Conecte-se conosco

Geral

Colheita de bons frutos abre mês da 10ª Vindima

Publicado

em

Janeiro é o período mais aguardado por centenas de produtores de uva no Sul de Santa Catarina. Esta é a época em que se colhe os frutos da dedicação de um trabalho desenvolvido durante todo o ano. Nos últimos dias, integrantes de diversas famílias dos municípios que integram a região Vales da Uva Goethe se reuniram para iniciar a colheita das uvas, em especial desta variedade que possui Indicação Geográfica de Procedência (IP).

Com cuidado e apreço, Gilson Fontanella, seus quatro irmãos e os respectivos filhos retiraram manualmente dos parreirais apenas os cachos já maduros. O momento de união também foi marcado pelo início do processo de vinificação a partir da fermentação. Nos próximos meses, os vinhos artesanais estarão nas mesas desta família para consumo próprio.

A colheita de frutos em maior escala para a produção de vinhos também ocorre nas cinco vinícolas ligadas à Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe). O clima influenciou na quantidade e qualidade dos frutos. A estimativa é de obter 350 toneladas somente de uva Goethe e chegar a produção de 200 mil garrafas de vinho feita com esta variedade.

Segundo a Epagri de Urussanga, apesar da ausência do frio ter reduzido o volume de uva no vinhedo, esta safra com plena maturação dos frutos resulta no acúmulo de compostos que enaltecem a qualidade exaltando amora e sabor. 

“O grau de doçura está muito alto. A uva está muito saborosa com excelente aroma. Em questão de qualidade esta safra será melhor do que a última. Estimamos que a produção de vinhos resultará em bebidas agradáveis ao paladar tanto de sabor quanto de aroma. A colheita dos frutos em parreirais localizados nas regiões mais altas será feita nas próximas semanas”, explica a presidente da ProGoethe, Giselda Mazon

A colheita na região Vales da Uva Goethe segue até o final deste mês junto com a celebração da 10ª Vindima Goethe, entre os dias 19 e 21 de janeiro. A programação dos três dias do evento consiste em atividades enogastronômicas e culturais na cidade de Urussanga e visitas técnicas no município de Pedras Grandes com a finalidade de atrair turistas que estarão no Litoral catarinense para conhecer e apreciar os vinhos brancos, frisantes e espumantes.

Visitas aos parreirais, degustação de vinhos e espumantes, exposição e venda de artesanato e produtos coloniais, celebração religiosa, esmagamento da uva com os pés, entrega de condecorações, exposições e manifestações artísticas e passeios com guia turístico são as ações que integram a programação.

10ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga e o Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Urussanga (ACIU). Nesta edição, a história e tradição da uva Goethe serão evidenciadas devido ao marco dos 120 anos do cultivo desta variedade na região, reconhecida como um patrimônio cultural.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Saúde de Criciúma intensifica ações de prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs

Publicado

em

Com o slogan “Um diagnóstico não muda quem você é. O preconceito sim”, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia esta semana a mobilização em prol da campanha Dezembro Vermelho. A abertura ocorreu na última terça-feira (03) com uma roda de conversa facilitada pela assistente social Anne Schmitz, do Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS de Criciúma (GAPAC), no Salão Ouro Negro.

A ação tem como foco desmistificar o estigma e o preconceito em torno do HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para, desta forma, trabalhar efetivamente na conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce das ISTs, contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem e convivem com essas condições, assim como a adesão aos tratamentos medicamentosos. As atividades que compõem a programação deste mês, incluem capacitação para os profissionais de saúde, realização de testes rápidos e distribuição de material instrucional para a população.

“O trabalho de conscientização por meio da sensibilização e da educação é fundamental para que a população tenha conhecimento e clareza de que as ISTs podem não apresentar sinais e sintomas, e se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente, podem levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até a morte. Também será ratificada a importância do atendimento humanizado e adequado que elimina o estigma e incentiva os pacientes a aderirem ao tratamento, além de promover a conscientização sobre essas condições e as formas de prevenção, evitando assim novas infecções”, ressalta o secretário de saúde de Criciúma, Deivid Freitas.

Segundo informações levantadas pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), em 2019 aproximadamente 1 milhão de pessoas, com 18 anos de idade ou mais, afirmaram ter diagnóstico médico de alguma IST. Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde revelam ainda que, de 2007 a junho de 2023, foram registrados mais de 489 mil casos de infecção pelo HIV no Brasil. Sendo 41,5% na região Sudeste, 21,3% na região Nordeste, 19,1% na região Sul, 10,2% na região Norte e 7,9% na região Centro-Oeste.

Programação Dezembro Vermelho

No decorrer do mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizarão testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites Virais) e a distribuição de materiais (preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante) para a população. O Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS de Criciúma (GAPAC) promoverá duas rodas de conversa nos próximos dias. Os encontros objetivam estimular a reflexão e o debate sobre os estigmas e preconceitos que ainda cercam o HIV e a Aids. As reuniões acontecerão nos dias 05 de dezembro (quinta-feira), às 14h30, e 10 de dezembro (terça-feira), às 19h30, na sede do GAPAC.

Por que o termo foi alterado para IST

A alteração do termo DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) para IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) é um avanço na abordagem mais adequada e humanizada para as pessoas que convivem com essas condições. “Ao utilizar o termo ‘infecção’, evidenciamos a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento. Minimizar o estigma associado aos termos e desmitificar alguns conceitos errôneos, associando a infecção a comportamentos considerados promíscuos, imorais ou impuros. Além do termo ‘doença’ implicar em sintomas visíveis, e muitas ISTs podem ser assintomáticas por longos períodos”, explica a gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Andréa Goulart.

Formas de contágio e diagnóstico

As ISTs podem ser transmitidas através da relação sexual desprotegida (sem camisinha), uso de seringa por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado, instrumentos perfurocortantes não esterilizados, e pela transmissão da mãe infectada para o filho durante a gravidez, parto e/ou amamentação. O diagnóstico das ISTs acontece por exame físico realizado por um profissional da saúde e pela realização de testes laboratoriais ou testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Os testes rápidos não necessitam de estrutura laboratorial e os resultados ficam prontos em até 30 minutos.

Prevenção

O uso da camisinha ainda é a forma mais eficaz de prevenção contra o HIV/Aids e outras ISTs. Confira as medidas que são importantes e complementares para garantir sua segurança:

– Usar preservativo/camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais;
– Não compartilhar objetos perfurocortantes e seringas;
– Fazer uso da Profilaxia Pré exposição (PrEP), quando indicado;
– Fazer uso da Profilaxia Pós Exposição (PEP), quando indicado;
– Vacinar-se contra Hepatites e HPV;
– Discutir com parcerias sexuais sobre as testagens para HIV e outras ISTs, e testar-se regularmente;
– Procurar a UBS mais próxima caso haja suspeita de contágio por ISTs (apresentar feridas na região genital, ínguas na virilha, dor pélvica ou corrimento) ou após relação sexual desprotegida.

Continue Lendo

Geral

Previsão aponta fim de semana com chuva na região

Publicado

em

A quinta-feira começou com tempo bom e praticamente sem nuvens em todo o Sul de Santa Catarina. Com isso a previsão indica que as máximas no dia devem passar dos 30 graus. O Calor também vai se repetir na sexta-feira. “Vai ser o dia mais quente da semana e esse calor é o pré-frontal que indica a aproximação de uma frente fria”, explica o meteorologista Marcio Sonego.

Segundo ele, o fim de semana será mais uma vez marcado por instabilidade. “Confirmando a previsão que foi feita de que teríamos um dezembro mais úmido. Vai chover na noite de sexta e durante o sábado. No decorrer do domingo o tempo volta a melhorar gradativamente”·

Continue Lendo

Geral

Governo de Criciúma inaugura nova Central Semafórica nesta quinta-feira

Publicado

em

Com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos nas principais vias urbanas da cidade, o Governo de Criciúma, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte, inaugura nesta quinta-feira (05) a nova Central Semafórica. O ato de inauguração será na sede da Defesa Civil, na Rua Desidério Meller, bairro Mina Brasil, onde já funciona o Centro de Controle e Operações (CCO), às 15h. “Este é mais um investimento em tecnologia que realizamos para melhorar a mobilidade urbana da nossa cidade. Além dos investimentos na infraestrutura, criando novos caminhos, também se investe em inovação para reduzir congestionamentos e aumentar a segurança de quem transita pela via. Com essa solução, buscamos transformar o município em um lugar de inovação e manter a régua de uma cidade inteligente”, destaca o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Atualmente o sistema semafórico é analógico e, a partir desta semana, a central será totalmente digital e integrada, com equipamentos de última geração, possibilitando a sincronização dos semáforos para criar a chamada onda verde. A sincronização dos tempos de abertura e fechamento, criam a sequência programada do sinal verde, em efeito cascata, dessa forma o trânsito flui de forma segura e inteligente. Ao todo, 53 dispositivos automatizados já estão em funcionamento. Desta forma, os semáforos do percurso poderão abrir em sequência, em vias de sentido único. 

Segundo o levantamento feito pela Consultran, empresa especializada em controle de trânsito contratada pelo município, com a sincronização dos semáforos e a criação da chamada onda verde, o tempo médio para percorrer o trajeto na Avenida Centenário pode ser reduzido em até 25% em horários de pico.  “O município tem um tráfego intenso diariamente, principalmente na região central, o que gera engarrafamento e estresse para quem está trafegando na via. Com a alteração para o modelo digital, nós esperamos aliviar um pouco o tempo de espera no trânsito através da onda verde, e sincronizar os semáforos a fim de melhorar os gargalos nas vias”, confirma o diretor da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Gustavo Medeiros. I

Solução digital também para resolver falhas no sistema de forma remota

Operada por técnicos da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), a Central realizará o acompanhamento em tempo real do funcionamento dos semáforos. Outra novidade do sistema é a manutenção inteligente que detecta automaticamente falhas nos semáforos, como quedas de energia ou funcionamento intermitente, e envia alertas aos técnicos para reparo imediato. Em alguns casos, o conserto poderá ser feito remotamente.

 O principal objetivo é melhorar a fluidez geral do trânsito e possibilitar a implantação de diversos planos semafóricos ao longo do dia. Inicialmente, para auxiliar na tomada de decisões, os técnicos irão monitorar os pontos críticos que exigem a sincronização dos sinais através do Google Maps. Futuramente, o Maps poderá ser substituído pelo uso de câmeras. 

Para a implantação da Central Semafórica, foram adquiridos 80 controladores da empresa SSAT Sinalização Viária, dos quais 53 já foram instalados. “Essa inauguração marca a primeira etapa de implantação do novo sistema. Já na segunda etapa serão instaladas câmeras inteligentes, para coordenar o tempo de abertura dos semáforos e também realizar a contagem dos veículos, dados que serão utilizados para aprimorar ainda mais o sistema”, declara o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan

A implantação da Central Semafórica de Criciúma integra o Plano de Mobilidade Urbana Municipal, instituído pela lei n° 8511, de 14 de dezembro de 2023. A soma do valor investido na obra é de quase R$2 milhões, financiados pelo Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).

Continue Lendo

ADSAAA

ADS1

Mais vistos