Conecte-se conosco

Geral

Ciro Gomes profere palestra em Criciúma na sexta

Publicado

em

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) confirmou neste final de semana a vinda à Criciúma do pré-candidato a Presidência da República, Ciro Gomes (PDT). Ele estará no sul do Estado na próxima sexta-feira (27) onde vai proferir uma palestra com o tema “Alternativas para a crise brasileira”. O evento acontece no Auditório Ruy Hulse, na Unesc, a partir das 19h.

“O companheiro Ciro Gomes tem percorrido o Brasil para conversar com os jovens, principalmente, através das universidades. Ele tem feito um debate importante sobre o país, e temos certeza de que essa vinda ao sul de Santa Catarina vai agregar conhecimento a todos nós, pela experiência que ele tem como homem público, sem nenhuma mácula na sua trajetória”, coloca Minotto. A agenda completa de Ciro Gomes em Criciúma será divulgada durante a semana.

Geral

Governo de Cocal do Sul promove 3º Café com Saúde

Encontro acontece nesta quinta-feira (22), às 13h30, no Centro de Eventos, e irá destacar as principais ações e investimentos realizados

Publicado

em

O governo de Cocal do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá promover o 3º Café com Saúde, na próxima quinta-feira (22). O objetivo é explanar as principais ações dentro da Pasta no último ano, elencando os investimentos realizados, número de atendimentos e procedimentos e as ações que estão por vir. O evento irá ocorrer no Centro de Eventos (bairro Jardim Itália), a partir das 13h30.

Além disso, o evento também irá homenagear importantes parceiros na área da saúde, com o destaque “Amigo da Saúde”, exaltando os prestadores de serviço à população, além de profissionais essenciais que têm se dedicado em prol da população.

“Os dados mostram eficiência no serviço prestado pela nossa equipe, o comprometimento com o cidadão e a transparência nos atos e ações. Os números comprovam que o investimento na Saúde em Cocal do Sul atende à demanda e a ideia é ampliar ainda mais. O atendimento na Saúde é diferenciado porque temos o compromisso na nossa gestão, de ter o cidadão em primeiro lugar. Saúde não é despesa, é investimento”, salienta o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri.

Mais de R$ 28 milhões investidos

“Em 2023, investimos R$ 28,3 milhões na saúde. Destacamos os números de atendimentos do PA 24h que chegou a 190 mil procedimentos realizados e as Unidades de Saúde (ESFs) que ultrapassaram 407 mil atendimentos”, detalha a secretária de Saúde do Município, Glícia Pagnan.

Também no último ano, o governo do município implantou o NICS – Núcleo Integrado de Cuidado à Saúde, espaço acolhedor e que se destina a desenvolver as Práticas Alternativas (PICS), tais como Acupuntura, Auriculoterapia, Reiki, Barras de Accsess, Reflexologia, Ventosaterapia, Dança Circular, Shantala, entre outras. O NICS tem por objetivos proporcionar a melhoria da qualidade de vida e a qualidade do sono; diminuir o consumo de medicamentos e auxiliar no controle da dor crônica.    

Durante o ano de 2023 a Equipe da Secretaria de Saúde desenvolveu o projeto “Saúde + Perto de Você”, que de forma itinerante, promoveu reuniões com a população, indo até os bairros, levando informações e conhecendo a realidade.

Continue Lendo

Geral

Engenharia de Produção Unesc: oportunidade de carreira promissora

Publicado

em

Formado há cinco anos, Mateus Alexandre Floriano atua na área da Engenharia de Produção desde a graduação e alça voos cada vez mais altos. O interesse pela temática surgiu ainda no Ensino Médio, quando frequentou o curso técnico em Administração e encontrou apreço especialmente pelas áreas de produção e finanças. A partir daí, a aptidão pelo assunto e a avaliação do bom potencial de trabalho aos poucos foram se tornando combustível para o sonho de cursar Engenharia de Produção na Unesc. Hoje ele é o primeiro mestre formado pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), o mais recente Programa do qual a Unesc faz parte.

Para Mateus, a formação em Engenharia de Produção proporcionou um conhecimento abrangente em diversas áreas, o que se revela vantajoso ao ingressar no mundo do trabalho, cada vez mais exigente em dinamismo e competências interdisciplinares. “Durante o curso, absorvi conceitos fundamentais relacionados à engenharia, qualidade, produtividade, Indústria 4.0, produção mais limpa, produção enxuta, e muitos outros. Foram cinco anos de aprendizado intenso, resultando em uma base sólida de conhecimentos”, cita o acadêmico formado em 2019.

Além da gama de aprendizados, conforme o egresso, a inspiração para continuar os estudos e aprimoramentos na área também nasceu na graduação. “Durante a minha jornada universitária, já estava inserido profissionalmente na área de Engenharia de Produção, e continuo atuando nesse campo até hoje, com a intenção de prosseguir. Na graduação percebi a necessidade de manter-me em constante aprimoramento, evitando acomodação e buscando incessantemente conhecimento. Ao compartilhar isso com os coordenadores do curso fui apresentado ao PPG, o que logo despertou meu interesse”, destaca ainda.

Conforme o coordenador do curso, Vilson Menegon Bristot, o egresso Mateus representa bem o perfil dos profissionais formados no curso, profissionais estratégicos na otimização e gestão eficiente dos processos industriais. “Temos orgulho de ver nossos ex-alunos, agora colegas, bem colocados no mundo do trabalho, dando sequência aos aprendizados e alçando vôos mais altos. É com esse objetivo que focamos a formação: com experiências que mostrem o potencial da profissão e lhes deem instrumentos para chegar onde sonharem”, pontua.

Primeiro formado no Programa interinstitucional

Ser o primeiro mestre formado no Programa, que envolve Unesc, Uniplac, Univille e UNC, para Mateus, é motivo de grande satisfação. “Esse título não apenas enche meu coração de orgulho, mas também abriu novas oportunidades. Atualmente, sou professor na Unibave, universidade comunitária parceira da Unesc, lecionando também no curso de Engenharia de Produção. Além disso, realizei meu estágio de docência na Engenharia de Produção da nossa Unesc. Essas experiências únicas seriam inalcançáveis sem a dedicação ao estudo proporcionada pelo curso de Engenharia de Produção da Instituição”, completa.

Abordagem alinhada ao mundo do trabalho

O curso de Engenharia de Produção da Unesc destaca-se pela abordagem abrangente, integrando teoria e prática para fornecer uma formação completa aos estudantes. Com um corpo docente altamente qualificado, formado por mestres e doutores, e uma infraestrutura de ponta, a Universidade proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades técnicas e competências gerenciais.

O engenheiro de produção formado pela Unesc, conforme Vilson, é capacitado para atuar em diversas áreas, desde o planejamento e controle da produção até a melhoria contínua dos processos industriais. “Além disso, o curso enfatiza a importância da sustentabilidade e responsabilidade social na Engenharia de Produção, preparando profissionais conscientes do impacto de suas decisões no meio ambiente e na sociedade”, pontua, acrescentando o papel crucial na atual sociedade, na qual a competitividade e a eficiência são essenciais para o sucesso das organizações.

Graduação Multi

Há dois anos, a Unesc proporcionou uma virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, um método inovador de ensino que oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

Desde então, os acadêmicos são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Diversas possibilidades

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação. Após formado, o profissional tem mais de 40 possibilidades, entre elas, atuação em escolas, academias; na saúde pública e privada, além de esportes. O segmento possui alta taxa de empregabilidade e possibilita, ainda, a aprovação em diversos concursos”, acrescenta Joni.

O curso de Educação Física da Unesc possui ainda parcerias com o Criciúma Esporte Clube, com a Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba, com a Fundação Municipal de Esportes (FME), de Criciúma, com a Secretaria de Saúde, além de vários locais que oferecem academia da região. “Possuímos também o Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), por meio do qual os alunos recebem bolsas e podem atuar na área”, salienta Joni.

Oportunidade para ingressar na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro. As aulas iniciam no dia 26 deste mês.

Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduacao é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.

Continue Lendo

Geral

Prorrogadas as inscrições para candidatas à corte da Festa do Colono de Siderópolis

Publicado

em

As inscrições para candidatar-se à corte da Festa do Colono, de Siderópolis seguem abertas até dia 23 de fevereiro. Serão escolhidas rainha e duas princesas para as categorias Mirim, Jovem e da Terceira Idade. A escolha está agendada para o dia 15 de março, às 19h30 na Piazza Nova Belluno. A 23ª Festa do Colono acontecerá nos dias 4, 5, 6 e 7 de julho de 2024. 

Segundo o regulamento, é necessário comprovar que nasceu ou reside em Siderópolis, e ainda que seja uma representante por comunidade. Para a categoria Mirim, a candidata precisa ter entre 7 a 12 anos, para Jovem a idade é de 16 até 26 anos e para Terceira Idade, que tenha acima de 60 anos.

O regulamento, que está disponível no site da prefeitura (https://www.sideropolis.sc.gov.br/inscricoes-abertas-para-candidatas-a-corte-da-festa-do-colono-de-sideropolis/), traz detalhes dos requisitos analisados pelos jurados, as necessidades que as candidatas precisam seguir para inscrição, trajes, acessórios e mandatos.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com