Conecte-se conosco

Geral

Criciúma participa de Mostra Nacional promovida pelo MEC sobre educação em tempo integral

Publicado

em

A cidade de Criciúma, por meio da rede municipal de ensino, conquistou destaque na Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. Organizado pelo Ministério da Educação (MEC), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, o evento ocorreu nessa quarta e quinta-feira (1 e 2).

A participação de Criciúma se deu por meio de uma seleção realizada pelo Governo Federal, via edital nº 2/2025, vinculado ao Programa Escola em Tempo Integral. A Mostra funciona como uma vitrine para todo o Brasil, onde cidades de diferentes regiões apresentam projetos e práticas pedagógicas que podem inspirar outras redes de ensino.

O município de Criciúma foi contemplado em três frentes de reconhecimento integradas ao evento que aconteceu na capital mineira: a Mostra Nacional, a Rede de Trocas e o Mapa Nacional de Experiências Inspiradoras de Educação em Tempo Integral. A experiência selecionada para uma apresentação no evento foi o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo (PPER), implementado em todas as escolas em tempo integral da rede municipal e de ensino regular com turmas integrais.

Para o prefeito Vagner Espindola, a participação de Criciúma simboliza a posição da cidade como precursora do ensino em tempo integral em Santa Catarina. “Isso mostra que o município não está apenas cumprindo a legislação, mas está liderando com inovação, responsabilidade social e compromisso com os direitos das crianças e adolescentes”, concluiu.

A secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette, afirmou que “a presença de Criciúma representa o reconhecimento de uma prática pedagógica inovadora, mas também um passo firme na consolidação de políticas públicas comprometidas com a formação integral dos estudantes e a construção de uma sociedade cada vez mais consciente, justa e igualitária”.

Combate aos preconceitos e estereótipos

O trabalho foi elaborado pelas coordenadoras da Educação em Tempo Integral de Criciúma, Giseli Rech e Jucélia Rosso, em conjunto com a coordenadora do Programa Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais (PMEDER), Andreza Fidelis.

“O projeto é resultado de um diagnóstico realizado de fevereiro a abril de 2022 sobre a aplicação da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) nas escolas de Criciúma. A partir dessa análise surgiu o PPER, com o objetivo de orientar as unidades escolares sobre os procedimentos a serem adotados diante de episódios de racismo envolvendo estudantes, professores e demais profissionais”, relatou Andreza.

Uma das coordenadoras da Educação em Tempo Integral lembrou que esse ensino em sala de aula está previsto na legislação. “O documento também atua como instrumento de apoio à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório no currículo escolar o estudo da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio”, comentou Jucélia.

Já a coordenadora Giseli, também da Educação em Tempo Integral, afirmou que “promover a valorização dessas culturas impacta diretamente no combate aos preconceitos e estereótipos. A escola é um espaço essencial para a construção de uma cultura antirracista, pois é nela que se entrelaçam passado, presente e futuro. Termos esse projeto selecionado para a Mostra Nacional fortalece a rede de Criciúma e inspira outros municípios pelo Brasil”.

Geral

Criciúma sedia CRIO Conecta Summit Internacional de Ecossistemas de Inovação

Evento coordenado pela Unesc será realizado entre os dias 4 e 5 de novembro

Publicado

em

Criciúma será o epicentro da inovação na próxima semana. Nos dias 4 e 5 de novembro, o Centro de Inovação Criciúma (CRIO) será palco do CRIO Conecta Summit Internacional de Ecossistemas de Inovação. O evento reunirá pesquisadores, gestores públicos, startups e empreendedores do Brasil, América Latina e Europa em uma imersão sobre as ideias que moldam o futuro do desenvolvimento tecnológico.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online (link no texto original).


Programação de Nível Global e Foco em Internacionalização

O Summit contará com palestras, painéis e debates sobre políticas públicas, desenvolvimento de talentos e modelos globais de ecossistemas inovadores. A proposta é fortalecer a conexão da região com o cenário mundial de tecnologia.

Destaques da Programação:

DataTema PrincipalParticipantes Internacionais
Terça (4/11)Políticas Públicas e Estratégias de Internacionalização de Empresas.Especialistas do International Tech Hub.
Quarta (5/11)Empreendedorismo com Propósito e Desenvolvimento de Talentos.Hugo Kantis (Argentina), do Grupo Latino-Americano de Ecossistemas Inteligentes (GEIAL); Liliana Costa (Portugal), da TICE.PT – Digital Innovation Hub.

A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, ressalta o significado do evento: “Realizar uma iniciativa dessa dimensão é reunir mentes criativas e lideranças que acreditam no poder da inovação como ferramenta de transformação social e econômica. É uma oportunidade de fortalecer conexões”.

O evento é uma iniciativa do CRIO em parceria com a Unesc e conta com o apoio da Fapesc, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e da Prefeitura de Criciúma.

Continue Lendo

Geral

Alunos de Siderópolis passam por avaliação da prova do SAEB

Publicado

em

Mais de 200 estudantes, do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Siderópolis estão passando por provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os primeiros foram os alunos da Escola Miguel Lazzarin, que estão realizando as provas nesta quinta-feira, dia 30. Na próxima semana será a vez dos estudantes das escolas Dep. Sílvio Ferraro, Jorge Bif e Aurora Peterle.

O SAEB, conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Siderópolis, Denise Nunes, é uma avaliação, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), para diagnosticar a qualidade da educação básica brasileira. Os resultados são usados para subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais e calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Continue Lendo

Geral

Balneário Arroio do Silva adota Nota Fiscal Eletrônica a partir de dezembro

Publicado

em

A partir de 1º de dezembro, torna-se obrigatória, em Balneário Arroio do Silva, a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) por meio do Emissor Nacional de padrão nacional, disponível no Portal Nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. A obrigatoriedade envolve todas as pessoas físicas ou jurídicas prestadoras de serviços sujeitas ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) no município, conforme prevê o Decreto nº 146/2025.

“Não serão mais emitidas notas pelo sistema municipal. As empresas que utilizam sistemas próprios ou integrados para emissão de notas fiscais deverão adequá-los ao Emissor Nacional, em tempo hábil para atender ao prazo definido”, explica o assessor jurídico da dívida ativa, Gustavo Amboni.

A medida integra o processo de unificação nacional que será obrigatório em todos os municípios até 2026. O novo modelo marca um importante avanço na modernização tributária de Balneário Arroio do Silva. “Com essa iniciativa, o município passa a acompanhar as melhorias já adotadas em todo o país. O novo sistema, de uso gratuito, oferece mais praticidade aos contribuintes, que poderão emitir suas notas fiscais em um único portal”, completa.

A adesão ao emissor nacional também trará benefícios como a padronização de processos, maior integração entre órgãos federativos, simplificação no preenchimento de notas fiscais, redução de custos operacionais e otimização da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS).

A unificação da NFS-e representa um avanço significativo no atendimento ao contribuinte. Experiências de outros municípios que já implementaram o modelo demonstram ganhos em agilidade, transparência e segurança, além de possibilitar a integração a uma base nacional unificada de informações fiscais.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos