Conecte-se conosco

Variedades

Carnafolia terá novidades para edição deste ano

Publicado

em

O Governo de Siderópolis terá três dias de programação para edição deste ano do Carnafolia previstos para os dias 9, 10 e 13. Na programação estão previstos bailes, bailes infantis, e o já tradicional torneio de taco, que completará 39 edições em 2024, com a introdução da categoria feminina. A maior novidade, será a criação dos chamados bloquinhos de carnaval.

Durante essa semana, detalhes dos horários e segurança do evento foram tratados entre o Governo Municipal e a Polícia Militar. A reunião foi realizada no gabinete, com a presença do prefeito Franqui Salvaro, do assessor de Cultura e Turismo, Arisson Fabricio Nunes; do capitão Ramon Marcelina Spillere e do comandante da Polícia Militar de Siderópolis, sargento Everaldo Martins.

Para a primeira noite, na sexta-feira, está programado um baile das 18h a uma da madrugada de sábado, na Piazza Nova Belluno. Já no sábado, dia 10, acontecerá a segunda edição do Costela Folia. Na terça-feira, a programação deve iniciar às 13h30, com o já tradicional Torneio de Taco, que é disputado desde 1985. Às 17h, inicia o baile infantil na Piazza Nova Belluno, com bandas e animação. A programação deve se estender até às 21h.

Conforme o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, a novidade para 2024 serão os bloquinhos. “São os antigos blocos, organizados pelas famílias, amigos e até pelas empresas. Queremos voltar a contar com essa tradição no nosso município”, garante.

As inscrições serão feitas por formulário on-line, seguindo o regulamento, disponível no link – https://forms.gle/z7tFhoNZdojtH2EX7.

Variedades

Uma volta ao passado: Criciúma recebe primeiro passeio de Maria Fumaça neste mês

Publicado

em

“Todos a bordo! O trem está prestes a sair da estação”. Por meio de uma parceria realizada entre a Administração Municipal, através da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), e o Museu Ferroviário de Tubarão, os criciumenses terão a oportunidade de relembrar o passado e prestigiar um passeio de Maria Fumaça. Sobre os trilhos da Ferrovia Tereza Cristina (FCT), o Expresso Belluno realizará, no dia 20 de abril, a sua primeira viagem de 2024, entre Criciúma e Siderópolis, com capacidade para transportar até 250 passageiros.

Os interessados podem adquirir os ingressos, conferir as tarifas e os roteiros no site www.museuferroviariotubarao.com.br, ou pelo WhatsApp da bilheteria do Museu Ferroviário de Tubarão, pelo telefone (48) 98868-1414, além do WhatsApp do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Criciúma, pelo telefone (48) 99637-8695.

“Será uma oportunidade única para os criciumenses. O passeio de trem permitirá um resgate histórico sobre os trilhos, fomentando os pontos turísticos relacionados à história de Criciúma”, destaca o presidente da FCC, Marcos Mendonça. A saída do trem acontecerá às 14h, na sede da FCT em Criciúma, no bairro Pinheirinho, com destino a Siderópolis. No desembarque, e através de um ônibus, os passageiros seguirão para o Aguaí Santuário Ecológico, onde poderão saborear um café colonial. Durante a viagem, que possuirá aproximadamente uma hora, o serviço de bordo estará à disposição dos passageiros, que serão contemplados, ainda, com apresentações de sanfoneiros.

“A expectativa para os passeios de trem é grande e positiva. No total, serão quase 1 mil pessoas transportadas nos quatro passeios programados. O passeio de trem proporciona uma experiência do passado, a conexão de avós e netos. É uma experiência única, exclusiva e o melhor, na cidade, pertinho da gente”, evidencia o coordenador de Passeios de Trem do Museu Ferroviário de Tubarão, Jefferson Vitorino.

Passeio de locomotiva no Parque das Nações

No Parque das Nações, a “Terezinha 01” está à disposição para um breve passeio. A locomotiva construída pelo Museu Ferroviário de Tubarão, em parceria entre o Governo de Criciúma e a FTC, é uma réplica do modelo alemão da década de 1920. Já a estação é uma reprodução da primeira estação ferroviária da cidade, inaugurada em 1919. O passeio no parque é gratuito e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h.

Museu Ferroviário de Tubarão

O Museu Ferroviário de Tubarão é uma instituição sem fins lucrativos mantida pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV). O museu foi criado em 1997 e possui um acervo com mais de 40 mil itens subdivididos em diferentes coleções: artes visuais, coleção histórica, documental, bibliográfica, fotográfica, maquinário, memória do trabalho ferroviário, etc. A coleção mais famosa do local é a de material rodante, composta por 22 locomotivas a vapor, uma de zeu elétrica, 10 carros de passageiros, duas litorinas, além de outros modelos de vagões. A coleção de locomotivas a vapor é composta por diferentes modelos, períodos e nacionalidades, sendo a mais relevante do Brasil e da América Latina.

Continue Lendo

Variedades

Páscoa na Praça acontece neste sábado em Cocal do Sul

Publicado

em

Os visitantes que passarem pela Praça central de Cocal do Sul no próximo sábado (30), já têm uma opção de Páscoa na cidade para aproveitar com toda a família – é a “Páscoa na Praça”, das 9h às 12h. Durante a manhã, terá uma programação especial e totalmente gratuita.

A programação terá a presença do coelho da Páscoa, que irá distribuir doces às crianças, trenzinho da alegria, brinquedos infláveis, contação de história com caça aos ovos e Feira do Artesanato.

“Será uma manhã encantadora para as crianças e toda a família, esperamos a todos neste sábado, lembrando também da importância de fomentar o comércio local, que está muito atrativo e com diversas opções especiais para esta Páscoa”, comenta o diretor de Cultura e Turismo, Júlio Fogaça.

Além disso, a Prefeitura de Cocal do Sul decorou a praça central com coelhos, ovos e cenouras. O objetivo é atrair o público e deixar o espaço público mais bonito para a comemoração.

Continue Lendo

Variedades

Projeto leva dança, conversa e resgate de memórias para 450 idosos de Criciúma

Publicado

em

Ao andar pelas ruas da cidade, é fácil perceber: a população de idosos vem crescendo, e de acordo com o IBGE, em 2023, seremos o país com a quinta população idosa do mundo.

Pensando nessa importante parcela do nosso país e cidade, os bailarinos Viviane Candiotto e Anderson Felisberto Cristiano apresentam o projeto “Apresentação de Dança: Reencontro com as Pessoas Idosas”.

“Percebemos que uma parte da população segue ativa e saudável, frequentando shoppings, bailes e locais de diversão. Mas por outro lado, parte dessa sociedade sai pouco em razão de problemas de saúde, ou por estar em locais como casas de repouso”, comenta Anderson. A realidade de alguns destes idosos, ficou ainda mais difícil após a pandemia, quando a vida social ficou ainda mais reduzida, se resumindo a lembranças.

Para oferecer entretenimento a estes idosos com vida social escassa, o projeto vai apresentar cinco modalidades de dança em grupos de pessoas idosas em Criciúma: tango, bolero, valsa, vaneira e xote, pelo casal Anderson e Viviane, de forma presencial.

Os locais de apresentação são o Asilo São Vicente de Paulo, Centro de Convivências da Terceira Idade, Casa de Repouso Cantinho do Idoso e Lar Geriátrico Santa Clara. Estima-se que 450 idosos presenciem as apresentações.  

Roda de conversa
O casal de bailarinos vai além da dança. “Os idosos gostam de conversar, perguntam sobre as danças, têm curiosidades e se sentem acolhidos nestes momentos em que eles têm atenção voltada para eles”, ressalta Anderson, enfatizando a importância da interação.

O bate papo apresenta o casal de bailarinos, curiosidades sobre os ritmos e claro, a conversa descontraída. Ao final, os idosos que tiverem condição física e vontade, podem dançar com os bailarinos.

“É muito bonito ver a felicidade deles. A ideia é resgatar lembranças e memórias em cada um deles e que eles possam ter momentos únicos de alegria”, enfatiza Anderson.

A dança pode oferecer benefícios físicos e emocionais para os idosos, e ainda, contribuir com a saúde geral e bem-estar. O projeto busca o envolvimento intergeracional, fortalecer laços comunitários e proporcionar momentos de alegria e conexão.

Datas:

22 de março – Cantinho do Idoso  

23 de março – Lar Geriátrico Santa Clara

25 de março – Asilo São Vicente

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com