Comerciantes querem lojas fechadas aos domingos em Içara

Comerciantes de Içara se reuniram nesta tarde de quarta-feira para discutir a abertura do comércio aos domingos. O encontro foi uma reação a chegada do Fort Atacadista, que mantém sua loja em funcionamento todos os dias. Os comerciantes não concordam e querem que a lei municipal, criada em 1963 pelo então prefeito Ângelo Lodetti  seja cumprida. “A posição dos supermercadistas da cidade é não abrir no domingo”, reforça o presidente do Sindilojas, Altair.

Prefeito Murialdo Gastaldon tem posição divergente. “Sou absolutamente contra a abertura nos feriados. Quanto ao domingo, vamos repassar ao procurador para analisar”, antecipa Murialdo.

Para os supermercadistas de Içara, a abertura aos domingos representa mais custos diante de um período ainda de recessão. Além disso, provocaria o aumento na rotatividade de colaboradores devido a mudança na escala de trabalho. Pela legislação federal, a abertura aos domingos é permitida mediante lei municipal. Mas os feriados dependem exclusivamente da convenção coletiva.

Todavia, não há cláusula permissiva atualmente. Além do Sindilojas, também corroboram com a posição contrária ao funcionamento aos domingos dos supermercados a Associação Empresarial de Içara e a Câmara de Dirigentes Lojistas.