Conecte-se conosco

Sem Categoria

Criciúma inicia campanha de vacinação contra a gripe

Publicado

em

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) iniciou em Criciúma. A dose do imunizante está disponível em 45 Salas de Vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), distribuiu para esta primeira fase 9.320 doses para Criciúma, sendo que as remessas serão semanais.

Em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, o Ministério da Saúde (MS) decidiu antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe para o mês de março. O imunizante, assim como em anos anteriores, é destinado apenas para a população que faz parte dos grupos prioritários. “É muito importante que os pais levem os filhos para receberem a vacina e que idosos e pessoas com comorbidades procurem as UBSs, já que esses grupos são mais suscetíveis a evoluir para casos mais graves, caso sejam infectados pelo vírus influenza. Por isso, é extremamente importante que a população tome a vacina para que todos estejam protegidos antes da chegada do inverno”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, 52 mil pessoas pertencem ao grupo prioritário e podem receber a dose da vacina no município. “A meta é atingir, pelo menos, 90% do público-alvo. Para isso, além das doses disponibilizadas nas unidades de saúde, faremos ações nas escolas e nas creches, além do ‘Dia D’, que está marcado para o dia 13 de abril”, destaca.

Vacina trivalente

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e vírus influenza B. “A vacina não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias”, finaliza Bucco.

Confira os grupos prioritários a serem vacinados:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

– Trabalhadores da Saúde

– Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto)

– Professores do Ensino Básico e Superior;

– Povos indígenas e quilombolas

– Idosos com 60 anos ou mais de idade

– Pessoas em situação de rua

– Profissionais das forças de segurança e salvamento

– Profissionais das Forças Armadas

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade

– Pessoas com deficiência permanente

– Caminhoneiros

– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso

– Trabalhadores Portuários

– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

Sem Categoria

Educação de Içara capacita gestores escolares sobre o Programa Dinheiro Direto da Escola

Publicado

em

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, promoveu nesta terça-feira, uma capacitação junto aos gestores escolares da rede municipal. O encontro aconteceu na Sala de Ciências da Escola Quintino Rizzieri, para detalhar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que consiste na assistência financeira às escolas públicas.

Através dos recursos obtidos pelo PDDE, as unidades passam por melhorias na infraestrutura física e pedagógica, buscando a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, conforme o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

“Os grupos foram divididos por etapa de atendimento. Pela manhã, foram contempladas as gestoras do Ensino Fundamental, e no período vespertino, as da Educação Infantil. De forma interativa, o trabalho abordou os princípios do programa, a execução dos recursos e sua respectiva prestação de contas, possibilitando um momento muito produtivo de aprendizado e de troca de experiências”, destaca a secretária da pasta, Nerilda Felisberto.

A capacitação foi ministrada pela assessora executiva da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Patrícia Rodrigues. A assistente de compras, Amanda dos Passos, também contribuiu se colocando à disposição para auxiliar com dicas de compras e orçamentos. “Por ser um recurso descentralizado, há uma instrução normativa específica que regulamenta o seu uso, permitindo compras mais ágeis”, pontua Patrícia. 

Continue Lendo

Sem Categoria

101 é parcialmente liberada para o tráfego no Morro dos Cavalos

Publicado

em

A Arteris Litoral Sul e a PRF/SC informam que a BR-101 teve o tráfego parcialmente liberado no Morro dos Cavalos, em Palhoça, nesta terça-feira às 6h10.

No sentido Curitiba (pista Norte), uma faixa foi liberada para tráfego. Já no sentido contrário, pista Sul (ou sentido Porto Alegre), houve liberação de duas faixas para a fluidez do fluxo.

Desde a noite de sábado (13), equipes da Arteris Litoral Sul atuam no reparo do pavimento e na limpeza da via no trecho afetado. Entretanto, a chuva intensa ainda não permitiu a conclusão dos serviços, que seguirão de forma continuada até a liberação de todas as faixas.

A concessionária segue monitorando todo o trecho concedido e, se necessário, atuará em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Defesa Civil com restrições para garantir a segurança dos usuários.

Continue Lendo

Sem Categoria

Curso de Publicidade e Propaganda da Unesc recebe nota máxima do MEC

Publicado

em

A excelência da Unesc está presente em tudo que a Instituição se compromete em realizar e não seria diferente com relação à Educação a Distância (EaD). Prova disso, são os resultados das avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), como é o caso do curso de Publicidade e Propaganda, que obteve nota 5, em uma escala que varia de 1 a 5.

Para a reitora da Unesc,  Luciane Bisognin Ceretta, o conceito cinco é motivo de orgulho e certeza de ter apostado em um projeto pioneiro, que leva o DNA da Instituição ao modelo de Educação a Distância sem deixar de lado a qualidade no ensino. “Esta nota é resultado de muito estudo, muito trabalho e uma dedicação incansável da nossa equipe em nome de um modelo EAD”, comenta.

A diretora de Ensino a Distância da Unesc, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti, ressalta que o curso de Publicidade e Propaganda apresenta diversos diferenciais, como a modalidade semipresencial, uma tendência no Ensino Superior; a infraestrutura, com  laboratórios de fotografia, audiovisual, áudio e edição; além dos docentes altamente qualificados e com experiência no mundo do trabalho.

“Para as disciplinas virtualizadas, temos o momento semanal síncrono com os professores no qual os estudantes podem tirar as dúvidas. É um ecossistema pensado nos detalhes. Então eram muitas possibilidades para mostrarmos aos avaliadores que ratificaram, com essa avaliação, a educação que entregamos, digna de nota máxima no MEC”, enfatiza.

“A nota é uma soma do suporte incrível da estrutura que temos na Universidade, da dedicação dos nossos professores e técnicos. Essa conquista é o resultado do nosso trabalho em equipe e do nosso compromisso com a excelência. Voamos alto e colocamos a excelência de uma grande Universidade Comunitária como a Unesc, também na área da comunicação”, enfatiza o coordenador da EcoCria, Marcos Dalmoro.

A graduação em Publicidade e Propaganda faz parte da Escola de Comunicação Criativa (EcoCria), da Universidade, que agrega também Jornalismo e Comunicação Digital. Além de estudarem em um curso nota máxima no MEC, a partir deste ano, os acadêmicos poderão ainda participar do Prêmio Unesc de Jornalismo, que possibilitará ampliar ainda mais os conhecimentos e ver os trabalhos apresentados ao público interno e externo.

Outras informações sobre os cursos da EcoCria podem ser obtidos no link: www.unesc.net/ecocria/

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com