Conecte-se conosco

Geral

APAE usa aulas de música e canto como meio de estimulação multissensorial 

Publicado

em

Sons diversos, produzidos através de itens simples, como colheres, folhas de papel, chocalhos, mas que trazem grandes benefícios na estimulação multissensorial dos alunos da APAE Cocal do Sul. Esta abordagem criativa e acessível, proporcionada pelas aulas de música oferecidas pela instituição, permite que os alunos experimentem diferentes texturas e vibrações, desenvolvendo a percepção auditiva e tátil.

Ao utilizar objetos do cotidiano, a professora Anetais Candido consegue tornar a música mais inclusiva e acessível para as crianças, facilitando a participação ativa de todos os alunos. “Trabalhar com utensílios comuns não só desperta a curiosidade das crianças, mas também lhes dá uma nova perspectiva sobre os sons que podem criar com coisas simples,” explica a professora. “Isso é extremamente enriquecedor para o desenvolvimento sensorial e cognitivo.”

Em outro ambiente da escola, nas tardes de quinta-feira, o Maestro Jaime De Brida reúne alunos adultos e idosos para as aulas de canto coral. Com entusiasmo e dedicação, ele conduz os alunos e trabalha ritmos e canções, criando um ambiente divertido e acolhedor, onde cada aluno se sente valorizado. Sob sua orientação, os alunos aprendem a harmonizar suas vozes, a seguir ritmos e a expressar emoções através do canto.

“O coral não é apenas sobre cantar; é sobre união, expressão e alegria,” comenta Jaime De Brida. “Ver os alunos se apresentando e se divertindo é a maior recompensa”, afirma o Maestro.

Benefícios diversos

Tanto nas aulas de música como as de canto coral, as atividades são projetadas para estimular múltiplos sentidos simultaneamente. “A música envolve a audição, a visão, o tato, a propriocepção e o movimento, promovendo um desenvolvimento integral. Os alunos desenvolvem a coordenação motora, a percepção auditiva, a capacidade de concentração e a expressão emocional, enquanto desfrutam de uma experiência rica e gratificante”, explica a professora de música da APAE, Anetais Candido.

Muito mais que entretenimento, a música é considerada terapêutica e quando trabalhada da maneira correta, traz inúmeros benefícios como:

  • estimulação visual, através da observação e repetição dos movimentos ou leitura da pasta de músicas;
  • estimulação auditiva, com a identificação de diferentes sons, ritmos e melodias, além da diferenciação de timbres e sons específicos de cada instrumento;
  • estimulação tátil, para o caso do uso de instrumentos e o reconhecimento da textura e a vibração deles;
  • estimulação cinestésica, que desenvolve a coordenação motora, quando o aluno se move ao ritmo da música, dança ou realiza movimentos específicos para tocar instrumentos, além da melhora a comunicação não verbal ao utilizar gestos e movimentos faciais para expressar emoções durante o canto;
  • estimulação proprioceptiva, que desenvolve a consciência corporal, através do ajuste de posturas e movimentos ao tocar instrumentos ou cantar;
  • desenvolvimento cognitivo e emocional, que ajuda na melhoria da memória, concentração e habilidades de resolução de problemas, além de permitir que os alunos expressem sentimentos, reduzam a ansiedade e aumentem a autoestima;
  • desenvolvimento social e físico, já que melhora as habilidades de comunicação, cooperação e interação social. A prática regular de música e canto também desenvolve a coordenação motora, controle respiratório e postura, beneficiando a saúde física dos alunos.

Inclusão e socialização

Todos os anos, os alunos da APAE Cocal do Sul realizam apresentações em eventos fora da instituição, encantando o público com suas performances musicais. “Essas apresentações são momentos de grande orgulho e realização, tanto para os alunos quanto para nossas equipes. Elas não só exibem o talento e a dedicação dos alunos, mas também promovem a inclusão e sensibilizam a comunidade sobre a importância do apoio a pessoas com deficiência”, destaca a diretora da APAE, Rosiclei Prior Viola.

A criatividade e a dedicação da equipe, aliadas à alegria e ao entusiasmo dos alunos, fazem dessas atividades uma parte essencial do trabalho da instituição. Com cada som e canção, a APAE Cocal do Sul continua a construir um futuro mais inclusivo e cheio de oportunidades para todos.

Geral

Plataforma voltada ao cuidado de pets vence o SW Criciúma 10

Publicado

em

A décima edição do Startup Weekend Criciúma foi concluída neste domingo (10), após uma jornada de 54 horas voltada ao empreendedorismo e inovação. Cerca de 70 pessoas, entre participantes e equipe organizadora, estiveram envolvidas desde sexta-feira (8) no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO).

Uma proposta de solução para o problema de tutores de pets foi consagrada vencedora pelo júri. A plataforma PetTrek visa conectar os donos com cuidadores cadastrados, com o objetivo de deixar os animais em períodos específicos, como viagens. Os times MoniFluid e GoNative ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente, e o aplicativo PossoIr ganhou menção honrosa.

O evento, considerado o maior do mundo para startups, vem ocorrendo na principal cidade do Sul de Santa Catarina desde 2016. O tema desta edição foi “Egito”, exaltando o conceito das “startups camelo” — empreendimentos resilientes, que, como o animal do deserto, sobrevivem em condições adversas.

Com 35 participantes divididos em cinco equipes, o SW Criciúma desenvolveu soluções inovadoras para desafios em diversos setores. “Eles percorreram a nossa jornada do herói, partindo apenas de uma ideia até a estruturação e validação da proposta, transformando-a em um negócio viável para a apresentação final. Essa metodologia, aplicada em mais de 150 países, permite que todos trabalhem intensivamente e desenvolvam habilidades. Nosso foco é muito mais incentivar a formação de novos empreendedores do que esperar que esses projetos imediatamente se concretizem no mercado, embora isso possa ocorrer”, explica a líder da comissão organizadora, Maria Cláudia Conti Costa.

O time responsável pelo Startup Weekend é composto por voluntários da comunidade de startups, quase todos ex-participantes do evento. O desenvolvimento dos projetos teve o apoio de seis mentores convidados, e as atividades foram coordenadas por dois facilitadores.

Nos oito anos de presença no ecossistema regional, o SW se consolidou como um importante pilar para a formação de talentos com visão empreendedora, aponta a vice-presidente do polo regional ACATE CETUS, Saionara Ugioni, integrante da comissão julgadora da décima edição. “Impressionante o que essas equipes conseguem desenvolver em tão pouco tempo. São pessoas que voltam para o mercado transformadas e a própria comunidade de startups vai se renovando com novas lideranças, graças aos talentos e às conexões provocadas”, exaltou.

A experiência de participar do Startup Weekend foi vivenciada pela segunda vez pelo professor de Robótica e estagiário da SATC Gabriel Brognoli, integrante do time vencedor. “O que mais me marca no SW é o desconforto que passamos. Saímos muito da nossa zona de conforto e expandimos nossos horizontes. Geralmente quem vem aqui não entende muito sobre empreendedorismo, como as empresas fazem e como elas ganham dinheiro. Com o tempo, as coisas vão se desmistificando. Voltei porque me apaixonei por esse mundo”, relatou.

O evento faz parte de uma iniciativa global da aceleradora americana Techstars, e conta com o apoio do Sebrae/SC, por meio do programa Sebrae Startups, além do envolvimento voluntário de mentores, palestrantes e organizadores, que trabalham em prol do fortalecimento do ecossistema de inovação regional.

Continue Lendo

Geral

Içara recebeu a 2ª Mostra Tecnológica do Içara Mais Tec neste sábado

Publicado

em

A Praça da Igreja Matriz São Donato, recebeu no sábado, das 9h às 12h a 2ª edição da Mostra Tecnológica do Içara Mais Tec. O evento possibilitou que a comunidade conhecesse os 13 projetos desenvolvidos pelos alunos das turmas de Robótica e de Desenvolvimento de Games, realizados por meio da parceria entre Governo Municipal de Içara e SESI de Criciúma.

O projeto foi iniciado em 2023 e, até o final deste ano, já serão mais de 535 alunos formados nos cursos de robótica e de desenvolvimento de games. Eles são estudantes das redes municipal e estadual de ensino de Içara. Os da rede municipal participam das aulas nos pólos de ensino, espalhados pelas escolas do Município.

A intenção, de acordo com prefeita Dalvania Cardoso, é fazer com que o cidadão acompanhe a evolução tecnológica do mercado de trabalho e que tenha ainda mais oportunidades. “E com uma mão-de-obra qualificada, podemos atrair ainda mais empresas para a cidade”, prevê a chefe do poder executivo.

“Ao todo, foram apresentados 13 projetos que aliam tecnologia e inovação, destacando o potencial criativo dos estudantes envolvidos. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer iniciativas como uma casa inteligente, projeto de ponto de carona automatizado, carrinho Smart, jogos digitais criados pelos alunos, aplicativo para facilitar compras em supermercados, entre outros”, finaliza a supervisora de educação do SESI Criciúma, Gabrieli Borges Ugioni Felipe.

Continue Lendo

Geral

Unesc dá nova cara para a Praça Nereu Ramos e celebra momento com a comunidade

Publicado

em

Quem visita o campus da Unesc percebe o cuidado que envolve cada espaço: canteiros bem desenhados, flores e uma estrutura que acolhe. Esse colorido, que faz parte do cotidiano da Instituição, agora floresce na Praça Nereu Ramos, coração de Criciúma. A Universidade Comunitária do Sul catarinense, com dedicação à sociedade e à região, assumiu o ajardinamento do local, oferecendo à cidade um ambiente vibrante. Um ato na manhã deste sábado (9/11) celebrou a parceria entre a Unesc, a prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), por meio do Núcleo de Lojistas do Centro, que tornou a ação possível

Dentro do projeto foram plantadas hortênsias; liriopes; begônias flor de mel; entre outras, totalizando dez espécies de flores.

Em celebração à parceria, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, expressou gratidão ao time do Horto Florestal e ao Departamento de Planejamento e Infraestrutura (DPI), da Universidade, que trabalharam incansavelmente no projeto.

“Essa revitalização é um momento histórico para a Praça Nereu Ramos e não poderia ocorrer sem a ação colaborativa de entidades comprometidas com o desenvolvimento de Criciúma como, por exemplo, no desenvolvimento humano por meio da formação acadêmica de excelência. Agradeço às nossas equipes do horto e do DPI, que estiveram na Praça desde muito cedo até tarde para deixar tudo lindo. Somos, na Unesc, um conjunto de pessoas apaixonadas pelo que fazem, e é essa paixão que faz tudo dar certo”, relatou.

A reitora agradeceu também ao prefeito Clésio Salvaro pelo apoio contínuo e à CDL, que possibilitou que a Unesc assumisse o espaço da Praça. “Minha gratidão a todos os integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas que nos permitiram tomar conta deste espaço como cuidamos do campus. Que possamos celebrar coisas boas: integração, vida, oportunidades e a cidade linda que temos, obra de ação coletiva e do nosso compromisso em fazer de Criciúma um lugar onde queremos estar e permanecer”, completou.

Ponto de encontro

Inaugurada no dia 15 de dezembro de 1931, a Praça Nereu Ramos passou a ser o ponto de encontro dos criciumenses. É nela, sob a sombra das árvores, que muitos criciumenses e visitantes de outras cidades passam diariamente. Nela, encontra-se, ainda, parte do comércio.  

“Quando o poder público, a Universidade, e uma entidade como a CDL trabalham em prol da sociedade, apresentam resultados positivos. A razão de estarmos no poder é para fazer o bem, atender os anseios e melhorar a vida das pessoas. Trabalhar para esta cidade é uma honra, e fizemos muitas parcerias que precisam ser enaltecidas e comemoradas”, comentou o prefeito Clésio Salvaro.

A ação faz parte do Programa de Adoção de Logradouros Públicos no âmbito do Município de Criciúma e iniciou com a ideia sugerida pela CDL, por meio do Núcleo de Lojistas do Centro e passou pela assinatura do Termo de Permissão de Adoção, assinado entre a Unesc e o Município, representado pela Fundação Cultural e pelo Departamento de Meio Ambiente. 

“Não há como descrever a emoção de ver a praça cuidada pela Unesc. Há uma semana passávamos por aqui e víamos os canteiros somente com terra. Aqui é o coração de Criciúma, e quem vive nesta cidade tem alguma memória afetiva. Ver este local revitalizado é indescritível e devemos isso ao esforço da equipe da CDL que, ao perceber a situação, conversou com a reitora, conseguindo transformar o ambiente para este lindo visual que agora arranca sorrisos das pessoas. Obrigado à Universidade e à Prefeitura por tornarem isso possível”, falou o presidente da CDL, André Luiz Santiago de Castro.

Um exemplo de Universidade

Luciane lembrou também que a Instituição, criada há 56 anos, foi recentemente recredenciada pelo Ministério da Educação (MEC), com nota máxima em todos os 50 itens avaliados, sendo uma das poucas instituições no Brasil com tal reconhecimento. “Cumprimos o nosso papel, entregando excelência em tudo o que fazemos”, afirmou.

Além disso, enfatizou que a Unesc foi classificada como um dos Lugares Incríveis para Trabalhar, segundo pesquisa da Fundação e Instituto de Administração (FIA), e lidera, entre as universidades não estatais de Santa Catarina, em Pesquisa, Internacionalização e Inovação, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF). 

Continue Lendo

Mais vistos