Saúde
Mais de 20 mil procedimentos são realizados no 24h em Cocal do Sul
A Secretaria municipal de Saúde vem divulgando o balanço das consultas em especialidades e saldo de exames liberados a cada mês e como está sendo empregado o recurso público nesta área. Além disso, o Pronto Atendimento 24 horas realizou 20.767 procedimentos somente no mês de junho.
“O Pronto Atendimento 24h continua salvando vidas, estabilizando pacientes e quando necessário encaminhando-os aos hospitais da região. A descontinuidade destes serviços traria aos hospitais uma taxa enorme de internações, e como estamos no período de inverno, o 24h consegue resolver a maioria dos problemas por aqui mesmo”, explica o secretário municipal de saúde, José Orlei Sartor. Ele acrescenta que o Pronto Atendimento realizou 3090 atendimentos médicos no último mês, sendo que 1387 pacientes ficaram em observação, foram medicados e estabilizados, recebendo alta sem a necessidade de internação.
O secretário de saúde menciona ainda que no último mês houve baixa procura pela vacina da gripe, mesmo após ter sido liberada pelo Ministério da Saúde a toda a população. “Por isso pedimos aos sul-cocalenses que se agasalhem bem e se hidratem satisfatoriamente, evitando possíveis consequências devido às baixas temperaturas”, orienta.
Além disso, embora a equipe da Secretaria de Saúde tenha adotado estratégias em relação às ausências em consultas e exames, através de contatos prévios para confirmar com os pacientes, foi registrado o total de 541 faltas. “Queremos esclarecer que esses exames e consultas são pagos com dinheiro público advindo dos impostos e cada um que falta a esses serviços faz com que se perca tempo e a fila de espera aumente”, ressalta Orlei.
Veja os números do mês de junho
Consultas em cardiologia: 189
Exames cardiológicos: 68
Consultas em saúde mental: 288
Consultas com fonoaudióloga: 77
Fonoaudióloga domiciliar: 60
Endoscopia: 84
Mamografia: 68
Raio X: 325
Consultas e exames oftalmológicos: 261
Tratamento odontológico em endodontia e cirurgia bucal: 32
Ultrassom: 104
Consultas médicas: 468
Ressonância: 18
Tomografia: 29
Exames de doppler: 44
Geral
Secretaria de Saúde de Cocal cria horário especial para os trabalhadores
A partir do mês de outubro, os cidadãos que trabalham em horário comercial terão a oportunidade de atendimento médico em horários diferenciados pois, considerando a importância da saúde do trabalhador para a promoção da qualidade de vida e o bem-estar no ambiente de trabalho, a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul irá ampliar o horário de atendimento. O serviço será disponibilizado na unidade de saúde do Centro, nas segundas, terças e quintas-feiras, das 17h30 às 21h00.
Com o objetivo de promover a saúde e prevenir doenças ocupacionais por meio de atendimento médico especializado aos trabalhadores do município, serão disponibilizadas 35 vagas para consultas semanalmente, sendo estas agendadas nas unidades de saúde de cada paciente. A pessoa deverá apresentar Carteira de Trabalho (cópia ou digital) e Declaração de vínculo emitida pela empresa.
“A promoção da saúde do trabalhador é uma responsabilidade compartilhada entre a administração pública, as empresas e os trabalhadores. Um ambiente de trabalho saudável é fundamental para reduzir o absenteísmo, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida”, declara o secretário de Saúde, José Orlei Sartor.
Política
Governo do Estado oficializa repasse para ampliação da Clínica de Medicina da Unesc
Em passagem por Criciúma nesta quarta-feira (2/10), o governador do Estado, Jorginho Mello, esteve no Centro de Inovação Criciúma (CRIO) para um ato que entra para a história da Unesc e da região. Na oportunidade, foi anunciado o repasse de R$ 2.350 milhões para investimento na ampliação da Clínica de Medicina. Com a criação de novas salas de atendimento, sala de pequenas cirurgias e um laboratório de análises clínicas, a expectativa é de que a Clínica passe a realizar mais 40 mil atendimentos anuais, somando 180 mil.
A partir da assinatura do repasse, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, as expectativas se voltam para o encaminhamento da obra. “Nós já temos toda uma estrutura inicial e faremos um segundo andar, onde teremos 25 novos espaços que servirão também para a elaboração de pequenas cirurgias. Teremos, a partir disso, em média mais de 150 novas pequenas cirurgias por mês, além da ampliação do laboratório de análises clínicas”, descreve a reitora.
“Essa é uma ampliação bem significativa, já que melhora a formação acadêmica e melhora a oferta de atendimento para a população, que encontra nas nossas Clínicas Integradas atendimentos de especialidades médicas que por vezes o Sistema Único de Saúde não comporta”, pontuou ainda Luciane.
Para o governador, o propósito do investimento é principalmente colaborar com o serviço de saúde do Sul de Santa Catarina. “Atualmente a Unesc já ajuda muito a atender a população no que diz respeito à saúde. Com a ampliação dos serviços, poderemos contar ainda mais com esses atendimentos qualificados, que oferecem segurança à comunidade e economia aos cofres públicos. Recursos na mão de gente que sabe fazer gestão multiplica, é por isso que nós estamos fazendo isso aqui”, acrescenta.
A confiança na entrega da Universidade, conforme Jorginho, se dá pelas experiências já vivenciadas em parceria com a Instituição. “Eu já visitei esse espaço, conheci alguns serviços e digo para vocês que é o que há de melhor. A Unesc é exemplo de coisa bem feita. Que bom se todas as universidades tivessem a qualidade que ela tem”, destaca ainda.
Junto do ato de assinatura, o governador se reuniu com representantes da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma e o prefeito de Criciúma em exercício, Ricardo Fabris, que compartilharam o pedido de recursos para investimento na campanha de Natal de Criciúma.
Geral
Unidade do Alto Rio Maina inicia atendimento em Siderópolis
A Unidade de Saúde do Alto Rio Maina, em Siderópolis, entrou em funcionamento na manhã desta segunda-feira (30/09). O local, que fica ao lado da Escola Aurora Peterle, atenderá além dessa comunidade, a população de Santa Luzia, São Martinho e São Martinho Alto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, oferecendo serviços de atenção básica em saúde.
A população terá acesso a serviços como atendimento médico, farmácia básica, atendimento odontológico no período da tarde e atendimento pediátrico. De acordo com a coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Tayna Consoni, o local também contará com sala de vacina, mas, neste momento, o serviço não será disponibilizado, pois a técnica responsável ainda está passando por treinamento. “A população que precisar de vacinação pode se dirigir a unidade de saúde mais próxima”, afirma Tayna.
A unidade atenderá também pelo telefone 3435-3910.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades