Variedades
Bairro Tereza Cristina vai ganhar Unidade de Saúde
O Governo de Içara e a Secretaria Municipal de Saúde assinaram na noite desta quinta-feira, dia 7, no Centro Comunitário do bairro Tereza Cristina, a ordem de serviço para a construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) para o bairro Tereza Cristina. O valor total da obra vai custar R$ 972.318,63 e será realizada pela empresa One Up Construções e Incorporações em um prazo de 12 meses.
Essa será a primeira vez na história que o bairro terá uma USF. Anteriormente, quase 4 mil pessoas desta localidade eram atendidas nas unidades do Jaqueline, Jardim Elizabete e Silvana. “Com esta nova unidade o atendimento poderá ser realizado mais perto da casa dos pacientes, trazendo comodidade para o cidadão e diminuindo a sobrecarga de atendimento das outras unidades”, lembrou o secretário de saúde Sandro Ressler.
O espaço de 303,34 metros quadrados terá mais de 20 ambientes diferentes, incluindo, sala de enfermagem, sala odontológica, sala de reunião, sala de administração, ampla recepção acomodando 25 pessoas sentadas, vaga específica para ambulância, sala de vacina, banheiros acessíveis, dentre outros espaços.
“O bairro Tereza Cristina cresceu muito e merece uma unidade de saúde bem equipada, com sala de vacina, para que os moradores não precisem mais se deslocar. Sabemos o quanto é importante ter um posto de saúde perto de casa. De nada adianta a cidade crescer em números se a qualidade de vida das pessoas que aqui vivem não for boa. Pedimos aos moradores que sejam presentes, fiscalizem a obra e com certeza muito em breve estaremos no bairro novamente para inaugurar a unidade”, completou a prefeita Dalvania Cardoso.

Variedades
Governo de Siderópolis abre edital para seleção de projetos da Lei Aldir Blanc
O Governo Municipal de Siderópolis abriu, nesta quarta-feira, dia 1º, o edital de chamamento público nº 01/2026 para seleção de projetos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O edital, no valor aproximado de R$ 114 mil, é direcionado a categorias de fomento à cultura municipal.
Os interessados devem protocolar os projetos na recepção da Prefeitura e, em seguida, apresentar a documentação no Departamento de Cultura e Turismo. O prazo final será no dia 30 de abril, e a homologação dos resultados, no dia 22 de maio. O edital está disponível no site da Prefeitura e foi publicado no Diário Oficial.
“Valorizamos ações que colaboram com a preservação da memória do município, mas também projetos e eventos que reforcem o compromisso da nossa gente, assim como a união e apreciação da arte sideropolitana”, pontuou o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes.
Para os projetos sobre o patrimônio histórico, literatura, eventos e artes cênicas, serão selecionados dois projetos de cada categoria. Já as propostas ligadas à cultura popular e ao espaço cultural terão um projeto selecionado cada. E os projetos de música, três.

Variedades
Cantata de Páscoa da Abba Pai Church apresenta espetáculo gratuito sobre a esperança
Com elenco de 160 pessoas, produção une música e teatro para narrar a trajetória de Jesus; evento ocorre no dia 4 de maio em Criciúma.
A comunidade da região Sul conta com uma programação especial que une arte e espiritualidade. A Abba Pai Church promove, no dia 4 de maio, às 19h30min, sua tradicional Cantata de Páscoa. Com o tema “Esperança”, o evento tem entrada gratuita e busca atrair famílias de diversas cidades vizinhas para uma experiência imersiva na narrativa cristã.
A apresentação percorre milagres e passagens marcantes da trajetória de Jesus, sustentando a mensagem de que a ressurreição é o alicerce da fé. De acordo com a responsável pela direção e roteiro, Tamiris Darolt, a grandiosidade do espetáculo é fruto de um esforço comunitário.
“Cerca de 160 pessoas integram a produção, entre músicos, atores, figurinistas e equipe de apoio. É uma construção coletiva que amplia a dimensão do evento e reforça o envolvimento da igreja com a sociedade”, destaca Tamiris.
Mensagem de fé e renovação
O pastor da Abba Pai Church, Telmo Martinello, enfatiza que o objetivo central da cantata é traduzir a essência do Evangelho de forma acessível. Para ele, o tema escolhido reflete a mudança na lógica da história através da ressurreição.
“Jesus veio para curar, libertar e alcançar os improváveis. A mensagem mostra que o amor não é algo conquistado por esforço, mas recebido pela graça”, afirma Martinello. O pastor reforça ainda que o diferencial da igreja está em apresentar uma mensagem direta e verdadeira, conectando a espiritualidade com a realidade cotidiana das pessoas.
Diálogo com a comunidade e arte
Além do cunho religioso, a cantata se consolida como um importante evento cultural para a região. A integração entre música e teatro projeta uma experiência de reflexão e acolhimento para todos os públicos.
“A iniciativa reforça as ações desenvolvidas pela igreja ao mobilizar diferentes áreas artísticas e promover um ambiente acessível, voltado à participação de todos”, completa a diretora Tamiris Darolt.
Serviço
- Evento: Cantata de Páscoa “Esperança”
- Onde: Abba Pai Church (Criciúma)
- Quando: 4 de maio, às 19h30min
- Entrada: Gratuita

Variedades
Cocal do Sul entra no clima de Páscoa com programação especial na praça
O clima de Páscoa já tomou conta de Cocal do Sul. A Praça Coberta Mariza Terezinha Búrigo Pagnan está decorada para a data e já chama a atenção de quem passa pelo centro da cidade.
A programação segue no dia 4 de abril, com o “Sábado Especial de Páscoa”, das 9h às 13h, reunindo atrações voltadas para toda a família e incentivo ao comércio local.
Durante a manhã, o público poderá acompanhar apresentações de dança com o Espaço de Dança Aline da Silveira e o Gabriela Moraes Studio Ballet. O evento também contará com ações de saúde, atividades esportivas, brinquedos e lojas com horário estendido.
Um dos destaques será a presença do coelhinho da Páscoa, que estará na praça das 10h30 ao meio-dia, interagindo com as crianças e participando das atividades.
O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, destaca que a proposta é movimentar a cidade e fortalecer o comércio. “Queremos proporcionar um dia diferente para a população, valorizando o comércio local e promovendo integração entre as famílias. A cidade já vive o clima de Páscoa e a ideia é aproveitar esse momento”, afirma.
A presidente da CDL, Cristine Ceron Possamai, reforça o convite à comunidade. “Tudo foi preparado com carinho. É uma oportunidade para passear, comprar e viver esse momento especial com a família”, convida.
Já o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Juarez Fogaça, destaca a ambientação da praça. “O espaço foi pensado para acolher crianças, famílias e idosos, criando um ambiente especial que antecede a Páscoa”, completa.

-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades


















