Variedades
Cultura promove contação de história na Biblioteca Municipal

Na Semana da Cultura promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, a contação de histórias na Biblioteca Municipal encantou dezenas de crianças, transportando-as para o mundo mágico dos livros. Com olhares curiosos, os alunos de 3 a 5 anos dos Centros de Educação Infantis do município exploraram o espaço e desfrutaram das apresentações do Chyatus Teatro de Animação ao longo de toda esta terça-feira (31).
Em sintonia com as celebrações do Halloween e do Dia do Saci, que ocorrem em muitos lugares no dia 31 de outubro, os contadores escolheram a história “Pluft, o fantasminha”, da escritora Maria Clara Machado. O ator Marcelo Ciepielewski destaca: “É uma narrativa com um fantasma, mas com uma abordagem simpática, especialmente direcionada ao nosso público. Foi gratificante recebê-los aqui e despertar o amor pelas histórias, incentivando-os à leitura.”
A programação da Semana da Cultura teve início na semana passada e se estenderá até a noite desta quarta-feira (1), com apresentações de talentos na Praça Humberto Bortoluzzi. A secretária de Cultura, Carolina Ghislandi, ressalta o objetivo de estimular a participação de todos os cidadãos nos espaços públicos e culturais da cidade. “Queremos que todos percebam que temos artistas, ações e locais para conhecimento e entretenimento muito próximos de nossas casas”, destaca ela.
Geral
Chegada do Papai Noel abre programação de natal de Nova Veneza

Nova Veneza está às vésperas do início de mais uma programação de natal. A abertura oficial, chegada do Papai Noel e acendimento das luzes estão marcados para o próximo domingo (26), a partir das 20 horas. O domingo será repleto de atrações culturais em meio às tradicionais decorações e iluminação desta época do ano, na Praça Humberto Bortoluzzi. Este ano, ainda terá o grande desfile natalino nas ruas centrais do município.
Na mesma noite, a dupla sertaneja Brenno e Edu, vai animar o centro da cidade. “Quem vem à Nova Veneza já pode observar a iluminação sendo montada, os lojistas entrando no clima e a data mais aguardada do ano ganhando forma através das luzes, decoração que deixam a nossa cidade ainda mais bela”, comenta a secretária de Cultura, Carolina Ghislandi.
O ponto alto da programação será no dia 2 de outubro, quando as ruas centrais da cidade serão tomadas por um grande desfile. Serão mais de 500 participantes que vão estar caracterizados, distribuindo doces e muita alegria entre a rua dos Imigrantes e a Praça Humberto Bortoluzzi.
Ainda, nos dias 10 e 17 de dezembro, será realizada na rua coberta uma feira inteiramente com artigos natalinos. E no dia 22, apresentação do Coral Pequenos Peregrinos e show com a dupla Luana e Gabriel.
“Nova Veneza é uma cidade que encanta por si só. E esse momento do desfile vai ser mágico, nossas equipes de colaboradores e voluntários estão trabalhando para deixar tudo perfeito para o grande desfile de natal. Por isso, convite para toda a região virem a nossa cidade viver esse momento conosco”, pontua Carolina.
Confira a programação completa:
26/11
20h – Abertura do Natal na Praça Humberto Bortoluzzi
Apresentações culturais
Show Brenno e Edu
02/12
20h – Desfile de Natal, com início na rua dos Imigrantes
10/12 e 17/12
Das 12h às 19h – Mercatini Di Natale, na rua coberta
22/12
20h – Apresentação do Coral Pequenos Peregrinos
Dupla Luana e Gabriel, na rua dos Imigrantes.
Variedades
“Arroz e Feijão em: Desvendando o Colapso no Sistema em Turnê pelo Sul do Estado”

O Grupo Teatro Revirado, por meio do Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina (PIC), leva a peça teatral “Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema” ao público de Morro Grande e Meleiro. As apresentações estão marcadas para quinta-feira, 16 de novembro, às 10h e 14h, na EEB Ana Machado Dal Toé, e na sexta-feira, dia 17, no Ginásio de Esportes do Centro de Meleiro, nos mesmos horários.
Este projeto itinerante, que percorrerá 45 cidades do Sul do Estado, conta com um total de 90 apresentações, todas gratuitas. Desde a abertura da turnê em Jacinto Machado, em 30 de outubro, cinco municípios já foram contemplados, envolvendo mais de duas mil crianças e adultos.
A Coordenadora Geral do Projeto, Yonara Marques, destaca o desafio de abordar um tema relevante, como a alimentação saudável, de forma artística, sem cair na didática excessiva. Ela enfatiza: “Nosso propósito é fazer as crianças pensarem que dentro de cada um de nós existe um universo que precisa ser nutrido de alimentos de qualidade.”
As apresentações, divididas em duas temporadas, seguem até 14 de dezembro e retomam no início do ano letivo de 2024, em fevereiro. Dezoito cidades serão contempladas este ano, com sessões gratuitas para todos os públicos e idades, realizadas nas quartas e quintas-feiras em dois períodos, matutino e vespertino. Além disso, todas as sessões contam com tradução em Libras para promover a acessibilidade.
Sobre a peça, os detetives Arroz e Feijão embarcam em uma nova missão para desvendar os misteriosos crimes que ocorrem dentro do corpo humano, causando o colapso no sistema. Com músicas, teatro de bonecos e ação, a peça, escrita por Luan Marques Joaquim e Adriano Medeiros, destaca a importância do Arroz e do Feijão para uma alimentação saudável por meio da educação nutricional. O elenco é composto por Fabio Murillo Justino como Feijão, Adriano Medeiros como Arroz, e Priscila Schaucoski e Bruno Andrade, integrantes do Grupo Cirandela de Teatro, que também assinam a trilha sonora e sonoplastia do espetáculo.
Variedades
Criciúma: Um destino turístico em ascensão
Investimento em projetos, equipamentos e obras de infraestrutura para atender ainda melhor o turista

No passado, Criciúma ficou conhecida pelas indústrias extrativistas e a produção de carvão mineral. Hoje, com planejamento e investimentos assertivos, o município se reinventou. A maior cidade do Sul de Santa Catarina, capital entre duas capitais, Porto Alegre e Florianópolis, é uma aurora brilhante do turismo nacional.
Para isso, a Prefeitura de Criciúma organiza um plano de turismo robusto e investe para transformar essa realidade. “Temos equipamentos exclusivos, locais que o turista só vai ter contato aqui. Além disso, nossa cidade, que foi eleita uma das 15 melhores para se viver no Brasil, transborda qualidade de vida”, destaca o prefeito Clésio Salvaro.
Com 240 mil habitantes, localizada estrategicamente entre a serra e o mar, Criciúma é multiétnica e cultural. O carvão virou história e pode ser observado de perto na Mina de Visitação Octávio Fontana, a única mina de carvão mineral aberta à visitação da América Latina. Ao embarcar em um trem, os visitantes são transportados de volta aos tempos da exploração do carvão mineral. Além do museu de superfície repleto de peças históricas e ilustrativas, o turista tem a experiência única de percorrer os corredores da mina e vivenciar a antiga rotina dos mineiros.
Do tesouro escondido nas galerias subterrâneas, às maravilhas do espaço. O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² tem exposições, laboratórios e observatórios com telescópios de última geração. Na cúpula do planetário digital, construída em alusão a Marte, o planeta vermelho, projeções de diferentes visões do universo. Os visitantes podem, ainda, apreciar os foguetes VS-40 e Sonda II, além do míssil MAA-1, conquistados junto à Força Aérea Brasileira (FAB), com doação coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
No Mirante Realdo Santos Guglielmi, que possibilita uma visão 360° do litoral Sul de Santa Catarina, as pessoas podem usufruir de três níveis e duas plataformas de vidro, uma na segunda rampa de observação e outra no ponto mais alto do mirante, a 30 metros de altura. A estrutura possui escadas, equipadas com corrimão e grades de segurança, e um elevador panorâmico à disposição dos visitantes.
A cidade dos parques e da cultura
Capital Catarinense dos Parques Urbanos, Criciúma conta com grandes áreas de lazer. No Parque dos Imigrantes, o casarão de madeira é um dos únicos do Brasil construído em estilo italiano. A roda d’água, funcionante, move a Atafona, utilizada para moer o milho e produzir farinha.
O Parque da Prefeitura é o lugar ideal para esportistas e para aqueles que querem cuidar da saúde. O espaço conta com as mais variadas opções de lazer, como pista de caminhada, quadras e o moderno Criciúma Skate Parque, construído nos padrões olímpicos e selecionado para sediar grandes competições, como o Skate Total Urbe (STU) National, que atrai grandes nomes e medalhistas olímpicos do skate.
O Parque das Nações celebra a identidade multiétnica e cultural. Um local de lazer para a família, e o seu diferencial fica por conta do passeio com a locomotiva Teresinha 01, réplica de uma Maria Fumaça. Em um passeio pela região central de Criciúma, é possível visitar e admirar monumentos históricos: o Museu Augusto Casagrande, a Casa do Agente Ferroviário, o Centro Cultural Jorge Zanatta e a Praça Nereu Ramos, com o Monumento ao Mineiro e a Catedral São José.
Infraestrutura de qualidade para atender o turista
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Parque das Nações, presta assistência aos visitantes. A cidade é atendida por dois aeroportos e possui transporte coletivo, integrado e eletrônico. Uma rede hoteleira com mais de 3 mil leitos e muitas opções gastronômicas e de compras.
-
Geral3 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política2 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia4 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política3 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia3 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral3 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia3 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens6 anos atrás
Cidades