Geral
Criciúma mantém equipes nas ruas diante da previsão de chuva forte
Prefeitura reforça monitoramento de áreas de risco nesta segunda-feira (31) e mantém máquinas e equipes de prontidão
A Prefeitura de Criciúma mantém uma operação de prevenção e atendimento a ocorrências provocadas pela chuva nesta segunda-feira (31). A mobilização começou durante o fim de semana, quando equipes percorreram diferentes pontos da cidade para identificar áreas com acúmulo de água e executar serviços emergenciais.
Entre as ações realizadas estiveram a limpeza e desobstrução de bocas de lobo, intervenções em sistemas de drenagem e a continuidade dos trabalhos de limpeza de rios e canais. Equipes também atuaram na retirada e nos reparos relacionados a fios de energia elétrica e telecomunicações que caíram durante o período de instabilidade.
Segundo o município, gestores e servidores permaneceram em campo durante o fim de semana para acompanhar os pontos considerados mais suscetíveis a alagamentos e responder às ocorrências registradas.
“Foi um fim de semana de muito trabalho. Nossas equipes estiveram presentes nos bairros, acompanhando cada situação e agindo rapidamente onde houve necessidade. Agradeço a todos os servidores que permaneceram nas ruas, muitas vezes sob condições difíceis, cuidando da cidade e protegendo as pessoas”, afirmou o prefeito Vagner Espíndola.
Chuva deve ganhar intensidade nesta segunda
A atenção da administração municipal permanece concentrada nesta segunda-feira. A previsão aponta a possibilidade de chuva mais intensa e volumosa ao longo do dia, com instabilidade persistindo em Criciúma.
Para atender eventuais ocorrências, a Prefeitura mantém equipes, máquinas, caminhões e outros equipamentos em estado de prontidão. A Defesa Civil também acompanha a evolução das condições meteorológicas e os níveis dos rios.
Conforme a necessidade, novas equipes poderão ser deslocadas para os pontos que apresentarem problemas.
“Todo o trabalho realizado durante o fim de semana foi fundamental. Agora, seguimos mobilizados nesta segunda-feira, quando poderemos ter um volume maior de chuva. Vamos continuar circulando pela cidade e atuando com agilidade em qualquer ponto que apresente problema”, destacou o vice-prefeito Salésio Lima.
Prefeitura reforça cuidados durante temporais
A orientação aos moradores é acompanhar as informações divulgadas pelos canais oficiais e redobrar a atenção, principalmente nos períodos de chuva mais intensa.
A Defesa Civil recomenda que áreas alagadas não sejam atravessadas a pé, de carro ou motocicleta. A população também deve manter distância de fios elétricos caídos, árvores, postes, muros e outras estruturas que possam oferecer risco.
Outro alerta é para o descarte irregular de resíduos. Móveis, entulhos e outros materiais não devem ser colocados próximos a rios, canais, valas ou bocas de lobo, pois podem impedir o escoamento da água e aumentar os riscos de alagamento.
Em situações de emergência, a Defesa Civil de Criciúma pode ser acionada pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp de plantão 24 horas: (48) 99162-9006.
Geral
Rios de Criciúma apresentam boa vazão durante chuvas e Prefeitura manterá ações preventivas
Os rios de Criciúma que receberam serviços de limpeza e desassoreamento nos últimos meses estão apresentando boa vazão durante o atual período de chuva. O cenário vem sendo acompanhado pelas equipes da Prefeitura desde o início das instabilidades e reforça a importância do trabalho preventivo realizado pelo Município nos últimos meses para ampliar a capacidade de escoamento dos cursos d’água.
“Estamos vendo na prática a importância de trabalhar antes do problema acontecer. Fizemos um esforço muito grande nos últimos meses para limpar os rios, melhorar a drenagem e preparar a cidade. Neste período de chuva, os rios estão escoando bem, mas isso não significa que podemos diminuir o ritmo. Pelo contrário: vamos ampliar esse trabalho porque os próximos meses exigirão ainda mais atenção”, afirma o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Mesmo com os volumes de chuva registrados nos últimos dias, o monitoramento realizado pelas equipes municipais aponta que os rios seguem fluindo e dando vazão à água. Em 2026, a Prefeitura já ultrapassou a marca de 20 quilômetros de rios limpos.
Trabalho será intensificado
Com a chegada de setembro, a Prefeitura prepara uma nova etapa das ações preventivas. A estratégia é intensificar ainda mais a limpeza de rios, canais, valas e sistemas de drenagem, especialmente nos pontos considerados mais vulneráveis, para aumentar a capacidade da cidade de enfrentar períodos prolongados ou concentrados de chuva.
“O planejamento considera a previsão de chuva acima da média nos próximos meses. Vamos continuar percorrendo os rios, identificando os pontos que precisam de nova intervenção e mantendo máquinas e equipes trabalhando preventivamente”, destaca o vice-prefeito, Salésio Lima.
Além da limpeza dos cursos d’água, o Município mantém o trabalho permanente de manutenção da drenagem urbana, com cerca de 600 bocas de lobo atendidas mensalmente. Durante os períodos de chuva, as equipes também percorrem a cidade para identificar obstruções e intervir rapidamente em locais com acúmulo de água ou princípio de alagamento, inclusive aos fins de semana.
Próximos meses exigem atenção redobrada
A preocupação com os próximos meses está relacionada à combinação entre a época do ano e a intensificação do El Niño. Segundo a Epagri/Ciram e a Defesa Civil de Santa Catarina, setembro, outubro e novembro marcam a transição para um período naturalmente mais chuvoso. Os modelos meteorológicos indicam volumes acima do normal no trimestre e maior possibilidade de episódios de chuva intensa e persistente.
“Por isso, além das intervenções preventivas, a Defesa Civil de Criciúma seguirá monitorando as condições meteorológicas e os níveis dos rios. A população também pode colaborar evitando o descarte de lixo, móveis, entulhos e outros materiais em rios, canais, valas e próximo às bocas de lobo”, frisa o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes.
Geral
Mulheres aprendem na prática sobre Conservas e Hortaliças
Mais uma capacitação foi concluída em Balneário Arroio do Silva, proporcionando aprendizado prático e novas possibilidades para as participantes. O curso de Conservas e Hortaliças foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Araranguá em parceria com a Prefeitura do Arroio por meio do Departamento de Indústria e Comércio e do Departamento de Desenvolvimento Social.
Durante dois dias de atividades, as participantes aprenderam técnicas de preparo e conservação de hortaliças, colocando o conhecimento em prática e produzindo diferentes tipos de conservas. A capacitação foi conduzida pela instrutora Bea Bortolotto.
Além de proporcionar novos conhecimentos, o curso representa uma oportunidade para que as participantes possam aplicar as técnicas aprendidas no dia a dia e, inclusive, transformar o aprendizado em uma possibilidade de geração de renda extra.
Geral
Cobusiness SATC busca referências em inovação em agenda técnica em Porto Alegre
Conhecer modelos consolidados de inovação e ampliar a rede de relacionamentos institucionais. Com esse objetivo, os representantes do Cobusiness SATC, William Dalmolim e Fabrício do Canto, realizaram uma agenda técnica e institucional em Porto Alegre. A programação incluiu visitas ao Instituto Caldeira e ao Tecnopuc, Parque Científico e Tecnológico da PUCRS.
A iniciativa permitiu conhecer práticas de ambientes de inovação e identificar estratégias que podem contribuir para o fortalecimento da atuação da SATC junto a empresas, startups, universidades, centros de pesquisa e outros atores do ecossistema.
No Instituto Caldeira, um dos principais pontos observados foi a construção e ativação de comunidades empresariais. A experiência mostrou como um ambiente de inovação pode ir além da infraestrutura física, utilizando conexões, eventos, networking e matchmaking para aproximar organizações e criar novas oportunidades de relacionamento.
A agenda também possibilitou uma aproximação com a área de Parcerias Estratégicas do Instituto, abrindo espaço para futuras conversas e possíveis colaborações entre os ecossistemas de inovação.
Conexão entre universidade e mercado
No Tecnopuc, a visita teve como foco a integração entre universidade, empresas, pesquisa, tecnologia e startups. O parque reúne organizações, laboratórios, programas de desenvolvimento de negócios e hubs especializados, apresentando um modelo no qual a proximidade entre conhecimento acadêmico e mercado favorece a criação de projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do CT SATC, Luciano Bilessimo, a agenda representa uma oportunidade de ampliar a visão sobre como diferentes ecossistemas estruturam suas conexões e transformam inovação em resultados para as empresas.
“Uma das provocações que levamos dessa agenda é que inovação não acontece de forma isolada. Ela ganha força quando diferentes competências se encontram e quando existe um ambiente capaz de fazer essas conexões acontecerem. Para nós, mais importante do que reproduzir modelos é entender o que faz sentido para a nossa realidade e transformar essas referências em novas possibilidades para quem está conectado à SATC”, destaca.
A agenda contribui para o posicionamento institucional da SATC como articuladora entre empresas, conhecimento, tecnologia e inovação. A partir das conexões iniciadas durante as visitas, o Cobusiness deverá avaliar possibilidades de relacionamento e utilizar os aprendizados como referência para aprimorar sua proposta de valor.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades












