Geral
Cocal do Sul inaugura 1º centro terapêutico público regional para crianças com autismo
Cocal do Sul inaugurou nesta quarta-feira (15) o Espaço Crescer e Evoluir Maximiliano Gaidzinski, o primeiro centro terapêutico multiprofissional público da região Sul de Santa Catarina. O local é especializado no atendimento de crianças com autismo, deficiências intelectuais e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
O centro foi instalado e totalmente reformado no antigo prédio da IEI Maximiliano Gaidzinski, oferecendo consultórios, salas terapêuticas, ambientes sensoriais, horta e jardim para terapias.
Equipe Especializada e Foco no Acolhimento Familiar
O Espaço Crescer e Evoluir conta com uma equipe multiprofissional completa, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, musicoterapeutas, nutricionista, psicopedagogos, médica pediatra e assistente social, em atuação articulada com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
A secretária de Saúde, Giovana Galato, destacou que o projeto é pensado para toda a família. “Além dos atendimentos especializados, pensamos em um ambiente acolhedor para os pais, com sala de espera confortável, café, internet e espaço para estudo e trabalho. É um local de cuidado, escuta e evolução conjunta”, afirmou.
O prefeito Ademir Magagnin classificou a inauguração como um marco de “sensibilidade, responsabilidade e compromisso social” para o município e a região.
O presidente da ASCA (Associação Sul-Cocalense de Apoio aos Autistas), Israel Keoma Francisco, reforçou que o projeto foi concebido com a participação e a “empatia” das famílias.
A inauguração contou com a presença de autoridades, como a ex-deputada Ângela Amin, que representou o senador Esperidião Amin, e emocionou o público com a fala do jovem autista Thiago Pignatel Teixeira, que acompanhou o projeto desde o início e entregou uma caricatura ao prefeito.
Os primeiros atendimentos serão direcionados às crianças que já estavam em acompanhamento na rede municipal.
Geral
Projeto Proteção orienta famílias de Criciúma sobre prevenção à violência infantil
Como reconhecer sinais de violência? O que fazer diante de uma situação de risco? Onde buscar ajuda? Essas são algumas das questões abordadas pelo Projeto Proteção, realizado pela Prefeitura de Criciúma em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). A iniciativa é voltada às famílias que utilizam os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e oferece uma série de atividades educativas para as famílias.
Desenvolvido nacionalmente pelo SEST SENAT em parceria com a Childhood Brasil, o Projeto Proteção utiliza uma metodologia baseada em rodas de conversa, dinâmicas, oficinas e atividades lúdicas, conduzidas por profissionais capacitados. A proposta é fortalecer a cultura da proteção, estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e orientar os participantes sobre a identificação de situações de risco, os direitos da infância e adolescência e os canais de denúncia.
As atividades já ocorreram nos Cras Tereza Cristina e Central, ambas em julho. Os encontros terão continuidade no Cras Cristo Redentor, nesta sexta-feira (31). Na sequência, os encontros serão realizados nos Cras Vila Miguel (12 de agosto), Próspera (20 de agosto), Santa Luzia (9 de setembro) e Renascer (16 de setembro). Para participar, o usuário pode realizar a inscrição no seu Cras de referência.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Dudi Sônego, a parceria fortalece o trabalho desenvolvido pelos Cras junto às famílias e amplia as ações de prevenção no município.
“Ao aproximarmos as famílias desse tema por meio de atividades educativas, fortalecemos os vínculos, promovemos a conscientização e ampliamos a rede de proteção às nossas crianças e adolescentes. Essa parceria com o SEST SENAT é fundamental para que essas informações cheguem de forma acessível e preventiva à comunidade”, destacou a secretária.
A técnica de Promoção Social do SEST SENAT Criciúma, Dainara dos Passos, explicou que o Projeto Proteção nasceu com o propósito de fortalecer a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto das rodovias brasileiras.
“Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, essa missão se amplia e chega aos bairros, fortalecendo a rede de proteção, aproximando as famílias e promovendo informação, prevenção e cuidado. Juntos, reafirmamos o compromisso com a proteção da infância e da adolescência”, disse.
Durante os encontros, os participantes também recebem materiais educativos, como camisetas, folders e brindes com mensagens de conscientização, reforçando a importância da prevenção da violência e da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Geral
Dia do Agricultor é celebrado com noite de confraternização e palestras em Morro da Fumaça
Mais de 120 pessoas participaram, na noite de segunda-feira (27), da celebração do Dia do Agricultor, realizada no Salão da Igreja da Linha Torrens, em Morro da Fumaça. Promovido pelo Departamento de Agricultura, em parceria com a Epagri e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morro da Fumaça, o encontro teve como objetivo valorizar os agricultores do município, incentivar a troca de conhecimentos e fortalecer a agricultura familiar.
A programação contou com palestras técnicas voltadas ao aprimoramento das atividades no campo. O engenheiro agrônomo Rogério Vedelago apresentou a palestra sobre trigo silageiro, abordando manejo, produtividade e alternativas para as propriedades rurais. Na sequência, o médico veterinário Diego Lima falou sobre manejo reprodutivo de gado de corte, destacando práticas que contribuem para melhores resultados.
“A agricultura familiar tem um papel essencial na economia e na identidade de Morro da Fumaça. Nossa Administração continuará buscando alternativas, parcerias e investimentos que possam apoiar, incentivar e oferecer mais oportunidades aos agricultores. Este evento demonstra como o conhecimento e a união entre poder público, entidades e produtores podem gerar resultados positivos para o campo”, afirma o prefeito Eduardo Sartor Guollo, que marcou presença no evento, juntamente com o vice-prefeito, Davi Pellegrin.
Além do conteúdo técnico, o evento foi marcado por um momento de integração e confraternização entre agricultores, familiares, representantes de cooperativas, instituições financeiras e demais parceiros do setor agropecuário.
“Queremos agradecer a presença de todos os agricultores, das famílias, dos palestrantes e das entidades parceiras que apoiaram esta ação. Eventos como este fortalecem o vínculo com o setor agrícola e mostram a importância do trabalho conjunto para continuarmos incentivando e valorizando a agricultura do nosso município”, destaca a coordenadora geral do Departamento de Agricultura, Patrícia Coral. A celebração do Dia do Agricultor também contou com o apoio do Sicoob, Sicredi, Banco do Brasil, Cresol e Agropecuária Auriverde, parceiros que contribuíram para a realização da noite de homenagem e valorização aos agricultores fumacenses.
Geral
Nova Veneza está com inscrições abertas para mutirão de castração no bairro Jardim Florença
Nova Veneza está com inscrições abertas para mais um mutirão de castração de cães e gatos. A ação será realizada no dia 8 de agosto, das 8 horas ao meio-dia, no estacionamento do Salão de Festas do bairro Jardim Florença. A iniciativa integra o programa Pet Levado a Sério.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (48) 99174-1552 ou por meio do aplicativo Rever, disponível para Android e iOS. O prazo para inscrição segue até o dia 7 de agosto.
Conforme a presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), Caroline Pacheco, o programa de castração inclui a microchipagem e a medicação pós-operatória. No entanto, a roupa cirúrgica e o colar elizabetano não estão inclusos.
“A castração é uma das principais ferramentas para promover o bem-estar animal e o controle populacional de cães e gatos de forma ética e responsável. Por isso, convidamos a população a participar desta ação e realizar a inscrição dentro do prazo”, destacou.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades


















