Geral
Cobusiness Satc celebra dois anos de atividades com a parceria de 18 grandes empresas da região
Metodologia única de inovação criada pela instituição já gerou duas mil ideias, a partir da união de colaboradores e alunos da UniSatc
A ampliação dos negócios e o desenvolvimento de novas ideias faz parte da meta de qualquer empresa, mas de que maneira alcançar novos voos? É a partir dessa narrativa em que o Cobusiness Satc criou uma metodologia única de inovação e que está completando seu segundo ciclo de atividades. De seis empresas no primeiro ano, o Programa Corporativo atualmente atingiu as 18 grandes empresas da região, unindo uma forte herança empresarial com o ecossistema inovador da Satc.
Em 64 anos de história a Satc reacende a conexão com o setor empresarial, seguindo como referência em educação, mas agora, também em difundir ações inovadoras com grandes organizações. “Estamos de casa cheia, todas as nossas salas do Cobusiness estão atendendo as principais empresas da região. Isso mostra para nós e para a indústria que a inovação pode chegar em empresas já consolidadas e que novos produtos e ideias podem ser criados. As instituições têm reconhecido nossa metodologia como opção de sustentabilidade para elas”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Centro Tecnológico Satc, Luciano Biléssimo.
Em dois ciclos de atividades, trainees, líderes e gestores traçaram planos e pensaram em novas ideias. “Temos 80 colaboradores e alunos envolvidos fazendo inovação por parte das empresas, onde foram geradas mais de duas mil ideias a partir do nosso processo criativo. O programa contribui, de uma importante maneira, para a criação de uma cultura de inovação dentro das organizações, o que a gente sabe que não é simples, mas esse processo está sendo fortalecido a cada ano”, relata o head de Inovação da Satc, Gustavo De Inovação.
Geração de novas oportunidades
Estimular a criatividade e a conexão entre equipes, amplia os horizontes de cocriação. Dessa forma, as oportunidades de crescimento entre a Satc e a indústria unem as pessoas em um desenvolvimento coletivo. “Cada vez mais, queremos conectar a Satc com a indústria, porque nós acreditamos que é possível construir juntos, crescer juntos. Queremos que essa simbiose seja ampliada, para que vocês cresçam e aprendam, e para que a Satc cresça também”, enfatiza Biléssimo.
Outro destaque é a preocupação com a formação humana, para que se multiplique a cultura de inovação nas empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. “Representa muito para nós a ligação das empresas às pessoas, porque vamos na essência que não existe um CNPJ se não for um grupo de vários CPFs. Por isso, a Satc trabalha a fundo na formação de pessoas e no desenvolvimento delas”, finaliza o pró-reitor.
Geral
Casa Guido realiza Pedágio Solidário no próximo sábado
Com o objetivo de arrecadar doações que serão revertidas à compra de medicamentos, exames, consultas, refeições e atendimentos multiprofissionais a crianças e adolescentes com câncer, a Casa Guido irá realizar no próximo sábado (9), o tradicional Pedágio Solidário. Além da ajuda por meio de doações no dia da ação, a instituição também precisa de voluntários que possam contribuir com algumas horas de trabalho, das 9h às 12h, nos principais semáforos de Criciúma.
O Pedágio Solidário será realizado nos seguintes pontos: Rua Joaquim Nabuco; Hercílio Luz; Praça da Chaminé; Álvaro Catão e Banco Safra. Para saber mais formas de contribuir, basta entrar em contato pelo número (48) 3045-6211 (telefone e Whatsapp).
A coordenadora da Casa Guido, Zulma Pereira Velho, fala sobre a importância da causa e reitera que o trabalho voluntário é essencial. “A Casa Guido realiza o Pedágio Solidário duas vezes por ano, sendo que uma já aconteceu no mês de junho e agora novamente em novembro; a expectativa é arrecadar R$ 21 mil”, comenta.
A Casa Guido atende 45 municípios da região Sul, totalizando 69 pacientes, oferecendo todo o suporte necessário aos pacientes com câncer, bem como suas famílias. Zulma conta que mensalmente a instituição tem um gasto de R$ 60 mil, por isso o pedágio solidário é tão importante, visto que envolve toda a comunidade que pode participar ativamente em prol da causa.
Geral
99 anos de emancipação político-administrativa: Criciúma celebra quase um século de progresso e desenvolvimento
Criciúma celebra 99 anos de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira (4), data que marca quase um século de progresso e inovação. Um município que tirou do subsolo a base de seu desenvolvimento socioeconômico, por meio da extração de carvão, e hoje projeta um futuro mais sustentável e tecnológico para as novas gerações. Com 240 mil habitantes, Criciúma é a maior cidade do Sul de Santa Catarina, capital entre duas capitais, Porto Alegre e Florianópolis, sendo destaque nacional em segurança, qualidade de vida e acesso à educação e à saúde.
“Celebramos com orgulho os 99 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma. Esta é uma data que representa o esforço e a determinação de todos que trabalham para o progresso da nossa cidade. Ao longo de quase um século, Criciúma se transformou, abraçando um futuro de desenvolvimento tecnológico, focado na qualidade de vida e bem-estar da população. Em 2025, teremos um centenário digno de nossas conquistas. Que essa celebração nos inspire a seguir em frente, com garra e esperança, em busca de um futuro cada vez melhor”, ressalta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O município, que antes era território e distrito de Araranguá, conquistou sua independência político-administrativa em 1925. Ao longo dos anos, a cidade fundada por imigrantes italianos progrediu economicamente por meio da agricultura, até a descoberta das primeiras jazidas de carvão mineral, que impulsionaram seu desenvolvimento de maneira efetiva. Com o passar do tempo, o município passou por grandes transformações e se consolidou como polo industrial, celeiro de grandes empresas dos setores de tecnologia, cerâmico, plástico e de confecções.
Para o diretor de Cultura da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail, manter viva a tradição dos povos que colonizaram o município é essencial para preservar a história da cidade. “Celebrar os 99 anos de emancipação é, também, uma oportunidade de refletirmos sobre a importância da cultura em nosso desenvolvimento. O Parque dos Imigrantes e outros espaços culturais são testemunhos do nosso legado e do compromisso com as futuras gerações. Precisamos valorizar e promover a cultura que nos torna únicos, preservando as tradições e inovando ao mesmo tempo”, afirma o diretor.
Conhecida como Capital Brasileira do Carvão Mineral e do Revestimento Cerâmico e Capital Catarinense dos Parques Urbanos, Criciúma vive um novo momento em sua história. Destaca-se como um município inovador e culturalmente rico, com equipamentos exclusivos que unem passado e futuro, como o Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina. O local, antes utilizado como depósito de rejeito de carvão, foi revitalizado e se tornou uma grande área verde com elementos que remetem à colonização italiana. O parque abriga, ainda, a Fazenda Solar e o Memorial Nikola Tesla, ambientes inovadores que reforçam o compromisso com a geração de energia limpa e inovação.
De acordo com o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, a Administração Municipal trabalha constantemente em ações que buscam elevar o patamar de cidade inteligente. O programa Criciúma Sustentável possui projetos voltados ao desenvolvimento consciente, como a Fazenda Solar, capaz de abastecer as 62 escolas da rede municipal por meio da conversão de energia solar. A substituição da frota municipal de carros a combustão por veículos elétricos e a instalação de lâmpadas de LED em milhares de pontos da cidade são outras ações de destaque.
“Criciúma se destaca cada vez mais pela sua capacidade de inovar e se adaptar às novas demandas do mundo moderno. Um município que se preocupa com o desenvolvimento socioeconômico, mas também com a preservação do meio ambiente, comprometido em buscar maneiras mais sustentáveis e tecnológicas para a geração de energia, contribuindo para o progresso”, enfatiza o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan.
Turismo
Com equipamentos únicos que encantam visitantes e moradores, Criciúma se destaca também no turismo. A cidade possui quatro grandes parques que proporcionam experiências diversas para todas as idades. A Mina de Visitação Octávio Fontana é responsável por manter viva a história da mineração de carvão em Criciúma. É considerada a única mina de carvão mineral aberta à visitação na América Latina e está entre as quatro no mundo. O ambiente se tornou um dos principais pontos turísticos do município, onde o visitante pode aprender sobre o mineral que impulsionou o desenvolvimento econômico do Sul de Santa Catarina.
Do subsolo direto para o espaço: no Parque Astronômico, turistas e entusiastas da astronomia podem viajar por estrelas e constelações durante as sessões no planetário digital. O local possui, também, instrumentos em tamanho real, doados pela Força Aérea Brasileira (FAB), como foguete, sonda e míssil. Com isso, Criciúma se tornou a única cidade do país com equipamentos como esses expostos ao público.
Depois de uma imersão completa pelos planetas, o visitante pode apreciar uma vista 360° da cidade, da serra e do mar, no Mirante Realdo Santos Guglielmi. A estrutura possui três níveis de observação e duas plataformas de vidro, a mais alta a 30 metros. Em breve, para valorizar ainda mais o complexo turístico do Morro Cechinel, será construído o novo Parque Ecológico. O projeto contempla um borboletário rodeado de espécies de plantas nativas.
Educação
A rede municipal de Criciúma possui 22 mil alunos matriculados em 62 unidades de ensino, estruturas físicas nas quais o Governo de Criciúma se empenha em ampliar e melhorar, com reformas, construção de ginásios de esportes e novas salas de aula. Nas Salas Makers, os estudantes podem descobrir um novo mundo durante o contraturno escolar, que os prepara ainda mais para o mercado de trabalho.
Para garantir a segurança no ambiente escolar, o Centro de Controle e Operações (CCO), localizado na sede da Defesa Civil, monitora em tempo real os portões de todas as escolas municipais. Além disso, as unidades contam com dispositivos de emergência que podem ser acionados a qualquer momento. O alerta é enviado diretamente ao CCO, onde são tomadas as devidas medidas de proteção.
Saúde
Com 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a mais nova inaugurada na região da Boa Vista, Criciúma é líder em qualidade no Brasil. No distrito do Rio Maina, o Santo Agostinho Complexo de Saúde é responsável por centralizar especialidades que antes ficavam espalhadas pela cidade, como fisioterapia, nutricionista, psicologia, fonoaudiologia e enfermagem.
O TeleSaúde, plataforma digital para agendamento de consultas, agilizou atendimentos e diminuiu as filas de espera nas UBSs. Agora, os criciumenses contam também com o TelePsicologia e o TeleSaúde exclusivo para pessoas idosas, serviços disponibilizados totalmente online.
Desenvolvimento econômico
Criciúma possui uma economia pujante, com mais de 32 mil empresas ativas. Com um processo desburocratizado e agilizado pela Casa do Empreendedor, é possível abrir um novo negócio na cidade em pouco mais de duas horas. A iniciativa do Governo Municipal é reconhecida no Ranking de Atendimentos da Sala do Empreendedor em Santa Catarina, realizado pelo Sebrae SC. O município ocupa a 1ª posição entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes.
Mobilidade urbana
As obras estruturantes transformam a cidade e melhoram a mobilidade urbana. Como o canal auxiliar, para prevenir alagamentos que durante anos causaram transtornos à população. O binário da Avenida Santos Dumont, no bairro São Luiz, desafogou o trânsito intenso e gerou desenvolvimento para a população, além da pavimentação de mais de 2,3 mil ruas na cidade.
Geral
Fundação Cultural de Criciúma divulga programação completa da Quermesse 2024
Restando dois dias para o início da tradicional Quermesse, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) divulgou a programação completa dos quatro dias de evento. A solenidade de abertura será na noite da próxima quarta-feira (06), a partir das 18h,com a apresentação da Banda Cruzeiro do Sul. A festa segue até sábado (09), encerrando com a dupla sertaneja Teo e Felipe. Pela primeira vez, as festividades serão realizadas na Rua Coberta Giro Henrique Lodetti, no centro de Criciúma, e farão parte da celebração pelos 99 anos de emancipação político-administrativa da cidade, comemorada no dia 04 de novembro.
“Ano passado tivemos a presença de mais de 25 mil pessoas ao longo dos quatro dias de Quermesse, na próxima semana esperamos um público igualmente significativo. A festa valoriza e resgata a tradição das etnias que formam os alicerces da cultura criciumense. Este ano também teremos um diferencial: toda a programação artística e cultural será realizada na rua Coberta, que é mais um equipamento turístico cultural do município”, destaca o prefeito, Clésio Salvaro.
De acordo com o diretor de cultura da FCC, Ismail Ahmad, a Quermesse é um evento muito aguardado pela população, pois é uma atração voltada para toda a família e resgata a diversidade da cultura regional, além de beneficiar o comércio. “Este ano decidimos realizar a Quermesse na semana de emancipação da cidade como uma forma de unir as celebrações na nossa agenda cultural. As etnias que participarão da festa neste ano são a italiana, a polonesa, a portuguesa e a árabe”, pontua.
Assim como manda a tradição, a programação está repleta de apresentações típicas, danças e shows para todos os gostos musicais, quitutes das quatro culturas participantes e um ambiente familiar no coração da cidade. A solenidade de abertura do evento acontecerá na noite da quarta-feira (06), a partir das 18h.
Município comemora 99 anos de emancipação político-administrativa
Criciúma celebra hoje quase um século de desenvolvimento, inovação e investimento na melhoria da qualidade de vida dosseus moradores. Desde a emancipação político-administrativa, a cidade tem se mostrado resiliente e focada no progresso. As melhorias contínuas são perceptíveis em cada ponto do município. Programas como o Acelera Criciúma, que integra um conjunto de ações para modernizar e desenvolver ainda mais o município, conta com 284 projetos em andamento. Esse número expressivo demonstra o compromisso do governo municipal com a construção de uma cidade mais moderna e adequada às necessidades da população. O aniversário de 99 anos da independência de Criciúma será uma celebração do trabalho e do progresso.
Criciúma se destaca pela solidez das políticas públicas, transparência administrativa e crescimento sustentável, sempre em busca de se adaptar ao futuro. O município possui um dos menores índices de criminalidade do estado, refletindo o compromisso com a segurança de seus cidadãos. As obras de pavimentação, revitalização de praças e ampliação de escolas melhoram a qualidade de vida dos criciumenses. Além disso, o Governo Municipal tem investido fortemente em infraestrutura turística, tornando-se um atrativo para visitantes do Brasil e do mundo.
Criciúma consolidada como destino turístico no Sul de Santa Catarina
Com investimento em inovações e com a valorização da cultura local, o município de Criciúma oferece uma experiência única para turistas de diversos lugares do mundo, com equipamentos que contemplam lazer, qualidade de vida e educação. Dentre as múltiplas atrações turísticas, destacam-se o deslumbrante Mirante Realdo Santos Guglielmi, a histórica Mina de Visitação Octávio Fontana, o tecnológico Parque Astronômico Albert Einstein e o recém-inaugurado Memorial Nikola Tesla.
Confira a programação completa da Quermesse 2024:
06/11 (Quarta-feira)
- 18h – Abertura Oficial (Banda Cruzeiro do Sul)
- 19h – Apresentações Artísticas
- 21h – Banda Mari & Rafa
- 22h – Banda Matusa
- 23h – Banda Mithra
07/11 (Quinta-feira)
- 18h – Apresentações Artísticas
- 20h30 – Grupo Folclórico de Alemã Quick Born
- 21h – Grupo Folclórico de Alemã Kindertanz
- 21h30 – Grupo Folclórico Orzel Bialy
- 22h30 – Marília Dutra
- 23h – Bruninho & Shipe
- 24h – Juliana Polonio
08/11 (Sexta-feira)
- 18h – Apresentações artísticas
- 21h – Coral Show Criança Feliz
- 22h – Jeito Louco
- 23h – Banda Neguinho
09/11 (Sábado)
Manhã:
- 09h45 – Apresentações Artísticas
- 11h15 – Instrumental UNESC
- 12h15 – Identidade Zero
- 14h – AFASC
- 15h às 18h – Violão e Voz
Noite:
- 19h – Grupo de Dança CCTI
- 19h30 – Grupo Folclórico Árabe Stúdio Scarpatti
- 20h – Grupo Folclórico Italiano Valsugana
- 20h30 – Grupo Folclórico Árabe Bellystars Dança de Ventre
- 21h – Grupo Folclórico Italiano Immerfroh
- 22h – Nanda Virtuoso
- 22h – Banda Fiuí
- 23h15 – Teo e Felipe
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades