Conecte-se conosco

Saúde

Equipes de saúde visitam moradores para avaliar situação vacinal de crianças

Publicado

em

Tendo em vista a baixa procura por vacina principalmente em relação ao público infantil, as equipes da Secretaria de Saúde de Cocal do Sul estão realizando um trabalho de busca ativa, indo de casa em casa para verificar a situação vacinal das crianças. Além de conferirem a caderneta de vacinação, também está sendo ofertada a vacina contra o vírus da influenza, podendo ser feita na própria residência no momento da visita.

Esse monitoramento é uma recomendação exigida pelo Ministério da Saúde, que passa a quantidade de crianças que devem ser monitoradas. No município existem seis salas de vacina, e por isso cada sala deve visitar 50 crianças. “A profissional que vai até a residência precisa ver a criança e a caderneta de vacinação, obrigatoriamente a criança precisa estar em casa, por isso optamos por fazer as visitas depois do horário de expediente, para poder contemplar a todos que já estão em casa”, explica a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Gilmara Correa Viel.

Gilmara lembra que as vacinas da gripe (Influenza) se encontram em todas as unidades de saúde, durante o seu horário de funcionamento, disponíveis para toda a população. Até o momento, 64% do público se vacinou, ou seja, ainda está abaixo do esperado. “Nós fizemos o Dia D, com vacinação no sábado durante o dia todo e também realizamos uma ação de vacinação nos supermercados da cidade; por isso pedimos que aqueles que ainda não fizeram a vacina da gripe que procurem a unidade de saúde do seu bairro”, esclarece Gilmara.

Vacina da Covid-19 para crianças

As equipes de saúde do município também estão orientando os pais quando à vacina atualizada contra a Covid-19 – XBB, que pode ser aplicada em todas as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, dentro da rotina no Calendário Nacional de Vacinação Infantil.

“Nossas equipes vão começar a ir nas reuniões de pais das escolas para orientar. Lembrando que em novembro será exigido o calendário de vacina em dia, incluindo a da Covid. Os que se negarem a fazer a vacina deverão assinar uma declaração com uma justificativa, seja essa justificativa feita pelos pais ou pelo médico”, destaca Gilmara.

Vacina DTPA é disponibilizada a profissionais da Educação

A vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto – dTpa, é um imunizante inativado, ou seja, não tem como causar a doença. Sua função é proteger a mãe da difteria, tétano e coqueluche, assim como fornecer imunização passiva para o bebê que ainda está no útero. E a partir de agora, essa vacina será incluída aos profissionais da educação que trabalham com crianças de 0 a 4 anos, incluindo professores, merendeiras e agentes de limpeza, todos os profissionais que trabalham com crianças com esta faixa etária. “Há risco de doenças como a pólio e sarampo voltarem para o Brasil e também de haver aumento de casos da coqueluche; a vacina da pólio teve cobertura vacinal abaixo do esperado, contemplando 72% do público-alvo”, finaliza Gilmara.

Saúde

Mais de 20 mil procedimentos são realizados no 24h em Cocal do Sul

Publicado

em

A Secretaria municipal de Saúde vem divulgando o balanço das consultas em especialidades e saldo de exames liberados a cada mês e como está sendo empregado o recurso público nesta área. Além disso, o Pronto Atendimento 24 horas realizou 20.767 procedimentos somente no mês de junho.

“O Pronto Atendimento 24h continua salvando vidas, estabilizando pacientes e quando necessário encaminhando-os aos hospitais da região. A descontinuidade destes serviços traria aos hospitais uma taxa enorme de internações, e como estamos no período de inverno, o 24h consegue resolver a maioria dos problemas por aqui mesmo”, explica o secretário municipal de saúde, José Orlei Sartor. Ele acrescenta que o Pronto Atendimento realizou 3090 atendimentos médicos no último mês, sendo que 1387 pacientes ficaram em observação, foram medicados e estabilizados, recebendo alta sem a necessidade de internação.

O secretário de saúde menciona ainda que no último mês houve baixa procura pela vacina da gripe, mesmo após ter sido liberada pelo Ministério da Saúde a toda a população. “Por isso pedimos aos sul-cocalenses que se agasalhem bem e se hidratem satisfatoriamente, evitando possíveis consequências devido às baixas temperaturas”, orienta.

Além disso, embora a equipe da Secretaria de Saúde tenha adotado estratégias em relação às ausências em consultas e exames, através de contatos prévios para confirmar com os pacientes, foi registrado o total de 541 faltas. “Queremos esclarecer que esses exames e consultas são pagos com dinheiro público advindo dos impostos e cada um que falta a esses serviços faz com que se perca tempo e a fila de espera aumente”, ressalta Orlei.

Veja os números do mês de junho

Consultas em cardiologia: 189

Exames cardiológicos: 68

Consultas em saúde mental: 288

Consultas com fonoaudióloga: 77

Fonoaudióloga domiciliar: 60

Endoscopia: 84

Mamografia: 68

Raio X: 325

Consultas e exames oftalmológicos: 261

Tratamento odontológico em endodontia e cirurgia bucal: 32

Ultrassom: 104

Consultas médicas: 468

Ressonância: 18

Tomografia: 29

Exames de doppler: 44

Continue Lendo

Saúde

Siderópolis realiza Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite neste sábado

Publicado

em

A equipe da Secretaria de Saúde de Siderópolis estará na Piazza Nova Belluno neste sábado (08/06), das 8h às 17h, para o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A única UBS que não estará aberta será a da comunidade de Rio Jordão. A campanha visa atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de 5 anos de idade e proteger contra a paralisia infantil.

É obrigatório levar o Cartão Nacional do SUS (CNS) e a caderneta de vacinação. “Este ano, a campanha iniciou em 27 de maio e segue até o dia 14 de junho. O objetivo é imunizar no mínimo 95% das crianças do município, contribuindo para a erradicação da doença”, explicou a secretária de Saúde, Fernanda Frelo Venturini.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Siderópolis, Gislene Regina Lima, até o momento a procura pela vacina é baixa. “Desde o início da campanha até a última contagem, realizada no dia 31 de maio, o município vacinou 158 crianças, o que corresponde 21% da população alvo do município”, explicou.

Continue Lendo

Saúde

Agentes Comunitários de Saúde farão atualização de cadastros em Arroio do Silva

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva informa que a partir desta semana os agentes comunitários de saúde iniciam o trabalho de atualização de cadastro dos moradores. Com isso, os agentes de cada microárea irão passar nas casas para confirmar os dados e acrescentar o que for necessário.

“Ampliou o número de agentes e, em virtude da necessidade, as microáreas precisaram ser modificadas, por isso, é extremamente importante que os moradores atendam os agentes comunitários para realizar esta atualização cadastral”, informou a enfermeira coordenadora da Atenção Básica, Simone Costa.

Todos os profissionais estarão identificados com o colete de agente comunitário. O trabalho de visitas e atualização de cadastros inicia nesta semana. “Reforçamos que é muito importante este trabalho e pedimos gentilmente que os moradores atendam os agentes comunitários de saúde. Lembrando que todos os profissionais estarão identificados com o colete. Quem tiver em dúvida sobre a identidade dos agentes, uma lista completa com foto, nome e microárea de atuação está disponível no site da Prefeitura”, completou a secretária de saúde, Manoella Porto.

O trabalho de cadastro e reorganização das microáreas é importante para melhorar o acesso dos moradores nas unidades básicas de saúde. A reorganização das microáreas não entra em vigor de imediato, o processo será realizado de maneira gradativa e somente a partir da atualização dos cadastros. Moradores que tiverem dúvidas podem se informar diretamente com o agente comunitário de saúde.

O site da Prefeitura www.arroiodosilva.sc.gov.br.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com