Geral
Aprovadas contas do Hospital São Donato

Os órgãos da Fundação Social Hospitalar de Içara foram definidos para os próximos dois anos na manhã desta segunda-feira, dia 19. No Conselho Deliberativo assumiu como presidente Pedro Piazza, do Lions; e como secretário, Edson Cardoso, da Associação Empresarial. No Conselho Fiscal, por vez, atuarão no biênio 2017/2020, Ronaldo Marcílio Caetano, da União das Associações Comunitárias de Içara; Altair Antônio de Oliveira, do Centro Espírita; e Hercílio Jair Antônio De Stefani, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
“Assumo com o compromisso de dar suporte à diretoria”, coloca Pedro Piazza. Conforme o antecessor, Gilberto Procópio Lima, o Hospital São Donato permanecerá em seu coração e continuará contribuindo. “Precisamos desta participação. Quando assumimos o hospital, o risco de fechar era muito elevado. Agradecemos pela confiança. Ela foi fundamental para mantermos as portas abertas”, indica o presidente reeleito da FSHI, Waldemar Luiz Casagrande, do Rotary.
Como instituição gerida pela FSHI, a diretoria do hospital também foi definida com Rodrigo Gonçalves (Cooperaliança) de vice e Tarcisio Lima (Lions) de tesoureiro. Com a indicação dos membros ao Conselho Deliberativo e Diretoria, as entidades deverão indicar novos nomes para suprir os seus integrantes eleitos. Também fazem parte o Sindicato dos Aposentados, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e os colaboradores do hospital, neste último caso, sem direito a voto.
Contas de 2017 são aprovadas por unanimidade
O resultado financeiro e a depreciação do patrimônio do Hospital São Donato ocasionaram R$ 1,3 milhão de déficit em 2017. A aprovação do balanço ocorreu por unanimidade junto com a apresentação das atividades realizadas no último ano. Foram ao todo 55,2 mil atendimentos no Pronto-Socorro, dos quais, 70% de Içara; além de 23,3 mil atendimentos ambulatoriais; 4,2 mil internações; 2,7 mil cirurgias e mais de 100 mil refeições servidas.

Geral
III Encontro de Mulheres Agricultoras reúne mais de 100 participantes em Morro da Fumaça

Nesta quarta-feira, 12 de março, o Governo Municipal de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Agricultura, em parceria com a Cooper Morro da Fumaça e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), promoveu o III Encontro de Mulheres Agricultoras do Município. O evento reuniu 110 mulheres, além da equipe da Administração Municipal e demais convidados, no Celeiro Red Shed.
A programação trouxe discussões sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no setor agrícola, reforçando a importância da valorização e do fortalecimento da atuação feminina no campo.
Prefeito destaca compromisso com mulheres agricultoras
O prefeito Eduardo Sartor Guollo e o vice-prefeito Davi Colonetti Pellegrin participaram do evento e ressaltaram a relevância do encontro.
“O evento está se consolidando como um espaço de troca de experiências e fortalecimento de laços. Ficamos muito felizes com o resultado. Reafirmamos o compromisso do município com a valorização do papel da mulher no campo”, destacou o prefeito.
A palestra principal foi conduzida pela pedagoga e extensionista social da Epagri, Lilian Maria Sbecker, que abordou o tema “Sucessão e gênero – Desafios para a mulher agricultora”. Durante a apresentação, Sbecker enfatizou a necessidade de promover a igualdade de gênero e fortalecer a agricultura familiar, reconhecendo o papel essencial das mulheres no desenvolvimento rural.
Autoridades prestigiam o evento
O evento também contou com a presença de Marijane Felippe, presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, do gerente regional da Epagri, Edson Borba Teixeira, da primeira-dama, Roberta Ghise Inocêncio, e da segunda-dama, Rozi Pellegrin.
Saúde e bem-estar das agricultoras
Além das discussões sobre o papel da mulher no campo, o III Encontro de Mulheres Agricultoras ofereceu ações voltadas à saúde e bem-estar das participantes, com apoio da equipe de Saúde do município. As atividades foram gratuitas e destacaram a importância do autocuidado e da qualidade de vida para as mulheres do meio rural.
A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) também participou do evento, reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade e o desenvolvimento rural.

Geral
Missa em Ação de Graças abre atividades da Afasc e homenageia o Dia da Mulher em Criciúma

Na tarde desta quarta-feira, 12 de março, a Catedral São José, em Criciúma, recebeu uma missa em Ação de Graças, celebrada pelo padre Vânio Margutti Pereira. O evento marcou a abertura oficial das atividades da Associação Feminina de Assistência Social e Cultural (Afasc) e prestou uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, destacou a relevância da celebração para renovar a fé da equipe e simbolizar o início de um ano dedicado a ações assistenciais. “É um momento especial para todos nós, que nos motiva a trabalhar em prol do bem-estar social”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, do vice-prefeito Salesio Lima e da vice-presidente de honra da Afasc, Rosane Custódio Lima. Durante a missa, cada departamento da Afasc teve a oportunidade de se apresentar, reforçando o compromisso dos colaboradores com projetos sociais e comunitários.
Além de abençoar os serviços prestados pela Afasc, a celebração enfatizou a importância da mulher na sociedade, destacando seu papel na transformação social. O evento reforçou o espírito de união e marcou o início de um ano repleto de ações e projetos voltados à assistência social em Criciúma.

Geral
Praça Anita Garibaldi e Parque Municipal de Urussanga terão arborização renovada

A Praça Anita Garibaldi e o Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, em Urussanga, passarão por uma renovação da arborização. A medida decorre de um inventário técnico realizado pela Diretoria de Meio Ambiente (DMA) do Município, em parceria com as secretarias de Cultura, Turismo e Esportes e de Infraestrutura. A iniciativa envolve a substituição de espécies exóticas já em estágio avançado de envelhecimento por mudas nativas adequadas ao paisagismo e ao ecossistema.
O levantamento identificou que seis árvores na Praça Anita Garibaldi e 39 no Parque Municipal necessitam de poda e limpeza imediatas para garantir a segurança dos frequentadores. Além disso, nove árvores na praça e 25 no parque terão que ser removidas, em sua maioria espécies exóticas já em estado avançado de senescência (envelhecimento natural), oferecendo riscos de queda ou interferindo na rede elétrica local. Isso inclui a remoção de uma espatódea localizada na Praça, que tem o corte obrigatório por lei estadual desde 2022 por ser nociva a abelhas e beija-flores.
“A Praça Anita Garibaldi e o Parque Municipal são espaços públicos que pertencem a todos os urussanguenses, portanto todas as intervenções neles devem ser analisadas com muito carinho e cautela. Nós estamos adotando todas as providências necessárias para garantir a segurança, acessibilidade e harmonia com o patrimônio histórico, sempre de forma muito transparente”, afirma a prefeita de Urussanga, Stela Dagostin Talamini.
A medida visa evitar acidentes envolvendo a queda de galhos e de árvores, priorizar o desenvolvimento de espécies nativas e também possibilitará a implementação de infraestrutura que garantirá a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, incluindo idosos e cadeirantes, especialmente no Parque Municipal. Na Praça, o Município também prevê a troca dos bancos e o conserto de calçadas.
Diálogo aberto com a sociedade
A demanda para a realização dos serviços de poda, limpeza e substituição de árvores já foi apresentada ao Conselho Municipal de Política Cultural de Urussanga (CMPCUR). “Ouvir o conselho foi essencial para alinhar as necessidades técnicas às expectativas da comunidade, garantindo transparência e legitimidade ao trabalho”, afirmou a engenheira ambiental da DMA e integrante do CMPCUR, Camila Colossi Felippe, “Este é um processo natural e necessário, já que algumas árvores atingiram o fim do seu ciclo de vida, representando riscos para todos nós”, acrescenta.
No lugar das mudas que precisam ser removidas, a Prefeitura promoverá o plantio de mudas de espécies nativas. O Município trabalhará na definição das espécies, quantidades e locais de plantio, que levarão em conta aspectos paisagísticos, a adaptabilidade das plantas ao ecossistema local, e, no caso da Praça Anita Garibaldi, a harmonia com o patrimônio histórico. Os detalhes serão apresentados ao CMPCUR para manter o diálogo aberto durante todo o processo.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades