Conecte-se conosco

Polícia

Estado mais seguro do País: Santa Catarina é destaque em conferência em Brasília

Publicado

em

O modelo de segurança pública de Santa Catarina foi apresentado como referência durante a II Conferência de Segurança Pública – iLab Segurança 2026, realizada em Brasília no período de 3 a 6 de março. Com o tema “Combate ao crime organizado nos setores produtivos”, o encontro reuniu autoridades das principais instituições de segurança pública do país e, em sua segunda edição, consolida-se como um dos principais espaços de articulação estratégica do setor.

O secretário da Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Flávio Graff, participou do painel “Projetos de modernização”, com a palestra “Santa Catarina, o estado mais seguro do Brasil”. Graff apresentou os resultados alcançados pelo Estado em 2025, que consolidam a posição de destaque nacional decorrente dos baixos índices de criminalidade.

“O desempenho catarinense é resultado de uma combinação de fatores, que inclui estratégias operacionais eficientes, integração entre as forças de segurança e boas condições socioeconômicas. Em 2025, Santa Catarina registrou sucessivas quedas em indicadores de violência, alcançando, em diversos casos, os números mais baixos em quase duas décadas”, disse. Atualmente, o Estado detém a menor taxa de homicídios do país, com 5,2 casos por 100 mil habitantes.

Foto: Divulgação/SSP-SC

O secretário reforçou a importância de investimentos em tecnologia, efetivo e equipamentos para a atuação integrada e eficiente das forças policiais catarinenses, com foco na produção de resultados relevantes no combate à violência e ao crime organizado. Atualmente, Santa Catarina mantém um índice médio de 80% de elucidação de autoria de crimes contra a vida e, nos últimos três anos, o combate às organizações criminosas resultou na descapitalização de facções em mais de R$ 4,5 bilhões.

Na área de tecnologia, o coronel Flávio Graff destacou a eficiência do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), ferramenta genuinamente catarinense que reúne bases de dados de identificação civil e criminal, além de sistemas de videomonitoramento, permitindo a integração em tempo real entre órgãos de segurança, Justiça e fiscalização. Também mencionou o projeto de reconhecimento facial, que está em fase de implantação e tem como objetivo ampliar a cobertura do serviço em todo o território estadual.

O secretário-adjunto da SSP-SC, coronel Sinval Santos da Silveira Junior, e representantes das forças de segurança catarinenses também estiveram presentes. Com a participação de gestores da segurança pública de todo o país e de representantes de órgãos federais, a Conferência iLab busca fortalecer a cooperação entre estados e União e transformar experiências operacionais das forças de segurança em propostas estruturantes para o país.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PM apreende mais de uma tonelada de maconha em casa abandonada em Jaguaruna

Droga estava em imóvel na região do bairro Laranjal. Ninguém foi preso

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu mais de uma tonelada de maconha em Jaguaruna, no Sul catarinense, na noite desta quarta-feira (23). O material estava guardado em um imóvel aparentemente desabitado, na localidade de Laranjal.

Por volta das 20h, uma equipe foi ao endereço após receber denúncias de que a casa servia como depósito de entorpecentes. Ao chegar, os policiais confirmaram que havia algo errado com o imóvel.

O que a polícia encontrou

Durante a averiguação, os militares sentiram o cheiro da droga. Pelo lado de fora, também viram materiais usados para armazenar entorpecentes. Dentro do imóvel, encontraram vários fardos de uma substância semelhante à maconha.Além dos fardos, a equipe apreendeu uma balança de precisão e um caderno com anotações. No final a ação totalizou 1.160 quilos de maconha. Ninguém foi preso.

Continue Lendo

Polícia

Bombeiros encontram destroços de helicóptero com cantor Rick; cinco vítimas não resistiram

Publicado

em

Após dois dias de buscas ininterruptas, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) localizaram, por volta das 12h desta terça-feira (22), os destroços do helicóptero Bell 430, de matrícula PP-MGM. A aeronave estava desaparecida desde segunda-feira (21) na região de Urubici, na Serra Catarinense. As cinco pessoas a bordo foram encontradas sem vida.

A localização foi feita pela aeronave Arcanjo 03, do CBMSC, que integrava a operação de busca. A partir daí, as equipes iniciaram os trabalhos para acessar o local, resgatar as vítimas e garantir a segurança da área.

Rota e último contato

O helicóptero havia decolado por volta das 10h30 de segunda-feira, de Porto Belo, com destino a São Joaquim. Sua última localização conhecida foi na região de Urubici.

Corpos são resgatados na tarde desta terça

Os corpos dos cinco ocupantes foram resgatados na tarde desta terça-feira (22), conforme informou a Polícia Científica. Aeronaves do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (PM) participaram da operação de resgate.

Quem estava a bordo

Estavam na aeronave o cantor Rick, da dupla Rick e Renner; o empresário Bruno Avelar; o videomaker Paulo Soares; o piloto Antônio Roberto Nóbrega de Araújo; e o copiloto Leopoldo Barros Teixeira. Ninguém sobreviveu.

Continue Lendo

Polícia

Adolescente de 15 anos morre após seis dias internada em Criciúma

Ana Júlia Barcelos Belo teve a morte encefálica confirmada nesta segunda-feira (21), após acidente ocorrido no bairro Quarta Linha

Publicado

em

A adolescente Ana Júlia Barcelos Belo, de 15 anos, morreu nesta segunda-feira (21), após permanecer seis dias internada no Hospital São José, em Criciúma. A morte encefálica foi confirmada pela unidade hospitalar.

Ana Júlia estava internada desde o acidente de trânsito registrado no bairro Quarta Linha. Na colisão, a irmã gêmea dela, Ana Laura, morreu ainda no local. O motorista responsável pelo acidente segue detido. Ele estaria embriagado no momento da ocorrência.

Continue Lendo

Mais vistos