Conecte-se conosco

Política

Governo de Criciúma formaliza carta de intenção de cooperação técnica junto ao Estado de Israel

Publicado

em

O Governo de Criciúma assinou uma carta de intenção de cooperação técnica, científica e econômica junto ao Estado de Israel. A parceria prevê o intercâmbio de experiências em inovação, sustentabilidade urbana, governança pública e empreendedorismo, além de projetos de pesquisa e transferência tecnológica entre universidades e empresas. O documento foi formalizado nesta terça-feira (11) pelo prefeito Vagner Espindola e o cônsul-geral de Israel no Brasil, Rafael Erdreich, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Com a assinatura da carta, Criciúma e o Estado de Israel manifestam a intenção de promover a cooperação mútua em áreas de interesse comum. Para o prefeito, o ato reafirma a vocação do município para a inovação, o desenvolvimento tecnológico e o diálogo internacional, estabelecendo uma parceria estratégica com um dos países mais avançados do mundo em tecnologia e ciência.

“Criciúma sempre teve uma vocação empreendedora e inovadora. Agora, com essa parceria, estamos ampliando horizontes e conectando nossa cidade a um dos ecossistemas tecnológicos mais avançados do mundo. Essa cooperação com Israel vai fortalecer nossas universidades, impulsionar o setor produtivo e gerar novas oportunidades para a nossa gente”, ressaltou Espindola.

A carta de intenção estabelece as bases para o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à inovação e ao fortalecimento econômico de ambas as partes. Entre os objetivos, estão a promoção de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, o estímulo à cooperação empresarial e ao investimento israelense em setores estratégicos, como tecnologia, agroindústria, energia e saneamento. Além disso, prevê o incentivo a programas de formação, capacitação e empreendedorismo voltados à juventude e às startups locais.

O cônsul-geral de Israel no Brasil reforçou o potencial da parceria firmada entre Criciúma e o Estado de Israel. “É muito notável o investimento que a Prefeitura está fazendo aqui na cidade. Criciúma é moderna, bem estruturada e tem um futuro brilhante, muito parecida com muitas cidades em Israel. Vejo aqui um ambiente propício para implementar modelos de inovação que conectam universidades e indústria, gerando startups, novas ideias e oportunidades econômicas”, destacou Erdreich.

O documento também prevê a colaboração em tecnologias de descarbonização e uso sustentável do carvão, além de estudar a possibilidade de geminação oficial entre Criciúma e uma cidade israelense com perfil inovador semelhante, criando laços de cooperação científica, cultural e econômica. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços de Criciúma, Thiago Rocha Fabris, destacou que a iniciativa simboliza o compromisso da Administração Municipal com um futuro construído sobre o conhecimento e a inovação.

“Criciúma tem uma economia diversificada, com forte presença industrial e um ecossistema de inovação que cresce de forma consistente. Somos uma das cidades mais competitivas do Sul do Brasil, com altos índices de emprego formal e mais de seis mil novas empresas abertas apenas neste ano. Essa aproximação com Israel é estratégica porque fortalece nossa capacidade de gerar conhecimento, tecnologia e novas oportunidades para os criciumenses”, explicou o secretário.

Política

Vereadores mirins de Criciúma iniciam agenda em Brasília com imersão histórica e formação cidadã

Publicado

em

O primeiro dia da agenda dos vereadores mirins mais votados de Criciúma em Brasília, nesta segunda-feira (25), foi marcado por muito aprendizado, conhecimento histórico e vivência pedagógica pela capital federal. A programação contou com um tour guiado por alguns dos principais monumentos e espaços históricos da cidade, proporcionando aos estudantes uma verdadeira imersão na história e na estrutura política do país.

Acompanhados por um guia turístico especializado, os jovens conheceram locais emblemáticos como o Cine Brasília, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, a Quadra Modelo, os primeiros prédios residenciais construídos na capital federal, o Santuário Dom Bosco, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, o Museu Histórico de Brasília, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Panteão da Pátria Tancredo Neves, o Palácio do Planalto, o Teatro Nacional Cláudio Santoro (TNCS) e o Quartel-General do Exército (QGEx).

Durante o percurso, os estudantes receberam explicações sobre a criação de Brasília, o planejamento urbanístico da cidade e a importância política e administrativa dos espaços visitados.

Representando a Câmara Mirim nesta edição da viagem estão Victor Hugo Comim Fontanella, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Filho do Mineiro, Brenda Gonçalves Aguiar Pereira, do Bairro da Juventude, e Benício Oliveira Lino, do Colégio Rogacionista Pio XII.

O coordenador do projeto Câmara Mirim, vereador Juarez de Jesus (PL), destacou a relevância da experiência para a formação dos jovens.

“Mais do que uma viagem, essa é uma verdadeira aula de história, cidadania e conhecimento. Eles conseguem compreender na prática como nasceu Brasília, a importância dos poderes e como funciona a estrutura política do nosso país. É um aprendizado que eles levarão para a vida toda”, afirmou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, vereador Neto Uggioni (PSDB), também ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da participação juvenil no Legislativo.

“Essa experiência proporciona aos vereadores mirins uma visão muito mais ampla sobre política, responsabilidade e participação social. Eles representam a nossa cidade e têm a oportunidade de conhecer de perto os espaços onde muitas decisões importantes para os municípios são tomadas”, destacou.

A programação segue nos próximos dias com visitas institucionais à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, além de encontros voltados ao conhecimento do funcionamento do Poder Legislativo Nacional e à apresentação de demandas importantes para o município de Criciúma.

Continue Lendo

Política

Urussanga recebe quartel reformado e ampliado do Corpo de Bombeiros

Publicado

em

O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Urussanga passou por reforma e ampliação. A inauguração da estrutura foi realizada nesta sexta-feira, dia 22, com a presença do governador Jorginho Mello, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza, do comandante do 1º Grupo Bombeiro Militar de Urussanga, subtenente Dione Elisandro Gonçalves de Matos, da prefeita Stela de Agostin Talamini, além de autoridades civis, militares e da comunidade.

A unidade do Corpo de Bombeiros em Urussanga possui mais de 35 anos de história. Com investimento aproximado de R$ 1,7 milhão, a obra contemplou mais de 750 metros quadrados de área construída, com recursos do Governo do Estado, emenda parlamentar e tributos estaduais do Serviço de Segurança Contra Incêndio do CBMSC.

A prefeita Stela enalteceu a parceria entre o município e o Governo do Estado, e disse que Urussanga vive um momento importante de investimentos. “A entrega deste quartel representa mais estrutura para os bombeiros desenvolverem seu trabalho e mais qualidade no atendimento prestado à população. Nosso agradecimento ao Governo do Estado, com o governador Jorginho Mello, pela parceria com o município de Urussanga”, destaca.

O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, ressaltou a importância da nova estrutura para o fortalecimento do trabalho da corporação. “Nosso maior patrimônio é a proteção da vida. Com uma estrutura mais moderna e adequada, os bombeiros terão melhores condições para desempenhar essa missão tão importante”, declara.

Já o governador Jorginho Mello destacou os investimentos realizados em Santa Catarina e reforçou a importância de fortalecer a segurança pública. “A gente sempre espera que a sirene nunca toque, mas, quando tocar, a população pode ter a certeza de que encontrará bombeiros preparados e uma estrutura adequada para atender bem a comunidade”, pontua.

Continue Lendo

Política

Mais de 100 mulheres elegem por unanimidade nova presidente do PSD Mulher em Balneário Rincão

Márcia da Silva assume executiva com missão de ampliar representatividade feminina; Dudi Sônego participou do evento

Publicado

em

Uma noite fria, mais de 100 mulheres e uma decisão unânime. Balneário Rincão elegeu nesta quinta-feira a nova executiva do PSD Mulher, que passa a ser presidida por Márcia da Silva.

Ao assumir o cargo, Márcia deixou claro o rumo que pretende dar à gestão. “Minha missão é unir nossas forças para que cada mulher do Rincão tenha voz e espaço nas decisões que impactam nossa cidade”, afirmou.

O evento contou com a presença de Dudi Sônego, vereadora licenciada e atual secretária de Assistência Social de Criciúma, que compartilhou sua trajetória política e reforçou o papel da mulher nos espaços de poder. “Meu dia a dia é desafiador, mas me sinto realizada frente à pasta. Foi a área que escolhi para seguir carreira profissional e, agora, política”, disse.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos