Conecte-se conosco

Geral

Alerta no Rio Grande do Sul: Barragem se rompe parcialmente

Publicado

em

Parte da barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho, localizada no município de Cotiporã (RS), na Serra Gaúcha, a cerca de 170 quilômetros de Porto Alegre, se rompeu no início da tarde desta quinta-feira (2).

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite afirmou que, segundo técnicos, o colapso não deverá causar “a devastação de uma enxurrada”. Mesmo assim, a população das cidades que ficam abaixo do local do rompimento devem sentir os efeitos do aumento do nível do rio Taquari.

“Buscamos fazer todo o trabalho possível para evitar o rompimento, mas [devido ao] volume de água não conseguimos ter acesso [à barragem] com os helicópteros [mobilizados] para levar os técnicos”, comentou Leite. “Isso vai ter um impacto e estamos trabalhando para mitigar os efeitos”.

Moradores devem sair de áreas de risco

Em nota, a Defesa Civil estadual informou que já vinha alertando a população para a elevação do nível do rio devido às fortes chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira (24) e que, com apoio de outros órgãos públicos, está retirando as famílias que permaneciam nas áreas de risco.

“A orientação expressa é que os moradores dos municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado deixem as áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari”, alertou a Defesa Civil. 

Também em nota, a Companhia Energética Rio das Antas informou que detectou o rompimento parcial do trecho direito da barragem às 13h40. Ainda segundo a companhia, o Plano de Ação de Emergência já estava em prática desde o início da tarde de ontem (1º), em coordenação com as Defesas Civis da região, com acionamento de sirenes de evacuação da área, para que a população local pudesse ser retirada com antecedência e em segurança.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Equipe da Unesc realiza levantamento de necessidades prioritárias em ação da campanha SOS Rio Grande do Sul

Publicado

em

Colaboradores da Unesc foram ao Rio Grande do Sul com o objetivo de levar donativos e identificar as instituições que necessitam de ajuda humanitária, além de donativos. Para fazer este levantamento, os profissionais da Universidade realizam a escuta junto aos especialistas da área da saúde e as pessoas que estão abrigadas nesses locais.

Além disso, os representantes da Unesc fizeram a entrega de medicamentos para hospitais e abrigos. “Os profissionais de saúde nos recebem bastante emocionados e expressam gratidão. As medicações que estão em falta, principalmente insulina, controlados e para tratamento de leptospirose”, relata a professora e assessora da Reitoria da Unesc, Tatiane Macarini. Ela, que coordena a campanha SOS Rio Grande do Sul na Unesc, está em solo gaúcho ao lado da coordenadora do curso de Serviço Social EaD, Tamara Bellettini Munari.

Os medicamentos entregues neste dia foram arrecadados por meio de uma mobilização especial nas Clínicas Integradas da Unesc. Toda a comunidade interna e externa pode contribuir levando medicamentos com prazo de validade de no mínimo três meses. As doações podem ser entregues nas Clínicas das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“Entre as prioridades que percebemos até o momento é de acolhimento, apoio psicológico e de outras áreas da saúde. Eles estão com bastante fome, então comidas prontas para consumo, são bem-vindas. Perguntei para uma criança em um abrigo, como poderíamos deixá-la mais feliz e ela respondeu: ‘Quero um refrizinho’. Tínhamos no carro. Foi pouco e ele sorriu tanto”, acrescenta Tatiane.

Umas das instituições visitadas, o hospital Universitário em Canoas está abrigando 8 mil pessoas, necessitam de roupas, cobertores, colchões e alimentos prontos para o consumo. 

A equipe multiprofissional da Unesc retornará com alunos profissionais de diversas áreas incluindo as residências para efetivar as ações a partir das demandas levantadas. 

Campanha

A Unesc se transformou, desde a última sexta-feira (3/04), em um verdadeiro centro de triagem de donativos para apoio população gaúcha afetada pela enchente histórica dos últimos dias. Junto de uma mobilização com todas as instituições da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), já foram arrecadados quase 114 toneladas de mantimentos, sendo 25 toneladas somadas pela Unesc. Somam-se ainda ao total mais de 930 cobertores e 350 quilos de ração para cães e gatos.

A primeira entrega de donativos às comunidades afetadas pelas chuvas foi realizada na noite de segunda-feira (6/05) e a segunda sai de Criciúma na manhã desta quinta-feira (9/05) com destino a Santa Maria.

Continue Lendo

Geral

Definida a nova Corte da Melhor Idade de Cocal do Sul

Publicado

em

Na última sexta-feira (3), ocorreu a Escolha da Corte da Terceira Idade em Cocal do Sul. As eleitas foram: Rainha Santina Estevan Cizensk (69 anos) – Representando o Grupo do Centro, 1ª princesa Maria das Dores Shimitz (74 anos) – Representando o Grupo do Jardim Itália e 2ª princesa Joanilda Oli Rodrigues Cimolin (64 anos) – Representando o Grupo do Rio Comprudente.

O dia foi muito especial para os grupos de idosos de Cocal do Sul, que estiveram prestigiando o evento, além de autoridades locais do município, familiares e amigos. As dez candidatas, que estavam trajadas com roupas típicas italianas, foram avaliadas por cinco juradas: Kize Clauman, Cleimar De Souza, Charlene Vicente Amâncio, Nésia João Pereira e Patrícia Sprícigo Biff.  As notas foram dadas com base nos seguintes critérios: beleza, desenvoltura, simpatia, desfile e comunicação. A Corte eleita irá representar o município nos eventos e festividades de Cocal do Sul e região. 

O tema escolhido para este ano é ‘’Colonização Italiana’’, isso porque em 2024 é celebrado um grande marco para a história nacional – o aniversário de 150 anos da Imigração Italiana. O município tem ligação forte com a cultura italiana, visto que a colonização de Cocal do Sul tem suas origens em meados de agosto de 1883 com a vinda das primeiras famílias italianas, os Cecchinel, Possamai e Smânia. Até 1890 chegaram outros imigrantes italianos, poloneses, russos e alemães.

Continue Lendo

Geral

Siderópolis encaminha doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Aproximadamente 1,5 toneladas de donativos foram encaminhadas para a Unesc na tarde de quarta-feira (08/05). A iniciativa, que inclui água mineral, alimentos não perecíveis, agasalhos e produtos de limpeza, é resultado das doações dos moradores de Siderópolis. Os itens serão agregados os mantimentos já arrecadados pela Instituição e terão como destino as famílias atingidas pelas enchentes na região de Porto Alegre e nas cidades do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.

Conforme a coordenadora geral da Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess), Elisete Bento da Silva, ressalta que a campanha de arrecadação continua. As doações podem ser feitas na sede da Afabess, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e também na Escola Jorge Bif, localizada na comunidade da Vila São Jorge.

O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, destaca a importância de doar roupas quentes e agasalhos, considerando o início do período de frio. “Vamos demonstrar nossa solidariedade àqueles que estão necessitando muito de nossa ajuda”, pediu o prefeito.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com