Conecte-se conosco

Geral

Hospital São José realiza 100º transplante renal

Publicado

em

O Hospital São José, de Criciúma, atingiu um marco histórico na última segunda-feira (8): a realização do 100º transplante renal. O feito representa muito mais do que um número — simboliza vidas transformadas, esperança renovada e o fortalecimento da medicina de alta complexidade na região Sul de Santa Catarina.

O paciente beneficiado foi Rui José de Oliveira, de 74 anos, natural do Rio Grande do Sul e morador de Criciúma há 12 anos. Ele estava na fila de espera desde junho de 2024 e fazia hemodiálise há cerca de dois anos.

“Foi um grande susto quando recebi a notícia que o meu transplante seria realizado. A gente sempre tenta se preparar, mas na hora, é impossível não se emocionar. Estou me recuperando muito bem, sendo cuidado por uma equipe maravilhosa. Agora começa uma nova vida: vou poder sair, planejar passeios, fazer o que antes era impossível. Só posso agradecer por essa vida nova que recebi”, relatou emocionado Rui.

Referência em transplantes

O HSJosé já era referência no atendimento a pacientes com doenças renais. Desde que foi habilitado para realizar transplantes renais, em 2019, o hospital ampliou significativamente sua atuação, evitando que pacientes precisem se deslocar para outras cidades em busca de tratamento.

Segundo o chefe do Serviço de Urologia, Dr. André Rodrigues, a marca de 100 transplantes simboliza uma rede de solidariedade e competência.

“Esse número representa uma rede de vidas interligadas — doadores, receptores, profissionais e toda a sociedade. Cada transplante é um recomeço. De forma técnica, é o fim da dependência da hemodiálise e o aumento da expectativa de vida. De forma humana, é liberdade e a retomada dos sonhos”, destacou o médico.

Avanço e segurança

A coordenadora do Serviço de Transplantes do HSJosé, Dra. Cassiana Mazon Fraga, também celebrou o marco.

“O 100º transplante é reflexo da evolução do nosso serviço e da segurança dos procedimentos realizados aqui. Nosso objetivo é seguir ampliando esse atendimento e continuar oferecendo o melhor aos pacientes”, afirmou.

Ela destacou ainda a importância da rede de apoio e do gesto generoso das famílias doadoras.

“Agradecemos a todos que contribuíram para a construção deste serviço: o Ministério da Saúde, o Sistema Nacional de Transplantes, as secretarias de Saúde estadual e municipal, e a Central Estadual de Transplantes, coordenada pelo Dr. Joel de Andrade. Mas nossa maior gratidão vai para os doadores e suas famílias, pelo gesto de amor ao próximo.”

Um serviço consolidado

O serviço de transplantes do Hospital São José foi credenciado em 2019 pelo Sistema Nacional de Transplantes e pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina. Desde então, mesmo durante a pandemia, a equipe médica realizou 100 transplantes renais e mantém mais de 300 pacientes em acompanhamento.

O serviço segue à disposição de toda a população da região, consolidando-se como um dos principais centros de referência no estado.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Amrec participa de Fórum Estadual de Projetos e Convênios

Publicado

em

Gestores públicos dos municípios da Região Carbonífera estiveram presentes no Fórum de Projetos e Convênios, realizado em Campos Novos. O evento foi promovido pela Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), em parceria com a Associação dos Municípios do Planalto Sul (AMPLASC), e reuniu representantes das 21 associações de municípios de Santa Catarina, técnicos do Governo do Estado, do Governo Federal e órgãos de controle.

A participação da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) envolveu representantes de diversos setores das prefeituras, incluindo engenheiros, secretários, assessores de projetos e gestores municipais. As prefeitas Dalvania Cardoso, de Içara, e Ângela Ghislandi, de Nova Veneza, e o vice-prefeito de Morro da Fumaça, Davi Pellegrin, estiveram presentes.

A programação foi ampla e abordou temas como as novas diretrizes do Transferegov.br, o papel da Caixa Econômica Federal na fiscalização de repasses, experiências de escritórios municipais de projetos, governança pública, uso de dados para tomada de decisão, e fiscalização de obras públicas por órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral do Estado.

Conforme a coordenadora do Colegiado Estadual de Captação e Gestão de Convênios da FECAM, Fabiane Thomaz, o objetivo do fórum foi contribuir na atualização das exigências legais e boas práticas de gestão. “A qualificação contínua fortalece os municípios e reflete diretamente na entrega de serviços mais eficientes para a população”, afirmou Fabiane, que também é gestora de convênios na Prefeitura de Urussanga.

Para o presidente da AMREC, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, participar de eventos como esse é parte do esforço institucional da associação em garantir mais qualidade e transparência na aplicação dos recursos públicos. “Esses momentos de troca e aprendizado são fundamentais para todos os municípios. Quando a gente caminha junto, todo mundo evolui. E a Amrec tem buscado justamente isso: unir forças para melhorar a vida de quem mora na nossa região”, destacou Fontanella.

Continue Lendo

Geral

Criciúma 100 anos: Governo de Criciúma laça campanha “100 Toneladas de Solidariedade”

Publicado

em

Em alusão ao Centenário de Emancipação de Criciúma, a Administração Municipal, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Cruz Vermelha e demais instituições, realizará neste sábado (12) o lançamento da campanha “100 Toneladas de Solidariedade”. O objetivo é arrecadar 100 toneladas de alimentos até o fim do ano, que serão distribuídas para instituições de assistência social. A ação acontecerá durante a 16ª edição do Imposto de Renda na Praça, das 9h às 12h, na Praça Nereu Ramos.

“Criciúma está prestes a completar 100 anos de emancipação. Queremos que esse centenário seja marcado por gestos de cuidado, empatia e compromisso com o próximo. A campanha ‘100 Toneladas de Solidariedade’ é um símbolo da generosidade que sempre fez parte da nossa história”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Segundo a presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Uliana Macari Zapellini, até o momento foram arrecadadas três toneladas de alimentos, desde a primeira reunião do grupo de trabalho do Centenário de Emancipação com a secretaria de Assistência Social. “Essa será uma grande campanha, em parceria com os supermercados da região, para que possamos arrecadar uma grande quantidade de alimentos para as famílias carentes da nossa cidade. O objetivo é mobilizar toda a população, para celebrar o centenário de Criciúma com ações de solidariedade”, explicou a presidente.

Imposto de Renda na Praça

Com o objetivo de orientar e incentivar a população a destinar parte do Imposto de Renda devido aos fundos municipais, acontecerá neste sábado (12) a 16ª edição do Imposto de Renda na Praça. Os contribuintes podem destinar até 6% do imposto, sendo 3% para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e 3% para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI). A iniciativa é realizada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Pessoa Idosa (CMDPI), em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unesc, o curso de Ciências Contábeis da universidade e o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (SINDICONT).

As comemorações do Centenário

No dia 4 de novembro de 2025, Criciúma comemora 100 anos de emancipação político-administrativa (1925-2025). A Administração Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma, montou uma Comissão que reúne 86 representantes de entidades, deputados, sociedade civil e equipe de Governo, para organizar as diversas ações alusivas ao Centenário. O objetivo é reverenciar a história do município e celebrar suas vitórias.

Continue Lendo

Geral

Morro da Fumaça retoma aulas gratuitas de cerâmica artística para crianças do município

Publicado

em

Foram retomadas, nesta quinta-feira, as aulas de cerâmica artística para crianças de nove a 12 anos de idade, promovidas pela Administração Municipal de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Cultura e Turismo. As aulas, que resgatam as origens do município relacionados à cerâmica vermelha, foram pausadas para o público infantil por alguns anos e agora voltam a acontecer. As aulas gratuitas são promovidas às quintas-feiras, no Centro Cultural Silvio Cechinel, das 13h30 às 16h30, sob comando do professor e artesão Joselito Henfrain. 

Celebrou a retomada da iniciativa, o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, destaca que a cerâmica artística ocupa um espaço importante na história e cultura fumacense, visto que o setor cerâmico, especialmente a produção de cerâmica vermelha, já teve grande participação no desenvolvimento econômico do município. “Queremos manter essa tradição e a nossa conexão com essa prática milenar, agora investindo no futuro por meio das nossas crianças, para que aprendam essa arte e a mantenham viva”.

O coordenador do Departamento de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça, Paulo Vitor Cechinel explica que a cerâmica artística é importante instrumento educativo e que carrega histórias, simbolismos e expressões culturais. “Além de todo o fator histórico e cultural, para as crianças, o contato com o barro permite desenvolver a percepção tátil, a coordenação motora e a concentração, sendo utilizada em contextos escolares e terapêuticos”, explica o coordenador.

As aulas infantis de cerâmica artística em Morro da Fumaça contarão com no máximo dez alunos por turma, sendo que a cada quatro meses as turmas se renovam para dar oportunidade a mais alunos do município. Para realizar a inscrição na lista de espera do curso é preciso entrar em contato com o Departamento de Cultura e Turismo fumacense pelo telefone (48) 3434-6123, pelo e-mail [email protected] ou diretamente no Centro Cultural Silvio Cechinel, localizado na Rua Nereu Ramos, nº 90, Centro.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos