Conecte-se conosco

Política

Entidades entregam pleitos da classe empresarial para candidatos às Eleições 2026

Documento elaborado por Acic, CDL de Criciúma, Forcri e Vice-presidência Regional Sul da Fiesc reúne prioridades para o desenvolvimento do Sul catarinense

Publicado

em

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL de Criciúma), o Fórum das Entidades de Criciúma (Forcri) e a Vice-presidência Regional Sul da Fiesc entregaram nesta segunda-feira, 17, os pleitos da classe empresarial para candidatos às Eleições 2026. 

O ato ocorreu na sede da Acic e contou com a presença de lideranças empresariais, representantes das entidades e de órgãos partidários, candidatos, imprensa e convidados. 

O documento apresenta prioridades estratégicas para o desenvolvimento do Sul catarinense, reunindo demandas consideradas essenciais pela classe empresarial para fortalecer a competitividade, a infraestrutura, a qualidade de vida e o ambiente de negócios da região.

“Essas pautas não são apenas da classe empresarial, mas da sociedade. Alguns pleitos são bastante conhecidos e vêm de eleições passadas, mas os consideramos exequíveis e podem ser defendidos pelos candidatos que forem eleitos. É um trabalho conjunto pelo bem comum”, entende o presidente da Acic, Franke Hobold.

Falando em nome da CDL de Criciúma, a presidente Andréa Gazzola Salvalággio afirma que se sente honrada pela parceria da entidade na realização de movimentos como a campanha Voto pelo Sul e a elaboração dos pleitos.

“Essas são construções feitas por muitas mãos, porque pensamos no coletivo. Temos pautas antigas e vamos continuar cobrando, pois queremos que a nossa região se desenvolva cada vez mais”, ressalta.

Articulação

A iniciativa é resultado da articulação entre as entidades e busca contribuir com o debate eleitoral, apresentando aos candidatos uma agenda construída a partir das principais necessidades e oportunidades do Sul de Santa Catarina.

“No Forcri, temos um grupo amplo, formado por Acic, CDL, Rotary e Lions Clubes, a Somarsul (Lojas Maçônicas) e a OAB Subseção Criciúma. É um grupo diversificado e trouxemos muitas pautas para o debate”, salienta o presidente do Forcri, Tiago Marangoni.

Vice-presidente regional Sul da Fiesc, Edilson Zanatta explica que os pleitos representam uma base para o diálogo, que pode ser ampliada por meio da discussão conjunta. Para ele, a iniciativa contribui para dar visibilidade às prioridades da indústria e dos setores produtivos do Sul catarinense.

“Esse documento é resultado de uma escuta dos empresários da nossa região, pontos que precisam ser melhorados. São propostas que visam ampliar a produtividade, estimular a inovação, fortalecer a segurança jurídica, impulsionar a competitividade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida”, aponta.  

Agenda regional

O documento apresenta demandas ligadas a áreas estruturantes, como obras de infraestrutura, energia, logística, saúde, educação, segurança, turismo e fortalecimento dos setores produtivos. 

A proposta é oferecer aos candidatos uma base objetiva de prioridades para que as necessidades da região estejam presentes nos espaços de decisão das esferas estadual e federal.

Além da entrega do material impresso, a partir desta segunda-feira a cartilha com todos os pleitos elencados pela classe empresarial está disponível para consulta on-line, podendo ser acessada neste link. 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Nega Cittadin assume Cocal do Sul em posse prestigiada por lideranças da região

Publicado

em

Com o gabinete lotado por vereadores, secretários, servidores e lideranças políticas da região, Roseny Cittadin, a Nega, assumiu nesta sexta-feira (14) como prefeita interina de Cocal do Sul.

 A solenidade teve leitura do termo de posse, juramento e transmissão do cargo pelo prefeito Ademir Magagnin, que ficará licenciado por dez dias para a realização de exames de rotina.

“É uma responsabilidade muito grande assumir o município, mas também uma honra. Vamos dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido, com ética, transparência e dedicação, mantendo o diálogo e ouvindo as necessidades da população”, afirmou Nega.

A cerimônia reuniu ainda vice-prefeitos da região, entre eles Salésio Lima, de Criciúma, Leonete Librelato, de Orleans, e Alex Michels, de Içara, além de outras lideranças. A presença dos colegas foi lembrada durante o ato como demonstração da participação cada vez maior dos vices nas administrações municipais.

Magagnin disse que transmite o cargo com tranquilidade pela participação de Nega no dia a dia do Governo Municipal.

“É um trabalho que fazemos a quatro mãos. A Nega participa das ações, conhece o que está acontecendo e acompanha as decisões. Por isso, fico muito tranquilo em deixar o município sob a condução dela nesses dias”, disse o prefeito.

Também acompanharam a posse o presidente da Câmara, Vicervânio Bez Fontana, o Toco, e os vereadores Valdnei da Silva, o Chicão, Maria Luiza Da Rolt e Cirlene Gonçalves Scarpato, a Aninha.

Toco lembrou a convivência com Nega no Legislativo, onde os dois trabalharam juntos por quatro anos. “Conheço a forma como ela trabalha e confio muito nela. Cocal do Sul fica em boas mãos. É uma mulher presente e dedicada, que merece viver esse momento”, afirmou.

Continue Lendo

Política

Campanha eleitoral nas ruas e na internet começa neste domingo (16)

Publicado

em

A campanha eleitoral nas ruas e na internet começa oficialmente no próximo domingo (14).

Muitos candidatos, inclusive, já têm eventos marcados em suas cidades.

A propaganda eleitoral deve seguir algumas regras.

Pode-se, por exemplo, distribuir santinhos, usar alto-falantes e fazer caminhadas, carreatas, atos de rua e comícios.

Por outro lado, não é permitido usar outdoors, fazer enquetes, colocar propaganda em bens públicos, como postes, viadutos e placas, nem abandonar material nas vias públicas.

Na internet, são permitidas campanhas em redes sociais, transmissões ao vivo e impulsionamento de conteúdo.

Sites e aplicativos de mensagens podem ser utilizados, mas sem disparos em massa.

A inteligência artificial pode ser usada desde que o conteúdo seja identificado.

No entanto, é proibido usar material manipulado por IA para enganar, adulterar fatos ou desinformar.

Também está proibido o uso de deepfakes, que são conteúdos em áudio, imagem ou vídeo gerados por IA altamente realistas.

Prazo para informações sobre transporte gratuito

E termina neste sábado (13) o prazo para o envio de informações sobre o transporte gratuito de eleitores de zonas rurais, aldeias indígenas, comunidades quilombolas e povos tradicionais.

Os dados devem ser prestados à Justiça Eleitoral pelos governos federal, estaduais e municipais.

Eles precisam informar o tipo e a quantidade de veículos ou embarcações, além de itinerários, horários e modalidades de transporte nos dias de votação.

Continue Lendo

Política

Chuva cancela edição do Câmara nos Bairros no São Luiz

Ação que seria realizada nesta quarta-feira (12) foi suspensa por causa das condições climáticas

Publicado

em

A chuva levou ao cancelamento da quarta edição do projeto Câmara nos Bairros, que seria realizada nesta quarta-feira (12), no bairro São Luiz, em Criciúma.

O encontro estava programado para ocorrer das 9h às 12h, na Avenida Santos Dumont, em frente ao Supermercado Moniari. A iniciativa tem como objetivo aproximar os vereadores das comunidades e criar um espaço para que moradores apresentem diretamente suas demandas, sugestões e reivindicações.

Uma nova data será definida nos próximos dias.

Continue Lendo

Mais vistos