Conecte-se conosco

Blog Anderson de Jesus

Entidades celebram o bom resultado da Campanha do Voto Regional

Publicado

em

Com nove nomes eleitos para a Assembleia Legislativa e outros três para a Câmara dos Deputados o Sul (Amrec, Amesc e Amurel) saiu do primeiro turno das eleições fortalecido. A avaliação é do presidente da ACIC Valcir Zanette. Em entrevista à Massa FM, ele agredeceu o empenho dos veículos de comunicação e destacou que os objetivos foram alcançados. “Ficamos satisfeitos com o resultado. O trabalho de vocês da imprensa foi fundamenta. A população respondeu à campanha e valorizou o seu voto, escolhendo candidatos da região. Conseguimos manter o número de representantes da última eleição. Quanto à bancada de deputados federais, vale destacar que os três são de Criciúma. Podemos, com certeza, considerar a campanha vitoriosa, avaliando ainda que nesta eleição havia um número de candidatos maior que no pleito anterior”, ressalta Zanette.

O presidente da CDL de Criciúma, Tiago Marangoni, também destaca o resultado como bastante positivo. “É uma notícia ótima termos três deputados federais da região. Tínhamos muito temor de perder a representatividade do Sul. Isso irá trazer bons investimentos em infraestrutura para a região, um olhar interessante de pessoas que conhecem as nossas dores”, pontua.

“Na Alesc, também conseguimos manter. Serão representantes que estarão próximos, que conseguiremos manter contato, fazer cobranças, com o olhar para o desenvolvimento da região. Agora temos que fazer um bom trabalho de acompanhamento, análise e planejamento, para realmente ter toda a estrutura que precisamos para o Sul”, coloca Marangoni.

“Agradecemos a todos que votaram em candidatos da região Sul, atendendo ao apelo das entidades, e que mantiveram as nossas bancadas com grande representatividade. Obrigado a todos que confiaram e foram às urnas reeleger os nossos representantes”, reitera o presidente do Forcri, Jairton Manique Barreto.

Segundo Valcir Zanette, o próximo passo agora será reforçar com os eleitos as bandeiras da região. “Vamos conversar com os eleitos e reforçar o que a região precisa para alcançar um novo ritmo de desenvolvimento”, destaca.

Blog Anderson de Jesus

Autopropelidos devem ganhar legislação e controle nas ruas de Criciúma

Publicado

em

Criciúma deve ganhar uma legislação específica para regulamentar a circulação de veículos autopropelidos. A proposta, que já está em elaboração, pretende estabelecer regras municipais para esse tipo de equipamento e definir critérios de segurança para os usuários.

A discussão ganhou força a partir de experiências adotadas em outros municípios catarinenses. Um dos exemplos citados é Brusque, que passou a regulamentar a circulação de autopropelidos após um acidente fatal envolvendo uma adolescente de 14 anos, em 2025.

Segundo o sargento Edno Dutra, superintendente de trânsito de Criciúma, a regulamentação municipal é necessária diante das regras estabelecidas para esse tipo de veículo e das responsabilidades atribuídas aos municípios. “Em Brusque, a regulamentação estabelece idade mínima de 16 anos para condução de autopropelidos. O município também criou um sistema de identificação para os adolescentes que cumprem as exigências estabelecidas pela legislação”, explica

Por lá, antes de receber a autorização, o usuário passa por uma orientação sobre as regras de trânsito. A medida busca ampliar o controle e a segurança na utilização dos equipamentos.

Edno também explica que existem diferenças entre os modelos que estão chegando ao mercado. “A legislação também diferencia os equipamentos conforme suas características e velocidade. Os autopropelidos, como determinados modelos de bicicletas elétricas, possuem regras específicas. Já os veículos enquadrados como ciclomotores estão sujeitos a exigências próprias previstas no Código de Trânsito Brasileiro, incluindo habilitação nas categorias correspondentes ou autorização específica, conforme o caso. Em Criciúma já está escrita a lei. Acredito que, recebendo o aval do gabinete, vamos colocar em prática toda essa regulamentação”, afirmou.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Rincão terá três shows nacionais para movimentar a próxima temporada

Lançamento oficial da programação deve ser feito no final de novembro

Publicado

em

Pelo menos três shows nacionais devem movimentar a próxima temporada de verão no Balneário Rincão. A informação é do Secretário de Cultura e Turismo. Segundo Fernando Casagrande todos os detalhes serão divulgados no mês de novembro. “Vamos fazer o lançamento oficial da temporada durante o GastroRincão, em novembro, mas nós já estamos desenhando a temporada e teremos três shows nacionais gratuitos”, explica.

Segundo ele, os shows serão realizados durante a celebração da virada e também na metade de janeiro. ‘É o que estamos programando. Vamos ter um show de pagode no dia 1º de janeiro e um sertanejo universitário no dia 2. A intenção é no meio de janeiro trazer o terceiro show. Esse será ainda mais especial e vamos atrair visitantes de toda a região para movimentar a nossa economia”,destaca Casagrande.

Além dos shows nacionais, o Carnarincão volta com mobilização regional e os eventos esportivos devem ser ampliados. “No passado tínhamos o Sereia Boa de Bola e é uma competição que vai voltar. Também temos os nossos parceiros que ajudam a movimentar ainda mais a nossa praia. Será, sem dúvida, uma grande temporada.”

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Marlon Zappelini retoma debate sobre criação da Guarda Municipal em Criciúma

Vereador apresentou requerimento para questionar possibilidade de o município voltar a contar com uma força de segurança própria

Publicado

em

O vereador Marlon Zappelini voltou a colocar a Guarda Municipal de Criciúma no centro do debate. Na sessão da Câmara desta terça-feira (15), o parlamentar apresentou um requerimento questionando a possibilidade de o Governo Municipal recriar a corporação.

Zappelini defende uma nova discussão sobre o papel de uma Guarda Municipal na estrutura de segurança da cidade. Como argumento, cita exemplos de municípios catarinenses que adotaram o modelo, entre eles Tubarão.

“Temos modelos em Santa Catarina, como Tubarão, por exemplo, que deram certo. Por que não rediscutir isso aqui? Qual o problema de termos mais homens atuando pela segurança?”, questionou o vereador.

O parlamentar também mencionou um levantamento segundo o qual nove das dez cidades consideradas mais seguras do Brasil possuem Guarda Municipal.

O requerimento busca informações sobre a possibilidade de retomada do modelo em Criciúma e reabre uma discussão que envolve segurança pública, estrutura administrativa e custos para o município.

Continue Lendo

Blog AJ

Blog AJ

Mais vistos