Geral
Aulas da rede municipal de ensino retomam em Criciúma
Cerca de 22 mil alunos retornaram às 62 unidades educacionais da prefeitura nesta quinta-feira (15)
A quinta-feira (15) foi marcada pelo retorno de aproximadamente 22 mil alunos às 62 unidades de ensino da rede municipal de Criciúma. De acordo com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Criciúma, neste ano, mais de 2,5 mil novas matrículas foram realizadas, do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental. Nas últimas semanas, os profissionais da prefeitura realizaram os últimos preparativos para o início do ano letivo de 2024. “Criciúma possui escolas referências e bons profissionais. Investimos para melhorar, cada vez mais, a educação pública municipal e fazer a diferença na vida dos nossos estudantes”, conta o prefeito Clésio Salvaro.
As equipes diretivas de todas as escolas municipais retornaram suas atividades no primeiro dia deste mês, a fim de alinhar as ações escolares, organizar e preparar os espaços de ensino para receber os alunos. “Antes mesmo de encerrar o ano letivo de 2023, nós já estávamos nos preparando para a volta às aulas de 2024, pensando, sempre, nas melhorias que podemos fazer na estrutura das escolas e em como podemos tornar a educação municipal cada vez mais eficaz”, conta o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.
Os profissionais da rede municipal de ensino de Criciúma passaram, ainda, por uma série de formações que abordaram temas relacionados ao ensino e às boas práticas para manter a saúde e o bem-estar dos estudantes. “A abertura do ano letivo para os profissionais ocorreu no dia 5 de fevereiro, com reuniões pedagógicas organizadas pelas equipes diretivas. Entre os dias 7 e 9 deste mês, foram ofertadas palestras e formações aos profissionais, com o objetivo de motivá-los para o ano letivo e capacitá-los sobre temas atuais, como adaptação curricular e metodologias ativas”, destaca a coordenadora pedagógica-geral da Secretaria Municipal de Educação, Gislene Sala.
Outra iniciativa adotada pelo Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é a entrega de kits de uniformes escolares para os estudantes, contendo duas camisetas, uma bermuda ou short saia, uma calça, uma jaqueta, dois pares de meia e um par de tênis. O objetivo da iniciativa é ampliar a segurança dos estudantes por meio da identificação, além de tornar o ambiente escolar mais igualitário.
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
As aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também retornaram nesta quinta-feira, nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Rubens de Arruda Ramos, Profª Lili Coelho e Pe. Paulo Petruzzellis, no período noturno. Já as aulas da EJA na Escola de Educação Básica (EEB) Engº. Sebastião Toledo dos Santos (STS) ocorrem no período vespertino. Os estudantes também têm a oportunidade de cursar a EJA integrada com a Educação Profissional.
Melhorias em escolas
Durante o recesso escolar, 14 escolas receberam obras de reformas e trocas de telhado. Pensando, ainda, no bem-estar dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu mobílias novas, que serão distribuídas para todas as unidades educacionais da rede municipal. “Estamos, ainda, construindo escolas, como a nova EMEB Caetano Ronchi, que terá capacidade para atender 800 estudantes no bairro São Defende e recebeu investimento de mais de R$ 15 milhões”, complementa Salvaro.
Geral
Tsunami meteorológico assusta e deixa estragos em praias de Jaguaruna
Na madrugada desta segunda-feira ,02, moradores da região de Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, presenciaram um raro e inesperado fenômeno natural: um tsunami meteorológico. Por volta da 1h da manhã, o mar avançou de forma súbita e percorreu uma longa extensão em direção ao continente.
De acordo com a Central de Monitoramento da Defesa Civil, a estação maregráfica de Balneário Rincão registrou um aumento de 1 metro no nível do mar em poucos minutos. O evento ocorreu em condições incomuns, já que os modelos meteorológicos não indicavam maré alta ou agitação marítima.
Os meteorologistas da Defesa Civil explicam que o fenômeno foi causado por uma intensa Linha de Instabilidade presente na região naquele momento. Essas linhas, formadas por tempestades alinhadas, geram alterações bruscas na pressão atmosférica e ventos fortes. Esse conjunto de fatores cria pulsos de pressão que se propagam no oceano, amplificando as ondas à medida que se aproximam da costa.
“Quando há uma ressonância quase perfeita entre a velocidade da linha de instabilidade e das ondas no oceano, o efeito é intensificado, causando um avanço súbito do mar”, explicou o meteorologista Caio Guerra.
Apesar da raridade, outros tsunamis meteorológicos já foram registrados no Litoral Sul de Santa Catarina, especialmente na primavera. O mais recente ocorreu em novembro do ano passado, no município de Laguna.
Felizmente, o evento desta madrugada não causou danos significativos nem deixou feridos. As autoridades reforçam a importância do monitoramento constante das condições meteorológicas e da conscientização da população sobre como agir em situações semelhantes.
Geral
Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76,4 anos, diz IBGE
A expectativa de vida do brasileiro aumentou para 76,4 anos para os nascidos em 2023, superando os 75,5 anos para quem nasceu em 2022.
Para a população masculina, a esperança de vida passou de 72,1 anos, para 73,1 anos . Já para as mulheres, o ganho foi um pouco menor: passando de 78,8 anos para 79,7 anos, na mesma comparação.
A pesquisa Tábuas da Mortalidade 2023, divulgada nesta sexta-feira, 29, pelo IBGE, traz as expectativas de vida nas idades até 90 anos para o Brasil. E o importante… o resultado é usado como um dos parâmetros para calcular o valor das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.
A gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Izabel Marri, explica que a recuperação desse indicador, a partir de 2022, reflete a redução do excesso de mortes causado pela pandemia de covid-19, para ambos os sexos.
Marri destacou que, na comparação com o ano de 1940, quando a expectativa de vida para ambos os sexos era de 45,5 anos, houve um aumento de 30,9 anos.
Sobre a mortalidade infantil, em 2023, a probabilidade de um recém-nascido não completar o primeiro ano de vida, era de 12,5 óbitos para cada mil nascimentos. Em 1940, a taxa de mortalidade infantil era de 146,6 óbitos para cada mil nascimentos. Houve uma redução de 91,5%.
Outra informação que merece destaque, é que, em 2023, os homens, de 20 a 24 anos de idade, tinham quatro vezes mais chances de morrer do que uma mulher do mesmo grupo de idade.
O estudo também mostra que a expectativa de vida dos idosos aumentou em 9,3 anos, de 1940 a 2023.
Geral
Tempo melhora amanhã e chuva retorna na sexta-feira
A primeira semana de dezembro começa com céu nublado e risco de chuva no Sul de Santa Catarina. A informação é do Meteorologista Márcio Sonego. Segundo ele a semana também terá temperaturas mais agradáveis. “Tempo instável hoje, com melhor já a partir de amanhã. Temperaturas ficam mais amenas na terça e na quarta-feira. Quinta já volta a esquentar com termômetros marcando 30 graus de máxima”, adianta.
O dia mais quente da semana será a sexta-feira. As máximas devem bater nos 36 graus; um calorão que serve de aviso para a passagem de uma nova frente fria. “Ainda na quinta-feira o tempo muda com riscos de algum temporal para a região. Fim de semana será marcado por tempo fechado e com chuva na região”.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades