Geral
Criciúma lança campanha para redução de acidentes e cuidado mútuo no trânsito
Quando olhamos para o trânsito, o que garante, de fato, a segurança de todos? Embora a preservação das vias, sinalização adequada e fiscalização sejam fundamentais, a atenção humana é fator mais determinante. A partir desta perspectiva, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) deu início às ações do Maio Amarelo sob o tema nacional “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A campanha busca sensibilizar a sociedade a olhar para o trânsito com empatia e responsabilidade, um gesto simples mas com poder de preservar vidas.
“Nosso objetivo com o Maio Amarelo não é apenas informar, mas transformar o comportamento de quem está ao volante. Precisamos humanizar nossas ruas e entender que cada número nas estatísticas representa uma vida, famílias impactadas. Enxergar o outro é o primeiro passo para um trânsito mais seguro em nossa cidade”, destacou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Para o vice-prefeito, Salésio Lima, a campanha traz uma provocação importante. “A campanha deste ano levanta uma reflexão interessante: a nossa responsabilidade, não apenas pelos nossos atos, mas um cuidado com o outro. Precisamos estar alertas, pois a segurança no trânsito depende de todos nós”, enfatizou.
Segundo o diretor da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Vinicius Ribeiro, as ações preventivas precisam despertar um dos principais sentidos humanos. “Parece óbvio, mas não é! Ao analisarmos os dados, vemos o quanto é determinante fazer a população se enxergar. Um descuido irresponsável, em uma fração de segundo, já é determinante para atentar contra a vida dos condutores, pedestres e ciclistas”, afirmou.
Estatística e prevenção
O cenário nacional e estadual justifica a mobilização. Segundo o Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest), o Brasil registrou 21.187 óbitos e 1,6 milhão de feridos em 2025. Em Santa Catarina, o Detran/SC contabilizou 242.371 sinistros no último ano, resultando em 1.800 mortes, uma média de cinco óbitos por dia.
O excesso de velocidade continua sendo a infração mais recorrente. As autuações por exceder o limite em até 20% somaram mais de 1,4 milhão de ocorrências no estado, representando, junto a outras infrações de velocidade, 45% do volume total.
“Estamos acompanhando uma tendência crescente na violência no trânsito em nosso país. Algumas instituições nacionais e internacionais apontam o Brasil como um dos países mais mortais no trânsito. E em Santa Catarina, o número de óbitos cresce de 4% a 10% ao ano, desde 2020”, pontuou Ribeiro.
Criciúma tem baixo índice de óbitos no trânsito
Em 2025, Criciúma registrou o menor índice de mortes no trânsito entre as maiores cidades catarinenses, com 7,43 para cada 100 mil habitantes. No entanto, os dados apontam que o uso do celular ao dirigir e a não utilização do cinto de segurança ainda demonstram a necessidade de ações de conscientização para os motoristas criciumenses.
“Muitos acidentes graves em nossa cidade poderiam ser evitados com o simples abandono do celular ao volante. No Maio Amarelo, reforçamos que o cuidado deve ser diário. Um segundo de distração é o suficiente para mudar a vida de várias pessoas permanentemente”, enfatizou o superintendente de Trânsito, Edno Dutra.
A campanha “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas” permanecerá ao longo de todo o mês de maio com orientações dos agentes de trânsito, panfletagem e ações de conscientização nos semáforos da cidade, além de palestras para os estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma e em empresas da região.
Geral
Projeto Proteção orienta famílias de Criciúma sobre prevenção à violência infantil
Como reconhecer sinais de violência? O que fazer diante de uma situação de risco? Onde buscar ajuda? Essas são algumas das questões abordadas pelo Projeto Proteção, realizado pela Prefeitura de Criciúma em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). A iniciativa é voltada às famílias que utilizam os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e oferece uma série de atividades educativas para as famílias.
Desenvolvido nacionalmente pelo SEST SENAT em parceria com a Childhood Brasil, o Projeto Proteção utiliza uma metodologia baseada em rodas de conversa, dinâmicas, oficinas e atividades lúdicas, conduzidas por profissionais capacitados. A proposta é fortalecer a cultura da proteção, estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e orientar os participantes sobre a identificação de situações de risco, os direitos da infância e adolescência e os canais de denúncia.
As atividades já ocorreram nos Cras Tereza Cristina e Central, ambas em julho. Os encontros terão continuidade no Cras Cristo Redentor, nesta sexta-feira (31). Na sequência, os encontros serão realizados nos Cras Vila Miguel (12 de agosto), Próspera (20 de agosto), Santa Luzia (9 de setembro) e Renascer (16 de setembro). Para participar, o usuário pode realizar a inscrição no seu Cras de referência.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Dudi Sônego, a parceria fortalece o trabalho desenvolvido pelos Cras junto às famílias e amplia as ações de prevenção no município.
“Ao aproximarmos as famílias desse tema por meio de atividades educativas, fortalecemos os vínculos, promovemos a conscientização e ampliamos a rede de proteção às nossas crianças e adolescentes. Essa parceria com o SEST SENAT é fundamental para que essas informações cheguem de forma acessível e preventiva à comunidade”, destacou a secretária.
A técnica de Promoção Social do SEST SENAT Criciúma, Dainara dos Passos, explicou que o Projeto Proteção nasceu com o propósito de fortalecer a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto das rodovias brasileiras.
“Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, essa missão se amplia e chega aos bairros, fortalecendo a rede de proteção, aproximando as famílias e promovendo informação, prevenção e cuidado. Juntos, reafirmamos o compromisso com a proteção da infância e da adolescência”, disse.
Durante os encontros, os participantes também recebem materiais educativos, como camisetas, folders e brindes com mensagens de conscientização, reforçando a importância da prevenção da violência e da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Geral
Dia do Agricultor é celebrado com noite de confraternização e palestras em Morro da Fumaça
Mais de 120 pessoas participaram, na noite de segunda-feira (27), da celebração do Dia do Agricultor, realizada no Salão da Igreja da Linha Torrens, em Morro da Fumaça. Promovido pelo Departamento de Agricultura, em parceria com a Epagri e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morro da Fumaça, o encontro teve como objetivo valorizar os agricultores do município, incentivar a troca de conhecimentos e fortalecer a agricultura familiar.
A programação contou com palestras técnicas voltadas ao aprimoramento das atividades no campo. O engenheiro agrônomo Rogério Vedelago apresentou a palestra sobre trigo silageiro, abordando manejo, produtividade e alternativas para as propriedades rurais. Na sequência, o médico veterinário Diego Lima falou sobre manejo reprodutivo de gado de corte, destacando práticas que contribuem para melhores resultados.
“A agricultura familiar tem um papel essencial na economia e na identidade de Morro da Fumaça. Nossa Administração continuará buscando alternativas, parcerias e investimentos que possam apoiar, incentivar e oferecer mais oportunidades aos agricultores. Este evento demonstra como o conhecimento e a união entre poder público, entidades e produtores podem gerar resultados positivos para o campo”, afirma o prefeito Eduardo Sartor Guollo, que marcou presença no evento, juntamente com o vice-prefeito, Davi Pellegrin.
Além do conteúdo técnico, o evento foi marcado por um momento de integração e confraternização entre agricultores, familiares, representantes de cooperativas, instituições financeiras e demais parceiros do setor agropecuário.
“Queremos agradecer a presença de todos os agricultores, das famílias, dos palestrantes e das entidades parceiras que apoiaram esta ação. Eventos como este fortalecem o vínculo com o setor agrícola e mostram a importância do trabalho conjunto para continuarmos incentivando e valorizando a agricultura do nosso município”, destaca a coordenadora geral do Departamento de Agricultura, Patrícia Coral. A celebração do Dia do Agricultor também contou com o apoio do Sicoob, Sicredi, Banco do Brasil, Cresol e Agropecuária Auriverde, parceiros que contribuíram para a realização da noite de homenagem e valorização aos agricultores fumacenses.
Geral
Nova Veneza está com inscrições abertas para mutirão de castração no bairro Jardim Florença
Nova Veneza está com inscrições abertas para mais um mutirão de castração de cães e gatos. A ação será realizada no dia 8 de agosto, das 8 horas ao meio-dia, no estacionamento do Salão de Festas do bairro Jardim Florença. A iniciativa integra o programa Pet Levado a Sério.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (48) 99174-1552 ou por meio do aplicativo Rever, disponível para Android e iOS. O prazo para inscrição segue até o dia 7 de agosto.
Conforme a presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), Caroline Pacheco, o programa de castração inclui a microchipagem e a medicação pós-operatória. No entanto, a roupa cirúrgica e o colar elizabetano não estão inclusos.
“A castração é uma das principais ferramentas para promover o bem-estar animal e o controle populacional de cães e gatos de forma ética e responsável. Por isso, convidamos a população a participar desta ação e realizar a inscrição dentro do prazo”, destacou.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades

















