Política
De Forquilhinha à Seleção da Hungria: Rafinha é homenageado no Legislativo
O jogador Rafael Henrique da Silva, o Rafinha, natural de Forquilhinha, recebeu uma Moção de Aplauso na segunda-feira, dia 15, pelo destaque alcançado no cenário mundial de Futsal. A homenagem no Legislativo foi sugerida pelos vereadores Felipe Dordete (PP), Dinho Rampinelli (PL), Marcos Rocha Macedo (PDT) e Marilda Casagrande (PP).
“O Rafinha sempre foi um jogador diferenciado, desde novo, por isso ficamos felizes em ver onde ele chegou e tudo o que conquistou”, disse Dordete. “Sabemos como é difícil se tornar um atleta profissional, ainda mais de seleção. Ele é merecedor dessa homenagem”, comenta Macedo. “Que o exemplo de Rafinha seja um incentivo para mais jovens, o esporte consegue transformar vidas”, acrescenta Marilda.
A trajetória esportiva começou aos 9 anos de idade, jogando pela equipe Anjos do Futsal, onde defendeu as cores de Forquilhinha por diversas competições de âmbito regional e estadual. Com 14 anos de idade foi convidado a morar e jogar pelo município de Tubarão.
A carreira fora do país começou com o convite de um amigo, durante as férias de verão, para participar de um campeonato nos Emirados Árabes Unidos. O bom desempenho rendeu destaques e ele conquistou uma brilhante carreira internacional.
Há 7 anos ele foi naturalizado como cidadão húngaro, no qual vem acumulando atuações pela Seleção da Hungria e com diversas competições internacionais de futsal pelo clube que atua.
Política
Deputada apresenta PEC para mudar jornada de trabalho no Brasil
O projeto da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) para eliminar a jornada de trabalho 6×1 já conquistou pouco mais de 100 assinaturas, de um total de 171 necessárias para tramitar como Proposta de Emenda à Constituição (PEC). De acordo com a equipe de Hilton, o assunto está em alta nas redes sociais e figurou entre os temas mais comentados no X (antigo Twitter) nesta segunda-feira (11).
A proposta integra o Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), criado pelo vereador eleito Rick Azevedo (Psol-RJ). Uma petição pública online já conta com mais de 1,4 milhão de assinaturas favoráveis à mudança.
A legislação brasileira, pela Constituição e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), estabelece uma jornada máxima de oito horas diárias e 44 horas semanais, permitindo a compensação de horários ou a redução de jornada mediante acordo coletivo. No entanto, Hilton critica a escala 6×1, alegando que ela prejudica o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho: “Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, cuidar de si, se divertir, buscar outro emprego ou qualificação para melhorar de posição. A escala 6×1 é uma prisão e vai contra a dignidade do trabalhador”, escreveu Hilton no X.
A deputada destacou que a PEC tem progredido rapidamente, o que é raro para propostas desse tipo. “É comum que PECs levem anos para conseguir as 171 assinaturas necessárias. Em menos de seis meses, estamos próximos da metade desse número”, afirmou Hilton em uma publicação. Ela também vê a proposta como uma oportunidade de pautar uma agenda propositiva no Congresso, em vez de apenas responder a ameaças contra os direitos dos trabalhadores.
Para ser aprovada, a PEC precisará do apoio de três quintos dos deputados (308 votos), distribuídos em dois turnos de votação.
Política
Prefeito reeleito e funcionários são afastados em Sangão
O prefeito reeleito de Sangão, Castilho Silvano Vieira, e outros nove servidores municipais foram afastados de seus cargos após uma operação policial realizada na manhã desta quinta-feira (07). A medida cumpre uma ordem judicial expedida pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e envolve investigações sobre possíveis irregularidades em uma contratação direta para serviços de comunicação e gerenciamento de mídias sociais da prefeitura.
As investigações apontam que, em dezembro de 2023, um dos envolvidos iniciou a prestação de serviços publicitários para o município e para o prefeito sem a formalização de contrato. Em fevereiro de 2024, uma dispensa de licitação teria sido feita para regularizar o pagamento dos serviços já prestados, mas o processo apresentou falhas e não cumpriu os requisitos legais. Há indícios de que os serviços pagos com recursos públicos foram usados para promover a campanha eleitoral do prefeito, reeleito neste ano.
A operação foi executada por mais de 80 policiais civis da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR) e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), com apoio de unidades regionais e grupos especializados, como o Laboratório de Lavagem de Dinheiro, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e a Polícia Científica. Além dos afastamentos, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, sequestro de valores e outras medidas cautelares em Sangão e municípios vizinhos.
Política
Câmara de Criciúma realiza homenagem ao aniversário de emancipação de Criciúma
Na última segunda-feira, dia 4, Criciúma comemorou o aniversário de 99 anos de emancipação. Para marcar essa importante data, a Câmara de Vereadores convidou a Banda Cruzeiro do Sul para que se apresentasse durante a Sessão Ordinária, executando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Criciúma.
Ainda na oportunidade, a secretária da Mesa Diretora, vereadora Geovana Benedet Zanette, fez a leitura de um texto de autoria de Archimedes Naspolini Filho.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades