Conecte-se conosco

Blog Anderson de Jesus

Após decisão de Zanin, grupos já articulam manifestação na 101

Publicado

em

Após a decisão do Ministro Cristiano Zanin, que prorrogou votação em locais com urnas abertas em todo o Brasil, já há em Criciúma grupos que se articulam via internet para uma possível manifestação na BR-101, em Içara. Em texto publicado nos grupos de whatsapp a manifestação indica um ato no bairro Vila Nova.

Claramente, se não houver a vitória do Flávio, saberemos que houve, de forma clara e intencional, um golpe nas urnas.Como ocorreu em 2022, em forma de protesto, vamos interromper a BR-101 em Içara, em frente ao Tio João.

O pessoal que estiver em Criciúma e Içara, se quiser, desloque-se para o local. Será um movimento pacífico e ordeiro, sem depredação.A BR-101 ficará interditada por cerca de duas horas.

Foto – arquivo

Blog Anderson de Jesus

Datafolha aponta empate entre Lula e Flávio Bolsonaro no segundo turno

Candidatos têm 50% dos votos válidos cada um; na pesquisa anterior, Flávio registrava 51% e Lula, 49%

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparecem empatados na disputa pelo segundo turno das eleições presidenciais, com 50% dos votos válidos cada um. O resultado é da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22).

Na comparação com o levantamento anterior, publicado em 15 de outubro, Flávio oscilou de 51% para 50%, enquanto Lula passou de 49% para 50%. As variações estão dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Como são calculados os votos válidos

Os percentuais de votos válidos consideram apenas os votos atribuídos aos candidatos. Votos brancos e nulos ficam fora desse cálculo, utilizado para definir o resultado das eleições.

Por isso, os índices apresentados nesse recorte não correspondem necessariamente à proporção de todos os eleitores entrevistados, mas à distribuição dos votos considerados válidos.

Metodologia da pesquisa Datafolha

O levantamento ouviu 2.520 pessoas entre os dias 20 e 22 de outubro de 2026. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Contratada pela Folha de S.Paulo e pela Globo, a sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09709/2026.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Potelecki deve assumir Criciúmaprev e Gentil Francisco toma posse no Legislativo dia 30

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Criciúma terá nome novo a partir da próxima semana. Radialista e líder comunitário, Gentil Francisco vai assumir a vaga do titular Aldinei Potelecki. O vereador do Republicanos deve se licenciar da função para assumir o comando do Instituto de Previdência dos Servidores de Criciúma, o Criciúmaprev.

O ato de posse está programado para o dia 30, às 9 horas. Com forte atuação comunitária na região da Grande Santa Luzia, Gentil Francisco é o presidente da UABC e deve levar para a câmara as principais reivindicações das comunidades.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Supermercados estimam aumento de até 30% nos custos com o fim da escala 6×1

Setor teme dificuldades para contratar trabalhadores, avalia mudanças no funcionamento aos domingos e tenta evitar que os gastos adicionais sejam repassados aos consumidores.

Publicado

em

O fim da escala de trabalho 6×1 acendeu um alerta entre os supermercadistas de Santa Catarina. As empresas estimam que a mudança poderá elevar os custos operacionais entre 15% e 30%, dependendo do porte do estabelecimento. O setor também demonstra preocupação com a dificuldade para contratar profissionais e com os possíveis reflexos no atendimento aos consumidores.

A presidente regional da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), a empresária Monique Pizzetti, afirma que o esforço inicial será absorver os custos adicionais para evitar que o impacto chegue diretamente aos preços dos produtos.

A dirigente, no entanto, não descarta mudanças no funcionamento das lojas após o período de festas de fim de ano, incluindo a possibilidade de redução da jornada de atendimento.

“Isso tudo precisa ser analisado porque o domingo é um dos melhores dias da semana, mas temos que entender que, além do aumento do custo, vamos ter dificuldades em encontrar mão de obra”, projeta.

Pequenos supermercados devem sentir mais os efeitos

A preocupação também foi manifestada pela ACATS em posicionamento sobre a Emenda Constitucional nº 141/2026, mencionada pela entidade como responsável pelo fim da escala 6×1 e pela redução gradual da jornada semanal para 40 horas.

A associação reconhece a importância de ampliar o período de descanso dos trabalhadores, mas avalia que o prazo de adaptação e a forma de implementação da mudança podem pressionar os custos, os preços e a manutenção dos empregos no setor.

Segundo estimativas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) citadas pela ACATS, o custo com pessoal poderá aumentar entre 17% e 20% nas empresas de maior porte. Nos estabelecimentos menores, a elevação pode chegar a 30%.

O impacto tende a ser mais significativo nos supermercados de bairro e nas lojas do interior, que contam com equipes reduzidas e têm menos capacidade de distribuir as despesas adicionais. A necessidade de reorganizar as escalas e garantir duas folgas semanais também poderá exigir novas contratações.

O problema, conforme a entidade, é que o setor já enfrenta dificuldades para preencher vagas. Nesse cenário, o aumento das despesas com pessoal pode levar empresas a rever o número de contratações, ampliar a automação e modificar os horários de atendimento.

Domingos e feriados entram no debate

Os supermercados funcionam durante toda a semana, inclusive aos domingos e feriados. Por isso, a adequação das escalas é considerada um dos principais desafios da mudança.

A ACATS alerta para a possibilidade de redução do horário de funcionamento e até do fechamento de lojas aos domingos, caso os estabelecimentos não consigam reorganizar as equipes de maneira economicamente viável.

A entidade também questiona a implementação das novas regras no período de maior movimento do comércio. Conforme o posicionamento da associação, a primeira etapa da transição está prevista para meados de dezembro, coincidindo com o Natal, o Ano-Novo e o início da temporada de verão no litoral catarinense.

Em Santa Catarina, o setor supermercadista reúne aproximadamente 16 mil estabelecimentos e emprega cerca de 230 mil pessoas. A atividade também representa cerca de 5% da arrecadação estadual de ICMS, segundo dados apresentados pela ACATS.

Entidade pede negociação e prazo para adaptação

Para enfrentar os impactos, a ACATS defende a abertura imediata de negociações entre empresas e sindicatos de trabalhadores. A proposta é construir convenções coletivas que permitam organizar as jornadas e preservar, sempre que possível, o atendimento aos domingos e feriados.

A associação também reivindica regulamentação específica para atividades de funcionamento contínuo, medidas de compensação dos custos trabalhistas e condições diferenciadas para microempresas e empresas de pequeno porte.

Outra solicitação é que a entrada em vigor das novas regras não coincida com o período de festas de fim de ano. A entidade pede ainda que a fiscalização tenha caráter orientativo durante a fase de adaptação.

Em conjunto com a ABRAS, a ACATS também manifesta apoio à PEC 40/2025, que prevê a possibilidade de contratação pelo regime de hora trabalhada. A associação considera a alternativa especialmente relevante para estabelecimentos com equipes pequenas.

Enquanto as discussões avançam, o setor afirma que pretende orientar os associados sobre a reorganização das escalas e acompanhar os efeitos da mudança sobre os custos, o emprego e os preços dos alimentos.

Continue Lendo

Blog AJ

Blog AJ

Mais vistos