Conecte-se conosco

Geral

Associados da CDL conferem projeto do Colégio Militar

Publicado

em

Associados da CDL de Criciúma e entidades parceiras conheceram,  o projeto do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Unidade Heriberto Hülse Criciúma, apresentado pelo Comandante da 6ª Região Coronel Cosme Manique Barreto e pelo Capitão Rafael Mateus durante o Almoço do Varejo. A intenção é implantar a escola em 2019 nas dependências da Escola Básica Estadual Governador Heriberto Hülse, no Bairro Próspera. O Coronel Cosme Manique Barreto explicou que o projeto faz parte do propósito da Polícia Militar de ser geradora de segurança pública, oportunizando educação, disciplina e visão de futuro aos estudantes de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O presidente da CDL, Gelson Philippi, lembrou que a entidade sempre esteve ativa nas questões de segurança da cidade e que apóia a iniciativa da Polícia Militar.

O Colégio Policial Militar será implantado gradativamente com turmas a partir do 6º Ano do Ensino Fundamental. No primeiro ano serão duas turmas de 6º ano, com 70 vagas. No ano seguinte, serão abertas novas turmas de 7º ano e assim sucessivamente até chegar ao Terceiro Ano do Ensino Médio. Além de aulas da grade curricular tradicional, os estudantes terão acesso a outras atividades e monitoria. As inscrições serão abertas através de edital público, sendo que 60% das vagas são reservadas para filhos de policiais militares e bombeiros e o restante para a população em geral. No entanto, explica o Capitão Rafael Mateus, responsável pela implantação da escola, as cotas da PM e Bombeiros não constumam ser preenchidas integralmente, sobrando mais vagas para a comunidade.

A CDL de Criciúma e entidades presentes no Almoço do Varejo reafirmaram o apoio ao projeto. “Nós apoiaremos tudo o que for feito com o propósito de gerar mais segurança na cidade”, disse o presidente Gelson Philippi.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa Civil de Içara interdita ponte na Rodovia dos Trilhos

Publicado

em

A Defesa Civil de Içara interditou a ponte da Rodovia dos Trilhos, na altura do bairro Esperança, no início da tarde desta quinta-feira, dia 2. A estrutura da cabeceira apresentava sinais de instabilidade diante das fortes chuvas que atingem a região.

“Bloqueamos o trânsito porque passam muitos caminhões por ali. Se fossem apenas carros pequenos, não haveria problema”, informa o coordenador municipal da Defesa Civil, Vitor Dutra.

Neste momento, não há outras pontes ou estradas sob riscos de serem interditadas no município. “Pedimos à população que se mantenha em constante atenção, já que a previsão de chuva segue até a manhã de sábado. Principalmente, se você mora nas proximidades dos rios”, completa ele.

Continue Lendo

Geral

Giro Henrique Lodetti: Prefeitura de Criciúma entrega Rua Coberta neste sábado

Publicado

em

Um novo ambiente cultural e turístico movimentará o coração de Criciúma. A Rua Coberta – Giro Henrique Lodetti será entregue para a comunidade neste sábado (4), a partir das 10h, no Centro da cidade. Com 140 metros de extensão e uma área de 1,7 mil m², o espaço está localizado estrategicamente em um dos pontos mais tradicionais do comércio de Criciúma, entre as ruas Henrique Lage e São José. O ato contará com homenagens e uma série de atrações artísticas ao longo do dia.

“A Rua Coberta será responsável por levar vida novamente para a região central da cidade, favorecendo ainda mais o turismo de Criciúma. Será mais um espaço voltado ao convívio das famílias, em um ambiente agradável, acolhedor e modernizado. Um investimento para a qualidade de vida e bem-estar dos mais de 240 mil cidadãos criciumenses”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O objetivo da Administração Municipal é impulsionar o comércio regional e fomentar o turismo. De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Marcos Mendonça, a Rua Coberta – Giro Henrique Lodetti reúne as heranças do passado e o novo momento que o turismo de Criciúma vive. A expectativa é de que o espaço traga um novo ar ao comércio e atraia investimentos gastronômicos, como restaurantes, cafeterias e sorveterias, além de servir como um novo ponto convivência e lazer.

“Atualmente, o turismo de Criciúma vive um novo momento em sua história. Com a Rua Coberta, esperamos impulsionar o ramo gastronômico e cultural em nossa cidade. Para celebrar a conquista de mais um grande empreendimento, preparamos uma programação diversificada, com artistas locais que vão animar o dia”, afirmou Mendonça.

As atrações artísticas que vão marcar o dia da entrega da estrutura para os moradores subirão ao palco logo após a cerimônia oficial de entrega, às 10h30. A primeira apresentação será da banda Chorinho Carvoeiro, às 12h. As atrações seguirão ao longo de toda a tarde. O encerramento acontecerá às 18h30, com o show da cantora Marília Dutra.

Sobre a estrutura

A Rua Coberta – Giro Henrique Lodetti foi inspirada no Passeio São Miguel, de Balneário Camboriú, e faz parte da renovação do Centro de Criciúma. Possui estrutura metálica e telhado em telha ausente, policarbonato e pergolado em madeira. A cobertura conta com formatos de triângulos e losangos, lembrando folhas e trazendo a sensação de aconchego. O paver da via é colorido, para facilitar o trânsito, priorizando os pedestres. Já no espaço destinado aos comerciantes, o piso é cerâmico, imitando madeira.

O espaço possui capacidade para abrigar atividades gastronômicas, com móveis que valorizam o comércio da rua e o entorno. O investimento para execução das obras foi superior a R$ 4,3 milhões, provenientes de recursos próprios do município e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Criciúma (Procon).

Origem do nome

Em 1973, a via foi denominada Travessa Henrique Lodetti, por meio da lei municipal n° 1012. Enrico Domênico Lodetti nasceu no dia 13 de setembro de 1884, em Fera Gera d’Adda, na região da Lombardia, na Itália, e chegou ao Brasil com os pais, em 1890. Enrique, seu nome brasileiro, participou do desenvolvimento de Criciúma, incluindo a construção do Hospital São José (HSJ), a fundação do Bairro da Juventude, entre outras obras. Henrique Lodetti faleceu no dia 30 de março de 1973, deixando como legado princípios como honestidade, trabalho e família.

Com a entrega, a Rua Coberta se transformará em Giro Henrique Lodetti. Em italiano, “Giro” quer dizer “passeio”, o que traz um significado ainda maior ao objetivo do novo ponto turístico criciumense.

Confira a programação completa:

12h às 13h15 – Chorinho Carvoeiro

13h30 às 14h45 – Elton & Everton

15h às 16h30 – Bloco do Fiui

16h45 às 18h15 – Jeito Louco

18h30 – Marília Dutra

Continue Lendo

Geral

Içara: Campanha Maio Furta-Cor promove ações de valorização à saúde mental materna

Todas as Unidades de Saúde do município trabalharão atividades voltadas ao tema com gestantes, mães e puérperas

Publicado

em

m maio, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Içara trabalharão ações do ‘Maio Furta-Cor: Saúde Mental Materna Importa’. No mês em que as mães são celebradas, a campanha traz temas voltados à saúde e bem-estar mental das mulheres, especialmente as mães, gestantes e puérperas. A iniciativa é do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

Entre as atividades programadas, estão rodas de conversa, palestras, piqueniques e massoterapia. “Toda a equipe de enfermagem da Atenção Primária do município participou de um treinamento com a psicóloga Larissa Pavei sobre a saúde mental materna. O processo de ter um filho pode gerar uma série de abalos psicológicos na mãe, e é isso o que a campanha pretende minimizar. Queremos que toda a rede de apoio dessa família esteja orientada para que tudo transcorra bem”, afirma Shirley Gazola, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Içara.

A campanha tem como objetivo criar uma rede de relacionamento entre mães e mulheres que vão se tornar mães e proporcionar momentos de acolhimento e fortalecimento. “Para participar basta comparecer à sua Unidade de Saúde mais próxima e se informar sobre os dias e os horários das atividades. Saúde mental materna é um problema de saúde pública e, portanto, uma responsabilidade de todos cuidar de quem cuida”, pontua Gustavo de Jesus, secretário de Saúde de Içara.

Sobre a campanha Maio Furta-Cor

Criada em 2020, em Curitiba (PR), a campanha Maio Furta-Cor já possui cerca de 300 representantes em todo o Brasil e também está presente em 12 países. Furta-Cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores. “Campanhas de conscientização como essa ajudam a dar voz à causa e consequentemente reflete na busca de soluções para que mães deixem de adoecer por falta de assistência”, frisa a prefeita Dalvania Cardoso. 

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com