Conecte-se conosco

Polícia

Incêndio atinge o Centro Cultural Jorge Zanatta

Publicado

em

O prédio histórico do Centro Cultural Jorge Zanatta foi parcialmente danificado em um incêndio registrado nesta manhã de domingo. Patrimônio histórico da cidade o prédio estava fechado e interditado havia meses e nos últimos dias o Patrimônio Histórico da União autorizou a liberação de pouco mais de meio milhão para o processo de restauração.

Em entrevista à Rádio Difusora, o prefeito lamentou o sinistro, mas afirmou que o fogo não trouxe prejuízos para o prédio. “Não vou dizer que o fogo veio para contribuir, mas ele danificou o telhado e esse telhado já seria retirado. Agora dia 20 vamos conhecer a empresa vencedora e o processo de restauração vai ser iniciado. Não houve prejuízo”, reafirma Clésio Salvaro.

O fogo foi registrado em uma das edificações, que fica nos fundos do terreno. “Não afetou os testemunhos de mineração, que ficam em outro local, apenas danificou o telhado e repito sem prejuízos”, reforça. Uma perícia vai ser realizada para identificar as causas do incêndio. Há 30 dias, o local já havia registrado um foco de incêndio que fora rapidamente controlado. Abandonado, o local é invadido frequentemente por usuários de droga.

Nos últimos anos Criciúma tem vivido uma série de incêndios em prédios públicos. O primeiro foi no prédio do Colégio Lapagesse, depois no Hospital Materno Infantil Santa Catarina. Em seguida, dois registros destruíram o Paço Marcos Rovaris e hoje o fogo atingiu o Centro Cultural.

Confira entrevista do prefeito a Repórter Michelle Veiga

https://soundcloud.com/difusora910/1009-2017-pref-clesio-salvaro-incendio-centro-cultural

O Prédio

Construído na década de Departamento Nacional de Produção Mineral a casa também serviu para implantação do primeiro serviço de tratamento de água da cidade. Durante o Regime Militar, o local foi utilizado como prisão de lideranças locais que lutavam contra a ditadura. Anos depois, o Conselho Nacional do Petróleo assumiu o prédio e em 1993 ele foi cedido ao Governo de Criciúma que o rebatizou de Centro Cultural Jorge Zanatta.

Divulgação

Polícia

PM e proprietária de casa de shows ficam feridos em ataque a tiros em Içara; dois suspeitos morrem em confronto

Caso começou após discussão entre clientes e funcionários; três suspeitos foram localizados em Criciúma na manhã deste domingo

Publicado

em

Um Policial Militar e a proprietária de uma casa de shows ficaram feridos durante um ataque a tiros registrado na madrugada deste domingo (19), em Içara. Segundo a Polícia Militar, a ocorrência teve início após uma discussão entre clientes e funcionários do estabelecimento.

Como aconteceu o ataque

De acordo com o relato policial, um dos envolvidos na discussão deixou o local afirmando que retornaria armado. Minutos depois, os suspeitos voltaram em um veículo e efetuaram diversos disparos contra pessoas que estavam na entrada do estabelecimento. O caso é investigado como tentativa de homicídio.

O policial militar atingido estava de folga no local e foi socorrido por uma guarnição ao Hospital São Donato. A proprietária da casa de shows foi baleada na perna.

Segundo testemunhas, o policial reagiu à agressão. Após o fim dos disparos, a arma usada por ele foi recolhida por um amigo e entregue espontaneamente às equipes policiais, permanecendo apreendida para os procedimentos legais.

Buscas e desfecho

Após o ataque, os envolvidos fugiram do local. Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica estiveram no local para os levantamentos e iniciaram as buscas pelos suspeitos.

Na manhã deste domingo, os três suspeitos identificados foram localizados em Criciúma. Um deles foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia. Os outros dois — apontados como participantes da ação, entre eles o suspeito de efetuar os disparos — entraram em confronto com policiais militares durante a abordagem, foram baleados e morreram no local.

A Polícia Civil segue investigando o caso para esclarecer a dinâmica completa do ataque.

Continue Lendo

Polícia

Motociclista morre após colisão com carro no Morro Estevão, em Criciúma

Vítima foi arremessada cerca de 50 metros após impacto e não resistiu aos ferimentos

Publicado

em

O motociclista Elizeu Pereira de Almeida, de 38 anos, morreu após um grave acidente de trânsito registrado na tarde deste sábado (18), no bairro Morro Estevão, em Criciúma.

Como aconteceu

A colisão entre a motocicleta e um carro ocorreu por volta das 12h30, na Rua Pedro Dal Toé. Com a força do impacto, Elizeu foi arremessado cerca de 50 metros e atingiu uma placa de sinalização.

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Continue Lendo

Polícia

Perícia digital leva à prisão de suspeito de furto qualificado no bairro Próspera, em Criciúma

Publicado

em

A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu, nesta terça-feira (15/07), um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pela prática de furto qualificado em Criciúma.

O crime ocorreu em outubro de 2025, no bairro Próspera, quando uma residência foi alvo de ação criminosa praticada por diversos agentes, mediante arrombamento. Na ocasião, foram subtraídos diversos equipamentos eletrônicos, entre eles televisores e um videogame, causando expressivos prejuízos à vítima.

Impressão digital foi decisiva para identificação

Durante a investigação, foi requisitado exame pericial no local dos fatos, especialmente em fechaduras, vidraças e demais superfícies manuseadas durante a execução do delito. A atuação da Polícia Científica possibilitou a coleta de impressões papiloscópicas, o que levou à identificação de uma impressão digital pertencente a um dos autores.

Após a identificação, a autoridade policial analisou os antecedentes do investigado e constatou tratar-se de um indivíduo com reiteração delitiva, inclusive beneficiado recentemente por liberdade condicional. Diante da gravidade dos fatos e dos elementos de prova produzidos no inquérito, foi representada a decretação da prisão preventiva, medida acolhida pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário.

O mandado foi cumprido por policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia de Criciúma, com apoio de agentes da 2ª DP e da DPCO de Içara.

Perícia reafirma papel na elucidação de crimes

A Polícia Civil destacou a importância da preservação dos vestígios e da atuação integrada entre investigação policial e perícia oficial. Mesmo após meses da ocorrência, a identificação papiloscópica foi decisiva para a elucidação do crime.

O investigado foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Continue Lendo

Mais vistos