Comércio
Comerciantes querem aquecer vendas com Black Friday em novembro
Falta cerca de um mês (pouco mais de um mês – para o vivo) de um mês para a Black Friday. Neste ano, o setor do comércio eletrônico espera movimentar mais de R$ 6 bilhões no período nas vendas online. Um crescimento de 3,5% em relação a 2021, mas muito abaixo do que foi registrado em anos anteriores.
Em 2019, as vendas da Black Friday pela internet cresceram 26% na comparação com 2018. Em 2020, influenciado pela pandemia, o aumento foi de 45%, caindo para 15% em 2021.
Os dados são da ABComm, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
O diretor de inteligência de mercado da instituição, Alexandre Crivellaro, explica que a expectativa de crescimento para esta Black Friday foi calculada com base no desempenho das vendas ao longo deste 2022.
A ABComm calculou um crescimento de 3% nas vendas no primeiro semestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021. Segundo o diretor da entidade, Alexandre Crivellaro, a menor oferta de frete grátis deve impactar as vendas desta Black Friday.
Outro fator que pode influenciar as vendas é a Copa do Mundo. A expectativa do setor é que as pessoas antecipem a compra do televisor novo para assistir aos jogos, reduzindo assim as vendas desse eletroeletrônico durante a sexta-feira da Black Friday, que será dia 26 de novembro.
Comércio
Vendas do comércio de Santa Catarina crescem 6,9% e ficam acima da média nacional
O comércio varejista de Santa Catarina registrou crescimento no volume de vendas de 6,9% em novembro em relação ao mesmo período de 2023. O percentual ficou acima da média nacional, que somou alta de 4,7% na mesma comparação. Os dados são do IBGE e foram divulgados nesta quinta-feira, 9, por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
Além disso, em novembro de 2024 Santa Catarina teve elevação de vendas em nove de 11 segmentos do comércio pesquisados. Os melhores desempenhos foram na área de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos, com elevação de 11,2%, seguida dos supermercados e hipermercados, com alta de 10,2%. Também se destacaram as vendas de combustíveis e lubrificantes (5,8%) e de móveis e eletrodomésticos (4,9%).
O governador Jorginho Mello destacou o bom momento do empreendedorismo no estado. “Estamos otimistas com o futuro da economia de Santa Catarina porque os indicadores mostram a confiança no estado, com alta na geração de emprego e atração de investimentos privados. Em 2024 a gente bateu recorde de empresas abertas e muitas delas no setor do comércio e micro e pequenos negócios, o que alavanca o nosso empreendedorismo”, afirmou.
No ranking nacional de novembro, Santa Catarina ocupa a 11ª colocação, atrás principalmente de estados com base de comparação mais baixa. No entanto, o desempenho catarinense de 6,9% no período ficou à frente de estados como São Paulo (4,5%), Paraná (3,6%), Minas Gerais (1,9%) e Rio de Janeiro (0%).
Comércio
CDL faz nevar no centro de Criciúma no desfile de Natal
O centro de Criciúma foi envolvido pela magia do Natal no desfile realizado na noite de ontem (05/12). Promovido pela CDL e realizado pela Prefeitura de Criciúma e e Fundação Cultural, o evento reuniu famílias e amigos em uma celebração repleta de alegria, marcando oficialmente o início das comemorações natalinas na cidade.
A programação começou com as apresentações das fanfarras das escolas Oswaldo Hülse, Marechal Rondon e Satc, que encantaram o público com sua música e energia. Na sequência, o desfile animado da Ludicoz percorreu a Rua Coronel Pedro Benedet até a Praça Nereu Ramos.
Um dos destaques da noite foi o momento em que a CDL fez nevar em frente ao seu edifício, criando uma experiência inesquecível para crianças e adultos. Muitos aproveitaram para registrar o momento com fotos ao lado de familiares e amigos.
O momento mais aguardado aconteceu quando o prefeito Clésio Salvaro entregou simbolicamente a chave da cidade ao Papai Noel, marcando o início oficial das festividades natalinas.
O presidente da CDL, André Luiz Santiago de Castro, destacou a importância de eventos como este para a comunidade. “Foi uma noite mágica para reunir a família e celebrar juntos a chegada do Natal. Agradecemos a todos que participaram e tornaram esse momento tão especial”, afirmou.
Marisa Colle, que estava assistindo ao desfile, compartilhou sua experiência. “Eu amo essa época e venho todos os anos. Onde tiver Natal, eu estou dentro. Desde pequenininha minha mãe fazia árvore e reunia toda a família. Para mim, Natal é isso: união, saúde, prosperidade e paz”, contou emocionada.
Além de assistir ao desfile, Marisa aproveitou para reforçar sua preferência como consumidora. “Já comprei todos os presentes no comércio daqui. Este ano comecei em junho, porque a família é grande e gosto que todos recebam algo. O amigo secreto da nossa família é sempre depois da ceia, e eu compro todos os presentes”, revelou.
Comércio
Comércio de SC está mais confiante e disposto a contratar
Os empresários do comércio de Santa Catarina estão mais otimistas e dispostos a investir e contratar funcionários. É o que mostra o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) divulgado pela Fecomércio SC neste mês de dezembro. A confiança em alta é puxada pelas expectativas positivas quanto ao futuro do setor e da economia.
Conforme a Fecomércio/SC, a confiança do empresário do comércio subiu 1,5% na passagem de outubro para novembro, passando de 112,9 para 114,6 pontos. A escala vai de 0 a 200 e valores acima de 100 demonstram o otimismo do empreendedor quanto ao cenário econômico brasileiro, setorial e da própria empresa.
O empresário também está mais confiante, sobretudo, no futuro dos negócios. O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), por exemplo, cresceu 3,2%, saltando de 144,1 para 148,7 pontos em novembro. Os dados revelam que o empreendedor está mais confiante no futuro e vê tendência de crescimento para os próximos meses.
O governador Jorginho Mello atribui o resultado ao bom momento da economia catarinense. “A economia de Santa Catarina cresce acima da média nacional e o Governo do Estado está fazendo o dever de casa. Estamos investindo em infraestrutura, atraindo investimentos privados e qualificando nossa mão de obra. Tudo isso melhora a competitividade de Santa Catarina e anima o nosso empresário”, destaca.
“O ano de 2024 tem sido bastante positivo para os setores do comércio e dos serviços. Temos visto resultados consistentes, tanto em vendas quanto na geração de empregos. Além disso, os índices de expectativas apontam que os próximos meses também serão bons. O fato de que 76% dos varejistas querem expandir as suas equipes no futuro próximo é mais um indicador nesse sentido. Seguimos confiantes”, aponta o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.
Otimismo no comércio de SC cria novas vagas de emprego
De acordo com os dados da Fecomércio SC, o empresário também está mais disposto a investir na contratação de funcionários. O indicador que mede a expectativa de abrir novas vagas de emprego cresceu 3,5% em novembro, demonstrando necessidade de reforçar a equipe de vendas para o período de final do ano, Natal e temporada de verão.
“A nossa economia está muito aquecida, gerando emprego e renda em todos os setores. A taxa de desemprego em Santa Catarina caiu para 2,8%, a menor em 10 anos. Isso se reflete no comércio. O catarinense está comprando mais, viajando, investindo, fazendo refeições fora de casa. É um ciclo positivo”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
A abertura de novas vagas no comércio vem sendo positiva ao longo de todo o ano de 2024. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor gerou 15.948 postos de trabalho com carteira assinada entre janeiro e outubro. Ao todo, o comércio emprega mais de 530 mil trabalhadores em Santa Catarina.
Volume de vendas do comércio de SC registra crescimento de 7,5%
Conforme o IBGE, o volume de vendas do comércio varejista ampliado de Santa Catarina cresceu 7,5% entre janeiro e setembro de 2024. O aumento é puxado pelos subsetores de supermercados, eletrodomésticos, artigos farmacêuticos bem como pelo mercado automotivo e equipamentos para escritório.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades