Geral
Aluna do Colégio Unesc recebe Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores
Criciúma
A última segunda-feira (04) foi de comemoração para o Colégio Unesc. A aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, Manuela dos Santos Uggioni, recebeu, em sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma, uma Moção de Aplauso, pelo 2º lugar na etapa estadual do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal (UPU) 2019. A Moção de Aplauso foi uma iniciativa do vereador Tita Belloli (MDB).
Para ele, a moção é uma forma de reconhecer as habilidades da estudante. “É uma conquista para a nossa cidade, mostra que temos jovens dispostos a levar o nome da cidade para todo o estado, e a Manuela nos representou muito bem, com muita criatividade”, parabenizou o vereador.
Belloli também parabenizou o apoio que o Colégio Unesc oferece aos estudantes. “É importante valorizar o trabalho realizado pelo Colégio Unesc, por isto gostaria de parabenizar o corpo docente e a estrutura universitária que oferecem aos alunos”, ressaltou o vereador. “O momento é de gratidão por tudo o que fazem pela região e pelas nossas crianças. Esperamos que o Colégio continue oferecendo educação de qualidade, e nós seguimos apoiando pois sabemos que está dando certo, sabemos que o Colégio busca oferecer uma educação de qualidade”, emendou Belloli.
Momento de alegria
E Manuela gostou do reconhecimento. “É muito gratificante saber que meu trabalho foi reconhecido, e isso é um incentivo a continuar participando de outros concursos e escrevendo ainda mais”, comentou a estudante.
Os familiares de Manuela também agradeceram pelo reconhecimento. “É um momento de grande emoção, alegria, e só tenho a agradecer pelo reconhecimento”, colocou a mãe de Manuela, Andréia Pereira dos Santos Uggioni.
Ela acredita que o bom desempenho no concurso e é resultado da dedicação da filha em conjunto com a dedicação do Colégio. “Muito obrigado aos professores e gestores do Colégio Unesc pela dedicação em ensinar e muito obrigado aos vereadores por reconhecerem o esforço dela, que é o mais importante”, comentou. Andréia.
Suporte na sala de aula
A coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires, “Estamos orgulhosos e queremos agradecer o vereador Tita Beloli pela indicação da Moção de Aplauso e à Câmara Municipal de Criciúma por aprovarem e reconhecerem o talento de Manuela”, agradeceu a gestora. Marlene também parabenizou o empenho dos professores do Colégio. “Obrigado a professora de Língua Portuguesa da Manuela, Thayse de Fáveri Giusti, e a todos os profissionais do Colégio Unesc que fazem a educação acontecer”, exclamou a coordenadora geral.
Quem também comemorou a Moção de Aplausos foi a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas. “Ficamos muito felizes com este reconhecimento pelo trabalho da Manuela, que escreve muito bem. Parabenizamos a aluna pela habilidade na escrita e também a professora Thayse pelo auxílio, pois o Colégio Unesc oferece a oportunidade para que os alunos desenvolvam ainda mais suas habilidades”, afirmou Carina.

Geral
Temporal deixa estragos em Içara e Treze de Maio
Um forte temporal registrado na tarde desta quinta-feira provocou danos em Içara, com registro de granizo, rajadas de vento e alagamentos em diferentes pontos da cidade.
De acordo com a Defesa Civil de Içara, o granizo teve maior intensidade na região de Esplanada. Já no bairro Vila São José, a força do vento derrubou uma estrutura metálica, que atingiu a rede elétrica e chegou a entortar um poste. Veículos que estavam no local também foram atingidos.
Antes da mudança no tempo, o calor era intenso. Termômetros de rua chegaram a marcar quase 40ºC no município. No entanto, conforme dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, a temperatura oficial atingiu cerca de 30ºC por volta das 13h.
O município de Treze de Maio foi atingido por ventos fortes e queda de granizo na tarde desta quinta-feira (2), provocando danos em diferentes pontos da cidade.
De acordo com a Defesa Civil de Treze de Maio, equipes estão em campo realizando o levantamento das ocorrências para avaliar a extensão dos prejuízos.
Foram registradas quedas de árvores, além de destelhamentos em galpões e residências. Apesar dos danos materiais, não há, até o momento, registro de pessoas desabrigadas, desalojadas ou vias interditadas.
Já em Criciúma também houve registro de granizo fraco, vento e pontos de alagamento. A chuva forte também provocou alagamentos pontuais na cidade

Geral
Balneário Rincão tira do papel obra aguardada há uma década na Zona Sul
Em ato solene na Zona Sul, a Prefeitura de Balneário Rincão assinou, na noite de ontem, a Ordem de Serviço para a retomada da escola municipal paralisada desde 2016. O projeto, que se arrastava por 10 anos devido a entraves burocráticos, agora recebe um investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões via FNDE.
A nova unidade contará com 12 salas de aula e foco no atendimento do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental. A localização estratégica, próxima à APAE, visa suprir o vácuo educacional de bairros como Mirassol e Chico do Poço. A secretária de Educação, Jucilene Fernandes, destacou que a estrutura chega em um momento crítico de crescimento populacional. Segundo ela, o perfil da cidade mudou drasticamente após a pandemia, com o aumento de famílias que escolheram a cidade como residência fixa.
Iniciada em 2014 e interrompida dois anos depois por problemas técnicos e judiciais, a obra segue agora um cronograma rigoroso. A previsão é que os serviços sejam concluídos em até um ano. A estrutura moderna é vista como o principal equipamento público para consolidar a urbanização e o atendimento social na Zona Sul do município.

Geral
Unidade, fé e missão marcam a Missa do Crisma na Diocese de Criciúma
A Catedral São José, em Criciúma, foi o local de encontro do clero da Diocese de Criciúma na manhã desta Quinta-feira Santa, dia 2, durante a celebração da Missa do Crisma, também chamada de Missa dos Santos Óleos. A solenidade foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e contou com a concelebração de Dom Milton Zonta e dos sacerdotes de todo o território pastoral.
A celebração integra o Tríduo Pascal, tempo central da fé cristã, no qual a Igreja recorda os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Além dos padres, participaram seminaristas, diáconos, religiosas e fiéis vindos de diversas comunidades.
Em sua reflexão, Dom Jacinto ressaltou o valor da Eucaristia como fonte de unidade e encontro com Cristo, recordando que a missão sacerdotal permanece viva ao longo dos séculos, dando continuidade ao testemunho dos apóstolos. “A Santa Missa nos insere neste mistério divino e fortalece nossa caminhada de fé”, disse o prelado.
Durante a celebração, um dos momentos mais expressivos foi a renovação das promessas sacerdotais. Diante do bispo e do povo, os padres reafirmaram sua entrega ao serviço de Deus e da Igreja. Em sua exortação, Dom Jacinto incentivou os sacerdotes a permanecerem firmes na vocação, mesmo diante dos desafios. “Somos chamados à fidelidade e à perseverança, confiando sempre na presença de Deus que nos acompanha”, afirmou.
O bispo também dirigiu uma palavra aos fiéis, convidando-os a sustentarem seus pastores com a oração e a comunhão. Segundo ele, toda a Igreja é chamada a viver como discípula missionária, mantendo o olhar fixo em Cristo e na eternidade.
Os Santos Óleos
Durante a celebração, Dom Jacinto abençoou os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos e consagrou o óleo do Crisma marcando outro momento importante da celebração. Os recipientes com os óleos, conduzidos até o altar pelos diáconos Danilo Pereira dos Reis (Irmão Moisés), Marco Antonio Scarpari Amboni e Rithele Alexandre Lima, serão utilizados ao longo do ano nos sacramentos celebrados nas paróquias e santuários.
O óleo do Crisma, preparado com óleo e bálsamo, está ligado aos sacramentos da Crisma e da Ordem, sendo sinal da presença do Espírito Santo. Durante o rito, o bispo soprou sobre o óleo e acrescentou o perfume, gesto que recorda a missão do cristão de testemunhar Cristo no mundo.
O óleo dos catecúmenos, empregado no Batismo, simboliza a força divina que sustenta aqueles que iniciam a vida cristã. Já o óleo dos enfermos, utilizado na Unção, expressa o cuidado de Deus diante da fragilidade humana, levando consolo e esperança aos que sofrem.
A celebração foi concluída em clima de unidade e espiritualidade, preparando a comunidade para os dias mais intensos da Semana Santa. Após a missa, o clero participou de um momento de convivência fraterna em um almoço oferecido pela Catedral São José, fortalecendo os vínculos de comunhão entre os sacerdotes.
Confira o horários das celebrações na Catedral e nos santuários diocesanos:
Catedral São José
Quinta-feira: Missa dos Santos Óleos às 9h30 e da Ceia do Senhor às 20 horas
Sexta-feira: Paixão do Senhor às 15h e Procissão da Via Sacra às 19h saindo do bairro Michel
Sábado: Solene Vigília Pascal às 19 horas
Domingo: Missa às 8h, 10h, 17h e 19 horas
Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens (Araranguá/SC)
Quinta-feira: Missa da Ceia do Senhor às 19h30
Sexta-feira: Paixão do Senhor às 15h e Procissão às 19h
Sábado: Solene Vigília Pascal às 19 horas
Domingo: Missa às 8h, 16h e 19 horas
Santuário Nossa Senhora de Caravaggio (Nova Veneza/SC)
Quinta-feira: Missa da Ceia do Senhor às 19h30
Sexta-feira: Paixão do Senhor às 15h
Sábado: Solene Vigília Pascal às 18 horas
Domingo: Missa às 8h e às 10 horas
Basílica Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus (Içara/SC)
Quinta-feira: Missa da Ceia do Senhor às 19h30
Sexta-feira: Via Sacra da Paixão de hora em hora das 6 às 11 horas – com encenação às 13h30 saindo da Igreja de Morro Bonito e Leitura da Paixão às 15h
Sábado e Domingo conforme os horários de costume

-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades



















