Economia
Criciúma e Içara lideram a geração de empregos na Amrec
Criciúma
Dados divulgados pelo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, mostram que Criciúma e Içara foram os grandes responsáveis por impulsionar a geração de empregos na Amrec ao longo do Mês de agosto. Juntas as duas cidades geraram mais da metade dos 1,473 empregos criados nos 12 municípios da região.
Segundo o relatório Criciúma terminou agosto criando 535 vagas com carteira assinada. Içara aparece em segundo com 383. Também terminaram com saldo positivo os municípios de Urussanga (127), Siderópolis (124), Nova Veneza (114) Forquilhinha (106), Morro da Fumaça (54), Treviso (20), Orleans (13) e Cocal do Sul (12). Saldo negativo apenas em Lauro Müller (-5) e Balneário Rincão (-10).
No acumulado do ano Içara se destaca
Quando os dados levam em conta todas as vagas criadas de janeiro até agosto o grande destaque acaba ficando com Içara. Impulsionada pela vinda de grandes empresas como Atacadão e Combo a cidade acumula saldo positivo de 495 vagas. A cidade é seguida de Forquilhinha que acumula a criação de 442 vagas e Urussanga, com saldo positivo de 400 novos postos de trabalho. Nesse quesito Criciúma é o destaque negativo com o fechamento de mais de mil postos de trabalho.
Confira os dados no acumulado do ano.
Economia
Acic e Sebrae abrem inscrições para Sessão de Negócios
Criar um ambiente de integração e networking, unindo empresas de diferentes portes, empresários, empreendedores e profissionais. Com esse objetivo, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) promove mais uma edição da Sessão de Negócios, em parceria com o Sebrae.
O evento ocorrerá na sede da entidade empresarial, no dia 4 de setembro, a partir das 15h30, e as inscrições já estão abertas, podendo ser realizadas pelo link www.acicri.com.br/cursos. A participação se estende também a não associados, mas associados da Acic contam com benefícios exclusivos.
“Entendemos a necessidade de fomentar essa aproximação entre as empresas, para que possam estabelecer novas parcerias, ampliar a carteira de clientes, ao mesmo tempo em que prospectam novos fornecedores. Por isso, nos unimos ao Sebrae para proporcionar essa oportunidade a associados e não associados”, pontua o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
Seguindo a metodologia do Sebrae, os participantes serão divididos em sete mesas. Em cada rodada, cada participante terá um minuto para fazer sua apresentação e/ou entregar materiais. Após o final de cada rodada, eles irão trocar de mesa, possibilitando assim que todos se conheçam.
Além dos participantes que estarão se alternando durante as rodadas, uma empresa ficará fixa em cada mesa, sendo elas: Destak Logística e Transportes, Farben Tintas, Gabriella Revestimentos Cerâmicos, Plascin Soluções em Plásticos, Plasson do Brasil, Rio Deserto e Usipe.
No intervalo entre as rodadas e, ao final da Sessão, haverá momentos para ampliar as conversas e gerar networking.
Economia
Inflação tem prévia de 0,19% influenciado pelo preço dos combustíveis
A prévia da inflação de agosto ficou em 0,19%, uma redução de 0,11 ponto percentual em relação a julho. No ano passado, a taxa de igual período alcançou 0,28%.
O resultado deste mês foi influenciado pelo aumento dos combustíveis, principalmente gasolina e etanol. Por outro lado, a alimentação em domicílio apresentou a maior queda em relação a julho, com destaque para a redução dos preços do tomate, cenoura, batata-inglesa e cebola.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor, IPCA-15, divulgado nesta terça pelo IBGE, aponta ainda que, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta em agosto. A maior variação e o maior impacto positivo vieram dos Transportes, com 0,83%, seguido por Educação, com 0,75%.
Por sua vez, o grupo Alimentação e bebidas apresentou queda pelo segundo mês consecutivo, alcançando menos 0,8%. Nos últimos 12 meses, o acumulado do IPCA-15 ficou em 4,35%, abaixo dos 4,45% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.
Economia
Criciúma entre as cidades mais competitivas do Brasil
Criciúma mais uma vez é destaque nacional no Ranking de Competitividade dos Municípios, ocupando o 7º lugar, entre as 67 cidades com mais de 80 mil habitantes do Sul do Brasil, e a 18º posição na colocação geral entre os mais de 5.500 municípios brasileiros. Já em Santa Catarina, é a 4ª colocada entre as cidades mais competitivas, ficando à frente de Joinville e Blumenau. “Este resultado é fruto do comprometimento com a excelência na gestão pública, e de que estamos no rumo certo. Seguiremos firmes na implementação de políticas públicas para aprimorar ainda mais os indicadores para continuar entre as melhores cidades do Brasil para se viver,” afirmou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O ranking, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), evidencia os potenciais de cada município, entre os pilares estão: acesso e qualidade da educação, acesso e qualidade da saúde, telecomunicações, meio ambiente e segurança. Nesta 5ª edição, Criciúma se destacou em pilares importantes, melhorando os indicadores. No acesso à educação, a cidade evoluiu em quatro dos cinco pilares, e no quesito qualidade da educação também evoluímos em dois pilares com o aumento do IDEB nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio.
Outra área importante é a saúde, que também superou o ranking do ano passado, com o primeiro lugar na cobertura da atenção primária, subindo também nos outros 4 pilares. Na atenção básica, no quesito qualidade da saúde, a cidade ganhou posições na avaliação dos números de mortalidade materna, obesidade e desnutrição infantil e mortalidade por causas evitáveis, resultado do trabalho preventivo realizado pela Rede Municipal de Atenção Básica.
Meio Ambiente e Telecomunicações também merecem destaque
O diretor de Desenvolvimento Econômico Marlon Araújo, analisou os números do ranking de competitividade, ressaltando que a cidade melhorou os índices nos pilares mais importantes como saúde, segurança, educação e meio ambiente.
As ações do programa Criciúma Sustentável, bem como outros programas e projetos na área ambiental e na sustentabilidade refletem nos índices do ranking. “Em todos os pilares de análise voltados ao meio ambiente, que são áreas recuperadas, a cobertura florestal, o desmatamento ilegal, emissões de gases poluentes e a velocidade do desmatamento, nos cinco pilares nós evoluímos, conseguindo também pontuação e ranqueamento melhor em relação ao ano passado”, destacou.
Na questão de telecomunicações, o município cresceu tanto no acesso à banda larga quanto ao acesso à telefonia móvel, melhorando o posicionamento no ranking em relação à edição anterior.
Ranking de Competitividade dos Municípios
O Ranking de Competitividade dos Municípios, dividido em duas etapas e produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), analisa 404 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. A quinta edição é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos. São eles: Sustentabilidade fiscal, Funcionamento da máquina pública, Acesso à saúde, Qualidade da saúde, Acesso à educação, Qualidade da educação, Segurança, Saneamento, Meio ambiente, Inserção econômica, Inovação e dinamismo econômico, Capital humano, Telecomunicações.
O ranking permite o mapeamento dos fatores de desenvolvimento e fragilidades dos municípios, a fim colaborar para o desenvolvimento, implementação e aperfeiçoamento de políticas públicas nos municípios, além de fomentar a competição sustentável intermunicipal.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia4 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades