Conecte-se conosco

Geral

Governo de Criciúma concentra forças na prevenção e combate à criminalidade

Publicado

em

A Administração Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, vem realizando uma série de encontros com lideranças de entidades do município com o objetivo de colocar em prática as ações do Plano de Segurança Municipal. O programa tem a participação de diversas instituições, governamentais e não governamentais, formando o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M).

O plano de ações foi elaborado durante o ano de 2017, sob a coordenação do coronel Valter Cimolin, com a colaboração de entidades municipais. A partir dele foram estabelecidos nove compromissos e 52 ações, que passam a ser colocadas em prática a partir deste ano.

Entre os compromissos do GGI-M estão: intensificar a fiscalização, implementar políticas públicas, proporcionar assistência à mulher vítima de violência, reduzir a violência nas escolas, difundir uma cultura de paz, fortalecer os conselhos de segurança, melhorar a infraestrutura nas áreas de maior vulnerabilidade social, criar e apoiar estratégias para a ressocialização dos indivíduos que cumprem penas privativas de liberdade e egressos do sistema prisional, e promover estudos, pesquisas e indicadores sobre a violência.

“Verificamos serem essas as maiores necessidades de um município do nosso porte. Já estamos colocando em prática algumas das 52 ações pretendidas, como a criação da Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência, por parte do 9º Batalhão da Polícia Militar, e fiscalizações em estabelecimentos como bares e restaurantes, por parte do 4º Batalhão de Bombeiro Militar”, ressalta o secretário de Assistência Social e Habitação, Paulo César Bitencourt.

O Gabinete de Gestão Integrada é um órgão criado a partir do decreto nº 1.305/2015, que tem como atribuições, propor ações integradas de fiscalização e segurança urbana, além de promover o trabalho compartilhado entre diversos setores responsáveis pela prevenção e controle da criminalidade no município.

“A participação de forma assídua e contributiva dos representantes dos órgãos e instituições que compõem o GGI-M, tem sido decisiva para que o plano, primeiramente, fosse criado e agora saia do papel com ações práticas de curto, médio e longo prazo, proporcionando segurança e combate à criminalidade em nossa cidade”, comentou o secretário.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deslizamento complica trânsito na Serra do Rio do Rastro

Publicado

em

Manhã de quarta-feira começou com deslizamento na Serra do Rio do Rastro. Segundo o Coordenador Regional do Deinfra as equipes já estão sendo deslocadas para iniciar o trabalho de desobstrução da pista. O fluxo já foi interrompido pela Polícia Militar Rodoviária

“Claro que temos um volume considerável de pedras, são rochas grandes, mas é preciso dizer que já estamos atuando e até o início da tarde o trânsito deve estar totalmente desobstruído”, argumenta Miro Ghisi.

Ele lembra que em função da chuva constante das últimas horas esse já era um cenário possível. “A gente tem uma equipe permanente justamente porque esse risco sempre existe. Também realizamos trabalho preventivo permanente para minimizar situações como esta, mas pela característica do trecho essa situação é recorrente”.

Com informações da Cidade em Dia

Continue Lendo

Geral

Diocese de Criciúma anuncia posses de novos padres em santuários da região

Reitores assumem em Nova Veneza, Araranguá e Içara, além do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis; mudanças foram anunciadas por Dom Jacinto em junho

Publicado

em

A Diocese de Criciúma oficializou nos últimos dias a chegada de novos sacerdotes a santuários da região, em celebrações de posse conduzidas pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach. As mudanças haviam sido anunciadas em junho.

Na sexta-feira (24), o padre Antônio da Silva Miguel Júnior tomou posse como reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, em missa presidida por Dom Jacinto.

Já no domingo (26), duas posses foram celebradas: o padre Joel Sávio assumiu como reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá, e o padre Jonas Emerim Velho iniciou a missão como padre auxiliar da Basílica Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara.

O Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis, também ganhou novo reitor: o padre Antônio Marcos Machado Madeira, que segue também como Secretário Executivo do Regional Sul 4 da CNBB.

Para o bispo, as mudanças fazem parte da dinâmica da Igreja: “Na Igreja, cada nova missão é um chamado de Deus para servir onde há necessidade. As transferências fazem parte da caminhada sacerdotal e manifestam a disponibilidade dos padres em responder ao envio da Igreja.”

Continue Lendo

Geral

Projeto Proteção orienta famílias de Criciúma sobre prevenção à violência infantil

Publicado

em

Como reconhecer sinais de violência? O que fazer diante de uma situação de risco? Onde buscar ajuda? Essas são algumas das questões abordadas pelo Projeto Proteção, realizado pela Prefeitura de Criciúma em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). A iniciativa é voltada às famílias que utilizam os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e oferece uma série de atividades educativas para as famílias.

Desenvolvido nacionalmente pelo SEST SENAT em parceria com a Childhood Brasil, o Projeto Proteção utiliza uma metodologia baseada em rodas de conversa, dinâmicas, oficinas e atividades lúdicas, conduzidas por profissionais capacitados. A proposta é fortalecer a cultura da proteção, estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e orientar os participantes sobre a identificação de situações de risco, os direitos da infância e adolescência e os canais de denúncia.

As atividades já ocorreram nos Cras Tereza Cristina e Central, ambas em julho. Os encontros terão continuidade no Cras Cristo Redentor, nesta sexta-feira (31). Na sequência, os encontros serão realizados nos Cras Vila Miguel (12 de agosto), Próspera (20 de agosto), Santa Luzia (9 de setembro) e Renascer (16 de setembro). Para participar, o usuário pode realizar a inscrição no seu Cras de referência.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Dudi Sônego, a parceria fortalece o trabalho desenvolvido pelos Cras junto às famílias e amplia as ações de prevenção no município.

“Ao aproximarmos as famílias desse tema por meio de atividades educativas, fortalecemos os vínculos, promovemos a conscientização e ampliamos a rede de proteção às nossas crianças e adolescentes. Essa parceria com o SEST SENAT é fundamental para que essas informações cheguem de forma acessível e preventiva à comunidade”, destacou a secretária.

A técnica de Promoção Social do SEST SENAT Criciúma, Dainara dos Passos, explicou que o Projeto Proteção nasceu com o propósito de fortalecer a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto das rodovias brasileiras. 

“Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, essa missão se amplia e chega aos bairros, fortalecendo a rede de proteção, aproximando as famílias e promovendo informação, prevenção e cuidado. Juntos, reafirmamos o compromisso com a proteção da infância e da adolescência”, disse.

Durante os encontros, os participantes também recebem materiais educativos, como camisetas, folders e brindes com mensagens de conscientização, reforçando a importância da prevenção da violência e da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Continue Lendo

Mais vistos