Geral
Governo de Criciúma apresenta projeto Cidade do Autista
Com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento educacional de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Governo de Criciúma apresentou, nesta terça-feira (4), o projeto arquitetônico da Cidade do Autista. A estrutura será implementada no terreno do antigo Alvorada Clube, no bairro Pinheirinho, ocupando uma área total de 7.417,50 metros quadrados. O evento integrou a extensa programação para celebrar a data que marca o centenário de emancipação político-administrativa do município.
O ato também contou com a assinatura da autorização para o início do processo licitatório para contratação de empresa especializada responsável pela execução da obra. Além disso, foram homenageados com medalhas exclusivas do centenário os ex-presidentes do Alvorada Clube ou seus representantes, bem como outras personalidades que compõem a história do município.
“A Cidade do Autista é uma obra projetada para as crianças atípicas, visando oferecer um espaço de estimulação, mas, sobretudo, de acolhimento, compreensão e respeito. Cada detalhe está sendo pensado para garantir que esse público tenha a oportunidade de desenvolver suas potencialidades integralmente. Esse é um compromisso que vai muito além da gestão, é um compromisso com o futuro de Criciúma”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Inicialmente, a Cidade do Autista atenderá crianças de até 12 anos de idade com diagnóstico de TEA, matriculadas nas escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. O atendimento multiprofissional será ofertado no contraturno escolar, contemplando ações integradas de apoio pedagógico, psicológico e fonoaudiológico, bem como atividades voltadas ao desenvolvimento psicomotor e socioemocional dos estudantes. Atualmente, a rede municipal possui 815 crianças com espectro autista, distribuídas em 62 instituições de ensino.
A secretária de Educação de Criciúma, Geovana Benedet Zanette, destacou que o projeto da Cidade do Autista reforça o compromisso com o cuidado e a inclusão de estudantes com TEA na rede pública. “Esse espaço foi pensado para garantir que cada criança tenha a oportunidade de aprender e se desenvolver de acordo com suas potencialidades. É um projeto que une educação, acolhimento e afeto. A inclusão é um trabalho que se constrói todos os dias, e essa iniciativa será um símbolo dessa caminhada”, afirmou Geovana.
Além do atendimento educacional especializado, a iniciativa contemplará o acolhimento e orientação destinado às chamadas famílias atípicas, promovendo ações de capacitação e apoio emocional, assim como espaços para a formação de profissionais da rede municipal. O espaço também abrigará serviços da área de saúde, fortalecendo o diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo de pacientes neurodivergentes. A proposta é concentrar, futuramente, uma equipe multiprofissional exclusiva para o atendimento de pessoas com TEA.
Para o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas Floriano, o objetivo é oferecer, em um único local, um cuidado humanizado e integral às crianças com TEA. “A iniciativa vai permitir que o cuidado com as crianças com espectro autista seja feito de forma integral, com acompanhamento contínuo e especializado. Teremos um espaço preparado para oferecer o processo de reabilitação, com profissionais de diferentes áreas atuando em conjunto. É um investimento em saúde pública, mas também em qualidade de vida e inclusão”, completou o secretário.
Projeto arquitetônico
O projeto arquitetônico prevê uma estrutura ampla e moderna, com 2.087,93 metros quadrados, dividida em três pavimentos, com ambientes voltados ao atendimento educacional, terapêutico e familiar. O subsolo será destinado a ambientes de estimulação corporal e funcional, com espaço de psicomotricidade, brinquedoteca terapêutica, sala de terapia ocupacional e de fisioterapia, planejadas para favorecer o desenvolvimento motor, a integração sensorial e a autonomia nas atividades da vida diária. Contará também com cozinha e refeitório acessível, estruturados para o trabalho de hábitos alimentares e a seletividade alimentar.
No térreo, estarão a recepção, secretaria, salas de direção e coordenação pedagógica, salas de atendimento educacional especializado, consultório médico, atendimento psicológico, fonoaudiológico e psicopedagógico, atendimento nutricional e social. Os ambientes serão organizados de forma integrada, permitindo ações interdisciplinares centradas no perfil e nas necessidades individuais de cada criança.
O pavimento superior abrigará o auditório multifuncional, com capacidade para 225 pessoas, destinado a formações, oficinas e encontros familiares, além das salas de arteterapia, musicoterapia, treinamento e orientação familiar, sala sensorial e sala de descompressão.
O projeto inclui ainda uma série de espaços externos planejados para atividades terapêuticas, esportivas e de lazer. Entre eles, estão o Jardim Sensorial e a Mini Cidade; uma quadra esportiva; uma piscina coberta e vestiários; rampa com arquibancada; e um estábulo. Esses ambientes serão utilizados em atividades como equoterapia, natação terapêutica, jogos, esportes adaptados e oficinas de socialização, fortalecendo o vínculo entre aprendizado, movimento e inclusão.
Referências para a elaboração do projeto
O projeto será executado de acordo com as demandas do município, inspirando-se no modelo de atendimento de duas instituições catarinenses: o Complexo Neurossensorial Casa do Autista, de Balneário Camboriú, e o Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, de Itapema. Também serviram como modelo o Centro de Atendimento ao Autista de Pelotas (RS) e o Centro de Ensino Estruturado para o Tratamento do Espectro Autista de Curitiba (PR).

Geral
Casa da Cidadania de Morro da Fumaça passa a atender em novo local
A Casa da Cidadania de Morro da Fumaça passou a realizar atendimentos em novo endereço, agora ao lado da sala do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do município. Os serviços ocorrem no térreo do Edifício San Valentin, localizado na Avenida Inocente Pagnan, no Centro. A mudança possui caráter temporário. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, em horário normal, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio.
No novo local, a Casa da Cidadania segue oferecendo atendimento jurídico gratuito, destinado a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos ou com patrimônio de até R$ 250 mil.

Geral
Criciúma recebe Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae/SC
Criciúma celebra mais uma importante conquista: o Selo Ouro de Referência em Atendimento, concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) à Casa do Empreendedor do Município. O reconhecimento destaca a excelência no atendimento e nos serviços prestados aos empreendedores, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento econômico da cidade. Somente em 2025, a Casa do Empreendedor realizou mais de 40 mil atendimentos.
O prefeito Vagner Espindola comemorou o resultado, destacando o trabalho coletivo da equipe. “Esse selo é fruto de planejamento, dedicação e, principalmente, do compromisso que temos com quem empreende em Criciúma. A Casa do Empreendedor é um espaço que acolhe, orienta e impulsiona negócios. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo a nossa economia e gerando oportunidades para a nossa gente”, comentou o chefe do Executivo.
O Selo Sebrae de Referência em Atendimento é uma metodologia que avalia a qualidade dos serviços oferecidos pelas Salas do Empreendedor e parceiros da rede de apoio, com base em critérios qualitativos e quantitativos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços de Criciúma, Thiago Rocha Fabris, ressaltou o empenho que a Prefeitura tem realizado para atender os empreendedores do município. “Ao longo de 2025, conseguimos abrir uma empresa em até duas horas. Isso faz com que o nosso município seja um dos mais rápidos na abertura de empresas no estado. Em relação à abertura de novas empresas, foram mais de 8 mil CNPJs abertos. Isso mostra o dinamismo do município e se reflete em diversos indicadores e rankings. Além disso, proporciona aos empresários a garantia de que a nossa cidade é segura para empreender”, pontuou.
O gerente regional Sul do Sebrae, João Alexandre Guze, também destacou a estrutura oferecida pelo município. “É importante ressaltar a estrutura que a Prefeitura montou na Casa do Empreendedor. Isso demonstra o quanto o programa é valorizado, e os resultados comprovam isso”, afirmou.

Geral
Balneário Rincão promove Encontro de Oportunidades de Investimento para discutir desenvolvimento local
O Encontro de Oportunidades de Investimento, ocorrido na noite de ontem, promovido pelo Governo Municipal, numa parceria com o Instituto DEL e Facisc, objetivou reunir lideranças empresariais para discutir os caminhos do desenvolvimento local. As ações apresentadas fizeram parte de uma estratégia de longo prazo – “Rincão 2050” – visando tornar o município mais competitivo e mais atrativo para negócios e moradores.
O evento se consolidou como um espaço qualificado para geração de conexões, alinhamento de agendas e fortalecimento de iniciativas que impulsionam o desenvolvimento sustentável de Balneário Rincão. Um dos painéis apresentados, com dados levantados pelo diretor de Indústria do Governo do Estado de Santa Catarina, Anderson Linzmeyer, trouxe informações estratégicas sobre oportunidades, programas e benefícios disponíveis para as empresas, a fim de aproximar os participantes das políticas públicas e instrumentos de incentivo ao desenvolvimento econômico.
Na oportunidade, o secretário de Administração e Finanças da Prefeitura Municipal, Ramires Lino, representou o prefeito em exercício Carlito Darolt, que retornava de de Brasília (DF), e salientou que este trabalho realizado durante um ano, feito a partir de uma construção coletiva entre Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil, constatou que Balneário Rincão vem crescendo rapidamente. “Temos que estar preparados para este pulo no desenvolvimento de nosso município”, salientando ainda que este trabalho em conjunto vai sim tornar nossa cidade mais atrativa e pronta para um crescimento sustentável.
Balneário Rincão em números
Balneário Rincão, no litoral catarinense, registra uma rápida expansão, com o PIB saltando 225% entre 2013 e 2023, atingindo R$ 420 milhões e consolidando o município como novo polo de crescimento, segundo estudo do Instituto IDEL. A cidade, que possui 98,5% da população em área urbana e forte vocação turística, projeta oportunidades de investimento no mercado imobiliário de segunda residência, no turismo integrado e na modernização da cadeia da pesca.
O levantamento aponta também o potencial de negócios na gastronomia e na “economia prateada”, voltada à população idosa, setor com alta demanda local, enquanto o setor de serviços e comércio já representa 76% dos empregos formais. Para sustentar esse desenvolvimento, o desafio é superar desafios estruturais, como a dependência de transferências governamentais, e diversificar a economia, visando transformar o crescimento urbano em melhoria de renda e qualidade de vida.
O evento contou também com a análise do economista Leonardo Alonso, que discorreu sobre a dinâmica econômica local, além da apresentação de Aline Nandi, que destacou as oportunidades do município, voltada à atração de investimentos. A programação incluiu também a participação do empresário e membro da diretoria da Facisc, Ubirajara Pickler, com reflexões sobre o papel das lideranças na transformação dos territórios, e de Guilherme Fernando dos Santos Papini, diretor de Micro e Pequenas empresas do Governo do Estado.

-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades















