Geral
Professores compartilham experiências durante seminário realizado em Criciúma
Professores da Rede Municipal participaram do I Seminário de Socialização de Práticas Pedagógicas da Educação em Tempo Integral, organizado pelo Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O evento foi realizado no auditório do Senac.
A apresentação artística dos estudantes da EMEB José Giassi abriu o encontro, que também contou com uma palestra, ministrada pelo professor Juares da Silva Thiesen, objetivando abordar temas relacionados à educação em tempo integral. “Momentos de socialização como estes são importantes para valorizar o trabalho desenvolvido pelos professores com os estudantes do ensino integral. Além disso, essa troca de experiência contribui para a formação dos pedagogos que trabalham em atividades complementares nas unidades escolares”, ressalta a secretária de Educação, Alexsandra Stols.
O seminário teve como intuito criar um espaço para o compartilhamento de experiências exitosas realizadas com os estudantes da educação em tempo integral da rede municipal de ensino, além de valorizar o papel do professor quando se trata de oportunizar educação de qualidade a todos.”Além de proporcionar um espaço de troca de conhecimento entre os professores, durante o seminário os docentes puderam refletir suas práticas, escrevê-las em formato de relato de experiência e, finalmente, apresentá-las. Esse movimento é muito importante, para a qualidade das práticas pedagógicas da rede municipal de ensino”, afirma o coordenador pedagógico da secretaria municipal de Educação, Guilherme Neves.
Compartilhando experiências
A iniciação científica faz parte da grade curricular dos estudantes matriculados na Educação Integral das Unidades de Ensino da Rede Municipal. Em vista disso, os professores presentes no I Seminário de Socialização de Práticas Pedagógicas da Educação em Tempo Integral aproveitaram o espaço de integração para explanar projetos científicos trabalhados em sala de aula durante o semestre letivo de 2024.
Por meio dos projetos os estudantes trabalham temas como memória afetiva, escrita, criatividade, valorização cultural, percepção do ambiente no entorno da escola, entre outros. Os visitantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer a pesquisa “Os contaminantes do meu morango”, realizado com os estudantes da EMEB Judite Duarte de Oliveira, que recebeu destaque na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec.
Além disso, a professora Cíntia Máximo, da EMEB Carlos Gorini, também apresentou o projeto que colocou em prática com os alunos: ensinar receitas saudáveis, como a do “brownie de feijão” e a de “refrigerante de laranja saudável”.

Geral
Governo de Criciúma apresenta projeto Cidade do Autista
Com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento educacional de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Governo de Criciúma apresentou, nesta terça-feira (4), o projeto arquitetônico da Cidade do Autista. A estrutura será implementada no terreno do antigo Alvorada Clube, no bairro Pinheirinho, ocupando uma área total de 7.417,50 metros quadrados. O evento integrou a extensa programação para celebrar a data que marca o centenário de emancipação político-administrativa do município.
O ato também contou com a assinatura da autorização para o início do processo licitatório para contratação de empresa especializada responsável pela execução da obra. Além disso, foram homenageados com medalhas exclusivas do centenário os ex-presidentes do Alvorada Clube ou seus representantes, bem como outras personalidades que compõem a história do município.
“A Cidade do Autista é uma obra projetada para as crianças atípicas, visando oferecer um espaço de estimulação, mas, sobretudo, de acolhimento, compreensão e respeito. Cada detalhe está sendo pensado para garantir que esse público tenha a oportunidade de desenvolver suas potencialidades integralmente. Esse é um compromisso que vai muito além da gestão, é um compromisso com o futuro de Criciúma”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Inicialmente, a Cidade do Autista atenderá crianças de até 12 anos de idade com diagnóstico de TEA, matriculadas nas escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. O atendimento multiprofissional será ofertado no contraturno escolar, contemplando ações integradas de apoio pedagógico, psicológico e fonoaudiológico, bem como atividades voltadas ao desenvolvimento psicomotor e socioemocional dos estudantes. Atualmente, a rede municipal possui 815 crianças com espectro autista, distribuídas em 62 instituições de ensino.
A secretária de Educação de Criciúma, Geovana Benedet Zanette, destacou que o projeto da Cidade do Autista reforça o compromisso com o cuidado e a inclusão de estudantes com TEA na rede pública. “Esse espaço foi pensado para garantir que cada criança tenha a oportunidade de aprender e se desenvolver de acordo com suas potencialidades. É um projeto que une educação, acolhimento e afeto. A inclusão é um trabalho que se constrói todos os dias, e essa iniciativa será um símbolo dessa caminhada”, afirmou Geovana.
Além do atendimento educacional especializado, a iniciativa contemplará o acolhimento e orientação destinado às chamadas famílias atípicas, promovendo ações de capacitação e apoio emocional, assim como espaços para a formação de profissionais da rede municipal. O espaço também abrigará serviços da área de saúde, fortalecendo o diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo de pacientes neurodivergentes. A proposta é concentrar, futuramente, uma equipe multiprofissional exclusiva para o atendimento de pessoas com TEA.
Para o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas Floriano, o objetivo é oferecer, em um único local, um cuidado humanizado e integral às crianças com TEA. “A iniciativa vai permitir que o cuidado com as crianças com espectro autista seja feito de forma integral, com acompanhamento contínuo e especializado. Teremos um espaço preparado para oferecer o processo de reabilitação, com profissionais de diferentes áreas atuando em conjunto. É um investimento em saúde pública, mas também em qualidade de vida e inclusão”, completou o secretário.
Projeto arquitetônico
O projeto arquitetônico prevê uma estrutura ampla e moderna, com 2.087,93 metros quadrados, dividida em três pavimentos, com ambientes voltados ao atendimento educacional, terapêutico e familiar. O subsolo será destinado a ambientes de estimulação corporal e funcional, com espaço de psicomotricidade, brinquedoteca terapêutica, sala de terapia ocupacional e de fisioterapia, planejadas para favorecer o desenvolvimento motor, a integração sensorial e a autonomia nas atividades da vida diária. Contará também com cozinha e refeitório acessível, estruturados para o trabalho de hábitos alimentares e a seletividade alimentar.
No térreo, estarão a recepção, secretaria, salas de direção e coordenação pedagógica, salas de atendimento educacional especializado, consultório médico, atendimento psicológico, fonoaudiológico e psicopedagógico, atendimento nutricional e social. Os ambientes serão organizados de forma integrada, permitindo ações interdisciplinares centradas no perfil e nas necessidades individuais de cada criança.
O pavimento superior abrigará o auditório multifuncional, com capacidade para 225 pessoas, destinado a formações, oficinas e encontros familiares, além das salas de arteterapia, musicoterapia, treinamento e orientação familiar, sala sensorial e sala de descompressão.
O projeto inclui ainda uma série de espaços externos planejados para atividades terapêuticas, esportivas e de lazer. Entre eles, estão o Jardim Sensorial e a Mini Cidade; uma quadra esportiva; uma piscina coberta e vestiários; rampa com arquibancada; e um estábulo. Esses ambientes serão utilizados em atividades como equoterapia, natação terapêutica, jogos, esportes adaptados e oficinas de socialização, fortalecendo o vínculo entre aprendizado, movimento e inclusão.
Referências para a elaboração do projeto
O projeto será executado de acordo com as demandas do município, inspirando-se no modelo de atendimento de duas instituições catarinenses: o Complexo Neurossensorial Casa do Autista, de Balneário Camboriú, e o Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, de Itapema. Também serviram como modelo o Centro de Atendimento ao Autista de Pelotas (RS) e o Centro de Ensino Estruturado para o Tratamento do Espectro Autista de Curitiba (PR).

Geral
Acic participa de apresentação do cronograma de obras no aeroporto de Jaguaruna
O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Franke Hobold, participou nessa segunda-feira, 3, da reunião promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Estado, para a apresentação de obras previstas para o Aeroporto Regional Sul, de Jaguaruna.
Realizado na sede da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), o encontro reuniu lideranças empresariais e políticas da região Sul para a apresentação do cronograma de ações e investimentos previstos na parceria público-privada que marca a nova fase de concessão do Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi.
“Defendemos o fortalecimento do aeroporto há muito tempo, junto com a Acit e outras associações empresariais da nossa região, e temos visto progressos. Estamos hoje com 12 voos semanais, algo que não imaginávamos há um ano. Nas últimas semanas tive oportunidade de viajar por Jaguaruna e o que vimos são voos cheios, abrindo a possibilidade de se deslocar para diferentes pontos do país”, enalteceu Hobold.
Durante a reunião, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, apresentou detalhes sobre a transição para a nova concessionária e reforçou o papel do Estado como fiscalizador do contrato.
“Esse encontro teve o objetivo de mostrar como a transição está acontecendo. É importante que todos entendam que, a partir de janeiro, as tratativas sobre o aeroporto terão que ser com a concessionária. O Estado passa a ser um agente fiscalizador, porque temos um contrato e vamos exigir que seja cumprido. As obras estão previstas dentro de um cronograma que está estabelecido em contrato”, salienta o secretário.
Obras estruturais a partir de 2027
O Consórcio Regional Sul Airport, vencedor da licitação, apresentou o cronograma de ações que prevê investimentos ambientais a partir de 2026 e obras estruturais no terminal de passageiros em 2027.
“Da mesma forma que a sociedade espera pelos avanços com relação ao aeroporto, esta gestão também anseia por resultados para todos, desde as empresas envolvidas até a comunidade. Sabemos do grande potencial e trabalharemos para atender as expectativas”, afirma Eglon Buraseska, CEO do consórcio.
Diante da previsão, o presidente Franke Hobold evidenciou a necessidade de ações imediatas para aprimorar o atendimento aos usuários. “Pelo cronograma, vimos que a previsão de obras no terminal de passageiros é para 2027, podendo operar a partir do ano seguinte. Uma das propostas que apresentamos para a concessionária foi a adoção de medidas paliativas na melhoria dos serviços em um prazo mais curto”, reitera.
Avaliação
O presidente da Acit, Alexsandro da Cruz Barbosa, evidenciou a importância do diálogo e da articulação regional em torno do tema. “Este encontro foi muito importante para trazer esclarecimentos à sociedade, que tem tantas expectativas com o desenvolvimento a partir do aeroporto. Esta é uma causa de anos que envolve as associações empresariais do Sul e que, sabemos, trará grande impacto no desenvolvimento de toda a região”, avalia.
“Saímos do encontro esperando os próximos passos e os encaminhamentos que o consórcio fará dentro do que está proposto. Seguiremos acompanhando o processo, como tem sido até aqui”, completa o vice-presidente regional Sul da Facisc, Pedro Kuesnicow.

Geral
Criciúma celebra 100 anos com status de polo regional, recorde em empreendedorismo e Capital dos Parques Urbanos
Criciúma celebra nesta terça-feira (4) 100 anos de emancipação político-administrativa. A data marca um século de trabalho e reinvenção para o município que transformou o carvão na base do seu desenvolvimento e, hoje, é referência no Sul de Santa Catarina em comércio, indústria e serviços.
Maior cidade entre Porto Alegre e Florianópolis, Criciúma chega ao centenário com a missão de ser um modelo de desenvolvimento, inovação e qualidade de vida.
Da Vila Agrícola ao Centro Econômico
Fundada por imigrantes italianos, a história da cidade mudou drasticamente com a descoberta do carvão mineral, que lhe conferiu o título de Capital Brasileira do Carvão Mineral. O setor carbonífero abriu caminho para o crescimento de outros ramos produtivos que hoje a consolidam como um dos principais polos industriais do país (cerâmico, plástico e têxtil).
O prefeito Vagner Espindola destacou a resiliência do povo criciumense:
“Criciúma é fruto do trabalho e da coragem de um povo que nunca desistiu de crescer. Celebrar 100 anos é olhar para o passado com gratidão e para o futuro com esperança. Somos uma cidade que aprendeu a se reinventar”, afirmou.
Criciúma em Números de Destaque
A cidade celebra o centenário com conquistas notáveis em diversas áreas:
- Empreendedorismo e Economia:
- Cidade mais rápida para abrir empresa no Sul do Brasil (2h12 min).
- Cidade mais empreendedora de Santa Catarina (2024).
- Mais de 34 mil empresas ativas e 80 mil postos de trabalho.
- Urbanismo e Lazer:
- Capital Catarinense dos Parques Urbanos (título concedido pela ALESC), com espaços como o Parque das Nações e o novo Parque Catarina Ghisi Serafim.
- Turismo:
- Possui a única mina de carvão mineral aberta à visitação na América Latina (Mina Octávio Fontana).
- Abriga o Parque Astronômico e o Mirante Realdo Santos Guglielmi, com vista 360º.
- Transparência:
- Eleita a cidade mais transparente de Santa Catarina e a 9ª do Brasil (CGU).
- Saúde e Educação:
- Referência com quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
- Projeta a inovadora Cidade do Autista e destaca-se em competições internacionais de alunos em Robótica e Matemática.
A cidade segue investindo em infraestrutura e mobilidade, como o Binário III, para garantir um fluxo urbano moderno, reforçando sua trajetória em direção a um futuro sustentável e inovador.

-



Geral5 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política4 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens8 anos atrásCidades




















