Últimas
Desfile dos municípios levanta público nas arquibancadas

Nem mesmo a chuva que não deu sossego, tirou o brilho do desfile dos municípios da região Carbonífera no CarnaRincão 2018. As seis cidades, que marcaram presença na avenida Leoberto Leal, trouxeram muita animação e apresentações diferenciais que caíram no gosto do público. O CarnaRincão iniciou na sexta-feira, dia 9, e seguiu até esta terça-feira, dia 13, com uma programação que garantiu entretenimento e diversão para todos que participaram e compareceram para prestigias os desfiles.
A noite de segunda-feira mostrou a magia do Carnaval. Mesmo com a chuva, que insistia em cair em toda a região, os seis municípios que confirmaram presença no desfile compareceram e deram conta do recado. Balneário Rincão, como anfitrião, foi o primeiro a cair na avenida. Com uma comissão de frente formada pelas rainhas dos blocos, que desfilaram no sábado, o município mostrou a união de todos que gostam do Carnaval e se juntaram formando um grande bloco para representar Balneário Rincão.
Içara veio com o tema falando da feira Agromel a ser realizada no município. A comissão de frente foi formada por casais representantes de famílias colonizadora da cidade. O prefeito Murialdo Gastaldon, acompanhado da primeira dama Ceneli Gastaldon, enfrentou a chuva e acompanhou os outros integrantes até o fim do desfile. Criciúma não foi diferente, veio com empolgação relembrando os grandes carnavais que organizou na década de 90 e começo dos anos 2000.
Cocal do Sul foi só alegria na avenida. A vice-prefeita Aninha Scarpatto acompanhou os integrantes do bloco do município. O tema lembrou a força da economia e a tradição da Cocal Fest. Fechando o desfile, Siderópolis veio com a tradição da Escola de Samba Imperatriz Bellunense, que foi cinco vezes campeã do Carnaval de Criciúma.
O prefeito de Siderópolis, Helio Cesa, o Alemão, ficou impressionado com a apresentação do seu município e com a empolgação e interação do público com o desfile. Segundo ele, a população de Siderópolis gosta do Carnaval e aceitou o convite para desfilar no CarnaRincão. “Balneário Rincão é um palco importante para a festa e uma oportunidade de salvar o carnaval da região”, destacou o prefeito de Siderópolis.
No domingo, a festa teve o Carnaval infantil que também deixou a área, destinada as apresentações, lotada com a vinda das famílias, que trouxeram os seus pequenos fantasiados. A animação ficou por conta da banda Cod Groove, que estacam caracterizados de super-heróis. A noite o show nacional com a banda Atitude 67 também animou os foliões.
A abertura do CarnaRincão 2018 foi realizada na sexta-feira, dia 9, com a apresentação do Rei Momo e das Rainhas das entidades carnavalescas de Balneário Rincão. Na sexta-feira, ainda, teve show com a banda Cinco Faz Samba e apresentação da bateria da Escola de Samba Coloninha de Florianópolis. Um grande número de pessoas já compareceu na sexta-feira para prestigiar a abertura da festa.
No sábado, nem mesmo o mau tempo espantou o público que foi para a avenida prestigiar o desfile dos blocos. Com uma estrutura com arquibancadas e espaço coberto para abrigara um grande número de pessoas, o desfile contou com blocos animados e com muitas novidades. O Bloco JB 171 foi o primeiro a entrar na avenida e ser aplaudido pelo público. Em seguida vieram a Casa Verde, Amigos da Lagoa, Unidos Para brincar, Veleiros do Sul, Bloco Atrás da Banda, Yakekere e Luluzinha, que encerrou o desfile em grande estilo. A festa terminou nesta terça-feira com apresentação de palco do grupo Trem de Ferro.

Entretenimento
Contação de Histórias Vivencial encanta em Siderópolis e região e convida para apresentação final no dia 15/12
Após seis apresentações marcantes, o projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, encerra sua temporada no próximo domingo, 15 de dezembro, às 15h, no Espaço Aurora, com a última apresentação do ano aberta ao público.

A Contação de Histórias Vivencial – O Universo Encantado de Aurora tem emocionado crianças e adultos em Siderópolis e região, oferecendo uma experiência inovadora que alia cultura, educação e natureza. Após seis apresentações marcantes, o projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo – LPG – D+ SC/2023, encerra sua temporada no próximo domingo, 15 de dezembro, às 15h, no Espaço Aurora, com a última apresentação do ano aberta ao público.
O público foi impactado com seis apresentações especiais
Desde sua pré-estreia, o projeto tem conquistado diferentes públicos:
- 23 de novembro, às 16h – Pré-estreia no Espaço Aurora, Siderópolis/SC
- 26 de novembro, às 14h30 – 1ª Apresentação: EEBM Sara Bom Moretti de Siderópolis/SC – Espaço Aurora, Siderópolis/SC
- 30 de novembro, às 14h30: 2ª Apresentação apresentação: Associação Beneficente Nossa Casa de Criciúma/SC – Associação Beneficente Nossa Casa – Criciúma/SC
- 03 de dezembro, às 14h30: 3ª Apresentação: EEBM Jorge Biff de Siderópolis/SC – EEBM Jorge Biff – Siderópolis/SC
- 05 de dezembro, às 14h30: 4ª Apresentação: APAE e CRAS de Siderópolis/SC – Espaço Aurora, Siderópolis/SC
- 15 de dezembro, a 5ª apresentação promete encerrar a temporada de forma especial, às 15h para o público geral.
Um vínculo com a natureza através da arte

O projeto apresenta a história de Aurorinha, uma menina que, ao lado de sua amiga Borboleta Azul, descobre a magia da amizade e uma conexão especial com a natureza. A narrativa, que se desenvolve no Bosque Encantado, permite que o público vivencie a história em um formato imersivo, caminhando pelo espaço e interagindo com os cenários descritos.
“Acreditamos que as crianças precisam conhecer e amar a natureza antes de aprenderem a protegê-la. Essa experiência vivencial desperta um vínculo emocional poderoso com o ambiente, algo essencial para inspirar atitudes conscientes no futuro”, explica Adiana Garlini, idealizadora do Espaço Aurora e coautora do roteiro. Ela também destaca a importância de conectar o projeto ao ODS 15, que trata da proteção da vida terrestre: “A preservação dos ecossistemas e da biodiversidade depende de uma educação ambiental que sensibilize e engaje as novas gerações.”

Para o diretor do projeto, Clairton Rosado, a abordagem vivencial da contação de histórias é uma ferramenta educativa poderosa. “Quando o público se encontra no mesmo cenário em que a história acontece, ele vive a narrativa de forma mais intensa e significativa. Essa imersão amplia a percepção e reforça a conexão lúdica e educativa com os valores transmitidos pela história.”
Última apresentação será no dia 15 de dezembro
A última apresentação de O Universo Encantado de Aurora ocorrerá no domingo, 15 de dezembro, às 15h, no Espaço Aurora, em Siderópolis.
- Evento gratuito, com vagas limitadas.
- Confirmações pelo telefone (48) 99820-3432.
- Endereço: Espaço Aurora, Siderópolis/SC.
Em caso de chuva, o evento será realizado na casa do Espaço Aurora, parte integrante do cenário da história.
Ficha técnica:
Direção: Clairton Rosado
Texto e Roteiro: Adiana Garlini e Clairton Rosado
Contadora de Histórias – Borboleta Azul: Adiana Garlini
Contadora de Histórias – Fada Narizinho: Gabriele Damin de Souza
Cenário e Figurinos: Gabriela D’Agostin Batista
Trilha Sonora Original: Vitor Nesi
Apoio: Espaço Aurora e Melancia Produções Culturais
O projeto reafirma o compromisso de aliar arte e educação para promover uma consciência ambiental transformadora. Venha participar deste momento especial e encerrar o ano com uma experiência inesquecível.

Geral
Criciúma confirma mais duas mortes por Coronavírus

Criciúma
Já são 98 as mortes provocadas pelo novo Coronavírus em Criciúma. Os últimos dois casos foram confirmados nesta quarta-feira, no Boletim Epidemiológico encaminhado à imprensa.
As vítimas desta quarta-feira são uma mulher de 84 anos e outra de 91. As duas vítimas eram portadores de comorbidades e estavam internadas em leitos de UTI. Nos últimos dois dias foram cinco mortes confirmadas na cidade.

Polícia
PRF flagra pássaros silvestres em caixas de leite

Tubarão
Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem por crime ambiental. Eles faziam uma blitz de rotina quando um motorista de um polo de Criciúma desobedeceu a ordem de parada. Ele acabou parando o carro cerca de 300 metros a frente da barreira Policial e tentou dispensar em um matagal uma caixa de papelão.
O motorista foi contido e a caixa recuperada. Nela os policiais encontraram dez caixas de leite. Dentro das embalagens estão escondidos dez pássaros Silvestres. Foram recuperados sete Bicos de Pimenta e outras três Trinca Ferro. O homem de 44 anos contou a Polícia que havia comprado as aves em Florianópolis e estava levando para Criciúma.
Diante dos fatos ele foi levado a delegacia para os procedimentos legais.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades