Geral
Criciúma registra aumento de casos de coqueluche
O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta sexta-feira (25) um alerta sobre a ocorrência de casos de coqueluche no município. Dois casos dentre nove suspeitos foram confirmados, os cinco restantes aguardam a confirmação, mas já estão sendo tratados em isolamento. Em todo o estado de Santa Catarina, o aumento registrado no último ano foi superior a 5.000%. A queda na procura pela vacina é apontada como a principal razão para o crescimento dos casos, registrados especialmente entre crianças de até um ano de idade.
“É muito importante alertar a população sobre essa doença, que pouco se ouvia falar nos últimos tempos. Já estamos planejando campanhas para fortalecer o cuidado e a prevenção com a coqueluche, para que chegue a toda população”, reforçou o prefeito em exercício, Ricardo Fabris.
Neste sábado (26), 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 8h às 17h, para atualização do calendário vacinal, são elas: Metropol, Rio Maina, Wossocris, Boa Vista, Pinheirinho, Santa Luzia, São Sebastião, São defende, Quarta Linha, Centro, Próspera, Santa Bárbara e Mina do Mato. A vacina contra a coqueluche estará disponível para crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, profissionais de creches, além de babás e domésticas. No entanto, as demais vacinas disponíveis também podem ser aplicadas.
De acordo com o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas, a cobertura vacinal contra a coqueluche no município é de 73% para crianças menores de um ano e 68% para maiores de um ano de idade. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) é de 95% de cobertura. “Estamos vendo muitas doenças que estavam indicadas voltarem à tona, a coqueluche é uma delas. O estado de Santa Catarina não tinha registro dessa doença há dez anos, e agora temos mais de 100 casos e dois óbitos no estado. Por isso, é tão importante ressaltar a vacinação”, explicou Freitas.
A forma mais eficaz de prevenir a doença é por meio da vacina, que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), disponível nas UBSs. O imunizante pentavalente (DTP/HB/Hib) é uma composição combinada que previne contra cinco doenças: difteria, tétano, hepatite B e infecções causadas pela bactéria H. influenzae tipo B.
Confira o esquema vacinal para crianças:
– Aos 2, 4 e 6 meses de idade, a vacina pentavalente, que protege contra coqueluche, difteria, tétano, hepatite B e infecções causadas pela bactéria H. influenzae tipo B;
– Aos 15 meses, a vacina DTP, que reforça a proteção contra difteria, tétano e coqueluche;
– Aos 4 anos, a vacina DTP, que reforça a proteção contra difteria, tétano e coqueluche.
Demais grupos que podem receber o imunizante (dTpa):
– Gestantes, a partir da 20 semanas de gestação, com a vacina tríplice bacteriana acelular tipo adulto (dTpa);
– Profissionais de saúde, estagiários e parteiras tradicionais, considerando o histórico vacinal de difteria e tétano;
– Trabalhadores da saúde que atuam em serviços públicos e privados, em ginecologia e obstetrícia, parto e pós-parto, UTI, UCI neonatal, berçários e pediatria;
– Trabalhadores que atuam em escolas infantis, com atendimento de crianças até quatro anos de idade.
Sobre a Coqueluche
A coqueluche, conhecida como “tosse comprida” é uma infecção respiratória altamente contagiosa, causada pela bactéria Bordetella Pertussis, que atinge as vias aéreas. Tem como principal sintoma crises de tosse seca e contínua. Em casos graves, a tosse passa de leve pra intensa, podendo comprometer a respiração. A infecção pode ocorrer em qualquer idade, mas se manifesta com mais frequência e intensidade em crianças abaixo de um ano e mais letal em crianças abaixo de seis meses.
Segundo a gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Andréa Goulart, a adoção da quimioprofilaxia, estratégia de prevenção de doenças infecciosas, em pessoas com contatos próximos de casos suspeitos ou confirmados de coqueluche, visa prevenir a ocorrência de infecção grave em grupos de alto risco de desenvolver complicações e óbito pela doença.
“Os contatos próximos são também isolados, e esse isolamento precisa ir até o final da quimiprofilaxia. Então, enquanto o paciente estiver tomando antibiótico, ele precisa ficar totalmente isolado, pois essa doença é altamente contagiosa, mais do que a Covid-19”, explicou a gerente.

Geral
Criciúma sedia CRIO Conecta Summit Internacional de Ecossistemas de Inovação
Evento coordenado pela Unesc será realizado entre os dias 4 e 5 de novembro
Criciúma será o epicentro da inovação na próxima semana. Nos dias 4 e 5 de novembro, o Centro de Inovação Criciúma (CRIO) será palco do CRIO Conecta Summit Internacional de Ecossistemas de Inovação. O evento reunirá pesquisadores, gestores públicos, startups e empreendedores do Brasil, América Latina e Europa em uma imersão sobre as ideias que moldam o futuro do desenvolvimento tecnológico.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online (link no texto original).
Programação de Nível Global e Foco em Internacionalização
O Summit contará com palestras, painéis e debates sobre políticas públicas, desenvolvimento de talentos e modelos globais de ecossistemas inovadores. A proposta é fortalecer a conexão da região com o cenário mundial de tecnologia.
Destaques da Programação:
| Data | Tema Principal | Participantes Internacionais |
| Terça (4/11) | Políticas Públicas e Estratégias de Internacionalização de Empresas. | Especialistas do International Tech Hub. |
| Quarta (5/11) | Empreendedorismo com Propósito e Desenvolvimento de Talentos. | Hugo Kantis (Argentina), do Grupo Latino-Americano de Ecossistemas Inteligentes (GEIAL); Liliana Costa (Portugal), da TICE.PT – Digital Innovation Hub. |
A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, ressalta o significado do evento: “Realizar uma iniciativa dessa dimensão é reunir mentes criativas e lideranças que acreditam no poder da inovação como ferramenta de transformação social e econômica. É uma oportunidade de fortalecer conexões”.
O evento é uma iniciativa do CRIO em parceria com a Unesc e conta com o apoio da Fapesc, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e da Prefeitura de Criciúma.

Geral
Alunos de Siderópolis passam por avaliação da prova do SAEB
Mais de 200 estudantes, do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Siderópolis estão passando por provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os primeiros foram os alunos da Escola Miguel Lazzarin, que estão realizando as provas nesta quinta-feira, dia 30. Na próxima semana será a vez dos estudantes das escolas Dep. Sílvio Ferraro, Jorge Bif e Aurora Peterle.
O SAEB, conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Siderópolis, Denise Nunes, é uma avaliação, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), para diagnosticar a qualidade da educação básica brasileira. Os resultados são usados para subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais e calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Geral
Balneário Arroio do Silva adota Nota Fiscal Eletrônica a partir de dezembro
A partir de 1º de dezembro, torna-se obrigatória, em Balneário Arroio do Silva, a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) por meio do Emissor Nacional de padrão nacional, disponível no Portal Nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. A obrigatoriedade envolve todas as pessoas físicas ou jurídicas prestadoras de serviços sujeitas ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) no município, conforme prevê o Decreto nº 146/2025.
“Não serão mais emitidas notas pelo sistema municipal. As empresas que utilizam sistemas próprios ou integrados para emissão de notas fiscais deverão adequá-los ao Emissor Nacional, em tempo hábil para atender ao prazo definido”, explica o assessor jurídico da dívida ativa, Gustavo Amboni.
A medida integra o processo de unificação nacional que será obrigatório em todos os municípios até 2026. O novo modelo marca um importante avanço na modernização tributária de Balneário Arroio do Silva. “Com essa iniciativa, o município passa a acompanhar as melhorias já adotadas em todo o país. O novo sistema, de uso gratuito, oferece mais praticidade aos contribuintes, que poderão emitir suas notas fiscais em um único portal”, completa.
A adesão ao emissor nacional também trará benefícios como a padronização de processos, maior integração entre órgãos federativos, simplificação no preenchimento de notas fiscais, redução de custos operacionais e otimização da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS).
A unificação da NFS-e representa um avanço significativo no atendimento ao contribuinte. Experiências de outros municípios que já implementaram o modelo demonstram ganhos em agilidade, transparência e segurança, além de possibilitar a integração a uma base nacional unificada de informações fiscais.

-



Geral5 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política4 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens8 anos atrásCidades
















