Geral
Casa Guido realiza roda de conversa sobre diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil
Com o tema ‘Capacitar para Salvar’, a Casa Guido promoveu uma roda de conversa, na noite dessa segunda-feira (11), na cidade de Tubarão, no salão nobre da Fundação InoversaSul. Profissionais da instituição conscientizaram sobre a importância de observar os sinais e sintomas na saúde das crianças e adolescentes.
O evento contou ainda com a presença de pais de crianças e adolescentes, profissionais da saúde, vereadores e apoio institucional da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Tubarão e da Fundação InoversaSul.
O assistente do programa de diagnóstico precoce da Casa Guido, Schneider Neves, elencou os trabalhos realizados pela instituição, que compreendem assistência familiar, apoio psicológico, nutrição, fisioterapia, pedagogia, assistência jurídica, suporte médico, agendamento de consultas e exames, medicamentos e tudo o que o SUS não cobre ou não consegue entregar em tempo hábil.
O foco da conversa foi em relação aos sinais de possíveis doenças, que precisam ser atentamente observados. “Criamos o programa Diagnóstico Precoce, que envolve toda a população em geral, para mudar o olhar em relação ao câncer infanto-juvenil. O câncer em crianças e adolescentes pode chegar a cura, temos muitos casos que provam isso”, pontua Schneider.
“O diagnóstico precoce proporciona, além da cura, a qualidade de vida. Muitas vezes por falta de informação dos pais, medo do diagnóstico da doença, alguns entraves e outros fatores acabam tardando o diagnóstico. O diagnóstico precoce pode dar até 80% de chance de cura. Mas quando é tardio, pode chegar a 30% de chance”, salienta a biomédica da Casa Guido, Ana Caroline Francisco.
Ela explicou ainda a diferença entre o câncer em adultos e crianças. “Alguns tipos de câncer em adultos é possível prevenir, por muitas vezes ser decorrente de fatores externos. Já no caso das crianças, não se pode falar de prevenção, e sim de diagnóstico precoce”, ressalta. Ela acrescenta que apesar de ser uma doença rara em crianças, atualmente é a que mais mata.
Casos reais
A roda de conversa contou ainda com a participação de dois casos de pacientes – um que já passou pela Casa Guido em 2015 e recebeu a cura e outro que está enfrentando o câncer atualmente e está recebendo o apoio da instituição.
Jaqueline Fernandes, mãe de Davi, recebeu o diagnóstico do filho quando ele tinha 7 anos de idade, em 2015: leucemia mieloide aguda. Após procurar alguns profissionais, seu sexto sentido materno falou mais alto e ela percebeu que tinha algo errado. Após seis meses, a família, que é da cidade de Tubarão, teve a confirmação da doença.
“Tivemos todo o apoio necessário, pois tivemos que ficar por muitos meses com o Davi internado no hospital, nesse período a Casa Guido lavava as nossas roupas, secava e nos entregava. Passamos praticamente um ano dentro do hospital, por isso eles foram imprescindíveis, nos forneceram hospedagem, medicação e todo o suporte”, relembra. Hoje Davi está com 16 anos e totalmente curado da doença.
Outro caso que recebeu destaque foi do pequeno Guilherme, de 7 anos de idade, conhecido carinhosamente pelos profissionais da instituição como ‘Gui’, que é atendido atualmente. Ele foi diagnosticado com osteossarcoma, tipo mais comum de câncer que surge nos ossos e se alojou na perna direita do pequeno Gui, há cerca de dois anos.
“Ficamos na Casa pois somos de Jaguaruna, o Gui adorava ficar lá, principalmente brinquedoteca, que é enorme, sempre adorou estar na Casa Guido. Sempre tinha café, almoço, janta e também a hospedagem”, comenta a mãe, Elizandra Costa.
Ela contou como foi a descoberta da doença. “Tudo começou com um tombo que ele levou e machucou a perna e reclamou por muitos dias de dor na perna, pensávamos que era dor muscular. Fomos ao hospital e fizemos um raio x, e por orientação médica procuramos um médico ortopedista. Investigamos na mesma semana e fizeram uma biópsia e veio o diagnóstico de osteossarcoma”, relembra.
Elizandra diz que o tumor tinha o tamanho de 10cm, no osso da perna direita. “Foi tudo muito rápido, logo começamos o tratamento por oito meses e em pouco tempo o tumor passou para 14cm. Para salvar a vida dele, tivemos que amputar a perna dele para o câncer não progredir”, explica.
“Na época que precisou ser amputada a perna eu pensei ‘como vou conseguir? Custa mais de 30 mil’. Ele amputou em janeiro e em fevereiro a Casa Guido já tinha conseguido a prótese, foi muito rápido. Nós somos muito gratos. Vivemos um luto, nesse período, e recebemos não só apoio financeiro da Casa Guido mas também apoio emocional”, relata Elizandra. Após um tempo, apareceram mais nódulos e Gui precisou retomar a quimioterapia, finalizando o tratamento em agosto deste ano.
Doações
A responsável pela captação de recursos da Casa Guido, Patricia Guralski, aproveitou o evento para falar sobre as doações, de que forma pessoas físicas e jurídicas podem contribuir e como são empenhados os recursos.
“Através das doações, arcamos com consultas, cirurgias, medicamentos e damos todo o suporte necessário. As principais fontes de recursos são através de projetos sociais aprovados no Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e também através das empresas que destinam parte de seus recursos, e claro, através das doações em geral”, frisa.
Geral
Sombrio decreta situação de emergência após vendaval da noite de quarta
A prefeita Gislaine Cunha decretou Situação de Emergência em Sombrio. A decisão foi tomada nesta quinta-feira depois de um levantamento prévio dos danos provocados por um vendaval registrado na noite da última quarta-feira. Participaram do encontro representantes da Defesa Civil, Celesc, secretários municipais, servidores e autoridades estaduais, como André Fernandes, chefe de gabinete da Casa Civil de Santa Catarina, e o vereador Jonas D’Ávila. Foram definidas ações prioritárias para atender a população e recuperar os danos estruturais.
Impactos e assistência
Os bairros mais atingidos foram Sanga Negra, São Pedro, Guarita, Januária e São Francisco, com mais de 50 residências danificadas, além de indústrias, prédios públicos e o quartel do Corpo de Bombeiros. Um veículo da Secretaria de Educação também sofreu avarias. Apesar dos danos, não há registro de desabrigados.
A tempestade afetou o fornecimento de energia elétrica em cerca de 30 mil residências em Sombrio, Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul. Em Sombrio, 28 postes foram danificados, e equipes da Celesc estão atuando para normalizar o abastecimento.
As famílias afetadas podem buscar assistência no Corpo de Bombeiros e no CRAS do bairro São Pedro, onde estão sendo distribuídas lonas e realizados cadastros para o fornecimento de telhas.
“Já solicitamos a Defesa Civil do Estado as telhas necessárias para atender as famílias impactadas e agora com a situação de emergência decretada vamos ter mais agilidade para fazer os investimentos necessários para devolver a normalidade à cidade”, argumenta o coordenador da Defesa Civil de Sombrio, Alessandro Tavares.
Geral
Doa Criciúma e Região terá Dia D nesta sexta-feira
Uma grande manifestação de solidariedade está marcada para esta sexta-feira, 29, quando será celebrado o Dia de Doar em Criciúma. A campanha Doa Criciúma e Região terá o Dia D, com ações especiais de arrecadação lideradas pelo Núcleo do Terceiro Setor da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
Todos os donativos e o dinheiro arrecadado serão revertidos em favor das diversas causas sociais representadas pelas 24 nucleadas, que com seu trabalho impactam diretamente na vida de mais de 40 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos, idosos e suas famílias.
Podem ser doados desde materiais de higiene e limpeza até itens de alimentação, além de recursos financeiros, nesse caso, por meio do Pix, chave [email protected].
As ações de arrecadação ocorrerão nos supermercados: Giassi (Bairro Santa Bárbara – Criciúma), Lino Supermercado (Balneário Rincão), Supermercado Beira-Mar (Balneário Rincão), Supermercado Santa Bárbara (Balneário Rincão), Abimar Supermercado (Balneário Rincão), Rosso Supermercados (Centro-Criciúma), Moniari Supermercados (Bairro São Luiz- Criciúma), Althoff Supermercados (Bairro Pinheirinho-Criciúma), Althoff Supermercados (Bairro Michel-Criciúma), Supermercados Manentti (Bairro Próspera – Criciúma), Supermercados Manentti (Bairro Santa Luzia – Criciúma), Combo Atacadista (Centro-Criciúma), Supermercados Manentti (Distrito do Rio Maina-Criciúma), Rosso Supermercados (Bairro Comerciário- Criciúma), Rosso Supermercados (Bairro São Luiz) e Combo Atacadista (Içara).
As doações também podem ser entregues nos pontos de coleta instalados na Acic, na Afasc, na Associação Vida Ativa São José, no Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara e na Unesc.
Importância da doação
“Queremos transformar nossa região em um exemplo de compaixão e apoio mútuo. Com esse movimento, pretendemos alcançar um impacto de solidariedade e altruísmo, em que as pessoas vão se sentir melhor. Queremos gerar essa consciência sobre a importância da doação, do amor ao próximo”, afirma Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, coordenadora do Núcleo.
“A cultura de doação já está muito presente em Criciúma, mas é preciso fortalecê-la, para que as organizações sociais possam manter e ampliar os serviços que são tão relevantes, seja na educação, no esporte, na qualificação profissional, na assistência social, na saúde ou na inovação. O Terceiro Setor promove a inclusão, a sustentabilidade, a melhora na qualidade de vida das pessoas”, considera o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
Geral
Inscrições abertas para a Corrida do Cooperativismo 2025
As inscrições para a Corrida do Cooperativismo 2025 já estão abertas. O evento acontece no domingo, 12 de janeiro de 2025, na orla do Balneário Esplanada, em Jaguaruna. A largada será às 7h30, na arena do CooperVerão, localizada na direção da rua Antônio Lima. A prova é aberta ao público geral, com inscrições gratuitas para associados e descontos especiais para dependentes.
A corrida contará com distâncias de 7 km e 14 km, que podem ser realizadas de forma individual ou em duplas (do mesmo gênero ou mistas). Para quem prefere um ritmo mais leve, haverá uma caminhada de 3,5 km. Todos os participantes que completarem suas provas dentro do regulamento receberão uma medalha de participação. Além disso, os três primeiros colocados nas categorias 7 km individual e 14 km individual e duplas serão premiados com troféus.
O presidente da Cermoful, Rudy Recco, adianta que a edição deste ano traz uma novidade: a categoria de participação. “A corrida de 7 km pode ser feita em dupla. Criamos essa categoria para que pessoas que nunca participaram possam se inscrever acompanhadas de familiares ou amigos, vivenciando a experiência de cruzar a linha de chegada. Nosso objetivo é promover o desafio e a superação”, destacou Recco.
A garotada também terá vez na Corrida Kids, que será realizada depois das provas principais. As inscrições das crianças serão realizadas exclusivamente no sábado, dia 11/01, na arena do CooperVerão. A participação infantil é gratuita e os pequenos que completarem a prova também vão receber medalhas de participação.
Os kits serão entregues no sábado, dia 11 de janeiro, a partir das 14h, na arena do CooperVerão. Cada kit incluirá uma camiseta de corrida personalizada do evento, confeccionada em material de alta qualidade; pulseira de suor; caixa ecológica e brindes dos patrocinadores. Além disso, o kit contará com os itens obrigatórios para a participação na prova: número de peito e chip de identificação.
Inscrições pelo site: www.trichip.com.br/evento/corrida-do-cooperativismo-2025. Mais informações pelo telefone/WhatsApp: (48) 99955-4381.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades