Geral
Criciúma é reconhecida nacionalmente na aplicação do Instrumento Municipal de Gestão e Governança
Município foi o único do estado a receber o mérito na aplicação do instrumento, durante o IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União

Criciúma foi reconhecida, mais uma vez, no IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, realizado em Brasília (DF). O município recebeu o primeiro lugar na aplicação do Instrumento Municipal de Gestão e Governança, denominada IMGG, na categoria Administração Pública Municipal do Modelo de Governança e Gestão Pública, do Governo Federal. Com o reconhecimento, Criciúma foi o único município de Santa Catarina e a primeira cidade colocada do Brasil, com mais de 100 mil habitantes, não capital, a receber o certificado de mérito do Ciclo de Aplicação de 2022. Nesta sexta-feira (7), em solenidade realizada no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, o Governo de Criciúma apresentou a premiação conquistada.
“É preciso governar o governo e pensar na cidade todos os dias. O prêmio que recebemos é apenas o reconhecimento de todo um trabalho de governo que o cidadão, lá na ponta, percebe. Alcançar a nota mais alta não é uma tarefa para qualquer um. As pessoas procuram essa cidade pelos índices de qualidade de vida. Ninguém escolhe uma cidade ruim para morar, que não é segura, que não tem parques e nem creches. É dever de cada um de nós falar muito bem da nossa cidade todos os dias”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Devido a aplicação do IMGG, além da alimentação da plataforma, Criciúma obteve a nota 98,45, de 100 pontos. Para medir a pontuação, foram avaliados sete fundamentos: governança, orientação em processos, capital intelectual, sustentabilidade, compromisso com as partes interessadas, estratégias e planos e geração de valor público. Em Criciúma, o modelo começou a ser implementado em 2021, por uma comissão multidisciplinar de diversos órgãos do município.
“Tudo o que fizemos diariamente não é apenas para ganhar prêmios, mas sim, melhorar a gestão pública. Da mesma forma, foi com o Modelo de Eficiência em Gestão. A partir da implantação de todos os indicadores, identificamos fragilidades e vulnerabilidades, pois é difícil atender a tudo. A partir disso, montamos um plano de ação e começamos a executar. Por isso, o comprometimento de cada um foi fundamental, demonstrando que realizamos um trabalho de qualidade”, explicou o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan.
O primeiro reconhecimento nacional aconteceu em 2022, com a pontuação Bronze 4, que é a nota máxima, na alimentação da plataforma, na época, Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União, denominada MEG-Tr, do Ministério da Economia. Em 2023, Criciúma recebeu, mais uma vez, o selo Bronze 4, como referência no IMGG. Neste ano, o município aumentou a pontuação, garantiu a participação no IX Fórum Nacional e recebeu o mérito.
“Esse resultado é o que torna o Governo de Criciúma diferente, que mostra a eficiência que vemos no dia a dia. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe e poder coordenar e participar desse trabalho com pessoas tão capacitadas. Temos um governo comprometido em torar a gestão pública eficiente e trazer resultados que refletem a todos os cidadãos”, afirmou a gestora de Convênios da Secretaria Municipal da Fazenda, Caroline Brunel Matias.
Com a implantação do Modelo de Governança em Gestão, Criciúma implementou diversos projetos que viraram programas que seguem ajudando na gestão e garantem a continuidade da pontuação, como o Programa de Qualidade de Vida e Saúde Ocupacional, a Escola de Governo, o Escritório de Projetos do Município (GEPROJ), a reestruturação da Ouvidoria, entre outros.
Sobre o Modelo de Governança em Gestão Pública
A partir do ano de 2022, o MEG-TR deu lugar ao Modelo de Governança e Gestão Pública (gestaopublicagov.br), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.
O gestaopublicagov.br está fundamentado na Portaria SEGES/MGI Nº 7.383, de 21 de novembro de 2023, tendo como objetivos contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.
Sobre o Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União
O reconhecimento aconteceu durante o IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, realizado entre a última terça-feira (4) a quinta-feira (6). O evento foi organizado pela Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), por meio da Diretoria de Transferências e Parcerias da União (DTPAR), e está inserido no calendário de eventos do Governo Federal desde 2016.
O objetivo do Fórum Nacional é fortalecer a governança, a melhoria da gestão e do controle, apresentar e discutir soluções inovadoras, sejam elas normativas ou sistêmicas, bem como compartilhar experiências e boas práticas no âmbito das transferências e parcerias da União.

Geral
Criciúma apresenta e inicia funcionamento do serviço Família Acolhedora

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou oficialmente nesta quinta-feira (17) o serviço Família Acolhedora. A política pública já está em vigor e representa uma mudança no modelo de acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida judicial. Em vez de instituições, o serviço oferece acolhimento provisório em lares selecionados, capacitados e acompanhados por profissionais da rede socioassistencial. O objetivo é proporcionar um ambiente mais afetivo, seguro e próximo da estrutura familiar.
Durante o evento de apresentação, o vice-prefeito Salésio Lima destacou o impacto do novo serviço na proteção à infância e à adolescência. “Estamos falando de um serviço que coloca o cuidado no centro das ações. Com o Família Acolhedora, avançamos no compromisso com nossas crianças e adolescentes. Acolher com amor, dignidade e responsabilidade é investir no futuro de Criciúma”, afirmou.
Também presente no ato, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcio Daros, compartilhou sua experiência pessoal com a adoção e reforçou o apoio à iniciativa. “Tenho um filho adotado e sei o quanto o afeto transforma vidas. Políticas como essa mostram que o poder público pode fazer a diferença com sensibilidade e responsabilidade social”, disse.
O serviço passa a integrar a rede de acolhimento já existente no município, que inclui o Lar Azul, Nossa Casa e os abrigos Florescer I e II. Agora, com a nova política, famílias habilitadas poderão acolher temporariamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com suporte contínuo de assistentes sociais e psicólogos.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Dudi Sônego, a medida representa um avanço na humanização do atendimento. “Estamos substituindo estruturas institucionais por lares com afeto, respeito e compromisso. Com o Família Acolhedora, garantimos uma convivência mais próxima da realidade familiar, respeitando o tempo e a história de cada criança”, destacou.
Como funciona
O serviço Família Acolhedora está com inscrições abertas para famílias interessadas em participar do processo de habilitação. A guarda é provisória, concedida por decisão judicial e não tem caráter de adoção. As famílias são previamente cadastradas, passam por capacitação e são acompanhadas por equipe técnica durante todo o período de acolhimento. Além disso, recebem subsídio mensal equivalente a um salário mínimo por criança e/ou adolescente, valor que não é remuneratório, mas destinado ao custeio das necessidades do acolhido.
Quem pode participar
Para se candidatar ao serviço, é necessário atender aos seguintes critérios:

Geral
Criciúma amplia estrutura do Corpo de Bombeiros no Rio Maina

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, autorizou nesta quarta-feira (16) o início das obras de ampliação do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar, localizado no Distrito do Rio Maina. A iniciativa visa reforçar a estrutura da unidade, ampliando sua capacidade de resposta a emergências.
A obra contempla a construção de uma nova garagem com área de 203,25 m², em edificação independente da sede atual. O investimento é de R$ 398,5 mil, com recursos próprios da Administração Municipal.
“O projeto reforça nosso compromisso com a segurança da população. A ampliação tornará o espaço mais funcional, permitindo atendimentos mais ágeis e eficazes”, afirmou o prefeito Vagner Espindola.
O secretário de Infraestrutura e Obras, Claudio Rosso Netto, destacou que a intervenção atende às exigências da corporação para otimizar o tempo de resposta nas ocorrências. “Com a nova estrutura, o posto ganha mais eficiência no atendimento de incêndios e demais sinistros”, disse.
Já o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, ressaltou que a decisão foi tomada com base em dados estatísticos. “Há dois anos, mapeamos as ocorrências em Criciúma e identificamos o Rio Maina como a segunda região com maior demanda, atrás apenas do centro da cidade, onde está o batalhão principal. Com essa ampliação, vamos reduzir ainda mais o tempo de resposta naquela área”, explicou.
A obra será executada pela empresa vencedora da Concorrência Eletrônica nº 055/PMC/2025, com prazo de conclusão de 180 dias.
Obras integram pacote de melhorias no posto do Rio Maina
A ampliação faz parte do segundo lote de investimentos na unidade do Corpo de Bombeiros do Rio Maina. No primeiro semestre deste ano, já havia sido entregue a reforma do prédio principal, com área de 296,65 m².
As melhorias incluíram revisão da parte elétrica, troca de componentes da cobertura, ajustes em esquadrias, instalação de divisórias em gesso acartonado, chuveiros e reestruturação do sistema hidrossanitário.
Com as intervenções, o posto avançado se consolida como um dos mais bem estruturados da região, atendendo às demandas operacionais da corporação com mais segurança e eficiência.

Geral
Unesc lidera ranking internacional em contribuição aos ODS da ONU

Transformar o mundo por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Esse propósito colocou a Unesc no topo do Impact Rankings da Times Higher Education (THE), como a universidade não estatal de Santa Catarina que mais contribui para 15 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O ranking internacional avaliou mais de 1.500 instituições de 112 países e reconheceu o impacto real que a única universidade comunitária do Sul catarinense gera em áreas fundamentais para o futuro, como saúde, educação, inovação, meio ambiente, justiça social e redução das desigualdades.
— A Unesc executa suas políticas institucionais com seriedade e responsabilidade, sempre orientada pelo compromisso com o desenvolvimento regional. Os ODS dialogam diretamente com a essência da nossa Universidade — destaca a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.
Ela complementa:
— Esse é um movimento importante que sela a identidade comunitária da nossa instituição, pautada por grandes projetos que transformam a vida das pessoas. Essa é a nossa Unesc, a nossa Universidade Comunitária.
Destaques no ranking
Entre os resultados, a Unesc se destacou nos seguintes Objetivos:
- ODS 1 – Erradicação da Pobreza: nota 44,1, colocando a Unesc entre as quatro melhores não estatais do Brasil e como líder em Santa Catarina, graças ao forte apoio financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade.
- ODS 3 – Saúde e Bem-Estar: entre as 14 melhores não estatais do país, com destaque na formação de profissionais da saúde.
- ODS 4 – Educação de Qualidade: 98,5% dos graduados com qualificação docente e alta pontuação em programas de aprendizagem ao longo da vida.
- ODS 5 – Igualdade de Gênero: liderança estadual entre as não estatais, com produção científica relevante sobre o tema (72,7 pontos).
- ODS 6 – Água Potável e Saneamento: entre as cinco melhores não estatais do Brasil, com boas práticas de reuso da água.
- ODS 7 – Energia Limpa e Acessível: destaque em pesquisas desenvolvidas sobre o tema.
A Universidade também lidera entre as não estatais de Santa Catarina nos ODS:
- 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
- 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
- 10 – Redução das Desigualdades
- 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
- 12 – Consumo e Produção Responsáveis
- 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima
- 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
- 17 – Parcerias para os Objetivos
No ODS 17, que avalia parcerias e meios de implementação, a Unesc obteve nota 100 em Educação para os ODS e 95,6 em relacionamentos institucionais, reforçando a integração do tema aos currículos, projetos e articulações com instituições locais, nacionais e internacionais.
Sobre a THE
A Times Higher Education é uma das mais respeitadas publicações sobre ensino superior do mundo, filiada ao jornal The Times, do Reino Unido. O Impact Rankings é considerado um dos rankings mais equilibrados e confiáveis, pois avalia não apenas ações institucionais, mas também a produção científica relacionada aos ODS.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia5 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia5 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades