

em

Ouça esta matéria

A inauguração da nova subestação da Cermoful Energia, na manhã deste sábado (18), é um impulso para o desenvolvimento regional do Sul de Santa Catarina. Localizada no bairro Monte Verde, em Morro da Fumaça, a subestação teve mais de R$ 27 milhões em investimentos e vai ampliar a oferta de energia nos municípios atendidos pela cooperativa.

Aos 60 anos de fundação, a Cermoful Energia atende mais de 17 mil associados, sendo que destes 9.500 unidades consumidoras serão interligadas incluindo as classes residencial, industrial, comercial e rural. Com a nova subestação, a Cermoful está preparada para suprir a crescente demanda por energia elétrica de indústrias, comércios e residências, criando um ambiente favorável para o desenvolvimento social e econômico na região Sul de Santa Catarina.

Com a inauguração da nova subestação, a Cermoful se consolida no mercado como uma das mais importantes cooperativas de eletrificação do Estado de Santa Catarina. “São mais de R$ 27 milhões em investimentos, garantindo energia para mais 30 anos. Quem já está instalado aqui, pode ampliar suas indústrias e comércios. Quem quiser vir, pode chegar. Temos energia de qualidade e em quantidade”, afirmou o presidente da Cermoful, Rudy Recco. “Desenvolvimento econômico, gera emprego, renda e melhora a qualidade de vida das pessoas”, acrescentou o vice-presidente, Marcos Paulo.

Representando a Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (Fecoerusc), o presidente da Cooperativa de Eletricidade Gravatal (Cergral), João Vanio Mendonça Cardoso, enalteceu a relevância da obra. “As pessoas passam e olham essas estruturas de concreto, esses equipamentos, mas não têm noção do quanto isso é grandioso. Traz poder de investimento para o empresário, que vai se sentir seguro em ampliar o seu negócio, se instalar no município, porque ele sabe que vai ter energia em abundância”, disse Cardoso.

A Cermoful é uma das 22 cooperativas de eletrificação instaladas no Estado e afiliadas à Fecoerusc. Juntas, as cooperativas catarinenses atendem mais de 1 milhão de clientes. Integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Câmara dos Deputados, a deputada federal Geovânia de Sá parabenizou a Cermoful pela inauguração. “As cooperativas no Brasil são case de sucesso. Nós queremos o nosso Estado e o país cada vez mais fortes e as cooperativas dão exemplo do que é união, para podermos crescer e crescermos juntos”, assegurou Geovânia.

De acordo com o engenheiro eletricista, Adélcio Cavagnoli, ao longo dos quase dois anos de serviços, o cronograma foi cumprido com responsabilidade e transparência. Cavagnoli resumiu um pouco do que foi a parte técnica relacionada à construção da obra. Sobre o funcionamento e a capacidade, relatou o engenheiro eletricista, Samuel Salvan Sartor. “Essa subestação tem como alguns benefícios, maior qualidade de energia, segurança, confiabilidade, além de dobrar a capacidade de atendimento para os consumidores. A localização dela foi escolhida de forma estratégica, perto da rodovia para a chegada de mais empresas e ainda cabe aqui um terceiro transformador. Estamos nos preparando para o futuro da região e o crescimento da cidade”, resumiu Sartor.

O prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, avaliou a obra como a maior de Morro da Fumaça dos últimos tempos. “Essa talvez seja a maior obra de Morro da Fumaça, tanto em valor quanto em benefício, em garantia de energia de qualidade. Sempre tivemos uma parceria muito boa com a Cermoful. E nessa gestão a parceria se manteve, sempre com muito respeito pela cidade”, afirmou o prefeito.

O legado dos fundadores, dos presidentes, diretores e funcionários que atuaram e atuam na Cermoful ao longo desses 60 anos foi reconhecido pelo atual presidente, Rudy Recco. “Sem todas essas pessoas, nós não poderíamos ter essa inauguração hoje. Cada um fez a sua parte, um trabalho com muito amor”, disse Recco, citando o nome de cada um dos ex-presidentes: Jorge Silva (1962-1973), Paulino Bif (1973-1991), Claudionor Vasconcelos (1991-1999), Armando Bif (2000-2013), Ricardo Tadeu Canto Bittencourt (2013-2020).

A história da Cermoful começou em 13 de novembro de 1963, quando um grupo de quase 100 fundadores se reuniu para transformar a então Força e Luz São Roque em uma cooperativa de eletrificação. Com muito trabalho e superando as dificuldades, a Cermoful ampliou a área de cobertura e hoje atende as cidades de Morro da Fumaça, Içara, Criciúma, Cocal do Sul, Urussanga e Pedras Grandes.

Filha do ex-presidente Claudionor, a vereadora Silvana Vasconcelos, hoje presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, também enalteceu a história de trabalho ao longo dos 60 anos da Cermoful. “Essa obra traz um grande benefício social e de desenvolvimento econômico. Podemos dizer que somos referência para o Estado. Isso é mérito de pessoas que realmente trabalharam, arregaçaram as mangas, para que hoje nós pudéssemos estar aqui fazendo história”, disse Silvana.

Comemorações de Natal e de 60 anos

A inauguração da nova subestação é um marco na história de 60 anos da Cermoful, que também tem um calendário de comemorações preparado para o fim de 2023 e o início de 2024.

No dia 1º de dezembro, sexta-feira, a partir das 18 horas, será realizado o Natal Cermoful, com a chegada do Papai Noel e show com a banda Matusa. Será em frente ao ginásio de esportes Jorge Silva, em Morro da Fumaça. Além disso, haverá o sorteio de 20 bicicletas e 22 cestas de Natal para os presentes no evento, além do sorteio de motocicletas, aparelhos de televisão e celulares para os associados. Também será feita a entrega dos prêmios da promoção Conta em Dia Prêmio na Mão.

No dia 2 de dezembro, sábado, a partir do meio-dia, em frente ao ginásio esportes Jorge Silva, em Morro da Fumaça, será oferecido um churrasco com 60 costelas e dois bois no rolete, além de show com bandas locais.

Nos dias 18 a 21 de dezembro, o Caminhão Iluminado de Natal vai percorrer as comunidades levando a magia do Natal.

Nos dias 17 a 21 de janeiro, no Balneário Esplanada, serão realizados o Cooper Verão e a Corrida do Cooperativismo, abrindo as atividades de integração com a comunidade no ano de 2024.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com