Conecte-se conosco

Geral

Criciúma está entre as cidades mais seguras do Brasil

Publicado

em

Criciúma é a 16º cidade mais segura do Brasil, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, no que diz respeito a crimes violentos. O município ocupa, ainda, a quarta posição em Santa Catarina, sendo uma das cidades menos violentas do estado. Os dados foram publicados no Atlas da Violência 2024, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e calculados com base na população registrada no Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados positivos são frutos de um conjunto de fatores, que incluem os investimentos realizados pela prefeitura, a atuação policial eficiente, a colaboração da comunidade, entre outros.

“Este reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e contínuo em diversas frentes, de diversos órgãos. Nosso Centro de Controle e Operações (CCO) e a instalação de luminárias de LED nas ruas da cidade são alguns dos exemplos desse esforço da Administração Municipal. Junto com as forças de segurança, que realizam um trabalho eficiente e contínuo, elevamos a qualidade de vida dos mais de 240 mil criciumenses, gerando a redução da criminalidade e tornando Criciúma uma das cidades mais seguras do Brasil”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.

Segundo a pesquisa, Criciúma obteve taxa de homicídio de 6,1, sendo que a média para municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes é de 26,2 homicídios estimados por 100 mil habitantes, com mínima de 2,2. No cenário nacional, Santa Catarina é o único estado com a taxa abaixo de dez, representando, assim, a inexistência de municípios violentos. “Estamos muito abaixo da média nacional, o que significa que nossas ações de combate a criminalidade e a eficiência na segurança tem surtido efeitos positivos, beneficiando, principalmente, as pessoas”, completou Salvaro.

Para a contagem da taxa de homicídios, o instituto adotou uma estimativa que equivale a soma dos casos registrados mais os homicídios ocultos. Os registros são provenientes do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde (MS), que correspondem aos óbitos causados por agressões e intervenções legais, segundo a décima Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Já os homicídios ocultos são os óbitos classificados no SIM como mortes violentas, com causa indeterminada, mas que seriam homicídios.

CCO de Criciúma

Inaugurado em julho de 2023 na sede da Defesa Civil, no Morro Cechinel, o CCO é uma unidade interna equipada com 18 telas de 65 polegadas, que monitoram 264 câmeras instaladas nos arredores das mais de 60 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. O sistema monitora, em tempo real, e tem o objetivo de fornecer suporte em diversas situações de risco.

Além disso, as escolas municipais contam com o dispositivo de emergência, instrumento implantado para garantir um atendimento eficaz e ágil em situações de risco. O serviço faz parte do Plano Municipal de Segurança Escolar, que visa prevenir incidentes como furtos, vandalismos e atos de violência.

Projeto Luminotécnico

A Administração Municipal deu início a instalação de luminárias de LED nos 35 mil pontos da rede de iluminação pública de Criciúma. O Projeto Luminotécnico consiste na substituição de lâmpadas a vapor de sódio por luminárias de LED, proporcionando mais conforto aos moradores. Além de serem econômicas, as luminárias de LED geram segurança, deixando as ruas da cidade mais iluminadas.

A iniciativa faz parte do programa Criciúma Sustentável, lançado em dezembro de 2023, que destina mais de R$ 40 milhões para iniciativas voltadas ao desenvolvimento tecnológico e consciente em Criciúma.

Sobre o Atlas da Violência

Anualmente, o Atlas da Violência, do Ipea, lança um relatório atualizando os dados de violência no Brasil. O trabalho é feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A pesquisa busca retratar a violência no Brasil, principalmente, a partir dos dados do SIM e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde (MS). São informações sobre homicídios analisadas à luz da perspectiva de gênero, raça, faixa etária, entre outros.

Confira o ranking das cidades mais seguras de Santa Catarina com mais de 100 mil habitantes:

  • 1° lugar: Jaraguá do Sul – Taxa de homicídio de 2,2
  • 2° lugar: Tubarão – Taxa de homicídio de 3,6
  • 3° lugar: Brusque – Taxa de homicídio de 4,2
  • 4° lugar: Criciúma – Taxa de homicídio de 6,1
  • 5° lugar: Lages – Taxa de homicídio de 6,7

Geral

Amrec participa de Fórum Estadual de Projetos e Convênios

Publicado

em

Gestores públicos dos municípios da Região Carbonífera estiveram presentes no Fórum de Projetos e Convênios, realizado em Campos Novos. O evento foi promovido pela Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), em parceria com a Associação dos Municípios do Planalto Sul (AMPLASC), e reuniu representantes das 21 associações de municípios de Santa Catarina, técnicos do Governo do Estado, do Governo Federal e órgãos de controle.

A participação da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) envolveu representantes de diversos setores das prefeituras, incluindo engenheiros, secretários, assessores de projetos e gestores municipais. As prefeitas Dalvania Cardoso, de Içara, e Ângela Ghislandi, de Nova Veneza, e o vice-prefeito de Morro da Fumaça, Davi Pellegrin, estiveram presentes.

A programação foi ampla e abordou temas como as novas diretrizes do Transferegov.br, o papel da Caixa Econômica Federal na fiscalização de repasses, experiências de escritórios municipais de projetos, governança pública, uso de dados para tomada de decisão, e fiscalização de obras públicas por órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral do Estado.

Conforme a coordenadora do Colegiado Estadual de Captação e Gestão de Convênios da FECAM, Fabiane Thomaz, o objetivo do fórum foi contribuir na atualização das exigências legais e boas práticas de gestão. “A qualificação contínua fortalece os municípios e reflete diretamente na entrega de serviços mais eficientes para a população”, afirmou Fabiane, que também é gestora de convênios na Prefeitura de Urussanga.

Para o presidente da AMREC, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, participar de eventos como esse é parte do esforço institucional da associação em garantir mais qualidade e transparência na aplicação dos recursos públicos. “Esses momentos de troca e aprendizado são fundamentais para todos os municípios. Quando a gente caminha junto, todo mundo evolui. E a Amrec tem buscado justamente isso: unir forças para melhorar a vida de quem mora na nossa região”, destacou Fontanella.

Continue Lendo

Geral

Criciúma 100 anos: Governo de Criciúma laça campanha “100 Toneladas de Solidariedade”

Publicado

em

Em alusão ao Centenário de Emancipação de Criciúma, a Administração Municipal, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Cruz Vermelha e demais instituições, realizará neste sábado (12) o lançamento da campanha “100 Toneladas de Solidariedade”. O objetivo é arrecadar 100 toneladas de alimentos até o fim do ano, que serão distribuídas para instituições de assistência social. A ação acontecerá durante a 16ª edição do Imposto de Renda na Praça, das 9h às 12h, na Praça Nereu Ramos.

“Criciúma está prestes a completar 100 anos de emancipação. Queremos que esse centenário seja marcado por gestos de cuidado, empatia e compromisso com o próximo. A campanha ‘100 Toneladas de Solidariedade’ é um símbolo da generosidade que sempre fez parte da nossa história”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Segundo a presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Uliana Macari Zapellini, até o momento foram arrecadadas três toneladas de alimentos, desde a primeira reunião do grupo de trabalho do Centenário de Emancipação com a secretaria de Assistência Social. “Essa será uma grande campanha, em parceria com os supermercados da região, para que possamos arrecadar uma grande quantidade de alimentos para as famílias carentes da nossa cidade. O objetivo é mobilizar toda a população, para celebrar o centenário de Criciúma com ações de solidariedade”, explicou a presidente.

Imposto de Renda na Praça

Com o objetivo de orientar e incentivar a população a destinar parte do Imposto de Renda devido aos fundos municipais, acontecerá neste sábado (12) a 16ª edição do Imposto de Renda na Praça. Os contribuintes podem destinar até 6% do imposto, sendo 3% para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e 3% para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI). A iniciativa é realizada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Pessoa Idosa (CMDPI), em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unesc, o curso de Ciências Contábeis da universidade e o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (SINDICONT).

As comemorações do Centenário

No dia 4 de novembro de 2025, Criciúma comemora 100 anos de emancipação político-administrativa (1925-2025). A Administração Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma, montou uma Comissão que reúne 86 representantes de entidades, deputados, sociedade civil e equipe de Governo, para organizar as diversas ações alusivas ao Centenário. O objetivo é reverenciar a história do município e celebrar suas vitórias.

Continue Lendo

Geral

Morro da Fumaça retoma aulas gratuitas de cerâmica artística para crianças do município

Publicado

em

Foram retomadas, nesta quinta-feira, as aulas de cerâmica artística para crianças de nove a 12 anos de idade, promovidas pela Administração Municipal de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Cultura e Turismo. As aulas, que resgatam as origens do município relacionados à cerâmica vermelha, foram pausadas para o público infantil por alguns anos e agora voltam a acontecer. As aulas gratuitas são promovidas às quintas-feiras, no Centro Cultural Silvio Cechinel, das 13h30 às 16h30, sob comando do professor e artesão Joselito Henfrain. 

Celebrou a retomada da iniciativa, o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, destaca que a cerâmica artística ocupa um espaço importante na história e cultura fumacense, visto que o setor cerâmico, especialmente a produção de cerâmica vermelha, já teve grande participação no desenvolvimento econômico do município. “Queremos manter essa tradição e a nossa conexão com essa prática milenar, agora investindo no futuro por meio das nossas crianças, para que aprendam essa arte e a mantenham viva”.

O coordenador do Departamento de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça, Paulo Vitor Cechinel explica que a cerâmica artística é importante instrumento educativo e que carrega histórias, simbolismos e expressões culturais. “Além de todo o fator histórico e cultural, para as crianças, o contato com o barro permite desenvolver a percepção tátil, a coordenação motora e a concentração, sendo utilizada em contextos escolares e terapêuticos”, explica o coordenador.

As aulas infantis de cerâmica artística em Morro da Fumaça contarão com no máximo dez alunos por turma, sendo que a cada quatro meses as turmas se renovam para dar oportunidade a mais alunos do município. Para realizar a inscrição na lista de espera do curso é preciso entrar em contato com o Departamento de Cultura e Turismo fumacense pelo telefone (48) 3434-6123, pelo e-mail [email protected] ou diretamente no Centro Cultural Silvio Cechinel, localizado na Rua Nereu Ramos, nº 90, Centro.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos