Conecte-se conosco

Variedades

“Arroz e Feijão em: Desvendando o Colapso no Sistema em Turnê pelo Sul do Estado”

Publicado

em

O Grupo Teatro Revirado, por meio do Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina (PIC), leva a peça teatral “Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema” ao público de Morro Grande e Meleiro. As apresentações estão marcadas para quinta-feira, 16 de novembro, às 10h e 14h, na EEB Ana Machado Dal Toé, e na sexta-feira, dia 17, no Ginásio de Esportes do Centro de Meleiro, nos mesmos horários.

Este projeto itinerante, que percorrerá 45 cidades do Sul do Estado, conta com um total de 90 apresentações, todas gratuitas. Desde a abertura da turnê em Jacinto Machado, em 30 de outubro, cinco municípios já foram contemplados, envolvendo mais de duas mil crianças e adultos.

A Coordenadora Geral do Projeto, Yonara Marques, destaca o desafio de abordar um tema relevante, como a alimentação saudável, de forma artística, sem cair na didática excessiva. Ela enfatiza: “Nosso propósito é fazer as crianças pensarem que dentro de cada um de nós existe um universo que precisa ser nutrido de alimentos de qualidade.”

As apresentações, divididas em duas temporadas, seguem até 14 de dezembro e retomam no início do ano letivo de 2024, em fevereiro. Dezoito cidades serão contempladas este ano, com sessões gratuitas para todos os públicos e idades, realizadas nas quartas e quintas-feiras em dois períodos, matutino e vespertino. Além disso, todas as sessões contam com tradução em Libras para promover a acessibilidade.

Sobre a peça, os detetives Arroz e Feijão embarcam em uma nova missão para desvendar os misteriosos crimes que ocorrem dentro do corpo humano, causando o colapso no sistema. Com músicas, teatro de bonecos e ação, a peça, escrita por Luan Marques Joaquim e Adriano Medeiros, destaca a importância do Arroz e do Feijão para uma alimentação saudável por meio da educação nutricional. O elenco é composto por Fabio Murillo Justino como Feijão, Adriano Medeiros como Arroz, e Priscila Schaucoski e Bruno Andrade, integrantes do Grupo Cirandela de Teatro, que também assinam a trilha sonora e sonoplastia do espetáculo.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Coringa: Delírio a Dois estreia no Cine Show Tubarão

Publicado

em

O Cine Show Tubarão está com lançamento nesta quinta-feira (03). Com muita drama, ação, romance e aventura, Coringa: Delírio a Dois estreia nas telonas do cinema do Farol Shopping. Além disso, A Forja – O Poder da Transformação, Transformers: O Início, A Menina e o Dragão, Meu Amigo Pinguim  e Os Fantasmas Ainda se Divertem, seguem em cartaz. 

Coringa: Delírio a Dois 

Delírio a Dois, Arthur Fleck está institucionalizado em Arkham à espera do julgamento por seus crimes como Coringa. Enquanto luta com sua dupla identidade, Arthur não apenas se depara com o amor verdadeiro, como encontra a música que sempre esteve dentro dele.

Ingressos

Aos cinéfilos que desejam adquirir os ingressos com antecedência e evitar filas, é possível garantir a entrada pelo site clicando aqui.

Trailer Coringa: Delírio a Dois

Coringa: Delírio a Dois | Trailer Oficial

Programação válida de 03/10/2024 a 09/10/2024:

[ESTREIA] – Coringa: Delírio a Dois
Dublado (2D): 15h30, 18h15, 20h30 e 21h
Legendado (2D): 20h30

A Forja – O Poder da Transformação
Dublado (2D): 18h30 e 21h

Transformers: O Início
Dublado (2D): 14h* e 18h20
Dublado (3D): 16h10

*A sessão das 14h não será exibida quinta e sexta-feira. 

A Menina e o Dragão
Dublado (2D): 14h20* e 16h20

*A sessão das 14h20 não será exibida quinta e sexta-feira. 

Meu Amigo Pinguim
Dublado (2D): 16h30

Os Fantasmas Ainda se Divertem
Dublado (2D): 18h20

Confira a programação completa do Cine Show, neste link

Continue Lendo

Variedades

Unesc em Dança conecta talentos e fortalece a arte e a cultura

Publicado

em

O Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, foi tomado pela arte e pela emoção neste fim de semana com a realização da 22ª edição do Unesc em Dança, um evento que, mais do que promover o espetáculo da dança, destaca o caráter comunitário e a valorização da cultura regional. Com início no sábado (28/09) e encerramento nesta segunda-feira (30/09), na Universidade, o festival reúne 1.100 bailarinos de 71 grupos de diversas cidades, apresentando 115 coreografias em um ambiente de celebração e troca de experiências.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o Unesc em Dança vai além de um espetáculo artístico, refletindo os valores essenciais da Universidade. “Este evento traduz de forma única a essência da Unesc, uma Instituição Comunitária com 56 anos de história, que valoriza a arte, a cultura, a sensibilidade e a integração. A dança, assim como a música e as cores, expressa esses princípios de maneira vibrante. É um evento que envolve toda a cidade, levando a magia da arte e reafirmando o papel da Universidade em fomentar e fortalecer a cultura”, afirmou.

Ao longo dos anos, o Unesc em Dança se consolidou como um dos maiores eventos culturais da região, caracterizado pelo seu formato não competitivo, focado na formação artística e na valorização do talento local. 

Com entrada gratuita, o festival oferece uma intensa programação de espetáculos que envolvem gêneros variados, como Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Populares, todos apresentados em um clima de celebração. O evento também promove oficinas e palestras, criando um espaço de aprendizado e aprimoramento tanto para os bailarinos quanto para os coreógrafos e o público em geral.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, reforçou a importância do Unesc em Dança como um projeto institucional de relevância para toda a comunidade. “Essa edição mais uma vez demonstra a excelência da Unesc em promover a arte e a cultura. O festival reflete o compromisso da Universidade em ser protagonista cultural na região, promovendo eventos de alto nível que estimulam o engajamento social e a transformação por meio da dança”, afirmou Gisele.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig destacou a satisfação de participar de mais uma edição. “É muito gratificante ver a alegria e o encantamento de cada grupo ao chegar aqui. A Universidade, como ponto de cultura reconhecido pelo Ministério da Cultura, atua como um verdadeiro polo cultural para toda a região. Nosso objetivo é continuar expandindo esses espaços para a cultura e fortalecer cada vez mais as políticas culturais”, afirmou.

Conexão e crescimento

Para Jesse Cruz, membro do Grupo de Danças Brasileiras Mojubá da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), a dança em uma universidade simboliza o acesso ao conhecimento. “É a primeira vez que estamos em Criciúma, mas minha parceria com o Unesc em Dança já se estende por muitos anos. O evento vai além das coreografias, oferecendo oficinas e palestras que enriquecem a experiência e melhoram a qualidade de cada edição”, afirmou Jesse, que também atuou como avaliador do evento.

Para Candice Assmann, também uma das avaliadoras do evento, participar do Unesc em Dança é uma honra que lhe permite vivenciar o trabalho realizado na região em torno da dança. “Estou muito feliz com a qualidade dos grupos que se apresentam e a oportunidade de oferecer um espaço tão significativo para a dança na cidade. Como avaliadora, tive a chance de ver trabalhos incríveis de coreógrafos que realmente se dedicam e pesquisam, além de pessoas apaixonadas pela dança. Fiquei positivamente surpreendida com o que presenciei. As performances foram bem executadas, com grande energia e expressões faciais marcantes”, afirmou. 

O festival, aprovado pela Lei Rouanet, conta com o apoio de empresas locais, como Giassi Supermercados, Anjo Tintas, Setep Construções e Bistek Supermercados, reforçando o laço entre a cultura e a comunidade. 

Para o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, o sucesso do Unesc em Dança se deve ao seu foco na formação técnica e artística dos bailarinos, sem deixar de lado o aspecto humano e comunitário. “Nossa preocupação não é apenas com o espetáculo, mas com a formação de público, com a criação de um ambiente de aprendizagem para todos os envolvidos, sem a pressão de competir. Isso fortalece os grupos, os coreógrafos e, principalmente, a expressão cultural da nossa região”, afirmou Maxwell.

Para Caroline Tromm, diretora da Escola de Ballet Musette de Nova Veneza, a participação no festival é uma oportunidade única de crescimento para suas bailarinas. “Participar do Unesc em Dança é sempre um momento especial. Aqui, celebramos a dança, aprendemos com outros grupos e nos enriquecemos artisticamente. Já fui bailarina nesse palco e hoje retorno como coreógrafa, o que torna essa experiência ainda mais significativa”, disse Caroline.

“O Unesc em Dança é um festival que se tornou referência em nossa cidade. Nesta edição, apresentamos um trabalho de estreia que foge do que nosso grupo costuma fazer. Embora tenhamos uma forte tradição no hip hop, trouxemos uma proposta diferenciada e inovadora. Tudo está maravilhoso, os figurinos, as coreografias, e os grupos se mostraram extremamente bem preparados”, comentou Paula Gregório Gonçalves, coreógrafa da Companhia de Dança da Unesc.

A plateia também ficou encantada pelas apresentações, como é o caso de Flávia Pagani, de Içara. “Estou achando tudo muito interessante. Danço há 19 anos e sempre tive uma paixão pela dança”, compartilhou ela, que também integra uma companhia de dança.

O Unesc em Dança, desde sua primeira edição, tem como foco apresentar um panorama da dança de forma não competitiva, priorizando o aprimoramento técnico e artístico. O evento garante um caráter didático e pedagógico por meio de apresentações de palco, pareceres descritivos e oficinas, contribuindo para o fortalecimento da linguagem da dança, a formação de plateia, e o desenvolvimento e valorização da arte e da cultura. Embora não tenha caráter competitivo, cada participante traz seu estilo único de apresentação, encantando o público de maneira singular.

Nesta segunda-feira (30/09) a programação ocorrerá na Universidade com Encontro de coreógrafos e avaliadores, e Talk Show, a partir das 19h.

Continue Lendo

Variedades

Com ‘Maior Minestra do Mundo’, XI Cocalfest oferece gastronomia com qualidade e voluntariado

Publicado

em

No último ano, a ‘Maior Minestra do Mundo’, levou o município de Cocal do Sul em destaque a nível nacional, sendo um sucesso total e agradando o gosto da população e turistas que vieram experimentar o prato que é típico da região, e consiste em uma sopa de arroz e feijão. O fato inusitado é o tamanho da panela usada para o preparo e as tantas mãos que mexem sem parar a grande ministra. E neste ano, a atração está confirmada para se repetir.

A ‘Maior Minestra do Mundo’ será servida no sábado (28), às 12h30, na Praça Coberta, gratuitamente, preparada pelo Círculo Italiano. Batendo o próprio recorde do ano passado, a minestra deste ano servirá cinco mil potes. De acordo o presidente da XI Cocalfest, Cássio Pagnan, serão utilizados 300 quilos de arroz e 150 quilos de feijão.

Conforme Cassio, a ideia surgiu em 2022, pelo prefeito Fernando de Fáveri, e foi um sucesso na cidade, fazendo parte da programação oficial da festa. Além disso, ele explica que os temperos para o prato serão fritos na banha de porco, ressaltando um preparo especial.

A minestra será servida para toda a população no horário do almoço na Praça Coberta, onde todos poderão acompanhar a produção. A Maior Minestra do Mundo é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com o Circulo Italiano e conta com o apoio do Kiarroz Fumacense.

Gastronomia e voluntariado

A XI Cocalfest também irá contar com uma vasta gastronomia, com a participação de entidades e associações que se prepararam para servir os melhores pratos para as milhares de pessoas que devem passar pela Praça Coberta de Cocal do Sul, de 26 a 29 de setembro.

Os pratos são variados, desde aqueles que seguem a tradição italiana, lanches, tábuas e muito mais, com opções de qualidade e preços acessíveis. Neste ano, o público vai poder aproveitar pratos como filé de tilápia, nhoque, churros gourmet, crepes, cachorro quente, pizza, entreveiro, açaí, hamburguer, x salada e muito mais.

Continue Lendo

Mais vistos