Política
Carga de Maconha que viria para o Sul é apreendida pela Deic

A Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada de Combate ao Narcotráfico (DENARC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), com apoio Divisão de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV/DEIC), Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF), na madrugada de ontem, 18, na altura do KM-09, da BR-101, em Garuva, realizou a abordagem de um caminhão com carregamento de milho, oriundo do Mato Grosso do Sul com destino a Lauro Muller, no Sul do Estado.
Após verificação, constatou-se grande quantidade de maconha, ocultada no fundo da carga. Estima-se em cinco toneladas de droga apreendida, mas em breve será realizada a pesagem oficial. Esta apreensão está sendo considerada a maior apreensão de entorpecente já realizada em Santa Catarina, pelas forças policiais. O destino da droga seria para a Grande Florianópolis.
O caminhão era conduzido por um homem de 35 anos, residente em São Bonifácio, não possuía antecedentes criminais. As equipes de trabalho realizaram acompanhamento e transbordo da carga de milho em Lauro Muller, e após, o condutor, caminhão e entorpecente foram conduzidos até a sede da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), onde o titular da DENARC, Delegado Pedro Henrique de Paula e Silva Mendes, autuou em flagrante o condutor do caminhão pela prática do crime de tráfico de drogas.

Política
Câmara aumenta vagas e mantém bancadas atuais; número de deputados pode subir para 531 em 2027

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (6), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/23 que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais, com base nos dados do Censo Demográfico de 2022. A mudança passará a valer a partir da legislatura de 2027.
O texto, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), teve como relator o deputado Damião Feliciano (União-PB), que optou por manter o número de representantes das bancadas que, de acordo com o novo cálculo populacional, perderiam cadeiras.
Segundo Feliciano, a proposta busca uma saída política para evitar a perda de representatividade de algumas regiões, especialmente o Nordeste, que poderia perder até oito cadeiras. “Perder cadeiras significa perder peso político na correlação federativa e, portanto, perder recursos”, destacou o parlamentar.
A proposta aprovada revoga a Lei Complementar 78/93, que definia critérios de proporcionalidade baseados na população, e agora segue para análise do Senado.
A votação foi motivada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2023, que cobrou do Congresso a atualização da composição da Câmara conforme o crescimento populacional previsto na Constituição.

Política
Semana no Congresso terá IR, jornada de trabalho e educação

A Câmara dos Deputados inicia nesta segunda-feira (5) uma semana de esforço concentrado, com votações no plenário até quinta-feira (8). Entre as pautas prioritárias está o novo marco legal para parcerias público-privadas (PPPs), que pretende unificar normas sobre concessões, parcerias e fundos ligados à infraestrutura.
Terça-feira movimentada nas comissões
Na terça-feira (6), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, será ouvido pela Comissão de Agricultura e Pecuária. Os deputados devem questioná-lo sobre os projetos de reforma agrária e ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Também na terça, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara ouvirá o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, sobre o asilo diplomático concedido à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia.
Outro destaque é a instalação da Comissão Especial que vai discutir a proposta do governo federal para isentar do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil mensais. A presidência da comissão ficará com o deputado Rubens Júnior (PT-MA), enquanto a relatoria será de Arthur Lira (PP-AL).
A Comissão Especial sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), instalada na semana passada, também realiza sua primeira reunião na terça-feira, quando será apresentado o plano de trabalho para definir metas e estratégias da educação brasileira pelos próximos 10 anos.
Senado também discute temas relevantes
No Senado, o PNE será tema de uma audiência pública na terça-feira. Já nesta segunda (5), a Comissão de Direitos Humanos discute a proposta de redução da jornada de trabalho no país. Na terça, a Comissão de Assuntos Sociais debate o trabalho por meio de aplicativos digitais.
O plenário do Senado deve votar três Propostas de Emenda à Constituição (PECs) na terça-feira:
- Uma que insere a educação inclusiva como princípio da educação nacional;
- Outra que amplia a competência de estados e municípios para legislar sobre proteção ao idoso;
- E uma que inclui guardas municipais e agentes de trânsito no sistema de segurança pública.

Política
União Progressista é lançada e se torna a maior legenda política do país

Com lotação máxima no Salão Negro do Congresso Nacional, os partidos Progressistas e União Brasil formalizaram, na tarde desta terça-feira (29), a criação da União Progressista (UP), federação partidária que nasce como a maior força política do Brasil. A nova sigla reunirá 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, 1.350 prefeitos (sendo sete de capitais) e mais de 12 mil vereadores.
Costurada com base no diálogo e na confiança, a aliança se apresenta como uma bússola política de centro, com o objetivo de “impulsionar o Brasil para o rumo certo: para cima”.
O comando da federação ficará a cargo dos presidentes das duas siglas fundadoras: Antônio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (Progressistas). Juntos, os líderes leram o manifesto da UP, que propõe um “choque de prosperidade” no país por meio de reformas estruturais, responsabilidade fiscal e promoção do crescimento com inclusão social.
“A União Progressista assume o compromisso de ser uma bússola de equilíbrio e racionalidade, atuando para que o país siga o rumo que o fará se tornar a grande nação que o aguarda”, afirmou Ciro Nogueira.
“Poderíamos ter feito mais. Podemos fazer mais. Iremos fazer mais”, acrescentou Antônio Rueda, ao destacar o baixo desempenho econômico das últimas décadas.
O evento reuniu as principais lideranças políticas nacionais. Estiveram presentes os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil); além dos governadores Wilson Lima (AM), Ronaldo Caiado (GO), Ibaneis Rocha (DF), Antonio Denarium (RR), Gladson Cameli (AC), Marcos Rocha (RO), Helder Barbalho (PA), Cláudio Castro (RJ), e os vices Celina Leão (DF) e Lucas Ribeiro (PB).
Durante os discursos, os líderes ressaltaram o caráter histórico da federação.
“Estamos aqui construindo um novo rumo para o nosso país. A maior força política do Brasil”, disse Ronaldo Caiado.
“Muito mais do que unir dois partidos, é preciso criar propósitos que tragam respostas aos brasileiros”, afirmou Mauro Mendes.
“A aliança é um sinal de clareza institucional e de compromisso com o espírito público”, destacou Davi Alcolumbre.
Dois nomes centrais na costura da federação, o ex-presidente da Câmara Arthur Lira e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, também discursaram. Lira classificou a UP como responsável por liderar um novo projeto nacional.
“Costuras vêm e vão, mas o Brasil está acima de interesses pessoais”, disse.
“A partir de hoje, a história começa a ser escrita. Em 2026, seremos os protagonistas da construção de um novo projeto para o futuro do Brasil”, afirmou ACM Neto.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades